SINUSITE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEFALÉIAS Caracterização
Advertisements

MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa,
Diferenciação Sindrômica Baço
MERIDIANOS DIVERGENTES
Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência.
COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON.
Semiologia em Medicina tradicional Chinesa.
Distúrbios do trato respiratório
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Aula SÍNDROMES. As funções do Coração são de governar o sangue e abrigar a mente, sendo que a maioria das mudanças refletirão em alterações de sangue.
TEORIA YIN YANG.
HISTÓRICO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.: Gilmar.
Professor Theunis Wilson
Professor Theunis Wilson
centro de educação integrado
Crânio e Face Milena kurzava Edmara Marques Prof: Claudia Paredes
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO O QUE É QI OU CHI ? O QUE É QI OU CHI ? QI OU CHI É ENERGIA VITAL QI OU CHI É ENERGIA VITAL.
Sinusite Brasília, 19 de outubro de 2013
Macaé, 23 de Janeiro de 2013.
HALOTERAPIA NO ESPORTE
Atropa belladona Codinomes: “Zé nervoso”: tudo nele é AGUDO, VIOLENTO, RÁPIDO, VERMELHO E QUENTE. . NÚCLEO CENTRAL: Congestão: face vermelha, olhar brilhante,
Alunas: Luciane Garcia Marcia Pickarski
TOSSE ETOSP.
Professor: Bruno Aleixo Venturi
MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS
Shu-Mo Denise Harari Ceata.
PONTOS XI Renata Fioretti.
1.
Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS.
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
SÉRIE DE SAÚDE.
Bufo rana Codinome: Zé Lelé
professor Delvo F.Silva
Dispnéia.
Maiely Tezolin da Silva
Síndromes Gênito-Urinárias Femininas
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
Dra Adriana M. Auler Paloschi
Elemento Madeira F2 Meridiano do Fígado F1 F3 F8 F4.
CEFALÉIAS.
joice artigas rodrigues
Fisiologia Energética dos Órgãos e Vísceras
VASOS MARAVILHOSOS René Lenard.
Discentes Gleyce Kelly Ribeiro R.A
Distúrbios Endócrinos e Metabólicos na MTC
Acupuntura nos Esportes
TRATAMENTO DE ENTORSE DE TORNOZELO PELA TÉCNICA DE CANAL UNITÁRIO
Etiopatogenia na Medicina chinesa
Estômago Sistema Digestivo Fígado Pâncreas Intestino delgado
JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER
Vanessa Migliati Eliana Carboni Daniella C. G. Ferreira
Doenças de uma má alimentação
PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO
Professor Itamar Ferreira dos Santos Doenças e Seqüelas Neurológicas Acupuntura Σnergética Faço Diferente Medicina Tradicional Chinesa Fisioterapia Educação.
FITOACUPUNTURA PARA ENXAQUECA PRÉ-MENSTRUAL
SÍNDROME FEBRIL.
Vaso Concepção Denise Harari Ceata.
Como se Prevenir do Câncer???
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS Pediátrica
Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente.
Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança AIDPI
EMOCIONALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES.
RESPIRAÇÃO ORAL E SUAS COMPLICAÇÕES
DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO
RINOSSINUSITE AGUDA Camila Brandão Camila Sampaio Crislaine Siston.
Síndromes Energéticas
Meridianos lo/luo.
Transcrição da apresentação:

SINUSITE

Bi Yuan A sinusite corresponde à antiga Categoria Médica Chinesa do Bi Yuan, que literalmente significa "nariz empoçado"

Nao Lou Bi Yuan é algumas vezes denominado Nao Lou, que significa secreção no cérebro“. Pois a secreção profusa e purulenta do nariz era, no passado considerada proveniente do cérebro.

Principais Sintomas da Sinusite Secreção nasal amarela e purulenta proveniente da parte da frente e de trás do nariz (para dentro da garganta), Obstrução nasal, Cefaléia frontal, Dor facial e Sensação de atordoamento e peso na cabeça. (Pode ocorrer sensibilidade local sobre os seios maxilar ou frontal. )

ETIOLOGIA E PATOLOGIA

INVASÕES REPETIDAS DE VENTO-CALOR OU VENTO-FRIO Invasões repetidas de Vento exterior(Vento- Frio ou Vento-Calor), mais freqüentemente Vento-Calor, prejudicam a difusão e a descida do Qi do Pulmão nas vias nasais, de tal forma que os fluidos estagnam-se no nariz e nos seios paranasais.

INVASÕES REPETIDAS DE VENTO-CALOR OU VENTO-FRIO Estagnação de fluidos por longo período dá origem a Mucosidade e Calor, que se manifestam através de secreção nasal amarela e purulenta.

DIETA O consumo excessivo de alimentos quentes e gordurosos gerando Mucosidade e Calor pode predispor a uma sinusite.

DIETA Estes tipos de alimentos podem gerar a formação de Umidade-Calor no Estômago e no Baço-Pâncreas, que pode ser levada para cima em direção aos seios paranasais, via Meridiano do Estômago.

