Vai clicando... MÊS DA BÍBLIA 2015 O EVANGELHO DE SÃO JOÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIADO DIOCESANO
Advertisements

Oração Eucarística VI-C
encontro pessoal e comunitário com Jesus
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
A Comunidade.
Atenção: O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
"Ouvir a Palavra de Deus e a pôr em prática".
"Ouvir a Palavra de Deus e a pôr em prática".
O Pão da Palavra e da Eucaristia
São Judas Tadeu.
Santo André, Apóstolo.
A Presença Real de Jesus
Rainha dos Apóstolos.
A Paz.
Uma perspectiva Bíblica
Maria - Um modelo de fé.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
A Comunidade.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
Bíblia, Palavra que transforma.
Meus irmãos e minhas irmãs;
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
QUARESMA.
O poder da Evangelização
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
Simplesmente Igreja.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
Passos para Permanecer em Cristo
Simplesmente Igreja.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
UM MUNDO NOVO AO SEU ALCANCE!
Crescendo em Comunidade
JOÃO é seu nome.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Carta de Paulo a Filemon
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
Estamos no 2º domingo da Quaresma. A Liturgia nos convida a subir o Monte Tabor para fortalecer a nossa fé, em nossa caminhada quaresmal.
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
Uma mulher cheia de Graça!
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
AS SETE CARTAS Que VÊ e é CONHECEDOR de todas as coisas.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
Classe Visão Bíblica IPJG Aula 20 João, o Homem Cícero Martins 05 Julho 2015 Bibliografia: Homens com uma Mensagem por John Stott/Stephen Motyer;
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
Estamos no 2º domingo da Quaresma. A Liturgia nos convida a subir o Monte Tabor para fortalecer a nossa fé, em nossa caminhada quaresmal.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é.
Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge EVANGELHOS II.
Transcrição da apresentação:

Vai clicando... MÊS DA BÍBLIA 2015 O EVANGELHO DE SÃO JOÃO

Hino A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos viver um mundo novo! - Deus é bom, nos ensina a viver. Nos revela o caminho a seguir: só no amor partilhando seus dons, sua presença iremos sentir. - Somos povo, o povo de Deus, e formamos o Reino de irmãos! E a Palavra que é viva nos guia e alimenta a nossa união!

Concílio Ecumênico Vaticano II 50 anos 4 Constituições: - Dei Verbum - Sacrosactum Concílium - Lumem Gentium - Gaudium et Spes

DEI VERBUM cap.6 “A Igreja sempre venerou as Divinas Escrituras, da mesma forma que o próprio Corpo do Senhor, já que, principalmente na Sagrada liturgia, sem cessar toma da mesa tanto da Palavra de Deus, quanto do Corpo de Cristo, o pão da vida e o distribui aos fieis!... É necessário que toda pregação da Igreja, assim como toda a vida cristã seja alimentada e regida pela Sagrada Escritura...

(continuação) É tão grande o poder e a eficácia que se encerra na Palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo e vigor para a Igreja, e, para seus filhos, firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte de vida espiritual! Por isso precisa que o acesso à Sagrada Escritura seja amplamente aberto aos fieis... Diz São Jerônimo: ‘Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo!’”

“A Alegria do Evangelho” Exortação Apostólica de Papa Francisco “ Certamente todos somos chamados a crescer como evangelizadores. Simultaneamente, devemos procurar uma melhor formação, um aprofundamento do nosso amor e um testemunho mais claro de nosso Evangelho. Neste sentido todos devemos deixar que os outros nos evangelizem constantemente. A Evangelização requer familiaridade com a Palavra de Deus e isso exige que as dioceses e as paróquias proponham um estudo sério e perseverante da Bíblia, promovendo igualmente a sua leitura orante e comunitária... Acolhamos o tesouro da Palavra revelada!”! (EG 175)

MÊS DA BÍBLIA Há 43 anos, a CNBB criou o mês da Bíblia: uma das importantes iniciativas após o Concílio Vaticano II para tornar a Bíblia mais conhecida e amada!

2010: O livro de JONAS (Conversão e missão- “Vai a grande cidade!”) 2011: ÊXODO 15,22-18,27 ( “A grande travessia”) 2012: Discípulos missionários a partir do Evangelho de MARCOS 2013: Discípulos missionários a partir do Evangelho de LUCAS 2014: Discípulos missionários a partir do Evangelho de MATEUS

Proposta da CNBB para o mês da Bíblia 2015 “Discípulos missionários à partir do Evangelho de João”

Quem escreveu o Evangelho de João? Quando? Onde? Com que finalidade? Qual é a estrutura – organização- do Evangelho de João ? O Epílogo de João (João 21): sobre a missão da comunidade.

