Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instalação e Configuração
Advertisements

Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
Iniciando na plataforma Eclipse
IPv6 no Linux com túnel Teredo Tunneling
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Comandos do Linux SO II.
Configuração de servidores SMTP e POP3
Instalando Pacotes 1 Instalando Pacotes. Instalando Pacotes 2 RPM - Red Hat Package Manager ; Sistema desenvolvido pela Red Hat para gerenciamento da.
Primeira aula de laboratório
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
Emitindo seu Certificado Digital
e comunicação entre Processos
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Aula 6 – Sistema Operacional
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Como instalar e executar o programa
Servidor HTTP (Apache)
Ubuntu Day [ SAMBA ] (Servidor de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras) Sistema utilizado: Ubuntu Rodrigo Almeida Costa.
SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO (LINUX)
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Sistemas Operacionais
Interpretador Python.
Gestão de Sistemas Operacionais II
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Windows Sistema operacional da Microsoft
DEBIAN.
MICROSOFT Windows XP.
Sistemas Operacionais
Professor: Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
Facebook Treinamento VipSaúde. A VipSaúde empenha todos os seus esforços na venda de Planos de Saúde pela Internet. Obviamente, o contato direto com as.
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
PROF PAULO MAXIMO, MSc
Workshop de Informática
Nomeação de arquivos – Cap 4.1.1
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
BeeFS Deployment Carla de Araujo Souza 16 de abril de 20151Estágio Integrado © Carla de A. Souza.
SQLite Banco de Dados II.
Capítulo 9 Arquivos JAR.
Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Sistemas Operacionais II Sistemas de Arquivos- Tipo de arquivos – Cap
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
CVS – Gerenciamento de Versões
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
Protegendo pasta na rede com senha no windows -XP
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Operacional Aberto (Linux) AULA 02 Prof. André Lucio.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Duvidas Frequentes 09/01/2009. Atualizando o SISMOURA.
 Laboratório de Graduação  Destinado a alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação  Horário de funcionamento: ◦ De segunda a sexta de 8h.
Instalação do sevidor OpenLDAP Aprenda realizar a instalação do servidor OpenLDAP Prof: Claudio Cavalcante.
MAICON ALVES PROJETO INTEGRADOR II. Sumário  Porque customizar.  Projetos Similares.  Ferramentas que serão integradas.  Requisitos para customização.
LINUX.
Instalação de pacotes Sistemas Abertos.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação UNIESP - 2011 Sistemas de Informação Prática de Formação I - 2011/01 Prof. Carlos Alberto Seixas E-mail: seixas.alberto@gmail.com

Agenda da Aula Gerenciamento de Pacotes x Programas Instalados Práticas

Pacotes O que são? São arquivos contendo informações sobre softwares instalados no sistema operacional.

No Windows Os arquivos .cab do Windows, que sabidamente integram pacotes de instalação .msi. Windows Installer Gerenciador de programas

Pacotes no Linux

Como instalar Duas maneiras: Baixando código fonte e compilando Utilizando um gerenciador de pacotes

Compilando o código fonte. compilando o código fonte. # ./configure # make # make install

Pacote .deb Arquivo cujo a extensão é .deb Ex.: pidgin.deb Um pacote deb contém compactado em si algum tipo de software ou biblioteca. A finalidade de um pacote deb é realizar tarefas como: instalação de aplicativos, instalação de ferramentas, codecs, plugins, fazer configurações, etc.

Exemplo Sistema de controle de caixa: /etc/caixa.conf /usr/bin/caixa-adm /usr/bin/caixa-main /usr/share/application/caixa.desktop Ao invés de copiar todos os arquivos e configurar permissão de um por um deles, simplesmente empacota-se em um arquivo caixa.deb que já possuirá um arquivo de controle que terá esta função.

Definir exatamente o objetivo do pacote é uma das etapas mais importantes de todo processo.

Criar diretorio e o nome deste diretório deve ser sugestivo em relação à funcionalidade do pacote. Exemplo o diretório base será chamado de "teste", e este será criado dentro do diretório /tmp. Comando necessário: # mkdir /tmp/teste

Criar pasta DEBIAN (o nome do diretório deverá ser escrito em maiúsculo). Este é o diretório que conterá os arquivos de controle do pacote. Comandos necessários: # mkdir /tmp/teste/DEBIAN

Criar arquivo de controle O arquivo de controle chamado "control" é de extrema importância para cada pacote deb, pois este traz informações como: nome do pacote, versão do pacote, nome do mantenedor, dependências relacionadas, descrições sobre a finalidade, entre muitas outras características.

