MEMÓRIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manual de instalação de um sistema operativo passo-a-passo .
Advertisements

A Informática.
Sistemas Operacionais
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
Sistemas operacionais
Arquitetura de Computadores
Fundamentos em Informática
SSC SISTEMAS OPERACIONAIS I Aula 15 – Gerenciamento de Memória
SSC541 - SISTEMAS OPERACIONAIS I Aula 13 – Gerenciamento de Memória
Memória.
Windows Prof.: Valter N. Silva
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Sistemas Operacionais Turmas MBI1 e NBI2. Prof: Marcelo Mendes.
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.

Unidade I Noções básicas de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Resumindo Na arquitetura x86 (32 e 64 bits), são usadas a segmentação e a paginação. O espaço de endereçamento de uma aplicação é dividido em segmentos,
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Proteção de Memória O sistema operacional deve impedir que um processo tenha acesso ou modifique uma página do sistema sem autorização. Proteção para páginas.
Escola Secundária de Caldas das Taipas Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores Memórias Ram e.
Tecnologias Especificas Informática
Painel de controle > Ferramentas administrativas > Serviços
Sistemas Operacionais Gerenciamento de Memória
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais I
Gerência de Memória Virtual
Arquitetura de Computadores
Componentes de um computador
Unidades de Medida da Informação e Suas Medidas;
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Técnico em Informática
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I Memória Virtual e Paginação
Sistemas Operacionais
Introdução à INFORMÁTICA
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
PROF PAULO MAXIMO, MSc
Workshop de Informática
Memória RAM Prof. Emanoel de Oliveira.
Modo de medição da capacidade de memória
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA UFPE GRECO Gerenciamento de Memória.
Sistemas Operacionais
(Sistema de Processamento de Dados)
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
Memória Virtual O problema é que temos um espaço limitado de memória RAM e, cada vez mais, os aplicativos consomem partes maiores dela. E o que o processador.
Gerenciamento de Memória - Capítulo 7 - Sistemas Operacionais Prof. Dr. José Carlos Becceneri Luciana Sêda Cardoso.
História dos Sistemas Operativos
Dispositivos de leitura e armazenamento de dados Prof. Alfredo UNICESPI – 1º sem 2011 AULA 2.
Gerenciamento de Memória Sistemas Recentes
Sistemas de Arquivos- Cap4
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Arquitetura geral de computadores
Memória Virtual.
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório) é um componente responsável por acessar e armazenar temporariamente arquivos que estão.
IMC Drivers. O que é um Drivers  Pode se dizer que são “manuais de instrução” que detalha como funcionamento a comunicação com um determinado componente;
Informática - 3º Bimestre Grupo: Ana Carolina, Gabriela, Milena e Pedro Turma: 21EM – Téc. Informática Profª.: Carla Teixeira FABEL Gerenciamento.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
Transcrição da apresentação:

MEMÓRIAS

Memória Física Memória RAM (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digital. A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Memória fisíca

O nome da Memória RAM não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (ROM, etc...) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita. A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes).

Memória virtual O conceito de memória virtual está baseado em desvincular o endereçamento feito pelo programa dos endereços físicos da memória principal. Assim, os programas e suas estruturas de dados deixam de estar limitados ao tamanho da memória física disponível. Segundo Deitel, “o termo memória virtual é normalmente associado com a habilidade de um sistema endereçar muito mais memória do que a fisicamente disponível”. Este conceito surgiu em 1960 no computador Atlas, construído pela Universidade de Manchester (Inglaterra), embora sua utilização mais ampla tenha acontecido recentemente. A FIGURA mostra a representação da memória virtual e real. Memória virtual O conceito de realocação de memória possibilitou o desenvolvimento de um mecanismo mais sofisticado de utilização de memória denominado memória virtual. O conceito de memória virtual está baseado em desvincular o endereçamento feito pelo programa dos endereços físicos da memória principal. Assim, os programas e suas estruturas de dados deixam de estar limitados ao tamanho da memória física disponível. Segundo Deitel, “o termo memória virtual é normalmente associado com a habilidade de um sistema endereçar muito mais memória do que a fisicamente disponível”. Este conceito surgiu em 1960 no computador Atlas, construído pela Universidade de Manchester (Inglaterra), embora sua utilização mais ampla tenha acontecido recentemente. A Figura 9 mostra a representação da memória virtual e real.

