CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
Advertisements

Professor Thiago Faria Gonçalves
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
I. Introdução: . Defesa dos organismo.
HISTOLOGIA.
Tecidos Conjuntivos Especiais
HISTOLOGIA ANIMAL TECIDO é um conjunto de células que interagem e atuam de modo harmônico na execução de diferentes funções.
TECIDOS CONJUNTIVOS Origem: mesoderma;
Os tecidos animais.
HISTOLOGIA ANIMAL.
Conjunto de células semelhantes, que desempenham uma mesma função
Tecido Epitelial e Conjuntivo
TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Professora: Roberta Fontoura
HISTOLOGIA ANIMAL.
Colégio Ari de Sá Tecidos.
Níveis de Organização do Corpo Humano.
Tecido Epitelial Professor Márcio Alexander
Alimentos e Nutrientes
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS
Fisioterapia Dermatofuncional
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
TECIDOS Conjunto de células semelhantes e interdependentes
Estudo dos tecidos.
Tecidos do Corpo Humano.
Colégio Maria Imaculada
Tecidos Animais.
HISTOLOGIA ANIMAL.
Tecido Conjuntivo (Caracteres gerais e TCPD)
TECIDO CONJUNTIVO PROF. PANTHERA.
Tecido conjuntivo.
Histologia Professora Ana Maria.
Centro Universitário Candido Rondon
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
TECIDOS EPITELIAIS ORIGINAM-SE A PARTIR DE TODOS OS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS. TEM FUNÇÃO DE REVESTIMENTO, ABSORÇÃO, SECREÇÃO E PERCEPÇÃO. CLASSIFICAM-SE EM:
Tecidos.
Prof. Priscila Anderson
Tecido Conjuntivo.
TECIDO CONJUNTIVO ELÁSTICO
TECIDO CONJUNTIVO.
Tecido conjuntivo Prof. Rodrigo Corrêa.
Secreção Epitélio Glandular.
Tecidos conjuntivos 1ª parte.
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
O corpo humano Níveis de organização
Classificação  Tipos básicos de Tecidos Animais:
Histologia Professora Ana Carolina.
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
Profª Karen Borges de Andrade Costa
É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções.
Tecidos Conjuntivos: conectando o organismo
Histologia Humana: tecidos epiteliais
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
TECIDOS CONJUNTIVOS.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia II Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
Tecido conjuntivo.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Tecido Epitelial. Organismo humano é constituído por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial: revestimento da superfície ou de cavidades, secreção.
TECIDO CONJUNTIVO São tecidos  constituídos predominantemente por células mergulhadas em material intercelular – a matriz extracelular - uma rede de fibras.
Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini Profª Lauren Pedrozo Gonçalves Profª Patricia Grippe Profª Rafaeli Fracasso Caetano.
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituída por uma parte não- estrutural, denominada de substância fundamental.
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Conteúdo pág. 46 à 50 Histologia Histologia é a parte da biologia que estuda os tipos de tecidos e suas funções. Tecidos Tecidos são agrupamento de células.
Transcrição da apresentação:

CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO Profa. Ana Paula Miranda Guimarães

Organização do corpo SISTEMAS ÓRGÃOS TECIDOS CÉLULAS

TECIDOS Grupos de células de aparência semelhante e função comum. EPITELIAL CONECTIVO MUSCULAR NERVOSO CÉLULAS

Qual a vantagem da Pluricelularidade? Aumento do tamanho corporal Especializações das células Aumento da probabilidade de sobrevivência

Todos Tecidos Possuem células específicas com formas específicas; Matriz extracelular com substâncias intercelulares ou intersticiais.

TECIDO EPITELIAL Reveste a camada externa do corpo e internamente os órgãos e cavidades; São células muito unidas uma nas outras; Pouca Matriz extracelular; Com várias conexões; Evitar: danos mecânicos, patógenos e perda de líquidos; É uma BARREIRA; Não possuem vasos sanguíneos; Há vários formatos de células.

TECIDO EPTELIAL HÁ DOIS TIPOS: 1. Revestimento: Ex: epitélio que reveste recobre o intestino delgado. Microvilosidades Lâmina basal Figura 1: Revestimento do intestino delgado Figura 2: Células do intestino delgado

TECIDO EPTELIAL O que é a caspa???

TECIDO EPTELIAL 2. Glandular: Secretam substâncias: hormônios, enzimas, saliva, leite... Contudo, existem epitélios de revestimento que também secretam substâncias. Ex: Epitélio do estômago, secreta ácido clorídrico. Organizadas em glândulas; Glândulas exócrinas: liberam as substâncias para fora do corpo ou cavidades do corpo. Ex: glândulas sebáceas, glândulas mamária, glândula sudorípara... Glândula endócrina: liberam substâncias na correte sanguínea. As secreções são chamadas de hormônios. Ex: tireoide, hipófise... Glândula mista: possuem as duas funções. Ex: Pâncreas (enzimas digestivas para o intestino; e a insulina e glucagon).

