Visão espírita da BÍBLIA Escola de Estudos Espíritas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEUS-homem! ‘Cristo e Jesus’
Advertisements

“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Tudo tem uma origem....
A INFÂNCIA DE JESUS.
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
história da salvação A História da Salvação
CAPACIDADE SUFICIENTE (ÁUREO - Universo e Vida - FEB)
- Famílias - 1.
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
veio morar no meio de nós
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Seja homem como Jesus: Siga a Justiça!
As Religiões Abraâmicas
1.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O Ministério de Jesus Cristo
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
Fala com Autoridade.
TEMAS BÍBLICOS.
Brilhe a vossa luz "Corre, incessantemente, o caudaloso rio da vida... Iniciam-se viagens longas, embarca- se e desembarca-se, entre esperanças renovadas.
O Profeta.
Um compromisso real Atos
9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus. 9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
( I Pedro 1,21 ) Amado irmão, amada irmã, Hoje queremos lhe falar sobre a finalidade das nossas mensagens. Hoje queremos lhe falar sobre a finalidade.
Prazer em desfrutar da Sua plenitude
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
Betesda, lugar de milagre
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
UM MUNDO NOVO AO SEU ALCANCE!
“Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele
Carta de Paulo a Filemon
Levante a sua Bíblia e diga:  Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas.
Batismo de Jesus.
Cristianismo A face humana de Deus.
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
LIÇÃO 13 A IGREJA E A LEI DE DEUS
Testemunhas.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
7º Ano de Catequese Projeto + Paróquia de Vandoma.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
Lição 13 para 25 de junho de JESUS BARRABÁS Líder político Queria libertar o povo de Roma Prometia glória terrena JESUS O CRISTO Líder espiritual.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

Visão espírita da BÍBLIA Escola de Estudos Espíritas

Diferentes visões humanas Cultura Interesses Religiões Paixões, sentimentos e emoções

Jesus na visão das RELIGIÕES

Jesus foi o Messias enviado à Terra para redimir a humanidade de seus pecados e restabelecer nossa união com Deus. É considerado Deus, uma das pessoas do dogma da Santíssima Trindade (Pai, filho, Espírito Santo). Seu martírio na cruz foi o momento mais significativo de sua ação salvacionista. A cruz foi transformada no símbolo do catolicismo. CATOLICISMO A CRUZ A MORTE O SANGUE DOAÇÃO DA VIDA

FÉ BÍBLIA PROTESTANTISMO Jesus é o Messias, nosso salvador pela fé. Todas as verdades estão contidas na Bíblia. Há ênfase nos milagres promovidos por Jesus, nos indicando que ele é poderoso para resolver nossos problemas, materiais e morais. PODER DO “MILAGRE”

JUDAÍSMO UM RABI A TORAH O MESSIAS ainda está por vir Jesus Cristo foi um grande rabino, homem de paz, que divulgava a compreensão entre os homens. Para o judaísmo, o Messias ainda não chegou. Quando chegar, implantará uma era de paz e amadurecimento para a humanidade. Os Evangelhos não são considerados, mas a Torah (os cinco livros de Moisés).

O Sinédrio: criador da grande ilusão do MESSIAS libertador e invencível A interpretação ao pé da letra causou danos irreversíveis ao povo judeu até os dias de hoje O profeta Izaías anunciava o Messias como “um rei de grande poder” Daniel anunciou que o Messias “desceria diretamente dos céus” Interpretação: O Messias seria um político poderoso e invencível. Interpretação: O Messias seria um político poderoso e invencível. Uma figura carismática, capaz de mudar o rumo da história ao sopro de sua vontade Libertaria Israel do jugo romano e restabeleceria a pujança do povo de Deus Poder temporal absoluto, Jerusalém seria a capital do mundo. Todos os gentios seriam submetidos a Israel, obedeceriam a Javeh e todas as idolatrias seriam aniquiladas A linguagem simbólica dos profetas se transformou numa ficção real: Paz duradoura (O cordeiro viveria ao lado do leão), a pobreza banida, o mundo feliz, as pessoas belas e virtuosas) A linguagem simbólica dos profetas se transformou numa ficção real: Paz duradoura (O cordeiro viveria ao lado do leão), a pobreza banida, o mundo feliz, as pessoas belas e virtuosas)

