Ressurgimento Urbano. Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Advertisements

BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
As Cruzadas e o Renascimento Comercial e Urbano
Europa Século XI (1001 – 1100) Século XII (1101 – 1200)
Baixa Idade Média séculos X - XV
A baixa Idade Média e a crise do feudalismo
MUDANÇAS NO FEUDALISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG.
As transformações geradas com o Renascimento Urbano e Comercial
A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)
A Alta Idade Média e o início do Feudalismo
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Baixa Idade Média Séculos X – XV Professor Marcito.
UM PROCESSO: DO SÉCULO XI AO XVIII
Europa nos séculos XIV e XV
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
A Revolução Industrial
RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Anna Lavínia Mirella Larissa
ESTADO MODERNO.
CRISE DO MUNDO FEUDAL.
Mudanças na Europa 7º ano.
Renascimento das cidades
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
MERCADO, RIQUEZA E AS TÉCNICAS DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL
O FEUDALISMO.
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de.
FEUDALISMO.
A Baixa Idade Média A crise do feudalismo.
A PASSAGEM DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA:
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
O Império Bizantino Com o fim do Império Romano do Ocidente, em 476, persistiu a porção oriental. O Império Bizantino perdurou até ser conquistado pelos.
Idade Moderna e suas transformações
QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
Grupo: 1 Capítulo: 1 Tema: Idade Moderna e suas transformações
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
As Cruzadas – B aixa Idade Média (1096 – 1270) X Ricardo Coração de Leão Ricardo Coração de Leão Saladino Saladino.
Declínio do Feudalismo
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
A IDADE MÉDIA. AS BASES DA NOBREZA FEUDAL Trabalhadores x guerreiros (a elite feudal) As relações de Suserania e Vassalagem (forjam a figura do rei,baseada.
Conteúdo de História – 7º ano Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Diferenciar suserania e vassalagem [2][2] Caracterizar a inter-relação.
BAIXA IDADE MÉDIA CARACTERÍSTICAS: transformações na sociedade feudal: início da crise do feudalismo. + início da superação das estruturas feudais. + progressiva.
Livro: Capítulo 6.  Entre os séculos VI e XIII, africanos, asiáticos e europeus criaram diversas rotas comerciais interligando os três continentes. 
Declínio do Sistema Feudal
Correção da Ficha Formativa. 1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no.
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
Alta Idade Média.  A alta Idade Média representa o apogeu do feudalismo europeu.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
As Cruzadas Baixa Idade Média.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Questão Trabalho na Antiguidade e Idade Média
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Portugal no século XIV A revolução de
Economia Fauzi T Jorge FOCO: ORIGEM, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PROBLEMAS E TEMAS RELEVANTES DA ECONOMIA – PARTE III.
IDADE MÉDIA.
Os Cavaleiros Cavaleiros também eram nobres, que recebiam títulos de nobreza em caso de aliança com o rei ou com senhores feudais. A aliança entre eles.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Declínio do modelo feudal
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
O BRASIL URBANO.
Das inovações agrícolas a ascensão da burguesias
“ uma peregrinação de cunho militar decidida pelo papa (Urbano II) que concede a seus participantes privilégios temporais e espirituais e lhes determina.
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
Renascimento Comercial e Urbano
SÉCULO 14: O MEDIEVO EM CRISE?.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
EXPANSÃO ECONÓMICA E CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Transcrição da apresentação:

Ressurgimento Urbano

Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas dos Feudos. Próximo as rotas dos viajantes. Próximo as Feiras Próximo ao feudo. Ao lado Ocupação de antigas cidades abandonadas desde Imp. Romano

FEIRAS

BURGO

O ar da cidade torna o homem Livre. Inicialmente os burgos surgiram nas terras do senhor, os comerciantes pagavam altos impostos e sofriam saques dos nobres consecutivamente passaram a construir MURALHAS entorno do burgo. Inicialmente os burgos surgiram nas terras do senhor, os comerciantes pagavam altos impostos e sofriam saques dos nobres consecutivamente passaram a construir MURALHAS entorno do burgo. Com o tempo os comerciantes conseguiam a autonomia da região através da CARTA DE FRANQUIA que era adquirida através de pagamento da área utilizada, caso isto não funcionasse a opção era a luta ARMADA. Com o tempo os comerciantes conseguiam a autonomia da região através da CARTA DE FRANQUIA que era adquirida através de pagamento da área utilizada, caso isto não funcionasse a opção era a luta ARMADA.

PARIS – A MAIOR CIDADE MEDIEVAL.

Interior das Cidades Artesãos Artesãos Bancos Bancos Sapateiros Tecelão Ferreiro Hospedagem Taverna Casa de Câmbio

Monopólio Corporações de Ofício – União de artesãos de uma determinada ou de várias atividades impedindo a chegada de novos empreendedores evitando a concorrência. Corporações de Ofício – União de artesãos de uma determinada ou de várias atividades impedindo a chegada de novos empreendedores evitando a concorrência.

Artesãos e Casa de Câmbio

Clero, Nobreza e Servos Nobres – passaram a ter problemas já que os servos começaram a fugir dos feudos. E os nobres passaram a pagar o nobres em moeda, perdendo parte de suas riquezas para os mercadores que ficavam mais $$$. Nobres – passaram a ter problemas já que os servos começaram a fugir dos feudos. E os nobres passaram a pagar o nobres em moeda, perdendo parte de suas riquezas para os mercadores que ficavam mais $$$. Clero – passa a condenar a atividade comercial por causa da USURA=LUCRO. A condenação ao comércio possibilitou uma forma de trabalho ao judeu. Clero – passa a condenar a atividade comercial por causa da USURA=LUCRO. A condenação ao comércio possibilitou uma forma de trabalho ao judeu. Servo – a busca pela ascensão social. Servo – a busca pela ascensão social.

CRISE DO SÉCULO XIV

A Peste Negra Peste Negra ou Peste Bubônica – Inchaço ou ínguas, nas axilas ou virilhas levando a morte. Peste Negra ou Peste Bubônica – Inchaço ou ínguas, nas axilas ou virilhas levando a morte.

Causas Falta de higiene. Falta de higiene. Saneamento básico – esgoto a céu aberto. Saneamento básico – esgoto a céu aberto. As pragas: piolho, percevejo, pulgas, baratas e RATOS. As pragas: piolho, percevejo, pulgas, baratas e RATOS. Excesso de chuvas, más colheitas, invernos rigorosos queda na produção de alimentos. Excesso de chuvas, más colheitas, invernos rigorosos queda na produção de alimentos.

A ROTA DA PESTE NEGRA.

MAPA DA PESTE NEGRA

População As pessoas passaram a fugir para os feudos e contaminando seus familiares e amigos que estava no campo, além dos nobres e o clero. As pessoas passaram a fugir para os feudos e contaminando seus familiares e amigos que estava no campo, além dos nobres e o clero. Pais abandonavam filhos. Pais abandonavam filhos. Perseguições aos judeus responsabilizados pela doença. Perseguições aos judeus responsabilizados pela doença. O medo da MORTE propiciou o crescimento dos grupos religiosos fanáticos. “Flagelantes”. O medo da MORTE propiciou o crescimento dos grupos religiosos fanáticos. “Flagelantes”. Apesar de tudo isto os nobres passaram exigir mais dos servos quanto ao trabalho e impostos para repor as perdas com a peste. Apesar de tudo isto os nobres passaram exigir mais dos servos quanto ao trabalho e impostos para repor as perdas com a peste. Servos que se uniram e fizeram inúmeras revoltas pela Europa. Servos que se uniram e fizeram inúmeras revoltas pela Europa.