A luta por participação política

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
Advertisements

As lutas pela igualdade
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
A situação da Igualdade de Género em Portugal
Saúde: bem público global e direito fundamental
Trabalho de Sociologia
Arcadismo Contexto Histórico.
Movimentos sociais e controle democrático
Daniela Leandro Rezende
DIREITOS HUMANOS 1 HISTÓRICO
Revolução Francesa Antigo Regime
Trabalho realizado por:
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Direitos do cidadão e cidadania
FETRACONSPAR 5 de março de 2011 Mulheres, Política e Cidadania Prof. Ricardo Costa de Oliveira Ciências Sociais. UFPR.
CIDADANIA.
OS MOVIMENTOS FEMINISTAS
Breve Histórico da Deficiência
Determinação social da saúde do trabalhador
Protesto feminista ??? 2:24
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena.
Evolução Social do Trabalho
Revolução Francesa.
Como definir você: homem, mulher ou outra orientação
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
GÊNERO.
Transformar é possível....
Movimentos Sociais – Décadas de 60 e 70
Tema 1 A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL.
Discriminação contra a Mulher
A formação da sociedade moderna.
LIBERAIS E NACIONALISTAS
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
O Novo Papel da Mulher.
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
Socialismo.
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
Sinônimo de luz e iluminação
SEXO, SEXUALIDADE E GÊNERO
O QUE É FEMINISMO?.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
PARTE II A LUTA PELO DIREITO Rudolf von Ihering CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 31/7/ :14 1.
Século XVIII Século das Luzes
O processo de construção da cidadania no Brasil e no mundo.
Movimentos sociais.
Prof° Leandro Crestani
DIREITOS HUMANOS RAÍZES DO CONCEITO 22/04/2017
Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso.
Direitos Humanos Aspectos da Legislação - histórico e contexto político, Estado e Direitos humanos: Formulações do século XVIII - os direitos humanos apareceram.
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Características Gerais do Estado – Conceitos:
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Pág.8 A declaração dos direitos do Homem e do cidadão aprovada a 26 de Agosto de 1789 pela Constituição da Republica Francesa condenava: A sociedade de.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
RACIONALIDADE A Racionalidade é a principal característica humana, no entanto a sua dimensão social e história são tão ou mais importantes. Somos produto.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Filosofia / sociologia.  Discussão atual...  Biologia/genética define completamente ou adequadamente o gênero do indivíduo?
MOVIMENTO FEMINISTA : O movimento feminista é um movimento social que luta pela igualdade de direitos civis e políticos entre homens e mulheres.
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Definição: movimento realizado em 1776, que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio.
Transcrição da apresentação:

A luta por participação política Grupo VII – Cap. 7 A luta por participação política

Direitos políticos, civis e sociais: histórico Iluminismo – Séculos XVII a XIX Independência dos EUA – 1776 Revolução Francesa – 1789 Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – 1789 Estabeleceram um novo paradigma de política, sociedade, economia e cultura; O homem deixa de ser súdito e torna-se cidadão (implica direitos e deveres); Conceito de DIREITOS NATURAIS, que, inicialmente, permanecem circunscritos a uma pequena parcela da sociedade, a saber, a burguesia.

Novos Rumos Revolução Industrial: cria uma nova realidade Novas classes sociais; Acentuação das desigualdades; Formação dos sindicatos; Entrada das mulheres no mercado de trabalho; Movimentos coletivistas (socialismo, anarquismo) O parâmetro de direitos estabelecido pelo iluminismo já não serve mais. É necessário estender tais direitos a toda a sociedade. Surge o conceito de minoria, para designar grupos excluídos dos direitos estabelecidos.

Categorias de direitos Direitos civis: relacionam-se à integridade individual do cidadão, como o direito à vida e à liberdade; Direitos políticos: referem-se à participação do cidadão na vida política da nação. Exemplo: Voto; Direitos sociais: referem-se às condições materiais para uma existência digna. Exemplo: saúde, educação, moradia, emprego digno.

Movimentos sociais De uma forma geral, são grupos que defendem os interesses das minorias junto ao restante da sociedade; Surgem ainda no século XVII, como um movimento da burguesia contra o Antigo Regime; No século XIX, assume as lutas dos operários por melhores condições de trabalho e de vida; Séculos XX – XXI: Novas realidades = novos movimentos: Mulheres; Negros; Homossexuais; Sem-Terra, Sem-teto; Ambientalistas; Crítica: muitos desses movimentos atuam exclusivamente quanto às suas reivindicações, ignorando as lutas das outras minorias.

Movimentos sociais no Brasil Historicamente, aparecem ainda no Período Colonial, estendendo-se ao Império: Movimentos Nativistas; Movimentos independentistas; Resistência Negra e Indígena; De um modo geral, foram todos perseguidos e silenciados.

Período Republicano Movimento Sufragista (direito ao voto feminino); Canudos; Contestado; Movimento tenentista; Lutas democráticas nos períodos ditatoriais (Estado Novo e Regime Militar); É importante ressaltar que, ao longo da maior parte da história de nosso país, os movimentos sociais foram combatidos com violência ou, na melhor das hipóteses, ignorados.

Constituição de 1988 Conhecida como “Constituição Cidadã”, foi criada após o fim do Regime Militar; Participaram de sua elaboração representantes da maioria dos movimentos sociais brasileiros; Estabeleceu a igualdade universal de direitos; Infelizmente, boa parte do que a Constituição prevê ainda não foi aplicado, por razões culturais, políticas ou econômicas.

Poder político e gênero Esclarecendo: Sexo: é uma condição biológica, relacionada à formação física do indivíduo; Gênero: como o indivíduo vê a si mesmo, do ponto de vista da sexualidade (pode ou não estar de acordo com o sexo); Orientação sexual: está relacionada ao objeto de desejo sexual do indivíduo, podendo ou não estar de acordo com o sexo e/ou com o gênero;

Histórico Primeiros grupos humanos: sociedade matriarcal: a mulher definia a identidade do clã. Eram comuns as famílias poligâmicas e até mesmo androgâmicas; Sedentarização: ocasionou o surgimento do patriarcalismo: O homem torna-se a base cultural da família e passa a definir a identidade do clã. A mulher é relegada a segundo plano, tornando-se uma propriedade do pai e, depois, do esposo.

Os movimentos feministas Revolução Industrial: leva a mulher ao mercado de trabalho; Primeira Guerra Mundial: acentua o processo; Crítica: se as mulheres podem trabalhar, por que não podem votar??? Movimento sufragista: Passa a lutar pelo voto feminino; 1893: Nova Zelândia; 1913: Portugal; 1918: Reino Unido; 1932: Brasil; 2015: Arábia Saudita;

Movimento Feminista Insere-se nas lutas sociais da década de 1960, como o movimento hippie, o movimento pelos direitos dos negros, o movimento pacifista, etc.; Luta pela plena independência da mulher, abarcando política, sociedade, família, economia;

Mulher e política no Brasil Conquista tardia do direito ao voto; Apesar dos direitos garantidos na Constituição de 1988, a realidade é: Apenas 9% da Câmara dos Deputados é composta por mulheres; Apenas 10% do Senado é composto por mulheres; As mulheres ganham cerca de 30% a menos em relação aos homens no exercício de empregos similares.