Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
do Internato Médico V Jornadas Programa Programa 16 Novembro 2011
Advertisements

Concepção: VII Semana de Administração Faculdades Integradas Fafibe
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
Inquietações Geográficas I Ciclo de Debates e Vivências de junho de 2013 Instituto de Geociências Campus da Praia vermelha - UFF.
                                        Prof Marco Braga.
Empreendedorismo: Portugal vs Europa
Painel V Forum Educação Ambiental
INSCRIÇÕES De 15 a 21 de Outubro de 2008, na Secretaria Acadêmica da UEMS – Unidade Universitária de Ivinhema CARGA HORÁRIA 40 horas com direito a certificado.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Proposta Didático-Pedagógica para Desenvolvimento de Disciplinas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Modalidade a Distância Equipe Responsável: Profa.
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Jornada Pedagógica – POIE
Com o enfoque em uma educação agroecológica, trazendo aos alunos o conhecimento sobre a importância e as inovações nesta área, assim como os espaços onde.
CIÊNCIAS AMBIENTAIS ESPECIALIZAÇÃO EM UNIVERSIDADE
PEC 2011 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA O QUE EXISTE DE NOVO E O CARDIOLOGISTA PRECISA SABER PARA A PRÁTICA CLÍNICA DIÁRIA.
V Seminário de Redes Empresariais
12 de Agosto de 2009 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
22 e 23 de Setembro de 2010 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
VI Seminário de Redes Empresariais
III Mostra Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba CENTRO DE REFERÊNCIA DA BACIA DO LAGO GUAÍBA Rua Luis Englert,
VIII Jornadas de Educação RETRATOS DE EDUCAÇÃO: DINÂMICAS em Educação 26 a 28 de Abril de Auditório da escola de Ciências da.
Período de realização: 18 e 19 de novembro de 2010 Local: Hotel Brasil Tropical Av. Abolição, Meireles, Fortaleza, CE. CEP: INFORMAÇÕES:
Educação Ambiental - GPEEA
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
Local: Espaço dos Auditórios da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Av. Arlindo Bettio, 1000 Ermelino Matarazzo - São Paulo.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
I CONGRESSO DE ADMINISTRADORES DA COSTA DO DENDÊ
I Colóquio de Psicanálise da UNIP
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
I Seminário Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação:
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
VI ENCONTRO GERAL DOS POLOS DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS (e) III ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE.
29 de agosto de 2011 ATIVIDADE GRUPO DE TEATRO DA FSP 12:30h – 14h Leitura e improviso: “Contos para Crianças impossíveis”. ENTRA E SAIA QUANDO QUISER!!!
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE NUTRIÇÃO JOSUÉ DE CASTRO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA SETOR NUTRIÇÃO.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
I SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE IDÉIAS “A PRODUÇÃO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA” I SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE IDÉIAS “A PRODUÇÃO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Estado de Minas Gerais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
I ENCONTRO DE HISTÓRIA:
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO CARVALHO ITABAIANA-SE.
Jogo do Projeto Educação para Sustentabilidade
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Política Educacional Brasileira
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Apresentação da Disciplina
I Seminário Nacional sobre a Política Nacional de  Saúde Integral de  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais 24 a 26 de novembro de 2013 Módulo.
Preparatório para o Instituto Rio Branco 0 Curso INTENSIVO DE AGOSTO e Curso de Extensão em Política Internacional Contemporânea 2 0 SEMESTRE/2008 A Diplomacia.
Professora: Paola L. G Prudente
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
PÓS-GRADUANDOS SEJAM BEM-VINDOS À FACETEG APRESENTAÇÕES Coordenador Geral de Pós-Graduação da UPE: Prof. Dr. Fernando Buarque Prof. Dr. Fernando Buarque.
