SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

Pe. Antonio Vieira.
Parábolas de Jesus.
A MENSAGEM de Nossa Senhora.
PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
Animação bíblica CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.
«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
SANTÍSSIMA TRINDADE.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
A Presença Real de Jesus
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Maria, “filha de Sião”, a “nova Eva”,
Santíssima Trindade.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Padre António Vieira. Vida 1608: Dia 6 de Fevereiro, nasce em Lisboa António Vieira. 1614: Aos 6 anos parte para o Brasil, com família. 1633: Prega pela.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Concordância cognitiva Concordância cognitiva Ao deparar-se com uma nova idéia, a pessoa tenta encontrar algum tipo de consistência com suas crenças.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO (AOS PEIXES)
EVANGELISMO PÚBLICO.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
5º IV Domingo do Advento.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
A menina dos olhos castanhos
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
HOJE O CÉU SE ABRE PRA DERRAMAR SOBRE OS CORAÇÕES TODA A GRAÇA DO PAI.
As Quatro Grandes Comissões
É TEMPO DE BRILHAR Parte 4 Filipenses 2.15 Pr. Ricardo Sena
Atos 3:1-26.
“O perfeito louvor vos é dado
Oração do Terço Mistérios Gozosos.
A importância da gratidão a Deus
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
Outros pps você encontrará em: Visite-nos em:
BARROCO NO BRASIL.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
IGREJA CRISTÃ MARANATA
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
JOÃO é seu nome.
Liturgia do Culto “JOGO DA VIDA”
Baseado na obra de A. W. Tozer
Salmos, cap 117 e 118 Louvor a Deus, o Senhor LEIA A BÍBLIA
Oração pelas Vocações “Eu vim para que tenham vida
A VITÓRIA DA VIDA Pois Paulo disse: “Lembre-se de Jesus Cristo, da linhagem de Davi, ressuscitado dos mortos conforme a meu Evangelho”
1.
Daniel Francielly Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
Virgem Maria no projeto de Salvação
4ª AULA- DIA 19/07/2015 ILHA DE PATMOS,JOÃO ESTAVA PRESO POR PREGAR A PALAVRA DE DEUS. MAIS PERSEVERAVA NA FÉ. JOÃO.
Apresentação de Jesus no Templo
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
XXVI Domingo do Tempo Comum
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua,
IGREJA CRISTÃ MARANATA
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Quinta-feira / cor verde
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
Em todas as gerações, Deus usou pregações para ganhar o perdido.
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Transcrição da apresentação:

SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA

1. Época e contexto- O mundo barroco Padre Antônio Vieira ( 1608- 1697) “António Vieira” O céu 'strella o azul e tem grandeza. Este, que teve a fama e à gloria tem, Imperador da língua portuguesa, Foi-nos um céu também. No imenso espaço seu de meditar, Constelado de forma e de visão, Surge, prenúncio claro do luar, El-Rei D. Sebastião. Mas não, não é luar: é luz do etéreo. É um dia; e, no céu amplo de desejo, A madrugada irreal do Quinto Império Doira as margens do Tejo. Fernando Pessoa

Contexto da contra-reforma católica; Membro da Companhia de Jesus (Jesuíta); Eminência parda de Dom João IV, ativo defensor dos novos cristãos, expulsos pela inquisição; Defesa dos índios; Pedido pelo fim da inquisição. Pregador violento e sutil, racional e messiânico, vaidoso e sedutor, conversor e herege.

Estilo Peças oratórias; Público: fiéis católicos; Visão bipolar do mundo barroco; Contradições;

Características dos sermões: 2.1 – Manobras retóricas: Dividir os aspectos do sermão de maneira binária: Divide o tema obrigando o ouvinte a aceitar um dos dois pontos, sem vislumbrar as demais possibilidades.

b) Anunciar o que não se fará, mas sem deixar de fazê-lo b) Anunciar o que não se fará, mas sem deixar de fazê-lo. Só um diferença entre Santo Antônio e aquele peixe: que o peixe abriu a boca contra quem se lavava, e Santo Antônio abria a sua contra os que se não queriam lavar. Ah, moradores do Maranhão, quanto eu vos pudera agora dizer neste caso! Abri, abri estas entranhas; vede, vede este coração. Mas ah sim, que me não lembrava! Eu não vos prego a vós, prego aos peixes.

C) Abundância de perguntas retóricas: - Estratégia clássica do texto voltado para uma plateia, a pergunta tem por finalidade manter a atenção e convocar o ouvinte a um maior envolvimento com o problema ou assunto exposto no sermão.

d) Mistério e revelação: - Jogo de esconde-esconde, pergunta em tom de mistério alguma coisa para a qual ele já tem a resposta, sendo sua revelação uma espécie de iluminação feita simultaneamente com a plateia.

e) A conquista da simpatia (Captatio benevolentiae) - Coloca-se numa posição de humildade, por vezes até de inferioridade em relação à plateia, conquistando a simpatia, a boa-vontade, a benevolência do auditório.

2.2 A riqueza dos exemplos Busca na bíblia e na cultura os melhores exemplos. Busca a essência da imagem.

2.3 O domínio da língua em seus variados registros Crítica aos pregadores cultistas que usavam palavras difíceis para brilhar mais do que o conteúdo dos seus sermões. Conhecia a língua dos índios e dos africanos. Mescla de vários registros (do alto, do baixo, do culto ao popular) em um só trecho.

