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I Seminário Nacional sobre a Política Nacional de  Saúde Integral de  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais 24 a 26 de novembro de 2013 Módulo.

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1 I Seminário Nacional sobre a Política Nacional de  Saúde Integral de  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais 24 a 26 de novembro de 2013 Módulo EAD Saúde LGBT Michelle Trancoso UnASUS/UERJ

2 O que é UNA-SUS? A Universidade Aberta do SUS, criada pelo Ministério da Saúde em 2010, visa atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS. A UNA-SUS atua como uma Rede colaborativa, formada por Instituições de Ensino Superior.  

3 Universidade Aberta do SUS UNA-SUS
Projeto O Módulo EAD Saúde LGBT visa: Qualificar os profissionais de saúde no que diz respeito à implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Universidade Aberta do SUS UNA-SUS Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde SGEP/MS UNA-SUS/UERJ

4 UnASUS/UERJ Professores Coordenadores: Guilherme Almeida
Sérgio Carrara Paulo Telles Professores autores: Marco Duarte Marcos Nascimento Ana Melo Daniela Amaral Silvani Arruda Paulo Lopes Veriano Terto Jr.

5 Estratégias Pedagógicas
Página do curso Responsive design: layout responsivo Adaptado para qualquer tipo de tela ou aparelho móvel (tablets e celulares) Objetivo: Flexibilidade e atratividade

6 A n d r a g o g i a adultos experiências prática aprendizagem reflexão
Estratégias Pedagógicas Metodologia Característica: Autoinstrucional Foco: Abordagem qualificada prática aprendizagem reflexão adultos A n d r a g o g i a decisão autonomia contexto experiências

7 Antiguidade Greco-Romana
Estratégias Pedagógicas Formato do Curso: Linha do Tempo – contextualização do tema Antiguidade Greco-Romana 2013 Conteúdos A proposta é horizontalizar informações, com foco no histórico de uma população que possui as mesmas necessidades: atendimento qualificado. A luta por respeito e reconhecimento dos direitos de cidadania A construção da política LGBT Perspectivas teóricas sobre homossexualidade, travestilidade e transexualidade

8 Casos Estratégias Pedagógicas Vídeos – situações do cotidiano
Objetos de Aprendizagem Mídia Atratividade Casos Leitura –Casos concretos Aproximação da realidade Contextualização Realidade Planilha de respostas Compartilhamento de conhecimentos Interatividade Reflexão – Construção do Conhecimento

9 Estratégias Pedagógicas
Objetos de Aprendizagem Compartilhamento de conhecimentos Interatividade Pedagogia da pergunta Construção de conceitos Pedagogia da resposta/feedback Reflexão – Construção do Conhecimento

10 Estratégias Pedagógicas
Glossário O aluno exercita a definição dos termos, no momento em que esses forem abordados.

11 Estratégias Pedagógicas
Objetos de Aprendizagem

12 Resultados Quantitativo de cursos autoinstrucionais
Atenção Domiciliar (2404 inscritos) Judicialização da Saúde – 1720 inscritos; 762 certificados expedidos Violência – 684 inscritos; 298 certificados expedidos

13 Resultados do Curso Judicialização

14 Resultados do Curso Judicialização

15 UERJ – Pavilhão João Lyra Filho
Agradecimentos A UnASUS/UERJ agradece o privilégio de participar do processo de implantação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT no SUS, colaborando com a formação de profissionais de saúde. UERJ – Pavilhão João Lyra Filho Rua São Francisco Xavier, 524, bloco E, sala Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – Cep Tel:


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