Cidadania Cosmopolita

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Tema central: Mobilidade humana
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Parte I - Abordagens do Conceito de Cidadania.
PÓS-COLONIALISMOS, IDENTIDADES e MIGRAÇÕES
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
STC 6 Modelos de Urbanismo e Mobilidade
Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Relações
1 Economia do Trabalho em Portugal 1 O capitalismo português e as relações de trabalho na segunda metade do séc. XX: uma introdução retrospectiva A posição.
Metodologia Científica
Estudos da comunicação midiática
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Formação académica e empregabilidade na perspectiva da Francofonia (Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Secção de Estudos Franceses da FLUP, Dez. 2006)
Empreendedorismo Imigrante
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Outubro de 2012 Ciência Política e Relações Internacionais na NOVA Professor Doutor José Esteves Pereira Vice-Reitor para as Relações Internacionais.
19 de Outubro de 2007 Das 10 às 13 horas Convidados: Dr.ª Maria do Rosário Farmhouse Antropóloga; Directora do JRS- Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS Laboratório associado Visita de estudantes do 1º ano da Licenciatura em Sociologia 8 de Outubro de
Imigrantes em Portugal: Construção de imagens e estereótipos
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
REDES DE INVESTIGAÇÃO: A RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE COM ORGANISMOS NACIONAIS, EUROPEUS E INTERNACIONAIS Faro, 06 de Outubro de 2006 Ana Rita Cruz.
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
A construção da história
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
O Futuro da Europa Elisa Guimarães Ferreira e o Alargamento Escola Filipa Vilhena – Porto, 21 de Março de 2003 QUAL A POSIÇÃO PORTUGUESA.
Rómulo de Carvalho (António Gedeão)
História nas atuais propostas curriculares
1ª Dinastia Afonsina Trabalho Elaborado por: Ana Sofia Juliana Vitor.
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
1.Os portugueses sabem muito ou pouco sobre a Europa ? MuitoNadaBastanteNormalPouco 2,15.
Visão Global do Projecto
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
Querte Mehlecke - 01 de junho de 2005 V Ciclo de Palestras Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos 30 e 31 de maio, 01, 02 e 03 de junho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
C ertificamos que a Profª. Drª. Amélia Luisa Damiani integrou a mesa de debate A Cidadania, o Consumo e as Transformações Ambientais da VII Semana de Geografia:
Programa Aprendizagem ao Longo da Vida “Diálogo Intercultural – da Diversidade à Unidade” Projecto Comenius de Parcerias Multilaterais.
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
O que é política? Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Ciência do governo.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Territórios Etnoeducacionais
Projeto Espiral Desenvolvido no âmbito do Projeto EMA Fundação Calouste Gulbenkian Coordenadora: Margarida Oliveira.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
1.Os portugueses sabem muito ou pouco sobre a Europa ? MuitoNadaBastanteNormalPouco 2,19.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
AVALIAÇÃO DO IMPACTE DA METODOLOGIA DE CÁLCULO DAS NECESSIDADES NOMINAIS DE ENERGIA PRIMÁRIA NA CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS DE HABITAÇÃO Bruno.
A PRESENÇA PORTUGUESA EM ÁFRICA
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DE VOLUNTARIADO Breve caracterização das áreas de intervenção e quantificação dos seus voluntários Fundação D. Pedro IV 5 Dezembro.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Cidadania Cosmopolita Intercultural

Cidadania Cosmopolita Intercultural: Uma Utopia do Presente ? Tese de Doutoramento em Ciências Políticas Maria Inês Macias de Melo Magalhães Universidade Aberta Lisboa Outubro 2002

A presente pesquisa foi realizada com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Fundo Social Europeu no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio.

Coordenação Científica: Professora Catedrática Maria Beatriz Rocha-Trindade Professora Catedrática Danièle Joly

Objecto de Estudo Lisboa em Transição: Mobilidade Humana e Mudança; Cidadania e Minorias Étnico-Culturais.

Objectivos Analisar Debater Interpretar as transformações político-culturais ocorridas na capital portuguesa no último quartel do século XX : A Cidadania Europeia e a emergência de minorias étnico-culturais; Do centro de um império colonial ultramarino para a semi-periferia no âmbito da União Europeia.

Perguntas de Partida   "Elaborar um facto é construir. Se se quiser, é fornecer uma resposta a uma pergunta. E se não há pergunta, só há o nada” FEBVRE, Lucien, Combates pela História,1985

Perguntas de Partida A actual construção político-cultural da União Europeia configura e/ou condiciona as políticas e as estratégias para a imigração vigentes em Portugal ? Como é que se constituíram e como se integram/incorporam (ou não), em Lisboa, as actualmente denominadas minorias étnicas ?  

Metodologia

Planificação da Pesquisa Parte I - Abordagens do Conceito de Cidadania. Parte II - Portugal e a Demanda de uma Identidade Cultural Nacional Parte III - Lisboa em Transição.  Parte IV - A (re)Negociação da Cidadania Intercultural.