Avaliação do 1.º Período NOME DATA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola da pontuação.
Advertisements

Avaliação do 1.º Período NOME DATA
Monstrinhos Irresistíveis
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
A República faz 100 anos.
Parágrafo, período e frase Prof. José Carvalho
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Formação de Portugal Pedro Thiago de F. R. Costa N.º 22 7ºC
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Trabalho para a disciplina de Moral
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Língua Portuguesa Nome : ______________________________________
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
A luz é como a água.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
COMO SE ESCREVE ?....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Vestido Azul.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Clica para continuar.
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
Aula de História e Geografia de Portugal
APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Brincadeiras infantis
Jogos tradicionais portugueses
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Formação do Reino de Portugal
A distribuição de oiro Finalmente chegou a quinta-feira. A cidade estava em festa. Havia colchas nas janelas e estalavam foguetes para o lado do rio. A.
Era uma vez ………….
AUTOMÁTICO TUMULTO NO NATAL.
Era uma vez uma menina chamada Flori.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Vamos lá a Saber… Leitura orientada 4º ano.
Escola da pontuação.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
Utilizar o PowerPoint Vamos construir um JOGO
V Encontro do Hotel de Hilbert Florianópolis/SC
Agrupamento de Escolas Duarte Lopes Centro Escolar de Benavente
Matemática D U Nome Data Ler e escrever números
1 LÍNGUA PORTUGUESA Escola Nome
Avaliação do mês de __________________
À descoberta de si mesmo A segurança do meu corpoFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Os peões A e B querem atravessar a rua no local em que se encontram. 1.1.
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO Um dia na praia
Agrupamento de Escolas
Avaliação do 1.º Período NOME DATA
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
Nome Data Problemas 1 A Rosa tem 9 anos de idade. O pai tem o quádruplo da sua idade. Qual é a idade do pai ? Dados Indicação Operação R : _____________________________________________________________.
Para Pensar…. Um livro estranho A Clara e a Lúcia estão na biblioteca da escola, a pesquisar para um trabalho de Língua Portuguesa. - Clara, este livro.
O ESQUELETO FICHA FORMATIVA
DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Transcrição da apresentação:

Avaliação do 1.º Período NOME DATA INFORMAÇÃO ________________ ENC. DE EDUC. ____________

Expressão e Educação Plástica • Pinta a gravura da página anterior com materiais e técnicas à tua escolha. Se preferires, podes recortar alguns elementos em diferentes papéis de várias cores (lustro, seda, metalizado...) e colá-los na gravura. • Desenha na página seguinte, os elementos que faltam ao original da capa de avaliação. ÁREAS INFORMAÇÃO EXP. E ED. PLÁSTICA ESTUDO DO MEIO LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Professor(a): ____________________________________ Data: __________ Enc. de Educ.: ___________________________________ Data: __________

Expressão Plástica 1.º PERÍODO

Estudo do Meio 1.º PERÍODO I O CORPO HUMANO 1 – Assinala com um  a afirmação verdadeira : Ao conjunto de 206 ossos do corpo humano ligados uns ao outros e nas suas correctas posições chamamos… … cabeça. … articulações. … esqueleto. 2 – Assinala as duas funções do esqueleto : protecção corrida aquecimento concentração suporte arranque 3 – Lê o nome dos ossos e escreve-os no rectângulo correcto : frontal occipital maxilares clavícula úmero rádio cúbito costelas esterno coluna vertebral fémur tíbia perónio rótula

músculos esqueléticos 4 – Assinala as propriedades dos músculos : duros elásticos distendem-se secos barulhentos contraem-se 5 – No corpo humano existem 3 diferentes tipos de músculos. Pinta-os correctamente. músculos lisos músculos craniais músculo cardíaco músculos epidérmicos músculos esqueléticos músculos rijos 6 – Quais são as principais funções dos músculos 7 – Observa e completa : A pele é formada por duas camadas : a _______________ e a ______________. A sua função é a de ______________ os músculos e o interior do corpo humano. II A SEGURANÇA DO CORPO 1 – Relaciona correctamente : fractura pele vermelha, ardor distensão osso partido queimadura rotura, dor, inchaço 2 – Como deves proceder em caso de queimadura ?