O Evangelista SÃO JOÃO

Quem era João, apóstolo e evangelista de Jesus? SUA FAMÍLIA: era filho de Zebedeu (Mc 1,19) e de Salomé, discípula de Jesus (Mt 27,56). Tinha um irmão chamado Tiago (Mc 1,19). ONDE MORAVA: na Galiléia, em Cafarnaum, na margem do Lago de Genezaré. SUA PROFISSÃO: era pescador profissional. Pescava com o pai Zebedeu, o irmão Tiago e com outra dupla de irmãos: Pedro e André. SUA FORMAÇÃO RELIGIOSA: “era um israelita autêntico” e fazia parte de um movimento religioso liderado por João Batista, de preparação à vinda do Messias (cf Jo 1,33).

Alguns fatos marcantes na vida do discípulo, apóstolo e evangelista João, conforme narram os Evangelhos

“Mestre, onde moras? “Venham e vejam!” (Jo 1,35-39)

“Sigam-me! Farei de vocês pescadores de homens!” (Mc 1,1-20)

João foi escolhido a participar da Tranfiguração (Mt 17,2), assim como em outras ocasiões importantes, como no caso da filha de Jairo (Mc 5,37) e no Getsémani (Mt 26,37 )

Aos pés da cruz, João, o discípulo fiel, estava lá, junto com Maria Aos pés da cruz, João, o discípulo fiel, estava lá, junto com Maria! (Jo 19,25-27)

João foi o primeiro a testemunhar a ressurreição (Jo 20,1-8) e a reconhecer o Ressuscitado no fato da pescaria! (Jo 21,7)

Outros fatos evangélicos sobre João: João foi repreendido por Jesus, juntamente com o irmão Tiago e sua própria mãe (Lc 9,49). Outra vez, pelo sua natureza impulsiva e apaixonada, João e o irmão Tiago foram chamados de “boanérges” , que quer dizer “filhos do trovão” (Lc 9,51ss). João ficou ao lado de Jesus durante a Última Ceia (Jo 13,23-25 e Jo 21,20). No seu Evangelho, João nunca cita seu nome, mas diz “o discípulo que Jesus amava” (Jo 13,23; João 20,2; 21,7); ou, simplesmente, “o outro discípulo” (21,23)

  Em Atos dos Apóstolos, que descreve a vida da primeira Igreja, João aparece sempre ao lado de Pedro, começando com o caso da cura do paralítico (cf Atos dos Apóstolos 3,1-11). Logo no começo, João, junto com Pedro, foi preso e colocado na cadeia. No tribunal, os dois foram apresentados como pessoas simples, sem instrução, companheiros de Jesus, desde o começo (cf At 4,1-22) Os Apóstolos mandaram Pedro e João na Região da Samaria, para impor as mãos, como sinal do Dom do Espírito Santo ( Cf At 8,14-15) Na lista dos Apóstolos, João aparece em segundo lugar, após Pedro (cf At 1,13). Paulo chama Pedro, Tiago e João “colunas da Igreja” (cf Gal 2,9).

Pela tradição cristã primitiva, sabemos que:     Como os outros apóstolos, João foi obrigado a deixar Jerusalém e foi morar na grande cidade de Éfeso, onde havia uma fervorosa Comunidade cristã fundada por Paulo. João levou para Éfeso a Mãe de Jesus, Maria: cuidando dela, como Jesus tinha-lhe pedido aos pé da cruz. Foi preso e torturado na Ilha de Pátmos (ano 95 d.C). Aqui escreveu o Apocalipse Já idoso, João voltou para Éfeso, de onde, com sua autoridade de único Apóstolo ainda vivente, dirigia as igrejas da Ásia Menor (atual Turquia). Em Éfeso, João escreveu o Evangelho e as três cartas “circulares”. Morreu com mais de 100 anos, no ano 104 d.C.

OS ESCRITOS DE SÃO JOÃO: O QUARTO EVANGELHO AS TRÊS CARTAS APOSTÓLICAS O APOCALIPSE

O QUARTO EVANGELHO O Evangelho de João, é bem diferente dos outros três Evangelhos, chamados “Evangelhos sinóticos”. Enquanto estes são descritivos, o Evangelho de João é uma meditação profunda para despertar a fé em Jesus Cristo. “Estes sinais foram escritos para que vocês acreditem que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, acreditando, vocês tenham vida em seu nome!” (Jo 20,31)

ESTRUTURA DO EVANGELHO DE JOÃO PRÓLOGO (cap. 1: do v.1 ao v.18) LIVRO DOS SINAIS (do cap.1,19 até o final do cap.12) Nesta 1ª parte d de seu Evangelho, João reflete sobre sete “sinais”. É assim que João define os milagres de Jesus. LIVRO DA GLORIFICAÇÃO (do cap.13 até o final do 20) nesta 2ª parte de seu Evangelho, João fala dos derradeiros sinais de Jesus - a “Hora da glória”, como Jesus proclama diverssas vezes (cf Jo 13,31-32): - CEIA (cap.13-17) - MORTE E RESSURREIÇÃO (cap. 18-20). EPÍLOGO (cap. 21)

