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Pará - 2014. Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.

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1 Pará - 2014

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3 Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de atividades] de quatro e até três horas diárias, parada mais de três meses ao ano [...] que irá integrar esse educado academizado com as realidades... Escola que, diminuída no seu tempo, está intimamente ligada à falsa concepção que temos de sua instrumentalidade – falsa concepção que Anísio Teixeira chama de “concepção mágica ou mística da escola.

4 Reflexão (cont.) : A essa escola verbalista, propedêutica, antidemocrática, por isso mesmo cada vez mais superposta à sua comunidade, oponhamos uma outra escola. [...] centrada na comunidade e formadora de hábitos, “deverá, assim, organizar-se para dar ao aluno, nos quatro anos de seu curso atual e nos seis a que se deve estender”, diz Anísio Teixeira, “uma educação ambiciosamente integrada e integradora”. Para tanto, continua o mestre brasileiro, precisa, primeiro, de tempo: tempo para se fazer uma escola de formação de hábitos (e não de adestramento para passar em exames) e de hábitos de vida, de comportamento, de trabalho e de julgamento moral e intelectual. (PAULO FREIRE)

5 O desenvolvimento humano é possibilitado por diferentes dimensões e liberdades: direito a outros / novos tempos e outros / novos espaços educadores. APRENDER A CONHECER APRENDER A SER APRENDER A CONVIVER APRENDER A FAZER APRENDER A CUIDAR A possibilidade do desenvolvimento integral é despertada e mediada pela prática pedagógica diferenciada FONTE: - Relatório Delors/UNESCO - Leonardo Boff

6 Origens do Curso de Formação Continuada, modalidade semipresencial, em Docência na Escola de Tempo Integral Luta pelo direito à educação, para garantir a permanência na escola e o direito a uma educação integral (quantiqualitativamente); Prioridade na formação continuada dos professores da educação básica (MEC/PDE);

7 Objetivo Geral: Formar educadores da Educação Básica Pública: gestores educacionais, professores e outros profissionais da educação nos pressupostos teóricos e práticos da Educação Integral/Integrada, tornando-os capazes de desenvolver, implementar e participar organicamente do Programa Mais Educação no Estado do Pará.

8 Objetivos Específicos: Promover a discussão sobre Educação Integral nos ambientes escolares; Estimular as escolas e demais profissionais da educação a participar da construção de estratégias pedagógicas e de gestão intersetorial para a implementação e fortalecimento da Educação Integral; Promover e estimular pesquisas e produção de novas tecnologias e material didáticos para a implementação da Educação Integral.

9 Metodologia: Curso semipresencial; Interatividade do professor e tutor com os estudantes por meio da plataforma moodle; Encontros presenciais ocorrerão nos municípios polos; Formato modular; Organização de grupos de estudo e de trabalho; Equipe de orientação: Supervisor, Professor - formador e Tutor; avaliação processual; Construção de diálogo constante entre a realidade do PME experienciadas nas escolas e as reflexões sobre a Educação Integral.

10 Proposta curricular da formação: ATIVIDADESPrevisão Módulo 1- O Curso de Docência na Escola de Tempo Integral : Introdução à plataforma moodle e pressupostos teórico- metodológicos da Educação Integral. Dez./2014 Módulo 2- Desenvolvimento da Educação Integral no Brasil e no Pará Jan./2015 Módulo 3- Educação Integral e Integrada: reflexões e apontamentos Fev./2015 Módulo 4 - A escola e a cidade, políticas públicas e pedagógicas. Mar./15 Módulo 5- A Educação como arranjo educativo Local e Regional na Amazônia Abr./15 Módulo 6 - Projeto de Pesquisa (Construção da Cartografia da Educação Integral ) e Avaliação. Maio/15 Seminário de Socialização das Cartografias com a comunidade escolar Jun./15

11 Atividade de Conclusão do Curso. Socialização de Cartografias produzidas pelo coletivo de estudantes em seminários de conclusão do curso.

12 Meta Física do Curso Formar 250 educadores que atuam no Programa Mais Educação nas escolas públicas da Rede Estadual e Municipal do Estado do Pará nos Pólos: Região Metropolitana(Belém), Região do Caeté(Bragança), Região do Guamá(Castanhal), Região do Baixo Tocantins(Abaetetuba), Região do Marajó(Breves)

13 Referências: MORIN,Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3ªed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2001. _____________.Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília,DF: UNESCO, 2000. ALVAREZ, Lúcia Helena(Org.)Educação Integral e Integrada: Módulo I,II,III,IV,V,VI.Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação,2010.

14 O TEIA AMAZÔNIDA AGRADECE A ATENÇÃO!! http://www.aedi.ufpa.br/teia/ Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação – (UFPA/ICED/FAED) – Sala 29, Bloco- B (altos ICED/FAED), Campus Univ ersitário Prof. José da Silveira Netto. Rua Augusto Corrêa, nº1, Setor Profissional, Guamá, Belém - PA, CEP: 66075-110 - Telefones: (91) 3201-8641 ou 3201- 7264 - FAX: (91) 3201-7648 - Cel: (91) 81796569 / (91) 9220-3531 / (91) 88123279 / (91) 9184512142 - E-mail: teia.amazonida@gmail.com ou wbarroso.educa@gmail.comwbarroso.educa@gmail.com


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