A I G R E J A RECONHECIDA E CONTAMINADA HAVIA O COSTUME DA IGREJA SE REUNIR NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA (DOMINGO) PARA O PARTIR DE PÃO EM LEMBRANÇA DA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA IGREJA.
Advertisements

encontro pessoal e comunitário com Jesus
HISTÓRIA DA IGREJA Início; Expansão; Perseguições; Decadência;
HISTÓRIA DA IGREJA.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
Contrarreforma Católica
O Culto a Deus e seus elementos
A Reforma Religiosa do século XVI
Jesus chama os apóstolos...
Quando Jesus esteve aqui na terra, Ele estabeleceu três pilares que são a base para a salvação de todo ser humano.
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
ATOS DOS APÓSTOLOS.
FESTA DE CORPUS CHRISTI
O ANO LITÚRGICO..
Maria e os Padres da Igreja.
Santo André, Apóstolo.
A Presença Real de Jesus
Virgem Maria.
Culto à Virgem Maria.
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Maria Mulher Eucarística
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Maria, Mulher Eucarística
Maria Mãe da Eucaristia
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Rainha dos Confessores
BATISMO Na Bíblia e na História.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
A origem do Natal e seus aspectos históricos Como surgiu o Natal?
Nossa Senhora do Rosário.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
O Rosário.
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
FRAGMENTO DE MURATORI 140~155 Dc.
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
Cristianismo A face humana de Deus.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS.
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
Maria, Mãe de Jesus Cristo
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA TRANSUBSTANCIAÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XXXVII.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
AOS POUCOS AS DISTINÇÕES ENTRE JUDEUS E CRISTÃOS FORAM SE TORNANDO MAIS CLARAS. O SENTIMENTO NACIONALISTA JUDEU (QUE LEVOU À REBELIÃO CONTRA ROMA) ERA.
HISTÓRIA DA IGREJA.
A SANTA CEIA DO SENHOR.
CATEQUESE COM ADULTO.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Poder da Igreja na Idade Média
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

A I G R E J A RECONHECIDA E CONTAMINADA

HAVIA O COSTUME DA IGREJA SE REUNIR NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA (DOMINGO) PARA O PARTIR DE PÃO EM LEMBRANÇA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS A ÊNFASE NA MORTE DE JESUS SÓ VEIO BEM DEPOIS O CULTO ERA DIVIDIDO EM 2 PARTES: NA PRIMEIRA, LIAM A BÍBLIA, COMENTAVAM, ORAVAM E CANTAVAM HINOS NA SEGUNDA, CELEBRAVAM A CEIA

EM GERAL, APENAS OS BATIZADOS TOMAVAM PARTE NOS CULTOS EM ALGUNS CASOS, ERA PERMITIDO AOS CONVERTIDOS AINDA NÃO BATIZADOS ASSISTIR À PRIMEIRA PARTE O EVANGELISMO ERA PREDOMINANTEMENTE PESSOAL, SENDO O CULTO RESERVADO À ADORAÇÃO E COMUNHÃO.

O BATISMO ERA POR IMERSÃO, DESNUDADOS, OS HOMENS SEPARADOS DAS MULHERES. NO PRINCÍPIO, A CONVERSÃO ERA SEGUIDA IMEDIATAMENTE PELO BATISMO. COM O CRESCIMENTO DA IGREJA, E A INCLUSÃO DE GENTIOS QUE DESCONHECIAM AS PROMESSAS DO VELHO TESTAMENTO, TORNOU-SE COMUM QUE O NOVO CONVERTIDO PASSASSE POR UM PERÍODO DE PREPARO E PROVA (“CATECUMENATO”). A PARTIR DO TERCEIRO SÉCULO, TAL PREPARAÇÃO DURAVA UNS 3 ANOS.

SÓ A PARTIR DO SÉCULO III HÁ INDÍCIOS CLAROS DE BATISMO DE CRIANÇAS. NO MEIO DAS PESSOAS HUMILDES QUE COMPUNHAM A IGREJA, COMEÇARAM A CIRCULAR ESCRITOS, E MESMO LENDAS, SOBRE OS FEITOS DE JESUS, DOS APÓSTOLOS E DE MARIA. NÃO TINHAM O OBJETIVO DE FUNDAMENTAR ALGUMA DOUTRINA, COMO NO CASO DOS ESCRITOS HEREGES. A HISTÓRIA NOS MOSTRA QUE MUITOS COSTUMES QUE A PRINCÍPIO PODERIAM SER CONSIDERADOS INOCENTES, AO LONGO DO TEMPO LEVARAM AO ERRO.

