Sites Noticiosos Portugueses - Evolução Internacionais Fernando Zamith Catarina Osório Universidade do Porto
Potencialidades da Internet Hipertextualidade Multimedialidade Interactividade Instantaneidade Ubiquidade Memória Personalização
Grelha de Análise Peso por Potencialidade POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO/ PERCENTAGEM Interactividade25 Hipertextualidade20 Multimedialidade12 Instantaneidade12 Ubiquidade4 Memória12 Personalização12 Criatividade3 TOTAL (Máximo)100 4
Observação Transversal Itens com múltiplos aproveitamentos POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO MÁXIMA GrelhaTransversalTotal Interactividade 25- Hipertextualidade Multimedialidade Instantaneidade Ubiquidade 4-4 Memória Personalização Criatividade 3-3 TOTAL (Máximo)
Observação Transversal Itens com múltiplos aproveitamentos POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO MÁXIMA Grelha 2006Grelha 2009Total 2009 Interactividade Hipertextualidade 20/ Multimedialidade 12/ Instantaneidade 12/ Ubiquidade 457 Memória 12/ Personalização 12/ Criatividade 333 TOTAL (Máximo) 100/
Novidades Grelha 2009 equivalência pontual dada às três grandes potencialidades reforço de quase todas as áreas introdução de itens de elementos da Web 2.0 que entretanto surgiram introdução de item de acessibilidade alteração radical dos itens da multimedialidade, substituindo os dispositivos isolados pelos realmente multimédia
Novidades Grelha 2009 alargamento para 5 horas dos intervalos de observação da instantaneidade reforço da valorização das actualizações reformulação dos itens da ubiquidade mudança da designação de alguns itens, de forma a que a grelha possa abarcar situações futuras resultantes da evolução de tecnologias e de hábitos de consumo definição clara dos momentos de observação
Universo de análise Sites noticiosos portugueses de âmbito nacional TemaGeralEconomiaDesportoAcadém.Total Nov Nov Nov Nov 2009* Nov * Foram analisados também 4 sites de jornais partidários
Movimento Entrada: –Akademia Saídas: –Semanário- Vida Económica –Semanário Privado- O Golo –Global Notícias –Rádio Clube Ficou: –24 Horas
Resultados % aproveitamento das potencialidades da Internet Tema GeralEconomiaDesportoAcadém.Partid. Média Nov ,3---- Nov ,2---- Nov ,126, ,6 Nov ,4---- NG Nov ,626,223,23014,828,5 NG Nov ,827,229,3-35,3 11
Resultados Universo inicial - 22 sites (agora -1) Novembro ,3% Novembro ,2% Novembro ,5% Novembro ,4% Novembro 2009 (nova grelha)34,8% Novembro 2010 (nova grelha) – 21 sites38,3% 12
2006 s2007 s2008 s2009 NG 2010 NG Interactividade17,513,215,620,622 Hipertext.10,73,910,61725,8 Multimed.26,529,644,433,542 Instantan.51,543,555,937,842,1 Ubiquidade6,83,74,621,730,9 Memória37,531,540,140,246 Personalização19,714,826,52835,1 Criatividade10,113,629,62326,7 Média23,321,227,132,639 Aproveitamento por Potencialidade Nacional/Geral
14 Ranking ObCiber 2010 Nacional/Geral Lug.%Dif. 1º=Jornal de Notícias61+6 2ºi55= 3º+6TSF º+4Público53+6 4º+2Expresso53+3 6ºVisão52+1 7º-3RTP51 8ºDiário de Notícias49+1 9º=Renascença º+3TVI º+2Correio da Manhã43+5
15 Ranking ObCiber 2010 Nacional/Geral Lug.%Dif. 12ºPortugal Diário º+1Sol º+10SIC º+3Lusa º=Sábado ºDiário Digital ºTV Net º=Destak º=Portugal News21+2
16 Ranking ObCiber 2010 Nacional/Geral Lug.%Dif. 21º+1Jornal Digital17 22º+4Actualidades*14= 23º+224 Horas ºO Diabo º+2Metro11-2 * Nova designação da Fábrica de Conteúdos
17 Ranking ObCiber 2010 Sites noticiosos portugueses Economia Desporto Académicos –Catarina Osório (Nov. 2010)
18 Ranking ObCiber 2010 Economia Lug.%Dif 1º+1Diário Económico41+9 2ºJornal de Negócios40+4 3º=Agência Financeira32+3 3º+1Oje32+6 5ºExame29+3
19 Ranking ObCiber 2010 Desporto Lug.%Dif 1º+1Zero º+3Futebol º=MaisFutebol31+3 4º-3Record28-6 5º+1Sapo Desporto27+5 6º-2A Bola26+2 7º+2Relvado23+8 8ºClix Desporto20 9º-2O Jogo19-2
