Sites Noticiosos Portugueses - Evolução 2006-2010 Internacionais - 2010 Fernando Zamith Catarina Osório Universidade do Porto 09.12.2010 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sites Noticiosos Portugueses Evolução Fernando Zamith Catarina Osório Ricardo Cruz Universidade do Porto,
Advertisements

Em valsa lenta: o que muda e o que permanece
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Plano de Liderança de Clube
EXERCÍCIOS RESULTADO.
O futuro dos media depois da wikileaks fórum da arrábida segredos de estado - transparência na internet 7 e 8 de outubro de 2011 convento da arrábida.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
transformou-se em uma história de sucesso
Família Cristã IGREJA DOMÉSTICA
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário 28 Teoria do produtor
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
FUNÇÃO MODULAR.
Auditoria de Segurança da Informação
Questionário de Avaliação Institucional
1 35ª Reunião da Qualidade Sessão - fechada 11/5/2004.
Fraction Action FRACÇÕES.
1 3. Ao fazer as alterações no slide master, estas irão ser aplicadas a todos os diapositivos "dependentes" dele.
Aula 8: Portais de Noticias. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
Provas de Concursos Anteriores
Plano Nacional de Leitura
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Curso EFA – Nível Secundário
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Semana de Informática 2011 – IFAM Parintins
Ciberjornalismo na Lusofonia: Contributo para um Mapeamento Universidade do Minho Braga
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
A Rádio em Portugal e o Futuro Lisboa – 7 de Outubro de 2010 Rádio XXI «Os jovens e a rádio (em Portugal) - Uma geração perdida?» (João Paulo Meneses)
Evolução da Sociedade de Informação em Portugal
Material de Educação Física
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Taxa de Congestionamento Geral no 1º grau de 2009 a 2012.
APRESENTAÇÃO.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Salas de Matemática.
Plano de Actividades GINÁSTICA 2010\2011
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Artigo 1º: Corra mais riscos ! Artigo 2º: Trabalhe Duro !
Instituto Superior Miguel Torga Arte e Técnicas de titular Dinis Manuel Alves 1º Ano Comunicação Social Joana Sofia 1.
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
RESULTADOS 4º BIMESTRE 2009 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
FATURAMENTO DE 2011 R$ 27,9 BILHÕES FATURAMENTO DE 2011 R$ 30 BILHÕES FATURAMENTO DE 2011 R$ 11 BILHÕES FATURAMENTO DE 2011 R$ 17 BILHÕES FATURAMENTO.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
Como funciona a imprensa
ABRASEM Plante Refúgio e Coexistência 2011 Março de 2012.
O futuro da internet Lei nº /06
SERMOS UM A oração de Jesus Jo 17:11-26.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Manual do FIES.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Transcrição da apresentação:

Sites Noticiosos Portugueses - Evolução Internacionais Fernando Zamith Catarina Osório Universidade do Porto

Potencialidades da Internet Hipertextualidade Multimedialidade Interactividade Instantaneidade Ubiquidade Memória Personalização

Grelha de Análise Peso por Potencialidade POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO/ PERCENTAGEM Interactividade25 Hipertextualidade20 Multimedialidade12 Instantaneidade12 Ubiquidade4 Memória12 Personalização12 Criatividade3 TOTAL (Máximo)100 4

Observação Transversal Itens com múltiplos aproveitamentos POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO MÁXIMA GrelhaTransversalTotal Interactividade 25- Hipertextualidade Multimedialidade Instantaneidade Ubiquidade 4-4 Memória Personalização Criatividade 3-3 TOTAL (Máximo)

Observação Transversal Itens com múltiplos aproveitamentos POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO MÁXIMA Grelha 2006Grelha 2009Total 2009 Interactividade Hipertextualidade 20/ Multimedialidade 12/ Instantaneidade 12/ Ubiquidade 457 Memória 12/ Personalização 12/ Criatividade 333 TOTAL (Máximo) 100/