DESDE CEDO APARECEU O COSTUME DE SE CELEBRAR A CEIA NOS LOCAIS ONDE ESTAVAM SEPULTADOS OS FIÉIS JÁ FALECIDOS, CRENDO QUE A COMUNHÃO OS UNIA. POR ISSO, MUITAS VEZES SE REUNIAM EM CATACUMBAS (CEMITÉRIOS SUBTERRÂNEOS), QUE TAMBÉM ERAM USADAS COMO REFÚGIO DURANTE AS PERSEGUIÇÕES. NO SEGUNDO SÉCULO, COMEÇOU O COSTUME DE SE REUNIREM POR OCASIÃO DA DATA DE FALECIMENTO, PARA TEREM A CEIA JUNTO ÀS SEPULTURAS. ESTA É A ORIGEM DA CELEBRAÇÃO DAS FESTAS DOS SANTOS, QUE EM GERAL SE REFERIAM À DATA DE MARTÍRIO, E NÃO DE NASCIMENTO.

MUITO MAIS DO QUE EM CATACUMBAS, OS CRISTÃOS SE REUNIAM EM CASAS PARTICULARES. COM O CRESCIMENTO DAS CONGREGAÇÕES, ALGUMAS CASAS FORAM DEDICADAS SOMENTE COMO LOCAL DE CULTO. GRADATIVAMENTE, SURGE UMA EXALTAÇÃO DA POSIÇÃO DO BISPO EM RELAÇÃO A DOS PRESBÍTEROS (ANCIÃOS), EM PARTE EXPLICADA PELA QUESTÃO DA SUCESSÃO APOSTÓLICA, PELA NECESSIDADE DE UMA LIDERANÇA PARA ENFRENTAR AS PERSEGUIÇÕES.

OS BISPOS DAS IGREJAS LIGADAS ÀS TRADIÇÕES APOSTÓLICAS PASSARAM A RECEBER MAIOR CONSIDERAÇÃO DO QUE OS DEMAIS. ENTRE ELES FIGURAVA O BISPO DE ROMA. OS CRISTÃOS VIVIAM SOB CONSTANTE AMEAÇA DE PERSEGUIÇÃO, NUMA VERDADEIRA ESPERANÇA NO REINO DE JUSTIÇA QUE O SENHOR JESUS VIRIA INSTAURAR. MUITOS APOLOGISTAS PROCURAVAM MOSTRAR ÀS AUTORIDADES QUE A FÉ CRISTÃ NÃO ERA CONTRÁRIA À POLÍTICA IMPERIAL.

OS CRISTÃOS MAIS HUMILDES SABIAM QUE HAVIA UM CONFLITO INSOLÚVEL ENTRE OS PROPÓSITOS DO IMPÉRIO E OS DE DEUS. ELES NÃO TEMIAM CONFESSAR JESUS COMO “MEU SENHOR, O IMPERADOR DOS REIS E DE TODAS NAÇÕES”. A IDADE DA TREVAS FOI MARCADA PELO DECLÍNIO DA SÃ DOUTRINA, INFLUÊNCIA POLÍTICA E ECONÔMICA, ADEQUAÇÃO DAS DOUTRINAS AOS INTERESSES PURAMENTE HUMANOS E A CONSOLIDAÇÃO DO PODER PAPAL.