Como aceitar Jesus como o MESSIAS? Sem poder, sem influência Profissão inexpressiva: carpinteiro Admitiu pagar o tributo a Roma Misturou-se a publicanos e pessoas de má vida Morreu sob o opróbrio romano: a cruz Falava de amor aos inimigos!!! Como aceitar Jesus como o MESSIAS? Sem poder, sem influência Profissão inexpressiva: carpinteiro Admitiu pagar o tributo a Roma Misturou-se a publicanos e pessoas de má vida Morreu sob o opróbrio romano: a cruz Falava de amor aos inimigos!!! Jesus, para as autoridades judaicas, era uma ameaça: À estrutura religiosa do Sinédrio À teocracia vigente (caindo o poder religioso, cairia também o civil) À sobrevivência do Estado Jesus, para as autoridades judaicas, era uma ameaça: À estrutura religiosa do Sinédrio À teocracia vigente (caindo o poder religioso, cairia também o civil) À sobrevivência do Estado Teria sido inútil qualquer esforço de mostrar que Jesus não pleiteava o poder. Por isso, foi classificado de agitador e sublevador. Teria sido inútil qualquer esforço de mostrar que Jesus não pleiteava o poder. Por isso, foi classificado de agitador e sublevador.

ISLAMISMO Um PROFETA Um PROFETA Alá enviou diferentes mensageiros ao longo da história, portadores da mesma mensagem e dos mesmos ensinamentos, que se degeneraram ao longo do tempo. Para o Islamismo, Jesus foi um deles, assim como os grandes personagens bíblicos. Maomé, todavia, é o maior e o mais sábio de todos eles. O CORÃO O CORÃO

Aureo sobre Maomé: Escolhe, então, um de seus mais caros apóstolos, espírito amplo e enérgico, decidido e hábil, e confere-lhe a missão de trazer os árabes ao redil do Evangelho. Limitado às estreitezas da carne e sentindo-se aparentemente à deriva, entre forças contraditórias, cede ouvidos invigilantes às potências do mal... Mistura no seu trabalho o divino e o humano, a luz e as sombras, a verdade e o erro, a misericórdia e a intolerância. Experimentou na própria alma as consequências de sua fraqueza, e dando exemplo de extrema dignidade, deixar-se-ia trucidar pelas hordas de seus próprios seguidores. Construiu, com a ajuda de sua fiel Cadija (Émile Collingnon), a monumental reinterpretação de “Os quatro Evangelhos”. (UV, pg 152)

MORMONISMO FILHO DE DEUS CRIADOR DA TERRA JUIZ SUPREMO (no fim dos tempos) JUIZ SUPREMO (no fim dos tempos) Jesus Cristo é o filho de Deus. Por intermédio dele, o Pai Celestial proporcionou-nos a possibilidade de nos tornarmos como Ele e voltar a viver com Ele para sempre. Sob a direção do Pai Celestial, Jesus Cristo criou a Terra. Quando a vida nesta Terra terminar, Jesus Cristo será o Juiz Supremo.

" E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens " (1 Coríntios 15:13-14,19). A visão das Religiões ocidentais SALVADOR pelo poder SALVADOR pela fé SALVADOR pela morte

Estar ao seu lado era uma ventura contagiante e estimulante. Flexível Sem julgamento / cobrança Solidário Sociável Agradável Relaxante

Jesus na visão do

Não será que o Cristo cresce, a cada dia, diante dos olhos e do coração dos homens, exatamente porque só a pouco e pouco, à medida que evoluem, vão podendo melhor entendê-lo e melhor senti-lo? (UV, VIII – O divino legado) Crença numa visão dinâmica da humanidade em torno da herança e do legado que Jesus nos deixou.

Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. (LE, 625) ESPÍRITO PURO A doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava. (LE, 625) MODELO MORAL A MORAL EVANGÉLICA DO CRISTO É PADRÃO ETERNO, AO QUAL AS OUTRAS FORMAS TRANSITÓRIAS DE MORAL MENOR TERÃO AFINAL DE AJUSTAR-SE.

SABEDORIA AMOR PODER

Jesus pertence a uma comunidade de espíritos puros, a quem estão confiadas as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Ela se reuniu duas vezes nas proximidades da Terra para solução de problemas da organização e direção do nosso Planeta: A primeira, quando o orbe se desprendeu da nebulosa solar para a formação da Terra A segunda, quando se decidiu pela vinda do Senhor à Terra, para trazer o Evangelho de amor e redenção.

PODER ❶ Que força sobrehumana pôde manter o equilíbrio dessa nebulosa, conferindo-lhe um conjunto de leis matemáticas capazes de sustentar os fenômenos inteligentes e harmônicos de sua vida, por milênios e milênios? ❶ Que força sobrehumana pôde manter o equilíbrio dessa nebulosa, conferindo-lhe um conjunto de leis matemáticas capazes de sustentar os fenômenos inteligentes e harmônicos de sua vida, por milênios e milênios? ❷ As mãos de Jesus haviam descansado, após o longo período de confusão dos elementos físicos da organização planetária. ❷ As mãos de Jesus haviam descansado, após o longo período de confusão dos elementos físicos da organização planetária. ❸... Com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a sabedoria do Pai deslocara do sol para as suas mãos augustas e compassivas. ❸... Com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a sabedoria do Pai deslocara do sol para as suas mãos augustas e compassivas. ❹ Sob a orientação misericordiosa e sábia do Cristo, laboravam na Terra numerosas assembléias de operários espirituais. ❹ Sob a orientação misericordiosa e sábia do Cristo, laboravam na Terra numerosas assembléias de operários espirituais. “Quando Deus fixava ao mar o seu limite, para que as águas não o ultrapassassem; quando compunha os fundamentos da terra, eu estava com ele e era seu arquiteto”. (Provérbios 8:29) “Quando Deus fixava ao mar o seu limite, para que as águas não o ultrapassassem; quando compunha os fundamentos da terra, eu estava com ele e era seu arquiteto”. (Provérbios 8:29) “Antes de haver abismo, eu nasci e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci”. (Provérbios 8:24-25). “Antes de haver abismo, eu nasci e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci”. (Provérbios 8:24-25).

PODER

No futuro, a medicina espírita bem servida pela física das radiações e pela química dos fluidos, saberá utilizar os poderes anímicos e as forças da natureza, como fazia o médico divino, Interromper o sono cataléptico, libertar possessos e obsidiados, curar paralíticos e cegos, limpar leprosos, devolver a audição aos surdos e a luz da paz aos desesperançados. (Áureo – UV, Divino Legado))

AMOR PODER SABEDORIA Amorosa paternidade de Deus Amorosa paternidade de Deus A vida futura e as muitas moradas Deus dá a cada um segundo suas obras Nova justiça pela lei de causa e efeito A lei das reencarnações O imperativo da evolução incessante O progresso sem fim pelo mérito pessoal A pluralidade dos mundos habitados O amor que cobre a multidão dos pecados Quando for bem compreendido e aplicado, o EVANGELHO DE JESUS provocará…

PROFUNDAS REPERCUSSÕES FILOSOFIA (Ética, Moral, Lógica) FILOSOFIA (Ética, Moral, Lógica) CIÊNCIAS DA ALMA MEDICINA POLÍTICA E SOCIOLOGIA POLÍTICA E SOCIOLOGIA DIREITO RELIGIÃO Das lições inesquecíveis do Divino Mestre decorrem consequências para todos os departamentos da existência planetária, de renovação dos institutos sociais e políticos da humanidade, com a transformação moral dos homens, dentro de uma nova era de justiça econômica e de concórdia universal. (Emmanuel, A Caminho da Luz, 109)

na VINDA no EXEMPLO no GESTO na PALAVRA no OLHAR no LEGADO