PRÓLOGO (Jo 1,1-18) “A Palavra (o Verbo) era Deus, nela estava a vida e a vida era a luz dos homens...” “A Palavra se fez homem e habitou entre nós ! E nós vimos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade!” “PALAVRA” “LUZ” “VIDA” “GLÓRIA” “AMOR” Apresentadas já no prólogo, estas são as palavras-fontes da teologia de João

LIVRO DOS SINAIS (Jo 1,18-12,50) 1º sinal: Jesus muda água em vinho; 2º sinal: Jesus cura o filho do funcionário do rei; 3º sinal: Jesus cura o paralítico; 4º sinal: Jesus multiplica os pães; 5º sinal: Jesus caminha sobre as água ; 6º sinal: Jesus cura o cego de nascença; 7º sinal: Jesus ressuscita Lázaro

LIVRO DA GLORIFICAÇÃO (Jo 13-20) Nesta 2ª parte de seu Evangelho, João fala dos derradeiros sinais de Jesus - a “Hora da glória”, como diz o próprio Jesus (Jo 13,4; 12,23; 13,1): - SANTA CEIA (cap.13-17) - MORTE E RESSURREIÇÃO(cap. 18-20).

João 13 “Eu lhes dei o exemplo. Vocês devem fazer o mesmo: sirvam João 13 “Eu lhes dei o exemplo! Vocês devem fazer o mesmo: sirvam! Serão felizes se vocês puserem isso em prática!”

JOÃO 15 “Permanecei no meu amor, para dar muitos frutos JOÃO 15 “Permanecei no meu amor, para dar muitos frutos! Como ramos devem ficar unidos ao tronco...!

Epílogo sobre a missão da Igreja Capítulo 21 Epílogo sobre a missão da Igreja A barca... (“a igreja”) A pescaria... (“ Farei de vocês pescadores de gente!”) Jesus está aí... (“Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei lá com eles!” O pão e o peixe... (O sacramento de sua presença: A Eucaristia “Tu me amas”” (Jesus pede uma prova de amor e de fé!) “Cuide dos meus cordeiros (= os pequeninos de Jesus: são a opção prioritária também da Igreja!) “Cuide das minhas ovelhas!” (=Fazer pastoral)

“Pedro, tu me amas?” (Jo 21,15)

“Cuide dos meus cordeiros!” (Jo 21,15)

“Ser discípulos missionários a partir do Evangelho de João” 2015-PROPOSTA DE ESTUDO E LEITURA ORANTE DO EVANGELHO DE JOÃO Enfoque: “Ser discípulos missionários a partir do Evangelho de João”

O Monte Tabor: João estava lá. É bom ficar com o Senhor O Monte Tabor: João estava lá... É bom ficar com o Senhor... A experiência do discipulado! Jesus convida os discípulos a descerem para enfrentar a missão: discípulos missionários! A missão é para se se fazer juntos... (cf trenzinho... cf Círculo Bíblico...) Quando estamos juntos, como discípulos missionários, o Ressuscitado está conosco! cf Jo 21

Os roteiros para Círculo Bíblico em setembro 2015 1º encontro: Jo 1,35-51- “Vinde e vede!” 2º encontro: Jo 4,1-42- “Água viva” 3º encontro: 3. Jo 13,1-17- “O lava-pés” 4º encontro: Jo 21,1-13- “Apascenta os meus cordeiros” 5º encontro –Celebração: “Permanecei em meu amor, para dar muitos frutos” ( Jo 15,1-9)

São João Evangelista

São Mateus São Marcos Representação (iconografia) dos Evangelistas, conforme interpretação de Ez 1,10-11 e Ap 4,2-7 São João São Lucas

“A Alegria do Evangelho” Exortação Apostólica de Papa Francisco “Não digamos mais que somos “discípulos” e “missionários”, mas sempre que somos “discípulos missionários “ (... ) Como já disse outras vezes, a Igreja precisa “sair para as periferias existenciais e geográficas” (EG 120)

H HINO Refrão:Toda Bíblia é comunicação de um Deus-Amor, de um Deus Irmão, é feliz quem crê na Revelação, que tem Deus no coração. Jesus Cristo é a Palavra, pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade. Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor. Precisamos ser profetas para o mundo ser melhor. Vossa Lei se fundamenta na palavra dos apóstolos: João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiram esta fé. Vinde a nós, ó Santo Espírito, vinde nos iluminar. A Palavra que nos salva nós queremos conservar.

São João Evangelista, nosso Padroeiro