ENCONTROS COM S. PAULO (4).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”
Advertisements

ENCONTROS COM S. PAULO (2).
ENCONTROS COM S. PAULO (8).
CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
no Evangelho de S. Marcos
Gálatas Efésios Filipenses Colossenses
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas aos Coríntios Estudo 09
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Colossenses 3,12-21 Irmãos: Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão.
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
A Videira Verdadeira João 15:1-17
Gálatas Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
Estudo: Cartas do Apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia e à Igreja Fiel do Senhor, onde ela se achar.
Vida Nova, na Páscoa, em Cristo Site:
Uma perspectiva Bíblica
A IGREJA É O CORPO VIVO DE CRISTO
LEIA A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
A AFLIÇÃO DE NOSSA MÃE MOMENTOS CONTEMPORÂNEOS
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
Fortaleça-se em tempos de aflição
Pr. Rodrigo Marques Gutierrez
Centro Educativo Creciendo en Gracia
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas IX Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
Recomendações para 2013 Colossenses 3:11-17.
Tesouro da Escritura Salmos 71.
INICIANDO A COMUNIDADE DOS SALVOS A COMUNIDADE DOS PERDOADOS
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
Regeneração e Novo Nascimento
FAMÍLIAS QUE PREVALECEM
Crescendo em Comunidade Os desafios da comunhão
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
Jesus Cristo a encarnação da graça
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
O Fruto da vida João Este modelo pode ser usado como um arquivo inicial de um álbum de fotos.
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
A HERANÇA.
TEMAS BÍBLICOS.
Certezas Sobre o Arrebatamento
Essenciais da Igreja Evangelizar.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
POR QUE IR À IGREJA? Um freqüentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos. " Eu.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
"VEM REGOZIJAR-TE COM O TEU SENHOR"
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
BOM É ESTARMOS AQUI! DE FATO, EU E VOCÊ, JÁ TEMOS TIDO A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR A INTERVENÇÃO DO SOBRENATURAL DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS:NESSA NOITE.
Prazer em desfrutar da Sua plenitude
Tu anseias, eu bem sei, a salvação,. tens desejo de banir a escuridão
/:Eu confio em nosso Senhor *
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
O que significa ser CORPO DE CRISTO?
Pr Josenildo Oliveira Silva
“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos.
SAUDAÇÕES BOM DIA/ BOA NOITE
O QUE VEM DEPOIS DA CONVERSÃO?
O ESPÍRITO SANTO Que o Espírito Santo habita permanen-temente em nós…
ENCONTROS COM S. PAULO (3). A GRAÇA tem tempo e jeito maternal Descobre sempre alguém para embalar A GRAÇA só sabe dizer SIM A GRAÇA é DEUS a olhar por.
Efésios 5:18-19 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de.
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
ENCONTROS COM S. PAULO (4). Cooperadores precisam-se para formar uma rede de evangelizadores Já ouviste chamar pelo teu nome?
Paulo de Tarso. I Corintios 1 1- Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2- à igreja de Deus que está.
Transcrição da apresentação:

ENCONTROS COM S. PAULO (4)

Cooperadores precisam-se para formar uma rede de evangelizadores Já ouviste chamar pelo teu nome?

a história do anel verdadeiro Paulo, Tito, Corinto e Cristo ou a história do anel verdadeiro O anel partido… e reconstituído

Novela que circulava na Idade Média entre os judeus de Espanha. Recolhida no Decameron, de Boccaccio (1313-1375). Atingiu a máxima dimensão com o escritor alemão Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781), que a incluiu no seu poema dramático Nathan der Weise [= «Natã, o sábio»], escrito em 1779.

O zelo paternal de Paulo e o anel de noivado de Corinto «11,2Sou, na verdade, zeloso por vós, com o zelo de Deus, pois dei-vos em casamento a um único esposo, como virgem pura, para vos apresentar a Cristo ». (2 Cor 11,2)

Estaria para sempre partido o anel Estaria para sempre partido o anel que unia Corinto a Cristo, seu único esposo, noivado que Paulo, no seu papel de pai, devia defender com paternal afecto até ao dia do casamento, para aí apresentar a sua filha querida, Corinto, ao esposo, que é Cristo?

História da Segunda Carta aos Coríntios Carta da consolação Colecta Carta das lágrimas 2 Cor 1,1-2,13; 7,5-16 2 Cor 8-9 2 Cor 10-13 2 Cor 2,14-7,4 Carta de apologia do seu ministério e de advertência aos Coríntios

O anel partido… e reconstituído Carta da consolação 2 Cor 1,1-2,13 + 7,5-16 O anel partido… e reconstituído

2 Cor 2,12-13 2 Cor 7,5-6 Sem repouso Macedónia Tito Sem repouso

para o Evangelho de Cristo, «2,12Tendo chegado a Tróade para o Evangelho de Cristo, e tendo-me sido aberta uma porta no Senhor, 13não tive repouso no meu espírito Por não ter encontrado Tito, o meu irmão. Tendo-me separado deles, fui para a Macedónia» . (2 Cor 2,12-13)