DIFERENCIAÇÃO E TRATAMENTO

VENTO CALOR MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Obstrução nasal, Secreção nasal amarela e pegajosa ou purulenta, Cefaléia, Diminuição do olfato, Aversão ao frio e Febre. Língua - Com os lados e/ou a parte da frente vermelhos Pulso – Flutuante ou rápido Estas manifestações correspondem a uma crise aguda de sinusite após a invasão de Vento-Calor

VENTO CALOR PRINCÍPIO DE TRATAMENTO Aliviar o Exterior, expelir o Vento-Calor e restabelecer a difusão e descida do Qi do Pulmão.  

VENTO CALOR ACUPUNTURA - IG-11 expele o Vento-Calor e clareia o Calor. - IG-4 expele o Vento-Calor e clareia o nariz. - IG-20 e Bitong (ponto extra) expelem o Vento e clareiam o nariz e os seios paranasais. - VG-23 abre o nariz e expele o Vento. Deve ser aplicado horizontalmente, para frente. - B-12, com ventosa, expele o Vento.

CALOR NO PULMÃO MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Secreção nasal amarela e pegajosa ou purulenta, sensibilidade sobre os seios maxilares, rubor malar, sensação de calor, sede, cefaléia. Língua - Vermelha com revestimento amarelo e pegajoso. Pulso - Escorregadio e Cheio, possivelmente apenas na posição Frontal direita.

CALOR NO PULMÃO PRINCÍPIO DE TRATAMENTO Restabelecer a difusão e a descida do Qi do Pulmão, clarear o Calor do Pulmão.

CALOR NO PULMÃO ACUPUNTURA - IG-11 clareia o Calor. - IG-4 abre o nariz. - P-10 clareia o Calor do Pulmão e abre o nariz. -P-7 restabelece a difusão e a descida do Qi do Pulmão. - IG-20 e Bitong abrem o nariz e expelem o Vento. - VG-14 é acrescentado se os sintomas de Calor são pronunciados.

FOGO NO FÍGADO E NA VESÍCULA BILIAR MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Secreção nasal amarela e purulenta, olhos injetados, faces vermelhas, cefaléia nas têmporas e na face (lateral), tontura, sabor amargo, fezes secas, irritabilidade.

FOGO NO FÍGADO E NA VESÍCULA BILIAR Língua - Vermelha com lados mais intensamente vermelhos, com revestimento amarelo e pegajoso. Pulso - em Corda, Escorregadio e Rápido. Esta condição é proveniente da ascensão do Fogo do Fígado e da Vesícula Biliar para o nariz e para o cérebro. O Fogo condensa os fluídos no nariz, gerando Mucosidade- Calor. O Meridiano da Vesícula Biliar flui através do cérebro e o Fogo da Vesícula Biliar causa o que se julgava ser uma secreção de fluido purulento proveniente do cérebro.

FOGO NO FÍGADO E NA VESÍCULA BILIAR PRINCÍPIO DE TRATAMENTO Clarear o Fogo do Fígado e da Vesícula Biliar, restabelecer a descida do Qi do Pulmão.

FOGO NO FÍGADO E NA VESÍCULA BILIAR ACUPUNTURA - F-2 clareia o Fogo do Fígado - VB-43 clareia o Fogo da Vesícula Biliar - P-7 restabelecer a descida do Qi do Pulmão - IG-4 e Bitong abrem o nariz e os seios nasais - VB-15 é um ponto local para clarear o Meridiano da Vesícula Biliar. Afeta os olhos e os seios paranasais.

UMIDADE-CALOR NO ESTÔMAGO E NO BAÇO/PÂNCREAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Secreção nasal amarela e pegajosa, bochechas vermelhas, sede, lábios secos, prejuízo do olfato, sensação de peso e atordoamento na cabeça, cefaléia frontal, sabor oleoso, sensação de opressão no tórax e na região epigástrica.

UMIDADE-CALOR NO ESTÔMAGO E NO BAÇO/PÂNCREAS Língua - Com revestimento amarelo e pegajoso no centro. Pulso - Escorregadio.

UMIDADE-CALOR NO ESTÔMAGO E NO BAÇO/PÂNCREAS PRINCÍPIO DE TRATAMENTO Clarear o Calor, eliminar a Umidade, harmonizar o Estômago, tonificar o Baço /Pâncreas.

UMIDADE-CALOR NO ESTÔMAGO E NO BAÇO/PÂNCREAS ACUPUNTURA - VC-12 e B-20 tonificam o Baço/Pâncreas para eliminar a Umidade. - VC-9, BP-9 e B-22 eliminam a Umidade. - IG-11 elimina a Umidade-Calor. - IG-4 abre o nariz e harmoniza o Estômago. - VC-13 harmoniza o Estômago e regula o Aquecedor Superior. - Bitong abre o naríz e os seios paranasais.

TONIFICAÇÃO DO BAÇO Todos os padrões anteriores são do tipo Excesso e as fórmulas utilizadas têm o objetivo de expelir os fatores patogênicos. Em casos crônicos, há sempre uma deficiência latente, especialmente do Baço-Pâncreas, que precisa ser tratada. No tratamento com Acupuntura, os pontos indicados adiante deverão ser integrados pelo acréscimo de pontos para tonificar o Baço/Pâncreas, tais como E-36 (Zusanli) e B-20 (Pishu).