PELE Maior órgão do corpo; Células especiais: queratinócitos, Melanócitos, Langerhans e Merkel; Pêlos e unhas;

VITILIGO E ALBINISMO!!

CÂNCER DE PELE X MELANINA

TECIDO CONECTIVO Unir, preencher e apoiar outros tecidos; Células espaçadas com abundante matriz extracelular; A matriz extracelular vai de líquida à sólida; Proteínas fibrosas: colágeno (flexibilidade), elásticas, reticulares (resistência). Há seis tipos: Tecido conjuntivo frouxo (TCPD); Tecido conjuntivo denso (TCPD); Tecido cartilaginoso; Tecido Ósseo; Tecido adiposo; Tecido sanguíneo.

Fibras do tecido conjuntivo Fibras Colágeno Fibras Elastina Fibras Reticulares

TCPD Células: 1- Tecido conjuntivo frouxo: Mais abundante; Fibroblastos: principal componente, produção de colágeno, transformação em outras; Macrófagos: Derivadas do leucócitos, ataque e fagocitose; Plasmócitos: linfócitos, produção de anticorpos, defesa; Mastócitos: resposta imunológica, produção de heparina (anticoagulante) me histanima (antialérgico); 1- Tecido conjuntivo frouxo: Mais abundante; Proteínas distribuem frouxamente; Flexível; Nutrição das células epiteliais; Preenche espaços e sustenta; Processo de cicatrização.

Tecido conjuntivo frouxo Cicatriz Corte do lábio

1- Tecido conjuntivo denso: Mais fibras colágenas e células fibroblastos; Muito resistente, flexível e pouco elástico; Derme, ligamentos e tendões; Derme Tendões

TECIDO CARTILAGINOSO Firme e flexível: Colágeno e elastina; Junto com o ósseo tem função de sustentação; Não possui vasos sanguíneos, linfáticos e nervos; Pericôndrio nutrição; Células condrócitos; Entre os ossos como amortecedor, apoio nariz e orelhas, molde e revestimento; Matriz “emborrachada” com um complexo de proteínas e carboidratos (sulfato de condroitina);

Tecido Cartilaginoso

Ficamos mais altos ao acordar?

TECIDO ÓSSEO Sustentação do corpo, fixação dos músculos, proteção dos órgãos e produção de células sanguíneas; Matriz sólida e rígida com colágeno e sais minerais (fosfato de cálcio, fosfato de magnésio, carbonato de cálcio); Tecido mineralizado; Células osteoblastos; Ser humano adulto: 206 ossos.

Tecido ósseo espojoso: produção de células sanguíneas

Corte transversal do osso

OSTEOPOROSE

TECIDO ADIPOSO Atua como isolamento térmico, reserva de energia, proteção contra choques e traumatismos em órgãos; Células adipócitos que armazenam lipídeos; Pouca Matriz extracelular; Maiores células do corpo; Próximas ao conjuntivo frouxo;

Tecido adiposo

LIPOASPIRAÇÃO Retirada de tecido adiposo de uma determinada área através de aspiração com cânula Cânula de lipoaspiração dentro do tecido adiposo aspirando a gordura

RESPONDA UFRN/2012 Para fazer um piercing é necessário saber quais são os principais cuidados apontados por especialistas, dentre eles, o de optar por áreas sem cartilagens, pois pode haver o risco de infecções e formação de queloides. Considerando isto: A) apresente duas funções do tecido cartilaginoso no organismo humano. B) justifique, do ponto de vista da constituição do tecido cartilaginoso, as dificuldades para controlar uma infecção em locais que contenham cartilagens.

TECIDO SANGUÍNEO Células muito afastadas e com matriz líquida; Dois componentes: Elementos figurado: células e fragmentos; Plasma; Funções: transporte de substâncias, proteção e regulação de temperatura. As células: Glóbulos vermelhos (Hemácias), hemoglobina (proteína)= Transporte O2; Glóbulos brancos (Leucócitos), cinco tipos principais= Defesa; Plaquetas (fragmentos de células)= Coagulação.

COAGULAÇÃO

TECIDO MUSCULAR Relacionado ao movimento: locomoção, contração de órgãos; As células são alongadas= fibras; Células especializadas na contração; Ricas em duas proteínas= actina e miosina; Temos + de 600 músculos, que pesam + da metade do corpo; Maior= Glúteo; O movimento que realizamos e que mechem mais músculos são os da face, no qual mostramos nossos sentimentos ( 16). O que mais se movimentam são os músculos dos olhos, movem-se  100.000 vezes em um dia.

Tipo de músculos

Como ocorre a contração?

Como o músculo “cresce”?? Por que comer proteínas? Como o músculo “cresce”?? Aumenta números de células Aumenta o tamanho das células Hipertrofia= formação de novas miofibrilas; Atrofia= reabsorção das miofibrilas.

TECIDO NERVOSO Controla todos os outros tecidos; Captar, transmitir e integrar informações; Células excitáveis= neurônios; Regeneração limitada;

ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

IMPULSO NERVOSO

IMPULSO NERVOSO