Avaliação Qualitativa das Respostas da LAI JUSTIFICATIVA Atualmente os pedidos de informações são monitorados por meio das análises dos relatórios estatísticos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Advertisements

Cancelamento de benefícios
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Acordo de Nível de Serviço Gerenciamento de Disponibilidade
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Restrições de Acesso à Informação
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Planejamento do gerenciamento de riscos
A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
Ouvidorias e mediação de conflitos
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Princípios do SCO.
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
COBRANÇA DE DÍVIDAS E BANCO DE DADOS
O QUE É AÇÃO CORRETIVA?.
LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
CONTROLE Universidade Federal do Amapá
Lei de Acesso à Informação Monitoramento e Apoio à Implementação Otávio Castro Neves Coordenador-Geral de Governo Aberto e Transparência Controladoria-Geral.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GABINETE DO SECRETÁRIO ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Curso de Capacitação Tema: Elaboração de Projetos Palestrantes:
A maior parte dos programas de computador gera uma saída resultante de um processamento que é executado sobre dados que ele recebe como entrada. Em geral.
CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Monitoramento da Implementação da Lei de Conflito de Interesses ______________________________________ SETEMBRO/2015.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Plano de Ensino e Orientações
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Exemplos Da LAI Pela lei basta pedir ao órgão as informações que você quiser, desde que não sejam sigilosas, como as de investigações em andamento. A.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Maio de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Altair Roberto de Lima Secretário-Adjunto da SGCT Fortaleza/CE, 15 de março de ADI 4895, Rel. Min. Toffoli. Requerente: PGR Objeto: Lei /11.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 OUVIDORIA.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Solução de Conflitos em Pedidos de Acesso à Informação Coordenação-Geral de Recursos de Acesso à Informação Érica Bezerra Queiroz Ribeiro.
27/08/ º FONAC Florianópolis – SC Apresentação do Sistema Informa Maceió.
Padronização das páginas de transparência em todas as esferas da Administração Pública.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Qualitativa das Respostas da LAI

JUSTIFICATIVA Atualmente os pedidos de informações são monitorados por meio das análises dos relatórios estatísticos do e-SIC Avaliação qualitativa ocorre: – Por meio da pesquisa de satisfação do requerente (subjetivo) – Esporadicamente, a partir de uma denúncia, reclamação ou até mesmo de ofício.

OBJETIVOS Identificar problemas nas qualidades das respostas a pedidos de acesso à informação, de forma a embasar a realização de ações corretivas Melhorar a qualidade das respostas dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal no âmbito da LAI. Identificar boas práticas para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação Diminuir quantidade de recursos relativos a pedidos de acesso à informação

DESCRIÇÃO DA AÇÃO A tarefa consiste em avaliar as respostas dadas pelos órgãos aos pedidos de informação feitos por meio do e-SIC, no âmbito da LAI. Para tanto, cada NAP receberá um grupo de pedidos conforme a definição da tabela amostral. Os pedidos serão avaliados em relação a aspectos formais e qualitativos. Para avaliá-los, o servidor do NAP preencherá uma “Ficha de Avaliação das Repostas dos Pedidos da LAI” e responderá a perguntas relacionadas a tais critérios.

ESCOPO Respostas aos pedidos feitos a partir do e-SIC. Apenas repostas dadas ao pedido inicial. Pedidos com respostas fornecidas no 1º semestre de Pedidos com os seguintes tipos de resposta: acesso concedido; acesso parcialmente concedido; acesso negado; não se trata de um solicitação de informação. Pedidos feitos para órgãos/entidades da Administração Direta, Agências Reguladoras, Autarquias e Estatais. OBS: Não serão avaliados os pedidos direcionados para as Universidades e Instituição de Ensinos Superiores. Não serão avaliados respostas dadas aos recursos.

ANÁLISE AMOSTRAL Erro7% TIPOQtde ÓrgãosQtde PedidosAmostraUniverso PedidosAmostra Final Universo Total Órgãos da Amostra de ÓrgãoPedidos Adm. Direta Agência Autarquia Estatal Sub-Total Top Total Geral

CRITÉRIOS Aspectos formais

ASPECTOS FORMAIS 1.A resposta traz informação sobre a possibilidade de recurso? 2.A resposta traz informação sobre o prazo para recurso? 3.A resposta traz informação sobre autoridade competente para apreciação do recurso? 4.A resposta traz indicação da área responsável pela resposta? Possibilidades:  Sim  Não

ASPECTOS FORMAIS 5. O órgão informou corretamente a quantidade de perguntas feitas pelo solicitante?  Sim  Não Possibilidades: DADOS DA RESPOSTA:

ASPECTOS FORMAIS tipo de resposta 6. O órgão marcou corretamente o campo “tipo de resposta”?  Sim  Não  Não é possível avaliar Observação: acesso concedido acesso parcialmente concedido acesso negado não se trata de solicitação de informação Tipo de resposta - Acesso concedido - Acesso parcialmente concedido - Acesso negado - Não se trata de solicitação de informação

ASPECTOS FORMAIS 7. O órgão marcou corretamente se o pedido de acesso ou sua respectiva resposta contém informações sujeitas a restrição de acesso?  Sim  Não  Não é possível avaliar Observação: Restrição de acesso - Informação pessoal - Informação classificada - Informações protegidas por outros sigilos legais

ASPECTOS FORMAIS 8. Caso a resposta anterior seja “não”, que tipo de erro foi encontrado?  O órgão bloqueou publicação que não havia informação restrita  O órgão permitiu a publicação de informação restrita

ASPECTOS FORMAIS 9. Caso a resposta acima seja “órgão permitiu a publicação de informação restrita”” Onde estava a informação restrita?  Texto da pergunta  Texto da resposta  Texto dos anexos Mais de uma opção pode ser escolhida

ASPECTOS FORMAIS 10. Em caso de acesso negado ou parcialmente concedido, a resposta apresenta justificativa para negativa conforme um dos casos previsto em legislação?  Sim  Não  Parcialmente  Não se aplica Observação:

CRITÉRIOS Aspectos qualitativos

ASPECTOS QUALITATIVOS 11. A resposta dada é coerente com a solicitação de informação apresentada?  Sim  Não  Parcialmente

ASPECTOS QUALITATIVOS Exemplo

ASPECTOS QUALITATIVOS 12. O pedido foi respondido?  Sim (totalmente)  Não (nenhuma das perguntas)  Parcialmente (apenas uma parte das respostas) Observação: Todas as perguntas devem ser consideradas Responder não significa conceder acesso

ASPECTOS QUALITATIVOS 13. A resposta apresenta, na medida do possível, linguagem que facilita o entendimento de qualquer cidadão?  Sim  Não Observação: Resposta deve ser clara, objetiva e simples

ASPECTOS QUALITATIVOS 14. A resposta é escrita com correção ortográfica e/ou gramatical?  Sim  Não

ASPECTOS QUALITATIVOS 15. Faltou cordialidade na linguagem empregada na resposta?  Sim  Não

ASPECTOS QUALITATIVOS 16. A resposta utiliza termos técnicos desnecessariamente?  Sim  Não Observação: em alguns casos, a resposta exige o uso de uma linguagem técnica devido a própria natureza da pergunta realizada.

OBRIGADA