Comandos necessários: # mcedit /tmp/pacteste/DEBIAN/control Após aberto no editor de texto mcedit, vou criar as seguintes linhas no arquivo control: Package: pacote-teste Priority: optional Version: 0.1 Architecture: i386 Maintainer: Carlos Alberto Seixas Depends: Description: Este é um pacote ensina a criação de um pacote deb.

Criando a estrutura de diretórios do pacote Entre no diretório base e digite o seguinte comando: # mkdir -p usr/lib/cups/filter OBS: Note que na frente do usr não tem o /. No momento da instalação do pacote ele fará automaticamente a seguinte verificação partindo da raiz (/) do sistema: Tem diretório usr na raiz (/)? Se sim, então entre no diretório usr; Senão, crie o diretório usr e entre;

Criando o pacote DEB Sintaxe do comando: dpkg-deb -b <caminho absoluto do diretório base> <local onde o pacote deve ser gerado> Comando para gerar o pacote do exemplo: # dpkg-deb -b /tmp/pacteste /tmp O resultado deste comando será um arquivo chamado pacote-raf_0.1_i386.deb dentro do diretório /tmp. Para testar se o pacote realmente funciona, basta utilizar o seguinte comando: Sintaxe do comando: dpkg -i <nome do pacote>

O que é dependência? Dependência, como o próprio nome diz, quer dizer que um determinado pacote x pode depender de um determinado pacote y ou até mais que um, ou seja, você terá de instalar y primeiro para pode instalar x.

Coo instalar .deb Baixar ou cpiar o arquivo .deb Abra um terminal, vá até a pasta onde esta o pacote, Como root execute: $ su # dpkg -i pidgin.deb Se não houver nenhuma dependência, depois disto o pacote estará instalado.

Gerenciador APT Apt-get é o gerenciador de pacotes das distribuições baseadas no Debian que utiliza um arquivo chamado sources.list para armazenar a localização dos repositórios na internet, os pacotes .deb são baixados para o diretório  /var/cache/apt/archives e posteriormente instalados.

Exemplos de utilização Sintaxe: apt-get (comando) (pacotes) Ex:  # apt-get update - para atualizar sua base do sources.list # apt-get upgrade - para atualizar todo os pacotes instalados # apt-get dist-upgrade - para atualizar uma nova distribuição # apt-get autoclean - Apaga arquivos antigos baixados para instalação 

Grenciador x Synaptics Gerenciadores: Synaptic e gnome-app-install Além do gerenciador de atualizações e da dupla apt-get/aptitude, o Ubuntu inclui também o "gnome-app-install" (Aplicativos > Adicionar/Remover), que serve como um gerenciador simples, para instalar aplicativos comuns.

Gerenciador de Pacotes Ele é um aplicativo destinado a iniciantes, que permite instalar os programas mais usados com dois cliques. A principal vantagem é justamente o fato de ele ser simples e mostrar apenas uma lista de aplicativos mais usados, excluindo bibliotecas e componentes incomuns,

Synaptic Opção mais avançada, está disponível o ("Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic"), Ferramenta originalmente desenvolvida pela equipe da Conectiva, mas que hoje pode ser encontrada em diversas distribuições. Ele pode ser instalado em outras distribuições derivadas do Debian via apt-get e também pode ser encontrado no Fedora e em outras distribuições da família do Red Hat. O Synaptic permite instalar e atualizar pacotes e alterar todas as principais configurações do apt (incluindo as fontes de atualização), sem precisar se preocupar com os arquivos de configuração. Ele oferece também uma função de busca que é bastante prática na hora de encontrar pacotes que você não lembra o nome, ou para localizar qual pacote inclui um arquivo ou componente específico.

Synaptic

Considerações Em geral os pacotes estão contidos em um repositório, e se utiliza um programa gerenciador de pacote para gerenciar tais pacotes (aptitude, apt-get, dselect etc). É preciso rever os repositórios e versões de pacotes e suas respectivas dependências para evitar incompatibilidades. O gerenciamento de pacotes em linux tem se tornado cada vez mais amigável e mais prático.

Bibliografia e Webbliografia Sistemas Operacionais Modernos, 2aedição- Andrew Tanenbaum, EditoraPearson, 2003. Operating Systems (4th edition),William Stallings, Prentice Hall, 2001 Sucesso na implantação de sistemas - http://sanna.com.br/sce-g-1.htm Information, Processes e Tchnology - Traditional stages in developing a system – http://ipthsc.wetpaint.com