ESTÁGIO INTEGRAL: UM APRENDIZADO DIFERENCIADO DE CIÊNCIAS Vinícius Gomes de Costa 1,2 ; André Scarambone Zaú 1,3 1 - Laboratório de Ecologia Florestal.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA Diálogos Interculturais: Povos Indígenas e Universidade De 30 de janeiro a 01 de Fevereiro de 2013 no.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
VII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA EA-UFPA 2015
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
Transcrição da apresentação:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Educação Campus Francisco Negrão de Lima – Maracanã Av. São Francisco Xavier, 524 12° andar – Sala 12.005 – Bloco F CEP: 20550-900 – Rio de Janeiro – RJ Coordenação Prof.ª Dr.ª Elza Maria Neffa Vieira de Castro Prof.ª Dr.ª Fátima Teresa Braga Branquinho Comissão Executiva Liliane Machado Maria Lúcia Sirena  Mayara de Sousa Modesto de Britto Informações: Secretaria do Núcleo de Referência em Educação Ambiental – NUREDAM/UERJ Telefones: 2334-0824 Horário de atendimento de 11:00h às 17:00h Emissão de Certificados UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Núcleo de Referência em Educação Ambiental Curso de Pedagogia VENHA PARTICIPAR DIA 30 DE NOVEMBRO Doação opcional: 1kg de alimento não perecível A mesa redonda ocorrerá na RAV122 - 12° andar A realização das oficinas ocorrerá nas salas da Faculdade de Educação da UERJ no 12º andar Obs: A participação na oficina 1 (A vivência acerca da ancestralidade) requer que o aluno traga os seguintes materiais: um pano ou canga para sentar no chão; um pano branco ou de cor clara de tecido maleável na forma de um xale com aproximadamente 1,40 m x 0,70cm; uma tesoura. VII FORUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Educação Ambiental: o desafio do conhecimento de estabelecer relações com nexos DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2011 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Prédio João Lyra Filho/UERJ – 12°andar Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã Impressão GRÁFICA UERJ

Dia 30/11 Quarta-feira - manhã VII FORUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Educação Ambiental: o desafio do conhecimento de estabelecer relações com nexos PROGRAMAÇÃO Dia 30/11 Quarta-feira - manhã 8:00h – Credenciamento e escolha das oficinas (entrega opcional de 1kg de alimento, cuja doação será feita à Casa de Maria e Marta (de crianças) e ao Recolhimento Betel (de idosos). 9:00h - Abertura do evento Transmissão de curta-metragem 10:00h às 12:00h - Mesa redonda – Epistemologia dos Nexos e Políticas de ocupação da Terra: uma discussão sobre as diferentes moradas. Participantes da mesa: Maristela Barenco – Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente PPG-MA/UERJ; Marisol Barenco – Mestrado em Educação (UFF) e Doutora em Educação (PUC); Mediação: Elza Neffa – Doutora em Ciências Sociais – Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ e coordenadora do NUREDAM e coordenadora-adjunta do PPG-MA/UERJ. PROGRAMAÇÃO Dia 30/11 Quarta-feira – tarde 12:00h às 14:00h – Intervalo para almoço 14:00h às 17:00h Oficina 1 – Quanto mais olho para trás, mais sou capaz de ver: uma vivência acerca da ancestralidade Responsável: Sandra Britto - Pedagoga, Orientadora educacional, arteterapeuta e especialista em Educação e Estética. Oficina 2 – Alimentação Viva: alimentação crua a base de sementes germinadas Responsável: Cooperativa Manjericão 17:30h – Encerramento no hall do 12°andar O VII Fórum de Educação Ambiental, organizado por alunos do curso de Pedagogia, tem como objetivo contribuir para a sensibilização das pessoas sobre a relação que estabelecem entre os pensamentos, as palavras e as ações e a qualidade do ambiente, da vida na Terra. Trata-se de partilhar o pressuposto de que há uma ciência reencantada que admite que os objetos das sociedades científicas e técnicas são híbridos de natureza e de cultura, tal e qual os objetos das sociedades que não têm a ciência como instrumento de leitura do mundo. Nesse encontro, pretende-se vivenciar as consequências desse pressuposto teórico-metodológico ampliando a tolerância para o que é diferente de nós buscando refletir sobre as possibilidades e os limites da (des)hierarquização entre saberes. Tais ações envolvem, por exemplo, a cultura do silêncio, o vegetarianismo, a harmonização/limpeza dos ambientes, a destinação dos resíduos, o diálogo com as artes etc