«7,5E tendo nós chegado à Macedónia, «7,5E tendo nós chegado à Macedónia, não teve nenhum repouso a nossa carne, mas em tudo fomos atribulados: de fora, combates; de dentro, medos. 6Mas o que consola os humildes, Deus, consolou-nos a nós com a chegada de Tito. »»»

para o Evangelho de Cristo, 2,12Tendo chegado a Tróade para o Evangelho de Cristo, e tendo-me sido aberta uma porta no Senhor, 13não tive repouso no meu espírito Por não ter encontrado Tito, o meu irmão. Tendo-me separado deles, fui para a Macedónia». (2 Cor 2,12-13) «7,5E tendo nós chegado à Macedónia não teve nenhum repouso a nossa carne, mas em tudo fomos atribulados: de fora, combates; de dentro, medos. 6Mas o que consola os humildes, Deus, consolou-nos a nós com a chegada de Tito». (2 Cor 7,5-6)

»»» 7Não só com a sua chegada, ««« 7Não só com a sua chegada, mas também com a consolação com que ele foi consolado junto de vós, relatando-nos o vosso desejo, a vossa lamentação, o vosso zelo por mim, de tal modo que me alegrei ainda mais. »»»

««« 8Porque, ainda que vos tenha entristecido com a carta, não me arrependo; e ainda que me arrependesse – vejo, de facto, que aquela carta vos entristeceu, ainda que durante uma hora –, 9agora alegro-me, não porque vos entristecestes, mas porque vos entristecestes para a conversão (metánoia); na verdade, vós entristeceste-vos segundo Deus, e assim em nada fostes prejudicados por nós. »»»

««« 10Na verdade, a tristeza segundo Deus opera a conversão para a salvação sem arrependimento; ao contrário, a tristeza do mundo produz a morte. 11Vede, portanto, o que produziu em vós a tristeza segundo Deus: que diligência, que desculpas, que indignação, que temor, que desejo, que zelo, que punição! Em tudo demonstrastes estar puros no que respeita àquela questão. »»»

««« 12Portanto, se vos escrevi, não foi por causa daquele que cometeu injustiça, nem por causa do que sofreu a injustiça, mas para que se manifestasse entre vós, diante de Deus, a vossa diligência por nós. 13É por isto que fomos consolados. Mas, para além desta nossa consolação, ainda nos alegrámos mais pela alegria de Tito, porque o seu espírito recebeu repouso de todos vós (…). »»»

16Alegro-me porque conto convosco para tudo». ««« 15A ternura (tà splágchna) dele para convosco é maior, recordando a obediência de todos vós, o modo como com temor e tremor o acolhestes. 16Alegro-me porque conto convosco para tudo». (2 Cor 7,5-16).

«1,3Bendito seja Deus e Pai do Senhor Nosso, Jesus Cristo, «1,3Bendito seja Deus e Pai do Senhor Nosso, Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, 4o nosso consolador em toda a nossa aflição, para podermos nós também consolar aqueles que estão em qualquer aflição, com a consolação com que nós somos consolados por Deus. 5Pois como abundam os sofrimentos de Cristo em nós, assim também, por meio de Cristo, abunda a nossa consolação. »»»

6Se agora somos atribulados,. é para vossa consolação e salvação; 6Se agora somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; se somos consolados, é para a vossa consolação, a que opera na paciência dos mesmos sofrimentos que nós sofremos. 7E a nossa esperança a respeito de vós é firme, pois sabemos que, se sois participantes dos sofrimentos, também o sereis da consolação». (2 Cor 1,3-7)

(1 Cor 15,10) (2 Cor 8,19) «É pela GRAÇA de Deus que sou o que sou» «A graça servida (diakouménê) por nós» (2 Cor 8,19) «Vós sois a carta de Cristo servida por nós» (2 Cor 3,3)

Mas vejamos mais de perto uma das mais belas páginas em que Paulo registra este «serviço»: «3,2A nossa carta sois vós, escrita (eggegramménê: part. perf. pass. de eggráphô) nos nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, 3sendo manifesto que vós sois a carta de Cristo «servida» por nós, escrita (eggegramménê), não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não sobre tábuas de pedra, mas sobre tábuas que são corações de carne» (2 Cor 3,2-3).

14mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, «13,13bNão em orgias e bebedeiras, não em devassidão e libertinagem, não em rixas e ciúmes, e não presteis atenção à carne através da concupiscência» (Rm 13,13b-14). 14mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, Confissões VIII,12 (ano 386)

«3,12 REVESTI-VOS, portanto, como eleitos de Deus, santos e amados (êgapêménoi: part. perf. pass. de agapáô), de vísceras de misericórdia (splágchna oiktirmoû), bondade, humildade, mansidão e magnanimidade, 13suportando-vos uns aos outros e fazendo-vos graça (charízomai) uns aos outros se alguém tiver razões de queixa contra outro. Como o Senhor vos fez graça (charízomai), assim fazei também vós. »»»

14Acima de todas estas coisas o amor (agápê), que é o vínculo da perfeição. 15E a paz de Cristo (eirênê toû Christoû) reine nos vossos corações, à qual também fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. »»»

com toda a sabedoria ensinando e admoestando-vos uns aos outros, 16A Palavra de Cristo HABITE (en-oikeíto: imper. de en-oikéô) em vós com abundância, com toda a sabedoria ensinando e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos, cânticos espirituais, em graça cantando nos vossos corações a Deus. 17E tudo o que fizerdes, em palavras ou em obras, tudo no nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio d’Ele». (Cl 3,12-17)

Qual o grau da minha fidelidade a Cristo? O que tenho feito para que o meu anel seja verdadeiro? E o meu vestido baptismal / nupcial? E que carta sou eu? E de quem? E que consolação me habita?