20 Ranking ObCiber 2010 Académicos Lug.%Dif 1º=JornalismoPortoNet36= 3º-Akademia25-
Regionais Sites de jornais regionais do distrito do Porto –Patrícia Couto (Abr/Mai 2010)
2010 GO Interactividade27,2 Hipertextualidade10,5 Multimedialidade38,8 Instantaneidade19,2 Ubiquidade0 Memória45,8 Personalização30,8 Criatividade70 Média27,4 Aproveitamento por Potencialidade Regionais/Porto
2010 GO Terras do Vale do Sousa48 Matosinhos Hoje38 Fórum do Vale do Sousa36 Póvoa Semanário36 A Verdade34 A Voz da Póvoa29 Imediato25 O Gaiense22 O Progresso de Paredes8 Média27,4 Ranking Regionais/Porto
Internacional Aplicação da grelha a 10 sites noticiosos internacionais: –5 oriundos de meios tradicionais –5 nascidos na Internet Agosto/Setembro 2010
Critérios de Selecção - 1º Grupo –títulos originários dos três grandes meios tradicionais (imprensa, rádio e televisão) –de diferentes países onde o ciberjornalismo está mais desenvolvido (Estados Unidos, Reino Unido e Espanha) –de grande audiência (quer no meio original quer na Internet) –reconhecidos ou mesmo premiados pela sua qualidade e pela forma como aproveitam alguma ou várias potencialidades da Internet
1º Grupo The New York Times BBC CNN El País Guardian
Critérios de Selecção - 2º grupo títulos de grande audiência e/ou apontados como exemplos de formas inovadoras de produzir e apresentar notícias na Internet: por iniciativa de cidadãos pela participação e/ou colaboração de cidadãos pela agregação de conteúdos noticiosos de diferentes títulos, tipos de produção e modos de agregação
2º Grupo Oh My News The Huffington Post Google News Newsvine Digg
2º Grupo Wikinews The Huffington Post Google News Newsvine Digg
Resultados % 1ºGuardian77 2ºEl País73 3ºThe New York Times68 4ºCNN66 5ºBBC61 6ºWikinews50 7ºThe Huffington Post49 7ºNewsvine49 9ºGoogle News43 10ºDigg31 Média56,7
Resultados % 1ºCriatividade80 2ºMemória70 3ºUbiquidade68,6 4ºPersonalização64,7 5ºInstantaneidade57,1 6ºMultimedialidade54,6 7ºHipertextualidade51,7 8ºInteractividade33,3 Média56,7
Resultados (pontos da Criatividade distribuídos) % 1ºUbiquidade71,4 2ºMemória71 3ºPersonalização70 4ºInstantaneidade58,1 5ºHipertextualidade55 6ºMultimedialidade54,6 7ºInteractividade35,8
Análise Clivagem clara entre títulos de meios tradicionais (melhor) e online only Títulos da imprensa superam audiovisuais 3 principais potencialidades são as menos aproveitadas Interactividade apenas com 1/3 Memória, Ubiquidade e Personalização no topo
Análise Instantaneidade e Multimedialidade abaixo do esperado Hipertextualidade bastante melhor do que no caso português Google News e CNN ultrapassaram máximo de aproveitamentos não previstos (Criatividade)
Líderes Guardian –Interactividade –Instantaneidade –Hipertextualidade –Memória (ex-aequo)
Líderes El País –Personalização –Memória (ex-aequo) CNN –Multimedialidade –Ubiquidade (ex-aequo)
Líderes BBC –Ubiquidade (ex-aequo) Google News –Criatividade
Piores Digg –Hipertextualidade –Ubiquidade –Memória Google News –Interactividade –Instantaneidade
Piores Wikinews –Personalização Newsvine –Multimedialidade
Pontos Fracos New York Times –Instantaneidade –Personalização BBC –Interactividade Huffington Post –Interactividade –Ubiquidade –Personalização
Conclusões Cibermeios estão ainda longe de aproveitar ao máximo as potencialidades da Internet Interactividade é uma promessa adiada Grandes potencialidades são as menos aproveitadas Jornalismo tradicional adapta-se melhor à Internet do que projectos novos
Conclusões Metodologia mostrou-se eficaz e adequada para estudar cibermeios de diferentes países, línguas e tipos
Questão para o futuro Será que os (proprietários, editores e jornalistas dos) sites noticiosos querem aproveitar (todas) as potencialidades da Internet?
45 Takk!