CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL FONOAUDIOLOGIA 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Ceará
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A Coordenação e a equipe técnico-administrativa de Educação a Distância desejam-lhes um excelente semestre letivo! Sejam bem-vindos a !
Bacharelado em Sistemas de Informação
PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
CAPACITAÇÃO NOS SISTEMAS ACADÊMICOS FIA
COLEGIADO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR PÓS-GRADUAÇÃO 2011
Ao contrário do que você pensa:
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
Aproveitamento de Estudos
Outubro de 2008.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Portfólio de Estágio Supervisionado
Curso de Especialização em Educação a Distância
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PERÍODO DE 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 2013.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Trabalho de conclusão de curso
Trabalho final de curso
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
OBJETIVOS Objetivo Geral
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Governança Curricular Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Comissão de Graduação.
Governança em Tecnologia da Informação
DEPARTAMENTO DE DERMATOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DA USP
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
Cursos de Especialização Heloiza Henê M. da Silva Coordenadora Geral de Regulação do Ensino Superior SESu/MEC.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Resolução da Avaliação Docente CPA
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Gestão Pública Municipal APRESENTAÇAO DO MODULO ESPECIFICO Prof. Edison Rodrigues Barreto Junior coordenador Setembro de 2011.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Estágio Supervisionado
Seleção, qual a melhor proposta ?
Irene Marchesan Turma 1977.
Trabalho de conclusão de curso
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Curso de Especialização em Motricidade Orofacial

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INLUSIVA
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Bem vindos!. Vice-Diretoria Cursos Técnicos Júlio Araújo Coord. Sumaré Prof. André Cirino Coord. Sto Amaro Prof. João Ursino ORGANOGRAMA
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
à preparação para o trabalho produtivo “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL FONOAUDIOLOGIA 2011 COLEGIADO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL FONOAUDIOLOGIA 2011

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Forma de Oferta: Presencial Número de Vagas: Número mínimo: 30 (vinte e cinco) vagas Número máximo: 35 (trinta) vagas LOCAL: A proposta é realizarmos aulas teóricas na UNIME as atividades práticas, incluindo processo de avaliação e terapia em motricidade orofacial, na Associação Brasileira de Odontologia e/ou na Clínica-escola de Fonoaudiologia da UNIME.

