O PROCESSO DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Permanente como estratégia de gestão
Advertisements

O Acolhimento na APS MFC – ESF - Belo Horizonte-MG
A Enfermagem na Organização do SUS
Universidade Federal de Pelotas
Avanços Observados Abrangência Ampliação das ações realizadas nos centros de saúde – atenção integral Avanço em complexidade do cuidado prestado Cuidado.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: construção e fortalecimento da prática profissional no apoio matricial às equipes de SF Prof. Ed.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Política Nacional de Humanização
Alexandro Pinto Cristiano Melo Juliano Melo Luciana Benevides
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Projeto Mapeando a Saúde
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
UBS REPÚBLICA GRUPO SAÚDE DO HOMEM SAÚDE DO HOMEM Com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina. Em a UBS.
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Alexandre de Araújo Pereira
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
ESF Integralidade da assistência
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
O PRONTUÁRIO DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
O Fluxograma Analisador
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
Fluxograma Descritor Núcleo 15 Chapecó, 2o semestre 2013.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
Lílian Rodrigues de Oliveira
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
CRIAÇÃO DO NASF.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
Linha Cuidado Saúde da Mulher
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DA SAÚDE DA FAMÍLIA MEYRILAND DIAS DE AMORIM FRIAÇA KRISTIANE DE CASTRO DIAS DUQUE DAYSE MARIA MORAIS E SOUZA

PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE O trabalho em saúde refere-se a um mundo complexo, em que, cotidianamente, usuários buscam resolver seus problemas de saúde junto aos trabalhadores da área. O momento do trabalho é um momento de encontro entre trabalhadores e usuários e, para ser eficaz, tem que responder à complexidade dos problemas de saúde, através do uso de diversas tecnologias para a produção do cuidado.  

O PROCESSO DE TRABALHO NA VISÃO DA SAÚDE DA FAMÍLIA A Estratégia da Saúde da Família é um modelo assistencial produtor de saúde e sua base é a produção do cuidado, enfatizando o trabalho em equipe, a humanização da assistência e a ética da responsabilidade, ampliando a pauta técnica para a pauta ética. Baseia-se na visão de uma clínica ampliada e centrada na pessoa.

A UBS PARQUE GUARANI Localização Estrutura física Área de abrangência UBS de Residência Multiprofissional em Saúde da Família Composição das equipes

PLANEJAMENTO LOCAL Reuniões de equipe Reuniões gerais da UBS Reuniões do Conselho Local da Saúde Análise de dados do SIAB Metas pactuadas pelo município Avaliação e planejamento anual.

FLUXOGRAMAS E PROTOCOLOS Fluxogramas: acolhimento, gestantes, puericultura, atenção ao desnutrido, DST/AIDS, saúde da mulher, visitas domiciliares, saúde mental, tabagismo. Protocolos: Enfermagem, Serviço Social e Medicina. Revisões anuais, discussões multiprofissionais.

ACOLHIMENTO O acolhimento é um processo dinâmico que consiste em identificar o risco / vulnerabilidade do usuário, na perspectiva da equipe interdisciplinar, considerando as   dimensões subjetivas, biológicas e sociais do adoecer, e desta forma orientar, priorizar e decidir sobre os encaminhamentos necessários que melhor respondam às necessidades daquele usuário. Está em constante avaliação entre os profissionais da UBS e a comunidade. Acolhimento com classificação de risco.

ENTREGA DE MEDICAMENTOS O TRABALHO NA UBS USUÁRIO DE ENFERMAGEM PROCEDIMENTOS ENTREGA DE MEDICAMENTOS ACOLHIMENTO RECEPÇÃO COLETA

O TRABALHO NA UBS CONSULTA MÉDICA ATENDIMENTO SOCIAL COLETIVO USUÁRIO AFERIÇÃO PA DE ENTREGA DE MEDICAMENTOS ACOLHIMENTO RECEPÇÃO COLETA CONSULTA ENFERMAGEM ATENDIMENTO SOCIAL INDIVIDUAL PROCEDIMENTOS COLETIVOS

O TRABALHO NA UBS CADASTRO BUSCA ATIVA TERRITÓRIO GERÊNCIA PLANEJAMENTO REUNIÕES

OBRIGADA! krisduque@hotmail.com daysemariasouza@acessa.com meyrifriaca@hotmail.com