A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Das inovações agrícolas a ascensão da burguesias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Das inovações agrícolas a ascensão da burguesias"— Transcrição da apresentação:

1 Das inovações agrícolas a ascensão da burguesias
Baixa Idade Média: Das inovações agrícolas a ascensão da burguesias

2 Baixa Idade Média (Séc. XI – XV)
A Baixa Idade Média é o período da história Medieval que vai do século XIII ao XV. Corresponde a fase em que as principais características da Idade Média, principalmente o feudalismo, estavam em transição. Ou seja, é uma época em que o sistema feudal estava entrando em crise. Muitas mudanças econômicas, religiosas, políticas e culturais ocorrem nesta fase.

3 Inovações na agricultura:
O desenvolvimento do arado de ferro com rodas: Do moinho hidráulico: Utilização da atrelagem dos animais (bois e cavalos) pelo peito;

4 Rotação Trienal de Culturas:

5 Burgos = Cristandades Consequências das Inovações:
Aumento da produção; Aumento populacional; Surgimento das primeiras cidades; Burgos = Cristandades

6 O crescimento das cidades
A partir do séc. XI , muitas cidades cresceram . Elas atraíam os camponeses livres, que iam vender cereais, vinho, lã e outros produtos excedentes, e os servos que fugiam das duras condições dos feudos. As cidades fortificadas eram conhecidas como burgos ou cristandades. Inicialmente, os burgos viviam no dependência de um senhor feudal a quem pagavam impostos. Para se libertar desse controle e obter a sua autonomia, os habitantes das cidades uniam seus esforços e compravam a carta de franquia, documento pelo qual eles próprios passavam a administrar a cidade. Com essa carta em mãos, eles elegiam representante, que eram, geralmente grandes comerciantes ou banqueiros.

7 Com o surgimento das cidades, iniciasse o fortalecimento da burguesia em detrimento do enfraquecimento da Nobreza feudal

8 Revitalização do Comércio:
O comércio também ampliou a partir do séc.XI. Mercadores atravessavam a Europa para comercializar seus produtos em feiras. Mercadores árabes traziam ouro, marfim e escravos da África; trigo e papel do Egito; especiarias ( canela, cravo e pimenta) da Índia; seda, porcelana e papel da China.

9 Os banqueiros dedicavam-se apenas a tarefa de emitir Letras de Cambio, a vender seguros com acidentes e naufrágios, empréstimos e financiamento cobrando juros.


Carregar ppt "Das inovações agrícolas a ascensão da burguesias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google