Representação da memória virtual e real.

=> capacidade de endereçamento do processador; A memória virtual de um sistema é, de fato, o(s) arquivo(s) de troca ou swap file(s) gravado(s) no disco rígido. Portanto a memória total de um sistema, que possui memória virtual, é a soma de sua memória física, de tamanho fixo, com a memória virtual. O tamanho da memória virtual, chamado de arquivo de paginação no Windows, é definido, basicamente, pelo menor valor dentre os seguintes: => capacidade de endereçamento do processador; => capacidade de administração de endereços do SO; => capacidade de armazenamento dos dispositivos de armazenamento secundário (unidades de disco). Um programa no ambiente de memória virtual não faz referência a endereços físicos de memória (endereço reais), mas apenas a endereço virtuais. No momento da execução de uma instrução, o endereço virtual é traduzido para um endereço físico, pois o processador acessa apenas posições da memória principal. a memória virtual de um sistema é, de fato, o(s) arquivo(s) de troca ou swap file(s) gravado(s) no disco rígido. Portanto a memória total de um sistema, que possui memória virtual, é a soma de sua memória física, de tamanho fixo, com a memória virtual. O tamanho da memória virtual, chamado de arquivo de paginação no Windows XP, é definido, basicamente, pelo menor valor dentre os seguintes: • capacidade de endereçamento do processador; • capacidade de administração de endereços do SO; • capacidade de armazenamento dos dispositivos de armazenamento secundário (unidades de disco). Um programa no ambiente de memória virtual não faz referência a endereços físicos de memória (endereço reais), mas apenas a endereço virtuais. No momento da execução de uma instrução, o endereço virtual é traduzido para um endereço físico, pois o processador acessa apenas posições da memória principal.

A memória virtual pode ser implementada basicamente por meio dos mecanismos de paginação e segmentação. Atualmente, paginação é o mecanismo mais popular de implementação de memória virtual. A segmentação é uma alternativa menos utilizada, embora mais adequada do ponto de vista de programação; Alguns sistemas usam ambas as técnicas. A memória virtual pode ser implementada basicamente por meio dos mecanismos de paginação e segmentação. Atualmente, paginação é o mecanismo mais popular de implementação de memória virtual. A segmentação é uma alternativa menos utilizada, embora mais adequada do ponto de vista de programação. Alguns sistemas usam ambas as técnicas

Paginação A paginação é a técnica de gerenciamento de memória que faz uso da memória virtual, ou seja, o espaço de endereçamento é maior do que o tamanho da memória fisicamente presente no sistema.

Segmentação Segmentação é a técnica de gerenciamento de memória onde os programas são divididos logicamente em sub-rotinas e estruturas de dados é colocados em blocos de informações na memória. Os blocos têm tamanhos variáveis e são chamados segmentos, cada um com seu próprio espaço de endereçamento.

Mecanismos para alocação de memória Simples Contínua Alocação Particionada Estática Dinâmica Não continua Paginação Segmentação Segmentação com paginação Mecanismos para alocação de memória {Simples} Contínua Alocação { Particionada } { Estática } { Dinâmica } Não continua Paginação Segmentação Segmentação com paginação