Novidades Grelha 2009 equivalência pontual dada às três grandes potencialidades reforço de quase todas as áreas introdução de itens de elementos da Web 2.0 que entretanto surgiram introdução de item de acessibilidade alteração radical dos itens da multimedialidade, substituindo os dispositivos isolados pelos realmente multimédia

Novidades Grelha 2009 alargamento para 5 horas dos intervalos de observação da instantaneidade reforço da valorização das actualizações reformulação dos itens da ubiquidade mudança da designação de alguns itens, de forma a que a grelha possa abarcar situações futuras resultantes da evolução de tecnologias e de hábitos de consumo definição clara dos momentos de observação

Universo de análise Sites noticiosos portugueses de âmbito nacional TemaGeralEconomiaDesportoAcadém.Total Nov Nov Nov Nov 2009* Nov * Foram analisados também 4 sites de jornais partidários

Movimento Entrada: –Akademia Saídas: –Semanário- Vida Económica –Semanário Privado- O Golo –Global Notícias –Rádio Clube Ficou: –24 Horas

Resultados % aproveitamento das potencialidades da Internet Tema GeralEconomiaDesportoAcadém.Partid. Média Nov ,3---- Nov ,2---- Nov ,126, ,6 Nov ,4---- NG Nov ,626,223,23014,828,5 NG Nov ,827,229,3-35,3 11

Resultados Universo inicial - 22 sites (agora -1) Novembro ,3% Novembro ,2% Novembro ,5% Novembro ,4% Novembro 2009 (nova grelha)34,8% Novembro 2010 (nova grelha) – 21 sites38,3% 12

2006 s2007 s2008 s2009 NG 2010 NG Interactividade17,513,215,620,622 Hipertext.10,73,910,61725,8 Multimed.26,529,644,433,542 Instantan.51,543,555,937,842,1 Ubiquidade6,83,74,621,730,9 Memória37,531,540,140,246 Personalização19,714,826,52835,1 Criatividade10,113,629,62326,7 Média23,321,227,132,639 Aproveitamento por Potencialidade Nacional/Geral

14 Ranking ObCiber 2010 Nacional/Geral Lug.%Dif. 1º=Jornal de Notícias61+6 2ºi55= 3º+6TSF º+4Público53+6 4º+2Expresso53+3 6ºVisão52+1 7º-3RTP51 8ºDiário de Notícias49+1 9º=Renascença º+3TVI º+2Correio da Manhã43+5

15 Ranking ObCiber 2010 Nacional/Geral Lug.%Dif. 12ºPortugal Diário º+1Sol º+10SIC º+3Lusa º=Sábado ºDiário Digital ºTV Net º=Destak º=Portugal News21+2

16 Ranking ObCiber 2010 Nacional/Geral Lug.%Dif. 21º+1Jornal Digital17 22º+4Actualidades*14= 23º+224 Horas ºO Diabo º+2Metro11-2 * Nova designação da Fábrica de Conteúdos

17 Ranking ObCiber 2010 Sites noticiosos portugueses Economia Desporto Académicos –Catarina Osório (Nov. 2010)

18 Ranking ObCiber 2010 Economia Lug.%Dif 1º+1Diário Económico41+9 2ºJornal de Negócios40+4 3º=Agência Financeira32+3 3º+1Oje32+6 5ºExame29+3

19 Ranking ObCiber 2010 Desporto Lug.%Dif 1º+1Zero º+3Futebol º=MaisFutebol31+3 4º-3Record28-6 5º+1Sapo Desporto27+5 6º-2A Bola26+2 7º+2Relvado23+8 8ºClix Desporto20 9º-2O Jogo19-2

20 Ranking ObCiber 2010 Académicos Lug.%Dif 1º=JornalismoPortoNet36= 3º-Akademia25-

Regionais Sites de jornais regionais do distrito do Porto –Patrícia Couto (Abr/Mai 2010)

2010 GO Interactividade27,2 Hipertextualidade10,5 Multimedialidade38,8 Instantaneidade19,2 Ubiquidade0 Memória45,8 Personalização30,8 Criatividade70 Média27,4 Aproveitamento por Potencialidade Regionais/Porto