Datas de referência, aproximadas: Ano 197 – Tertuliano um dos "pais" da Igreja introduz a pratica do sinal da cruz na testa. Ano Origem da vida monástica no Egito Do ano 270 até 370, foram criados os altares nas igrejas (ANTES NÃO EXISTIAM), altares cada vez mais suntuosos e com recursos "extraídos" dos fiéis. 11 As lideranças vão adulterando o Evangelho por interesses pessoais e políticos

Ano 310 – Algumas Igrejas rezam pelos mortos Ano 314 – Silvestre I, bispo em Roma, e o imperador Constantino estabelecem o cristianismo como uma religião oficial do Império Romano, o Édito de Milão. Ano Uso de velas.12

Ano Concilio de Nicéa estabeleceu que, uma vez ordenados, os sacerdotes não podiam mais casar-se Em 1073, Gregorio VII impôs o celibato. Definiu-se que o matrimônio dos sacerdotes era herético, porque os distraía do serviço ao Senhor e contrariava o exemplo de Cristo. Historiadores supõem que a decisão de impor o celibato foi também um meio para evitar que os bens dos bispos e sacerdotes casados fossem herdados por seus filhos e viúvas em vez de beneficiar à Igreja. Em 1123 o Concilio de Letrán decretou a invalidade do matrimônio dos clérigos.

Ano 375 A VENERAÇÃO AOS ANJOS E SANTOS MORTOS Ano 394 – O culto (espontâneo) passou a ser a missa (com rituais) Ano 416 – Início do batismo de recém nascidos (sem serem batizadas morriam pagãs e iam pro limbo). Ano 431 – Instituído o culto a Maria. Maria é proclamada “Mãe de Deus”.

Ano OS PADRES PASSARAM A SE VESTIR DIFERENTEMENTE DOS LEIGOS Ano 554 – CONVENCIONOU-SE A DATA DE 25/12 PARA O NASCIMENTO DE CRISTO: NATAL CRISTÃO. Ano 593 -A DOUTRINA DO PURGATÓRIO FOI ESTABELECIDA PRIMEIRO, POR GREGÓRIO O GRANDE

Ano 600 – Gregório, o Grande, torna-se o primeiro Papa oficialmente aceito (e sua infalibilidade). Considera-se esta data a instituição oficial da Igreja Católica Concílio de Éfeso. O LATIN, COMO LÍNGUA DAS ORAÇÕES E DOS CULTOS NAS IGREJAS, FOI TAMBÉM IMPOSTO PELO PAPA GREGÓRIO I. A PALAVRA DE DEUS PROÍBE A ORAÇÃO E A PREGAÇÃO EM UMA LÍNGUA DESCONHECIDA. ( I COR. 14:9). A BÍBLIA ENSINA QUE OREMOS A DEUS APENAS. NA IGREJA PRIMITIVA, NUNCA HOUVERAM ORAÇÕES DIRIGIDAS A MARIA, NEM AOS SANTOS MORTOS. ESTA PRÁTICA COMEÇOU NA IGREJA ROMANA (MATEUS 11:28; LUCAS 1:46; ATOS 10: 25-26; 14: 14-18).16

Ano O PAPADO É DE ORIGEM PAGÃ. O TÍTULO PAPA OU BISPO UNIVERSAL, FOI DADO AO BISPO DE ROMA, PELO CRUEL IMPERADOR PHOCAS. JESUS NÃO APONTOU PEDRO AO COMANDO DE SEUS APÓSTOLOS, E PROIBIU QUALQUER UM A TAL POSTO. (LUCAS 22: 24-26; EFÉSIOS 1:22-23; COLOSSENSES 1:18; I CORÍNTIOS 3:11). NÃO HÁ QUALQUER MENÇÃO NAS ESCRITURAS, NEM NA HISTÓRIA, QUE AFIRMA QUE PEDRO EM ALGUM MOMENTO ESTEVE EM ROMA, TAMPOUCO QUE ELE FORA PAPA LÁ POR 25 ANOS. CLEMENTE, 3º BISPO DE ROMA, RESSALTA QUE NÃO HÁ NENHUMA EVIDÊNCIA REAL DO SÉCULO I, DE AFIRMAR QUE PEDRO EM ALGUM MOMENTO ESTEVE EM ROMA.

Ano O ATO DE BEIJAR OS PÉS DO PAPA COMEÇOU. ERA UM COSTUME PAGÃO BEIJAR OS PÉS DE IMPERADORES. A PALAVRA DE DEUS PROÍBE TAIS PRÁTICAS. ATOS 10: 25-26; APOC. 19:10; 22:9). Ano O PODER TEMPORAL DOS PAPAS. JESUS EXPRESSAMENTE PROÍBE TAL COISA, E ELE MESMO RECUSOU SER POSTO REI DO MUNDO. ( MATEUS 4: 8-9; 20: 25-26, JOÃO 18:38).