Curso de especialização em Motricidade Orofacial Objetivo Geral: Atribuir competência técnica e científica por meio de atualização na área da motricidade orofacial. Objetivos Específicos: - Aprimorar o conhecimento técnico - científico na área da motricidade orofacial. - Desenvolver o exercício clínico por meio de atendimentos aos pacientes em um contexto ambulatorial, através do raciocínio fundamentado na área da motricidade orofacial. - Estabelecer grupos de pesquisas em Fonoaudiologia ambulatorial. - Vivenciar a prática fonoaudiológica na Associação Braisileira de Odontologia e/ou na Clínica-escola de Fonoaudiologia da UNIME-IUNI. - Participar de discussões clínicas numa concepção interdisciplinar.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL 360 horas acadêmicas 140 horas de atividades práticas Seleção: entrevista e currículum Poderá ser modificada a data do início de acordo com a formação da turma.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL PÚBLICO ALVO: Poderão candidatar-se ao curso, portadores de diploma de graduação em Fonoaudiologia expedido por Instituições de Ensino Superior, Otorrinolaringologistas e Dentistas portadores de diploma de graduação em Odontologia.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Coordenação acadêmica: Carmen das Graças Fernandes Fonoaudióloga formada pela Universidade Católica de Petrópolis Pós-graduada em linguagem pela UFBA Mestre em Fonoaudiologia pela PUC – SP Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UNIME.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Atividades em sala de aula: 360 horas acadêmicas. Atividades práticas: 140 horas acadêmicas Orientação ao trabalho de Conclusão de Curso: artigo científico 20 horas acadêmicas. TOTAL: 500.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Período de Realização: De janeiro de 2011 a junho de 2012 Carga horária mensal e distribuição: Mensalmente serão ministradas 20 horas/acadêmicas. Dias da semana: às sextas-feiras das 13 às 18:20hs e das 19hs até as 22:20hs, sábados das 8 às 12:30 e das 14 às 18:30hs.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Atividades práticas: 140 hs/acadêmicas a partir do 4oou 5º módulo. Local: Associação Brasileira de Odontologia – ABO-BA e/ou da Clínica escola de Fonoaudiologia da UNIME. A formação da turma de estágio será constituída pela equipe de coordenação do curso de especialização em Motricidade Orofacial e terá no máximo 08 alunos por turma. Orientação à pesquisa científica (TCC): a partir do 7o módulo do curso, em horário a combinar com o professor orientador.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Conteúdo programático e professores: 1º Módulo Bioética e Biossegurança aplicadas à fonoaudiologia: Ms Glória Canto e Ms Carmen das Graças Fernandes 2º Módulo Anatomia e fisiologia do sistema estomatognático: Dr. Atson Fernandes 3º Módulo Conhecimentos de Ortodontia e de ortopedia funcional dos maxilares aplicados à Fonoaudiologia. Exames de radiologia Odontológica aplicados à Fonoaudiologia: Cefalometria, Rx Panorâmico. Dra. Ana Claudia Oliveira Meira. Disfunção temporomandibular. Dr. Márcio Lisboa. Cirurgia Ortognática: Dr. Weber Céo. Trauma de face: Dr. Marcos André. 4º Módulo Avaliação e terapia dos distúrbios da mastigação, da deglutição, da respiração e da fala.Ms. Carmen das Graças Fernandes Estágio supervisionado: a partir do 4º ou 5º módulo: supervisora Ms Carmen das Graças Fernandes.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Conteúdo programático e professores: 5º Módulo Fundamentos em neurologia aplicados à fonoaudiologia na área da Motricidade Orofacial: Prof. *a confirmar. 6º Módulo Metodologia Científica: Dra. Aline Alvarenga e Dra. Karina Neri. 7º Módulo Avaliação e terapia fonoaudiológica nos casos neurológicos: dispraxia e disartria: Dra. Karen Ortiz. 8º Módulo Aspectos Otorrinolaringológicos associados à cabeça e pescoço: Dra. Cristina Salles. Polissonografia: Dra. Andréia Barral. 9º Módulo Avaliação e terapia fonoaudiológica dos distúrbios miofuncionais orofaciais nos casos de Disfunção Temporomandibular (DTM): Ms. Melissa Melchior. 10º Módulo Aspectos Biopsíquicos em Motricidade Orofacial. Proofessor a confirmar.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Conteúdo programático e professores: 11º Módulo Avaliação e terapia dos distúrbios miofuncionais orofaciais nos casos de fissura lábiopaltina: Dra. Camila Vila Nova Cirurgia plástica nos casos de fissura lábiopalatina: Dr. Paulo Plessim 12º Módulo Metodologia Científica II: Dra. Aline Alvarenga e Dra. Karina Neri. 13º Módulo Fonoaudiologia Estética Facial. Ms Magda Zorzella. 14º Módulo Avaliação e Reabilitação fonoaudiológica na Paralisia facial: Ms Daniele Fontes 15º Módulo Avaliação e terapia dos distúrbios miofuncionais orofaciais nos casos de cirurgia ortognática e trauma de face. Prof. Dra. Luciana Vitalino Voi Trawitzki. 16º Módulo Empreendedorismo, marketing e gestão em Fonoaudiologia. Dra. Tânia Benvides, Ana Cristina Farias e Cláudia Célia Lopes Souza. 17º Módulo Orientação ao TCC. Profa. Aline Alvarenga. 18º Módulo Apresentação do TCC. Prof. Carmen Fernandes