2.4 A busca pela compreensão dos ouvintes Se houver dificuldade de compreensão, leia atentamente o Exórdio. Ali estarão expostas as razões do sermão e quais os objetivos do sermonista. E se quisesse Deus que este tão ilustre e tão numeroso auditório saísse hoje tão desenganado da pregação, como vem enganado com o pregador! Ouçamos o evangelho e ouçamo-lo todo, que todo é do caso que me levou e trouxe de tão longe.

Estrutura dos sermões: Exórdio! (Intróito) Invocação Desenvolvimento Peroração

3. OS SERMÕES

3.1 Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra Holanda contexto: -Pronunciado na igreja Nossa Senhora da Ajuda, Salvador, 1640. -Iminente invasão holandesa à cidade. b) chave: Segue o salmo 43 do Rei Davi, que será tomado como licença para Vieira questionar a omissão de Deus frente aos problemas dos verdadeiros cristãos que são os portugueses: “Desperta, por que dormes, Senhor? Desperta e não nos rejeites para sempre. Por que escondes a tua face e te esqueces de nossa miséria e de nossas atribulações? Desperta, Senhor, ajuda-nos e nos redime pela graça do teu nome.

C) Passos: 1- Derrotas sucessivas de Portugal e perda da fama entre os povos; 2- Uso da figura de Davi para cobrar de Deus o abandono dos portugueses; 3- Razão pela qual Deus teria mudado seus favores em relação aos portugueses; 4- Reconhecimento dos pecados portugueses, mas incompreensão do favor aos “hereges”; 5- Descrédito de Deus entre os homens; 6- Grandeza dos pecados portugueses/ Grandeza do perdão de Deus; 7- Aliança que possa levar à vitória sobre os holandeses.

Trecho relevante Momento em que Vieira concebe a vitória holandesa e o esquecimento dos portugueses, aqueles que zelaram pelo verdadeiro cristianismo. O padre pergunta de onde virão os pregadores agora: “[...] Holanda edificará templos. Holanda levantará altares, Holanda consagrará sacerdotes e oferecerá o sacrifício do vosso santíssimo Corpo; Holanda, enfim, vos servirá e venerará tão religiosamente, como em Amsterdão, Meldeburgo e Flisinga e em todas as outras colónias dauqele feio e alagado inferno se está fazendo todos os dias.”

Sermão aos peixes

3.2 Sermão de Santo Antônio aos peixes Contexto: Pronunciado em São Luís do Maranhão, em 1654; b) Chave: Lembrando a propriedade do sal, Vieira busca atacar tanto os maus fiéis como os maus pregadores. Recorre à passagem do Novo testamento: “Vós sois o sal da terra”. (Mt 5)

C) Passos: 1- Determinação aos pregadores que preservem, como o sal, a fé cristã. 2- Recorrência à anedota de Santo Antônio. 3- Simulação de se dirigir aos peixes, e não aos homens. 4- Incidência dos aspectos positivos dos peixes sobre os pastores 4.1- Rêmoras- para resistir às paixões dos ouvintes; 4.2- Torpedos- para fazer temer pela autoridade. 5- Comparação dos defeitos dos ouvintes com os defeitos dos peixes 6- Crítica a todos os que vivem dos bens/glórias alheios.

d) Trecho relevante: Lembra que encontra o peixe com 4 olhos. “[ d) Trecho relevante: Lembra que encontra o peixe com 4 olhos. “[...] Oh que bem informara estes quatro olhos uma alma racional, e que bem empregada fora neles, melhor que em muitos homens! Esta é a pregação que me fez aquele peixinho, ensinando-me que, se tenho fé e uso da razão, só devo olhar direitamente para cima, e só direitamente para baixo: para cima, considerando que há Céu, e para baixo, lembrando-me que há Inferno.”

Sermão da sexagésima

3.3 Sermão da Sexagésima Contexto: Proclamado na Capela Real, em 1655, em Lisboa, já vindo da missão no Maranhão. Investiga as razões para tão pouca conversão dos fiéis, recaindo a culpa sobre os pregadores cultistas.

b) Chave: Lucas 8: lembra o pregador do compromisso com a palavra de Deus e como Semear. A semente é a palavra de Deus.

c) Passos: 1- Concursos (coisas que concorrem) do sermão; (Graça/ouvinte/pregador). 2- Fracasso que concorre para a conversão contemporânea (nos tempos de Vieira); 3- Admissão do fracasso do pregador; 4- Cinco motivos para este fracasso (pessoa, estilo, ciência, matéria e voz); 5- Faltas gerais, mas ausências de uma causa principal para o fracasso; 6- “Falso testemunho” do pregador- uso equivocado da palavra de Deus. 7- Distorção das palavras para brilho próprio e para agrada ao auditório (cultismo); 8- Desengano como obrigação do pastor.

d) Trecho relevante “Pois o gostarem ou não gostarem os ouvintes d) Trecho relevante “Pois o gostarem ou não gostarem os ouvintes! Oh, que advertência tão digna” Que médico há que repare no gosto do enfermo, quando trata de lhe dar saúde? Sarem e não gostem; salvem-se e amargue-lhes, que para isso somos médicos de almas....”