É extremamente importante saber discernir o avanço tecnológico do científico, mas, por outro lado, não se deve abrir mão do seu controle ético. Existe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
Internet Estiloja.com.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Globalização:.
Escola Superior de Educação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Educação, Comunicação e Internet Educação, Comunicação e Internet.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
A Tecnologia auxiliando o trabalho do professor
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O progresso científico é indiscutível, mas os
Pesquisa sobre a inclusão digital em Adolfo Leandro Tavares.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Segurança e Auditoria de Sistemas
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação Ano Lectivo: 2009/2010 Curso: Educação Básica Disciplina:TICE Docente:João Antunes.
Ética na Computação e na Internet
Vícios em Jogos Encontros Online
As vantagens da internet
2010. Conteúdo pode ser livremente usado sem edição 1 CRIANÇA MAIS SEGURA NA INTERNET Como educar.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
.Quais as redes sociais mais utilizadas
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
A influência das T.I.C. No sector bancário.
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Amor e Sexualidade.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Princípios Gerais de Administração
DICAS E SUGESTÕES PARA NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET
Segurança na 8ºA Trabalho elaborado por: João Dias nº 12
O “Inegável” Mundo Da Internet.
Segurança na Internet - Elaboração de um website; - Criação do blog e hi5; - Apresentação de trabalhos multimédia; - Recolha de 5 sites portugueses importantes.
Administração de Recursos Humanos II
O Satélite de comunicação
Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Segurança na Internet -Trabalho feito por: Vanessa Reis.
Tema: Internet e Segurança
Augusto Comte e o Positivismo
Gabriel Bastos Machado
Política Educacional Brasileira
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
ÉTICA PROFISSIONAL Seminário: Métodos de Trabalho.
Grupo 1 Catarina Moita Marisa Solheiro Rui Vilas Tiago Pires Maria João Contas Mestrado em Ciências da Educação – Edição 5 Internet e Educação Tema: Segurança.
Segurança em Redes Sociais
Perigos na Internet EB nº2 de S.Silvestre.
Trabalho de área de projecto
 O uso da internet pode ser um potencial perigo para as crianças.  Apesar das crianças e adolescentes necessitarem de autonomia e privacidade, carecem.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Origens e bases do mundo global.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
Segurança na Internet -Trabalho feito por: Vanessa Reis.
A COMPUTAÇÃO ALTERA OS COSTUMES Grupo: Mario Corrêa Rosana Aurélio.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Pesquisar e elaborar Informática e Tecnologias em Comunicação Ciências da Comunicação Universidade do Algarve.
NOME: LARA e LAUREN DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFESSORA: REGIANE
Nome da escola: Instituto de ciências educativas Nome das alunas: Camila Almeida e Cátia Pinto Números: 8 e 11 Ano: 8º Turma: B.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,
Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Divergências entre valores Éticos e Culturais e a Evolução Tecnológica
Transcrição da apresentação:

É extremamente importante saber discernir o avanço tecnológico do científico, mas, por outro lado, não se deve abrir mão do seu controle ético. Existe uma separação, que deve ser muito clara, entre o avanço tecnológico e o científico, e o controle ético de tudo o que vai acontecendo no mundo da pesquisa. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 2

A evolução tecnológica tem dado passos gigantescos dia após dia, seja criando novas técnicas, seja aperfeiçoando, mas sempre inovando, para facilitar e modernizar o quotidiano do ser humano. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 3

Face a este desenvolvimento e busca constante, fruto da própria natureza humana, o progresso gera efeitos colaterais, acarretando muitas vezes lesões a direitos e garantias fundamentais. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 4

Sabe-se que a média de vida de uma pessoa aqui na terra é bastante limitada, mas a cada nascimento humano, é mais uma mente que contribuirá para o desenvolvimento e, a cada fim de uma vida, temos a certeza de que este indivíduo durante a sua passagem por aqui, deixou ou teve a oportunidade de contribuir para esse desenvolvimento. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 5

A interacção entre a ciência, a ética, a tecnologia e a sociedade é uma tendência inevitável, pois a velocidade das inovações é tão expressiva que grande parte das informações obtidas por um profissional, ao terminar o seu curso, já está obsoleta. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 6

ÉTICA É recente a valorização, perante a opinião pública, do comportamento ético, tanto no âmbito empresarial, quanto no político. O intenso desenvolvimento das telecomunicações é, provavelmente, a principal causa desse fenómeno, que diminui radicalmente a possibilidade de se ocultar ou disfarçar o comportamento da sociedade em geral. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 7

Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 8

As novas tecnologias de informação e comunicação no mundo actual exigem do utilizador uma forma específica de interagir no ciberespaço. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 9

A Internet é considerada a principal inovação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, pois acarretou grandes mudanças na forma de como as pessoas comunicam entre si. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 10

A Internet é uma gigantesca rede mundial que interliga computadores de todos os tipos e capacidades através de linhas de comunicação (telefone, canais de satélite, cabo submarino), utilizando um conjunto de regras específicas para computadores (protocolos). Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 11

Este tipo de sociabilizar, vem provocar um forte impacto nas relações interpessoais, perante os novos tempos e espaços alteram-se identidades e valores. Assim sendo alterou-se a nossa história sociocultural, com o uso de uma nova linguagem no ciberespaço, novos parâmetros para a construção das relações interpessoais e ainda uma alteração de valores. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 12

Com as tecnologias de informação e comunicação, surgiu uma forma diferente das relações cara-a-cara, relações estas que foram ultrapassadas, por relações digitais, onde é permitido camuflar identidades, e apresentar um tipo de escrita e linguagem pouco cuidada. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 13

Estas relações digitais, alteram a nossa forma de sociabilizar, porque não deixamos transparecer às pessoas a nossa forma de nos relacionar, a nossa capacidade de solucionar problemas, de negociar, de perceber os sentimentos dos outros, de saber ouvir, enfim tudo aquilo que nos identifica. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 14

VALORES ÉTICOS Neste contexto e considerando que os valores éticos e morais são fundamentos das próprias relações humanas, devemos zelar para que estes prevaleçam também nas relações virtuais. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 15

O fenómeno da internet é nos dias que correm, algo de muito positivo, desde que a sua utilização seja feita de uma forma racional. Esta abre-nos portas para a informação global, de forma a facultar-nos conteúdos de informação ou lazer, ou uma vasta imensidão de temas e materiais que podemos conseguir através da internet. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 16

PERIGOS NA INTERNET Por outro lado saltam à vista conteúdos perigosos, ilegais e impróprios. Desde logo o mais conhecido a pornografia, o acesso a estes temas, que abundam na internet, sem que exista um controlo por parte das pessoas responsáveis, no caso de encarregados de educação, professores ou até cargos de maior relevo. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 17

PERIGOS NA INTERNET Infelizmente estes conteúdos pouco éticos, não são únicos, pois deparamo-nos a toda a hora com outros problemas, como os sites de conteúdos racistas, xenófobos, incitamento à violência e os chats onde uma aparente conversa inocente, pode desencadear um aglomerado de problemas. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 18

Por conseguinte, é de boa prática que crianças adolescentes e demais utilizadores sejam orientados, na medida do possível, na utilização desta ferramenta poderosa. O crime existe na internet, é punido por lei, por isso é aconselhável que pais ou amigos comecem por conversar abertamente com os seus filhos e amigos, alertando-os para o lado negativo da internet, aconselhando-os a evitar os seus perigos, pois orientar é sem dúvida melhor que proibir. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 19

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VÊ NA INTERNET...  Crimes digitais;  Fraudes electrónicas;  Espionagem industrial;  s falsos... Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 20

Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 21

 Fraude Electrónica (furto ou estelionato);  Uso indevido de senha (falsa identidade);  Retirar Informação Confidencial;  Furto de Dados e Concorrência Desleal;  Uso não autorizado da Marca na Internet;  Uso indevido de conteúdo – ofensa aos direitos autorais;  Responsabilidade civil por mau uso da ferramenta de trabalho tecnológica, por parte do funcionário (uso de corporativo para fins pessoais); Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 22

Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 23  Pirataria, download de softwares não homologados, e músicas;  Contaminação por vírus e trojans;  Problemas com contratos de TI – Terciarização.

A ética deve ser continuamente observada. A vigilância ética é como um sinal de alerta para que não se ultrapassem os limites onde tudo é permitido, mas que também não seja responsável pela criação de obstáculos para o progresso científico e tecnológico. Cabe a cada um tirar o melhor proveito das TIC, que são uma ferramenta de trabalho indispensável no quotidiano do Ser Humano. Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 24

Curso de TIS - Projecto Integrador (CP) Trabalho elaborado por: Susel, Paulo, Paula, Holandina, Pedro 25