SOBRE O WINDOWS 98 SOBRE O WINDOWS 98

ELE NÃO GERENCIA COM SUA CAPACIDADE MAXIMA MAIS QUE 128MB DE RAM

COMO SE VERIFICA MEMÓRIA FÍSICA ? PRIMEIRA FORMA

1º PASSO: CLIQUE EM INICIAR

2º PASSO:CLIQUE VÁ ATE CONFIGURAÇÕES 2º PASSO:CLIQUE VA ATE CONFIGURAÇÕES 2º PASSO:CLIQUE VÁ ATE CONFIGURAÇÕES

3º PASSO : PAINEL DE CONTROLE

4º PASSO : CLIQUE NO ÍCONE SISTEMA

SURGIRÁ NA TELA AS PROPRIEDADES DO SEU SISTEMA SURGIRA NA TELA ASPROPRIEDADES DO SEU SISTEMA SURGIRÁ NA TELA AS PROPRIEDADES DO SEU SISTEMA

SEGUNDA FORMA

1º PASSO : *CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO EM MEU COMPUTADOR *CLIQUE EM PROPRIEDADES 1º PASSO : *CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO EM MEU COMPUTADOR *CLIQUE EM PROPRIEDADES

NOVAMENTE APERECERÁ AS PROPRIEDADES DO COMPUTADOR

COMO VERIFICAR INFORMAÇÕES SOBRE MEMÓRIAS NO SEU COMPUTADOR ?

1º PASSO :CLIQUE EM INCIAR

2º PASSO : VÁ ATÉ PROGRAMAS

4º PASSO : EM ACESSÓRIOS 3º PASSO : EM ACESSÓRIOS

4º PASSO : EM FERRAMENTAS DO SISTEMA

5º PASSO : INFORMAÇÃO SOBRE O SISTEMA

APARECE NESSE MOMENTO TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS SISTEMA; INCLUSIVE SOBRE SUA MEMÓRIA RAM APARECE NESSE MOMENTO TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS SISTEMA; INCLUSIVE SOBRE SUA MEMÓRIA RAM

QUER SABER SOBRE MEMÓRIA VIRTUAL DO SEU COMPUTADOR ? * PRIMEIRA FORMA

1º => CLIQUE EM MEU COMPUTADOR

2º => CONFIGURAÇÕES 2º => CONFIGURAÇÕES

3º => PAINEL DE CONTROLE

4º => CLIQUE EM SISTEMA

5º => CLIQUE EM DESEMPENHO

6º => EM SEGUIDA CLIQUE EM MEMÓRIA VIRTUAL

NESSA JANELA PODEMOS ESPECIFICAR NOSSA PRÓPRIAS CONFIGURAÇÕES

EXISTE UMA OUTRA FORMA PARA CONFIGURAR A MEMÓRIA VIRTUAL

1° => *CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO NO MEU COMPUTADOR *EM SEGUIDA CLIQUE EM PROPRIEDADES 1° => *CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO NO MEU COMPUTADOR *EM SEGUIDA CLIQUE EM PROPRIEDADES

2º => CLIQUE EM DESEMPENHO

3º => CLIQUE EM MEMÓRIA VIRTUAL

NESSE MOMENTO VC PODE CONFIGURAR SUA MEMÓRIA VIRTUAL; OU DEIXAR QUE O WINDOWS GERENCIE ISSO PARA VOCÊ NESSE MOMENTO VC PODE CONFIGURAR SUA MEMÓRIA VIRTUAL; OU DEIXAR QUE O WINDOWS GERENCIE ISSO PARA VOCÊ

RECOMENDAÇÕES PARA O TAMANHO DA MEMÓRIA VIRTUAL Se sabemos o quanto temos de ocupação em disco e limitamos o tamanho desta área destinada à memória virtual, conseguimos um bom ganho no desempenho e uma área do HD com 2 ou 3 vezes a quantidade de memória que o micro possui .

Se o seu micro possui 32Mb de memória, especifique 96, se 64 use 128 e assim por diante. Use o raciocínio inverso para micros com grande quantidade de memória, uma vez que não há necessidade de grandes áreas de disco para esta função. Se observar problemas durante a execução de algum programa, altere estes valores, de forma a otimizar seu micro para as suas necessidades.

READKEY; READKEY; END.