Ano 787 – INSTITUIÇÃO DA VENERAÇÃO DA CRUZ, DE IMAGENS E RELÍQUIAS NO II CONCÍLIO DE NICÉIA. POR ORDEM DA IMPERATRIZ IRENE DE CONSTANTINOPLA, QUEM CAUSOU A EXTIRPAÇÃO DOS OLHOS DE SEU PRÓPRIO FILHO, CONSTANTINO VI, E ENTÃO CHAMOU UM CONSELHO DA IGREJA, POR SOLICITAÇÃO DO PAPA DE ROMA HADRIAN I, NAQUELE TEMPO. TAL PRÁTICA É SIMPLESMENTE CHAMADA DE IDOLATRIA NA BÍBLIA, E É SEVERAMENTE CONDENADA. (ÊXODOS 20:4; 3:17; DEUTERONÔMIO 27:15: SALMOS 115).

Ano 850 – Concílio de Paiva institui o rosário, a coroa da virgem Maria, a água benta e a doutrina da transubstanciação Ano 880 – Início da canonização dos santos. Ano A VENERAÇÃO A SÃO JOSÉ COMEÇOU Ano criou-se a festa de “Todos os Santos” e a de “Finados”.

Ano 1073 – Gregório VIII implanta a doutrina do celibato na Igreja. Ano 1094 – No Concílio de Clermont cria as indulgências (venda da salvação). ANO 1090 O Rosário, ou o terço de oração, foi introduzido pelo Pedro o Eremita, no ano de Copiado dos Hindus e Muçulmanos. A diversidade de orações é uma prática pagã, e é expressamente condenada por Cristo. (Mateus 6 :5- 13) A primeira cruzada; em 1099, Jerusalém re- conquistada.21

Ano 1100 – Institui-se o pagamento pelas missas e pelo culto aos santos. Ano 1184 – A “Santa Inquisição” é estabelecida no Concílio de Verona. Ano A confissão dos pecados ao padre (auricular), uma vez ao ano, foi instituída pelo Papa Inocêncio III, no Conselho de Lateran. O Evangelho nos ordena que confessemos nossos pecados diretamente a Deus. (Sl ; Lc 7.48; 15.21; 1 Jo 1.8,9).

Ano 1215 O Dogma da Transubstanciação foi decretado pelo Papa Inocêncio III. Através desta doutrina, o padre pretende fazer um milagre diário, de transformar uma hóstia no próprio corpo de Cristo, e então, ele finge come-lo vivo na presença do povo durante a Missa. O Evangelho condena tais absurdos. A Ceia do Senhor é simplesmente um memorial do sacrifício de Cristo. A presença espiritual de Cristo está implicada no Sacramento. (Lucas 22: 19-20; João 6:35; I Coríntios 11:26).

ANO 1220 A adoração à Hóstia, foi decretada pelo Papa Honório. Deste modo, a Igreja Romana adora um Deus feito pelas mãos do homem. Isto é grossa idolatria, e absolutamente contrária ao espírito do Evangelho. (Leia João 4:24).

1229 – A Igreja Católica proíbe aos leigos a leitura da Bíblia A proibição da Bíblia aos leigos, e a sua inclusão na lista de livros proibidos pelo conselho de Valência. Jesus ordena que as Escrituras sejam lidas por todos. (João 5:39; I Timóteo 3:15-17).

1287 O Escapulário foi inventado por Simon Stock, um monge inglês. Trata-se de uma tira de tecido marrom, com o desenho da Virgem, que supõe conter virtudes sobrenaturais para proteger de todos os perigos, aqueles que as vestirem sobre a pele nua. Isto é feiticismo.

inicia-se a institucionalização da Hóstia, ou Eucaristia. Sob as aparências de pão e vinho há o “milagre”, de estes ingredientes conter o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Jesus Cristo, fenômeno que se renova em TODAS AS MISSAS. (Mateus 26:27; I Coríntios 11: 26-29).

1439. A Doutrina do Purgatório foi proclamada como dogma de fé, pelo Conselho de Florença Não existe nenhuma palavra na Bíblia que ensina o purgatório dos padres. O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todos os pecados. (I João 1:7-9; 2:1-2; João 5:24, Romanos 8:1).

