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MULTIMÉDIA MENU

CONCEITO DE MULTIMÉDIA MENU DIGITAL VS ANALÓGICO CONCEITO DE MULTIMÉDIA TÉCNICO DE ANIMAÇÃO CONSIDERAR UMA APP MULTIMÉDIA DADOS MULTIMÉDIA RECURSOS À PRODUÇÃO DE UMA APP MULTIMÉDIA FORMATOS STANDARDS

CONCEITO DE MULTIMÉDIA O conceito é aplicado a sistemas que recorram a meios fisicos/digitais para a divulgação de Informação. Multimedia, termo proveniente da língua inglesa, refere-se à partilha de informação através de vários meios. Apresentada em Direto ou anteriormente gravada, uma apresentação multimedia pode realizar-se em vários formatos, como um vídeo no youtube, uma animação em Flash, ou mesmo uma apresentação Powerpoint.

CONSIDERAR UMA APP. MULTIMÉDIA CONSIDERAR UMA APP. MULTIMÉDIA Considera-se multimédia quando uma aplicação divulga informação através dos seguintes meios ╒ texto e som; ╞ texto, som e imagens animadas; ╞ texto, som e vídeo; ╞ vídeo e som; ╞ múltiplas áreas de apresentação de imagens ou presentações em simultâneo; ╘ em situações reais (ao vivo) o uso de colunas junto com som, imagem e vídeo.

UMA APLICAÇÃO MULTIMÉDIA RECURSOS À PRODUÇÃO DE UMA APLICAÇÃO MULTIMÉDIA RECURSOS À PRODUÇÃO DE UMA APLICAÇÃO MULTIMÉDIA Para o desenvolvimento e execuçao de uma apllicação de multimedia sao necessários os seguintes requesitos: um bom monitor uma placa de som, colunas e uma placa de vídeo; um microprocessador com elevada eficácia; muita memória RAM e também física; um CD ou DVD-ROM; software adequado a todos estes dispositivos.

DIGITAL vs ANALÓGICO SINAL ANALÓGICO SINAL DIGITAL -Viajam por ondas electromagneticas -Sofrem alterações entre comunicações - distorção(transmissão imperfeita através do sistema de antenas); - interferências(sobreposição de outros sinais); - ruído(sinais ocasionais e imprevisíveis). - viajam por "pacotes" de bits binários. - são um meio mais rápido e de maior qualidade; - o sinal enfraquece mais lentamente atingindo longas distâncias; - praticamente não são atingidos pelo ruído.

DADOS MULTIMÉDIA DADOS MULTIMÉDIA A informação em multimedia pode ser gravada em diferentes suportes e formatos. Os suportes mais usados costumam ser a USB drive, HDD (hard drive disk/disco rigido) e CD-ROM. Existem vários formatos, contudo o formato mais comum é o de compressão Zip (*.zip ; *.rar ; *.rar5 ; *.7z)

FORMATOS STANDARDS IMAGEM E GRÁFICOS ÁUDIO ANIMAÇÃO TEXTO VÍDEO

Plain Text – texto simples gerado pelos editores de texto; não permite diferentes fontes ou estilos; apenas os caracteres Principais tipos de Texto TEXTO Rich Text – texto enriquecido produzido por processadores de texto; apresentam diferentes fontes, cores, estilos, etc. (usado nos jornais, revistas) HyperText – texto com ligações a outros documentos Formatos Rich Text Format (*.rtf) Windows Notepad (*.txt) Microsoft Word (*.doc)

IMAGEM E GRÁFICOS Principais Formatos GIF (Graphics Interchange Format) (*.gif) PNG (Portable Network Graphics) (*.png) JPEG (Joint Photographic Experts Group) (*jpg) Gráficos – informação vectorial (pontos, rectas, circunferências, quadrados, etc.); Usados em logotipos, icons, etc. Imagens – são mapas de bits; os mapas são dados por uma determinada largura e altura em pontos (resolução)

Mapaeamento de Texturas ANIMAÇÃO Modelação 3D Modelação tridimensional (ou 3D) é o processo de desenvolvimento de uma representação matemática de qualquer superfície tridimensional de um objeto (seja inanimado ou vivo), através de software especializado. O produto é chamado de modelo tridimensional. Mapaeamento de Texturas Mapeamento de textura (ou texturização) é a parte da computação gráfica, que se ocupa do estudo da simulaçãode materiais e texturas sobre planos.

Mapaeamento de Texturas

Modelação 3D

ÁUDIO Audio Analógico Formatos Principais Vem diretamente dos instrumentos musicais. Formatos Principais MIDI - Musical Instrumente Digital Interface (*.mdi) WAVE (*.wav) MP3 - MPEG-2 Audio Layer III (*mp3) OGG (*.ogg) Frequentemente usado na multimédia, o som é uma forma de passar informação que requer suportes físicos como placa de som e coluna Audio Digital Convertido do audio analógico ou produzido num computador (sintetizador).

VÍDEO Bastante parecido com cinema, os videos são como um rolo fotográfico, numa sequência de fotogramas/frames. Formatos de Transmissão Principais Formatos NTSC - National Television System Comitee : 29.97 frames por segundo com uma resolução de 525 linhas (formato Japonês e Americano) - MPEG (Moving Picture Experts Group)  (*.mpg) - WEBM (*.webm) MP4 (MPEG-4 Part 14) (*.mp4) FLV (Flash Video) (*.flv) AVI (Audio Video Interleaved) (*.avi) PAL - Phase Alternation by Line : 25 frames por segundo numa resolução de 625 linhas (formato Europeu)

TÉCNICO DE ANIMAÇÃO O Técnico de Animação 2D/3D é o profissional qualificado apto a criar animações de imagens, manual ou digitalmente, a conceber o grafismo e o movimento em 2D / 3D, dotando os acontecimentos, objectos, acções e os gestos das personagens, duma aparência de vida, utilizando as técnicas, os suportes e os requisitos artísticos necessários.