ÉTICA E MORAL NO COTIDIANO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Advertisements

Ética e religião.
O QUE É ÉTICA?.
Ética e subjetividade – uma reflexão
Endereço do CREA.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL APLICADOS À MEDIUNIDDE
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Immanuel Kant e o Criticismo
ÉTICA Ηθική.
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
Um foco na Ética.
ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
ÉTICA.
FORMAÇÃO SINDICAL Ética, Moral e Valores Módulo 6
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Afinal, o que é Planejamento?
Ética, Moral e Valores Assessoria de Formação Sindical.
Cícero paulino dos santos costa
Plano de Trabalho Docente
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké.
Filosofia e Ética.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ESPIRITISMO & FILOSOFIA.
Em busca de uma compreensão
Prof. Nilson disciplina: Ética
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico;
ÉTICA NA INFORMÁTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Filosofia Clássica Platwn Kai Aristotele.
Professor MS Alcidemar Junior
As possibilidades e os limites da razão
Profª. Taís Linassi Ruwer
Professor Romildo Tavares
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
O QUE É FILOSOFIA ?.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Problemas da Ética Nome: Guilherme Domingues
¨Non omne quod licet Honestum est¨ (Paulo)
ÉTICA.
Objeto da Ética Acadêmicos: Emerson Barcelos Amaral
FILOSOFIA.
Ética e Contabilidade.
Um foco na Ética.
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Fundamentos da Administração Pública
O que é ética? Aluna: Adriely Cristine Parré Marques
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
AS CONDIÇÕES A PRIORI DA POSSIBILIDADE DA REVELAÇÃO
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Noções de ética.
Ética e Moral no Cotidiano da Atuação Profissional Sávio Carlos Desan Scopinho Diretor Acadêmico Faculdades Integradas Claretianas.
Transcrição da apresentação:

ÉTICA E MORAL NO COTIDIANO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL Prof. Maria Cleunice Fantinati da Silva

Perguntas Existenciais a) “Que posso saber?” – Metafísica. b) “Que devo fazer?” – Moral. c) “Que posso esperar?” – Religião. d) “Que é o homem?” – Antropologia. “No fundo, tudo isto poderia reduzir-se à antropologia, porque as três primeiras perguntas se referem à última”. Kant.

Questões relacionadas à moral e à ética 1. Problemas no atual contexto sócio-político-econômico. a) Perda dos valores: - honestidade. - sabedoria. - sensibilidade - semelhança e alteridade.

Questões relacionadas à moral e à ética 1. Problemas no atual contexto sócio-político-econômico. a) Perda dos valores: - honestidade. - sabedoria. - sensibilidade - semelhança e alteridade.

“Por que você acha que 1% da população ganha cerca de 96% de todo o dinheiro que circula? Você acha que isso acontece por acaso? Isso é planejado assim. Esse 1% entende algo. Eles entendem O Segredo, e agora você está sendo apresentado a ele”. (BYRNE, 2007, p. 06).

Relação entre ética e moral 1. Distinção - A moral e a ética não são um conjunto de verdades fixas e imutáveis; ambas apresentam um caráter histórico.

a) Moral - Regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, tradição cultural etc. - Fenômeno social particular, sem o compromisso com a universalidade.

b) Ética - Julgamento da validade das morais. “A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade”. - “Mas ela não é puramente teoria. A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzido, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana”.

c) Tarefas da Ética - Principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. - Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, a humanidade já teria se despedaçado até a auto-destruição. -

c) Tarefas da Ética Ethos: ética em grego. Designa a morada humana. Significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.

d) Campos de atuação da ética - Ética e justiça social. - Ética e meio ambiente. - Ética e cidadania. - Ética e política - Ética e corrupção

Ética e convivência humana: Há necessidade de ética porque há o outro ser humano. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade. Ética e educação: “Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há um outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicada”.

2. Moral de Projetos a) Todo projeto é condicionado por estruturas que limitam o campo de possibilidades. Essas estruturas fazem parte da realidade que nos cerca, possibilitando ou não nossas ações. E mais. Ele sempre está sendo realizado a partir de dualidades que se manifestam, por exemplo, através de mesclas de amor e egoísmo. Assim: "Todos os nossos projetos são uma mescla de omissão, cumplicidade e pecado por uma parte, e de amor por outra (cf. Rm.7,25)". (Juan Luis Segundo. ¿Qué Mundo? ¿Qué Hombre? ¿Qué Dios?, p. 211).

b) "No plano da ética - ou, da moral - o cristão, até pouco tempo, estava acostumado a fazer para a autoridade magisterial a clássica pergunta: é lícito fazer isto? Permite a lei de Deus? Pois bem, não só o Vaticano II havia assumido nessas questões uma explícita e clara 'direção antropocêntrica'. Também ao ler passagens centrais de Paulo - o que ele chama 'seu' evangelho - ele diz ao cristão que - como filho de Deus - o homem - enquanto herdeiro maior de idade - é 'dono de tudo' (Gl.4,1;1Cor.3,21),

e que, em conseqüência, suas questões morais estão em função de seus projetos de amor (Gl.5,1.13-14), como colaborador (=synergos) criativo do projeto do mesmo Deus (1Cor.3,9). Não se trata, então, de perguntar pelo permitido ou proibido em sua própria casa, mas pelo conveniente para seu projeto (1Cor.6,12;10,23-29), que é tão único e irrepetível como sua pessoa e seu contexto." (Ibidem, p. 131.)

Exemplos concretos de comportamento ético 1. Comportamento profissional e relações humanas: moral de atitudes e não atos morais. a) Relação entre alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, externos (fornecedores etc). b) Coerência entre teoria e prática: o que se faz não pode ser diferente do que se vive. - Ação Mecânica versus Liberdade. 2. Preservação da natureza: uso de descartáveis, energia elétrica, reciclagem de lixo etc.

Questões para reflexão 1. Como são e como deveriam ser nossas atitudes perante as demais pessoas com as quais convivemos em nosso ambiente de trabalho? 2. Qual é nosso nível de envolvimento nas relações de trabalho no que diz respeito à preservação do meio ambiente? 3. Como responder à questão formulada por Kant - “que devo fazer” - no cotidiano da nossa vida profissional?

Referência Bibliográfica BOFF, Leonardo. Ethos mundial. Um consenso mínimo entre os humanos. Brasília: Letra Viva, 2000. BOFF, Leonardo. Ética e Moral: a busca de fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2004. COMPARATO, Fábio Konder. Ética: Direito, Moral e Religião no Mundo Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. MONDIN, Battista. O Homem: quem é ele? Elementos de Antropologia Filosófica. 8ª ed. São Paulo: Paulus, 1980. GALLO, Silvio (Coord.). Ética e Cidadania: Caminhos da Filosofia. 11ª ed. Campinas: Papirus, 2003. SEGUNDO, Juan Luis. Que Mundo? Que Homem? Que Deus?. Aproximações entre Ciência, Filosofia e Teologia. São Paulo: Paulinas, 1995. SANCHEZ VÁSQUEZ. Adolfo. Ética. 24ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.