Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStella Sequeira Alterado mais de 9 anos atrás
1
I Seminário Nacional sobre a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais 24 a 26 de novembro de 2013 Módulo EAD Saúde LGBT Michelle Trancoso UnASUS/UERJ
2
O que é UNA-SUS? A Universidade Aberta do SUS, criada pelo Ministério da Saúde em 2010, visa atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS. A UNA-SUS atua como uma Rede colaborativa, formada por Instituições de Ensino Superior.
3
Universidade Aberta do SUS UNA-SUS
Projeto O Módulo EAD Saúde LGBT visa: Qualificar os profissionais de saúde no que diz respeito à implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Universidade Aberta do SUS UNA-SUS Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde SGEP/MS UNA-SUS/UERJ
4
UnASUS/UERJ Professores Coordenadores: Guilherme Almeida
Sérgio Carrara Paulo Telles Professores autores: Marco Duarte Marcos Nascimento Ana Melo Daniela Amaral Silvani Arruda Paulo Lopes Veriano Terto Jr.
5
Estratégias Pedagógicas
Página do curso Responsive design: layout responsivo Adaptado para qualquer tipo de tela ou aparelho móvel (tablets e celulares) Objetivo: Flexibilidade e atratividade
6
A n d r a g o g i a adultos experiências prática aprendizagem reflexão
Estratégias Pedagógicas Metodologia Característica: Autoinstrucional Foco: Abordagem qualificada prática aprendizagem reflexão adultos A n d r a g o g i a decisão autonomia contexto experiências
7
Antiguidade Greco-Romana
Estratégias Pedagógicas Formato do Curso: Linha do Tempo – contextualização do tema Antiguidade Greco-Romana 2013 Conteúdos A proposta é horizontalizar informações, com foco no histórico de uma população que possui as mesmas necessidades: atendimento qualificado. A luta por respeito e reconhecimento dos direitos de cidadania A construção da política LGBT Perspectivas teóricas sobre homossexualidade, travestilidade e transexualidade
8
Casos Estratégias Pedagógicas Vídeos – situações do cotidiano
Objetos de Aprendizagem Mídia Atratividade Casos Leitura –Casos concretos Aproximação da realidade Contextualização Realidade Planilha de respostas Compartilhamento de conhecimentos Interatividade Reflexão – Construção do Conhecimento
9
Estratégias Pedagógicas
Objetos de Aprendizagem Compartilhamento de conhecimentos Interatividade Pedagogia da pergunta Construção de conceitos Pedagogia da resposta/feedback Reflexão – Construção do Conhecimento
10
Estratégias Pedagógicas
Glossário O aluno exercita a definição dos termos, no momento em que esses forem abordados.
11
Estratégias Pedagógicas
Objetos de Aprendizagem
12
Resultados Quantitativo de cursos autoinstrucionais
Atenção Domiciliar (2404 inscritos) Judicialização da Saúde – 1720 inscritos; 762 certificados expedidos Violência – 684 inscritos; 298 certificados expedidos
13
Resultados do Curso Judicialização
14
Resultados do Curso Judicialização
15
UERJ – Pavilhão João Lyra Filho
Agradecimentos A UnASUS/UERJ agradece o privilégio de participar do processo de implantação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT no SUS, colaborando com a formação de profissionais de saúde. UERJ – Pavilhão João Lyra Filho Rua São Francisco Xavier, 524, bloco E, sala Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – Cep Tel:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.