2010 GO Terras do Vale do Sousa48 Matosinhos Hoje38 Fórum do Vale do Sousa36 Póvoa Semanário36 A Verdade34 A Voz da Póvoa29 Imediato25 O Gaiense22 O Progresso de Paredes8 Média27,4 Ranking Regionais/Porto

Internacional Aplicação da grelha a 10 sites noticiosos internacionais: –5 oriundos de meios tradicionais –5 nascidos na Internet Agosto/Setembro 2010

Critérios de Selecção - 1º Grupo –títulos originários dos três grandes meios tradicionais (imprensa, rádio e televisão) –de diferentes países onde o ciberjornalismo está mais desenvolvido (Estados Unidos, Reino Unido e Espanha) –de grande audiência (quer no meio original quer na Internet) –reconhecidos ou mesmo premiados pela sua qualidade e pela forma como aproveitam alguma ou várias potencialidades da Internet

1º Grupo The New York Times BBC CNN El País Guardian

Critérios de Selecção - 2º grupo títulos de grande audiência e/ou apontados como exemplos de formas inovadoras de produzir e apresentar notícias na Internet: por iniciativa de cidadãos pela participação e/ou colaboração de cidadãos pela agregação de conteúdos noticiosos de diferentes títulos, tipos de produção e modos de agregação

2º Grupo Oh My News The Huffington Post Google News Newsvine Digg

2º Grupo Wikinews The Huffington Post Google News Newsvine Digg

Resultados % 1ºGuardian77 2ºEl País73 3ºThe New York Times68 4ºCNN66 5ºBBC61 6ºWikinews50 7ºThe Huffington Post49 7ºNewsvine49 9ºGoogle News43 10ºDigg31 Média56,7

Resultados % 1ºCriatividade80 2ºMemória70 3ºUbiquidade68,6 4ºPersonalização64,7 5ºInstantaneidade57,1 6ºMultimedialidade54,6 7ºHipertextualidade51,7 8ºInteractividade33,3 Média56,7

Resultados (pontos da Criatividade distribuídos) % 1ºUbiquidade71,4 2ºMemória71 3ºPersonalização70 4ºInstantaneidade58,1 5ºHipertextualidade55 6ºMultimedialidade54,6 7ºInteractividade35,8

Análise Clivagem clara entre títulos de meios tradicionais (melhor) e online only Títulos da imprensa superam audiovisuais 3 principais potencialidades são as menos aproveitadas Interactividade apenas com 1/3 Memória, Ubiquidade e Personalização no topo

Análise Instantaneidade e Multimedialidade abaixo do esperado Hipertextualidade bastante melhor do que no caso português Google News e CNN ultrapassaram máximo de aproveitamentos não previstos (Criatividade)

Líderes Guardian –Interactividade –Instantaneidade –Hipertextualidade –Memória (ex-aequo)

Líderes El País –Personalização –Memória (ex-aequo) CNN –Multimedialidade –Ubiquidade (ex-aequo)

Líderes BBC –Ubiquidade (ex-aequo) Google News –Criatividade

Piores Digg –Hipertextualidade –Ubiquidade –Memória Google News –Interactividade –Instantaneidade

Piores Wikinews –Personalização Newsvine –Multimedialidade

Pontos Fracos New York Times –Instantaneidade –Personalização BBC –Interactividade Huffington Post –Interactividade –Ubiquidade –Personalização

Conclusões Cibermeios estão ainda longe de aproveitar ao máximo as potencialidades da Internet Interactividade é uma promessa adiada Grandes potencialidades são as menos aproveitadas Jornalismo tradicional adapta-se melhor à Internet do que projectos novos

Conclusões Metodologia mostrou-se eficaz e adequada para estudar cibermeios de diferentes países, línguas e tipos

Questão para o futuro Será que os (proprietários, editores e jornalistas dos) sites noticiosos querem aproveitar (todas) as potencialidades da Internet?

45 Takk!