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL CRITÉRIO DE SELEÇÃO O processo seletivo constará de duas etapas a serem realizadas no mesmo dia ou em dias consecutivos: 1ª etapa: análise do Curriculum Vitae Objetivo: adequação da formação acadêmica do candidato ao curso de especialização – Formação em Fonoaudiologia (apresentação obrigatória do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso e Histórico Escolar e inscrição definitiva ou provisória em Conselho Regional de Classe – CRFa, CROBA – dentistas e CRM - otorrinolaringologistas). 2º etapa: entrevista Individual Objetivo: conhecer a expectativa acadêmica do candidato bem como seu interesse específico (área de interesse para aprofundamento de estudo e produção de monografia) no curso de especialização em Motricidade Orofacial.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Inscrições NEPG: Núcleo de Extensão e Pós-graduação da Unime-IUNE. Fone: (71) 3378-8937 / 3378-8979 Email: Matrícula: Local: NEPG: Núcleo de Extensão e Pós-graduação da Unime-IUNE. Horário: das 08:00h às 18:00h Contato: (71) 3378-8937 / 3378-8979 Documentação necessária: (Xerox autenticada): - Diploma ou certificado de graduação; - Histórico Escolar da graduação; - Currículum Vitae, documentado; - Carteira de Identidade e CPF; - 02 fotos 3x4.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL SISTEMAS DE AVALIAÇÃO Formas de Avaliação: a Avaliação da Aprendizagem Discente será realizada por conceitos, de 0 (zero) a 10 (dez). É considerado aprovado na disciplina o aluno que, cumprida a freqüência regimental, obtiver conceitos 7,0 (sete) ou acima de 7,0 (sete). É considerado reprovado o aluno que, mesmo cumprindo a freqüência regimental, obtiver conceito abaixo de 7,0 (sete). A avaliação do aluno, durante o curso será efetuada através de provas e/ou trabalhos após a conclusão de cada disciplina. Caso o professor solicitar trabalhos a serem entregues em data posterior ao módulo, o aluno deverá respeitar a data prevista para a entrega, se não for possível a entrega será necessário repetir o módulo em outra turma do mesmo curso.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL CONTROLE DE FREQUÊNCIA: A frequência mínima será 75 (Setenta e Cinco), por cento da carga horária total do curso incluídos nos 25 (Vinte e Cinco), por cento de ausência as faltas justificadas (Resolução nº04/97 - CNE de 13/08/97 que altera o art. 5º da Resolução nº12/83 - CFE de outubro de 1983). A forma de controle de faltas será realizada através de uma lista de frequências que será passada nos dias que compõem cada módulo oferecido

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL TRABALHO DE CONCLUSÃO O TCC será em forma de artigo científico, de acordo com as especificidades de cada assunto e a apresentação será individual. O orientador do TCC será escolhido pelos alunos entre os professores que compõem as Linhas de Pesquisa e/ou eixos temáticos do Curso em que se insere a pesquisa; o número de vagas para orientação de cada professor não deve exceder a cinco. A pré-apresentação e discussão dos projetos deverão seguir os critérios contidos no regulamento específico do Curso e será realizada em duas etapas na disciplina de Metodologia Científica, sendo que na primeira etapa, será produzido um projeto que descreverá sua proposta de pesquisa e ao final do curso, segunda etapa do módulo, será elaborado um produto final que terá o formato de artigo científico, resultado de um estudo (teórico ou empírico), que expresse o conhecimento do assunto escolhido, com uma avaliação crítica de uma questão do interesse dos profissionais de saúde, especificamente na área da Motricidade Orofacial. Este trabalho deverá estar sob a responsabilidade de um orientador, professor do curso de especialização em Motricidade orofacial da UNIME. Durante o desenvolvimento do Curso estão previstas supervisões com o orientador do tema, reuniões clínicas e oficinas de orientação à pesquisa.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL CERTIFICAÇÃO De acordo com a Resolução CNE / CES nº 01 de 03 de abril de 2001, os certificados de conclusão do curso de pós – graduação lato sensu serão registrados na instituição promotora do mesmo, no caso do presente projeto, a União Metropolitana de Educação e Cultura. Critérios para obtenção do certificado: - cumprimento de todas as disciplinas com avaliação individual de cada disciplina; - avaliação satisfatória de cada disciplina com nota ou conceito igual ou superior ao conceito 7,0 (sete) ; - aprovação do trabalho na forma de artigo científico final na área da Motricidade Orofacial por dois docentes (da área específica) do curso; - o trabalho final – artigo científico – deverá ter qualidade para publicação em revista especializada na área.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IUNI Av. Luis Tarquínio Pontes, n° 600, Centro - Lauro de Freitas / Bahia. Fones: (71) 3378-8937 / 3378-8979