Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Profª: Marina de Oliveira
CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA Beckett e o Teatro do Absurdo
A Psicologia Sócio-Histórica
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
ROMANTISMO.
O Romance Experimental
Realismo e Naturalismo
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
BEM-VINDO À DISCIPLINA
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO - NATURALISMO
Literatura - Prof. Hélia
Romantismo Contexto no Brasil
A casa, uma parte de mim no mundo
Aula 23 – Realismo-Naturalismo
Aluisio de Azevedo.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão.
REALISMO / NATURALISMO Profª. Valéria
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!.
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
NATURALISMO Profª Vivian Trombini.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Revisão – professora Margarete
O REALISMO.
REALISMO.
Realismo - Naturalismo

NATURALISMO.
Realismo - Naturalismo
REALISMO / NATURALISMO
DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho.
Arte século XIX.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Literatura Prof. Keila Garcia
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
NATURALISMO.
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT
Revisão de Lit.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
REALISMO.
A PSICOLOGIA CIENTÍFICA NO BRASIL
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
NATURALISMO E REALISMO Uma abordagem aos ideais Português – 11º ano – 2009/10 – Prof. Fernanda Monteiro.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
Teófilo Leite Beviláqua
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Naturalismo BRASILEIRO
Realismo e Naturalismo no Brasil
O Realismo, segundo Eça de Queirós
Transcrição da apresentação:

Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História do Teatro III O realismo e o naturalismo no teatro Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01

Realismo Movimento estético centrado no “real”, vigente a partir de meados do século XIX; Configura-se como uma reação ao romantismo; Surge inicialmente nas artes visuais, na França; Na literatura, é influenciado pelas ideias positivistas de Comte, deterministas de Taine e evolucionistas de Darwin (intensificadas no naturalismo)

x Realismo Romantismo Enfoque objetivo do mundo; Subjetivismo; Razão/inteligência; Universalismo científico; Crítica social; Arte engajada, comprometida; Escritores paradigmáticos: Balzac, Flaubert, Eça, Machado, Aluísio Azevedo, Dostoiévski, Tchekhov, Górki, etc. Subjetivismo; Sentimento; Egocentrismo, “culto do eu”; Evasão (natureza, morte ou passado) Arte desinteressada; Escritores importantes: Victor Hugo, Alfred Musset, Lamartine, José de Alencar, Gonçalves Dias etc.

Pintura emblemática do romantismo “A liberdade guiando o povo” (1830), de Eugène Delacroix

“Hamlet e Horácio no cemitério” (1839), de Delacroix

O “enterro” do romantismo “O enterro em Ornans” (1850), de Gustave Courbet

“As banhistas” (1853), de Gustave Courbet

“A origem do mundo” (1866), de Gustave Courbet

Marco do realismo na literatura - Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Flaubert (1821- 1880)

Marco inaugural do realismo no teatro - A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho, apresentada pela primeira vez em 1852. Sarah Bernhardt como Margarida, alguns anos depois da estreia.

Sarah Bernhardt como Margarida

Naturalismo Movimento literário de meados do século XIX, considerado uma intensificação do realismo; Principia com o prefácio à 2ª edição de Thérèse Raquin, de Zola; Enquanto os realistas contentavam-se em reproduzir as coisas e os fatos, os naturalistas, levando mais adiante o ideal de fidelidade ao mundo concreto, defendiam a aliança entre ciência e literatura. - O escritor naturalista equipara-se, nesse sentido, ao cientista, sendo o texto literário o seu laboratório.

Émile Zola (1840 – 1902) - Consagrado escritor francês; autor de Thérèse Raquin (1867) e Germinal (1885), entre outros; O representante mais expressivo do naturalismo; Autor de “O naturalismo no teatro” (1881).

Influências sobre o naturalismo O cientificismo; O positivismo de Comte; O determinismo (meio, raça e momento), de Taine; O evolucionismo de Darwin; As taras e patologias hereditárias.

Realismo x naturalismo “Madame Bovary comete adultério para escapar da rotina mediocrizante e vazia da província; Thérèse Raquin, para atender ao apelo do sangue.” (Massaud Moisés)

Thérèse Raquin Em 1875 é adaptado pelo autor para a cena; Romance de Émile Zola, de 1867; Em 1875 é adaptado pelo autor para a cena; Temática: caso de adultério envolvendo três personagens: Thérèse, Camille e Laurent.

Fragmento do prefácio de Thérèse Raquin "Em Théresè Raquin, eu quis estudar alguns temperamentos. Eis aí todo o livro. Escolhi personagens soberanamente dominados por seus nervos e sangue, desprovidos de livre-arbítrio, levados a cada ato de suas vidas pelas fatalidade da carne. Thérèse e Laurent são humanos brutos, nada mais. (...) Começamos, espero, a compreender que meu objetivo foi científico." Émile Zola

Fontes DUMAS FILHO, Alexandre. A Dama das Camélias. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1974. ZOLA, Émile. Thérèse Raquin. Tradução de Joaquin Pereira Neto. São Paulo: Estação Liberdade, 1992. ZOLA, Émile. Romance experimental e o naturalismo no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.