Ano 1439.A doutrina dos 7 Sacramentos foi afirmada O Evangelho diz que Cristo instituiu apenas duas ordenanças, o Batismo e a Ceia do Senhor. (Mateus 28:19-20; 26:26-28).

ANO 1500 A 1600ANO 1500 A 1600 REFORMA PROTESTANTE (LUTERO)REFORMA PROTESTANTE (LUTERO) CENÁRIOCENÁRIO DOMÍNIO DO MEDODOMÍNIO DO MEDO IMORALIDADE DO CLEROIMORALIDADE DO CLERO DISTANCIAMENTO DO POVODISTANCIAMENTO DO POVO ADORAÇÃO DE RELÍQUIASADORAÇÃO DE RELÍQUIAS VENDA DE INDULGÊNCIAS (EMISSÃO DE CERTIFICADOS)VENDA DE INDULGÊNCIAS (EMISSÃO DE CERTIFICADOS) PENITÊNCIAPENITÊNCIA SALVAÇÃO SÓ DENTRO DA IGREJASALVAÇÃO SÓ DENTRO DA IGREJA

ANO 1500 A 1600ANO 1500 A 1600 MOVIMENTOS REFORMISTAS NA SUIÇA, INGLATERRA, FRANÇA ETC.MOVIMENTOS REFORMISTAS NA SUIÇA, INGLATERRA, FRANÇA ETC. CONTRA-REFORMA CATÓLICACONTRA-REFORMA CATÓLICA A EXPANSÃO DE PORTUGAL E ESPANHAA EXPANSÃO DE PORTUGAL E ESPANHA A ORDEM JESUÍTA (1537)A ORDEM JESUÍTA (1537)

1508 A Ave Maria, foi finalmente aprovado pelo Papa Sixtus V, ao final do Século XVI.

1508 O Conselho de Trento, declarou que a Tradição tivesse autoridade igual à Bíblia. Tradição quer dizer os ensinamentos dos homens. Os Fariseus creram do mesmo modo, e Jesus amargamente os condenou, pois por ensinar tradições humanas, eles negaram os mandamentos de Deus. (Marcos 7:7-13; Colossenses 2-8; Apocalipse 22:18).

Ano 1546 Os livros apócrifos também foram incluídos à Bíblia pelo Conselho de Trento Estes livros não foram reconhecidos como canônicos pela Igreja primitiva (Apocalipse 22: 8-9).

Ano 1560 O Credo do Papa Pius IV, foi imposto como credo. Os verdadeiros Cristãos mantêm as Escrituras Sagradas. (Gálatas 1:8).

ANO 1854 A Concepção Imaculada da Virgem Maria foi proclamada pelo Papa Pius IX. O Evangelho diz que todos os homens, com a única exceção de Cristo, são pecadores. A própria Maria, necessitou de um Salvador. (Romanos 3:23; 5:12; Salmos 51:5; Lucas 1:30; )

ANO 1870 O Papa Pius IX proclamou o dogma da Infalibilidade Papal Isto é uma blasfêmia, e um sinal da apostasia e do anticristo, previstos pelo apostolo Paulo. ( II Tessalonicenses 2:2-12; Apocalipse 17:1-9; 13:5-8, 18). Muitos estudiosos da Bíblia veem o número da besta 666 (Apocalipse 13:18), nas letras Romanas do título Papal: "VICARUS FILII DEI." ! V-5, I-1; C-100, I-1; V-5, I-1; L-50, I-1; D-500, I- 1 ! Total, 666

Ano 1871 – Primeira Igreja Batista do Brasil em Santa Bárbara, SP. Ano1890 – É decretada a separação entre a Igreja e o Estado Brasileiro.

ANO 1931 O Papa Pius XI, reafirmou a doutrina a qual Maria era "a Mãe de Deus“ Esta doutrina foi primeiramente inventada pelo o Conselho de Efésios, no ano de 431. Isto é uma heresia, que contradiz as próprias palavras de Maria. (Leia Lucas 1:46-49; João 2:1-5).

ANO 1950 No ano de 1950, o último dogma foi proclamado pelo Papa Pius XII, aAssunção da Virgem Maria.

PARA CASA Aula 5 : Atos 20-28