III A FORMAÇÃO DE PORTUGAL 1 – Das instituições seguintes, assinala as que existem na tua localidade. Escola Autarquia Igreja Lar da 3ª Idade Associação Protectora dos Animais Associação Desportiva 2 – Para conheceres o passado de uma instituição a que fontes de informação podes recorrer ? 3 – Indica alguns vestígios do passado da tua localidade. 4 – Assinala com  os povos que habitaram a Península Ibérica. Índios Iberos Mongóis Celtas Fenícios Romanos Chineses Árabes 4.1 – O que atraía esses povos à Península Ibérica ? 4.2 – Escreve o nome do povo que permaneceu durante mais tempo na Península. Que vestígios ainda hoje encontramos em Portugal, da permanência desse povo ? 5 – Por que razão os Muçulmanos invadiram a Península ?

6 – Observa a gravura. O que representa ? 7 – Completa o texto. O governo do condado Portucalense, que pertencia ao Reino de ____________, foi entregue a um cavaleiro cristão (cruzado) chamado ____________________ pelo rei ___________________, como recompensa pela ajuda prestada na luta contra os __________________. 8 – A imagem representa o Castelo de Guimarães. Nele viveram o Conde D. Henrique, sua esposa D. Teresa e o filho. Como se chamava o filho do Conde D. Henrique ? 8.1 – Assinala com  a resposta certa. Depois da batalha de S. Mamede, D. Afonso Henriques passou a governar o condado. Essa batalha foi travada entre as tropas de : D. Afonso Henriques e do rei de Leão. D. Afonso Henriques e os Mouros. D. Afonso Henriques e da sua mãe. 8.2 – Escreve o que sabes sobre o Tratado de Zamora.

9 – O que fez D. Afonso Henriques logo que conseguiu a Independência ? 10 – Os reis que se seguiram continuaram a preocupar-se com o alargamento do território. Em que reinado Portugal atingiu os limites que tem hoje ? 11 – A gravura representa o rei D. Dinis. Diz o que sabes sobre o seu trabalho em benefício da agricultura e das letras. 12 – Que tratado fixou definitivamente as fronteiras de Portugal e em que ano foi assinado ? 13 – Faz corresponder cada classe social da época medieval ao trabalho desempenhado. Clero trabalhava a terra. Nobreza ajudava a governar e ocupava-se das funções religiosas. Povo governava e defendia o território. 14 – Nesta época apareceu uma nova classe social. Qual ? 14.1 – De que se ocupava essa classe ?

1 LÍNGUA PORTUGUESA Escola Nome PROVA DE AVALIAÇÃO DO 4.º ANO – 1º PERÍODO LÍNGUA PORTUGUESA 1 Idade SEXO : M F Data Escola Nome INSTRUÇÕES GERAIS Esta prova é constituída por duas partes, separadas por um intervalo de 30 minutos. 1ª PARTE (45 minutos) Durante este tempo, vais ler, com muita atenção, um texto que te conta uma história (I) e responder a algumas perguntas acerca dessa história (II). A seguir, vais resolver algumas questões de funcionamento da língua (III) 2.ª PARTE (45 minutos) Durante este tempo, vais escrever um pequeno texto, de 15 a 25 linhas. Vais, então, dar início à 1.ª parte. Respondendo no papel da prova, a tinta azul ou preta. Não uses corrector. Se te enganares, risca e escreve de novo. No papel de rascunho, usa lápis e borracha.

I A distribuição de oiro  Lê o texto com atenção. Finalmente chegou a quinta-feira. A cidade estava em festa. Havia colchas nas janelas e estalavam foguetes para o lado do rio. A população da cidade apinhou-se na praça da Câmara e nas ruas vizinhas. A banda municipal tocava hinos. Os vendedores ambulantes vendiam gasosas e pedras e apregoavam : - Comprai estas pedras que o sábio há-de transformá-las em oiro. Rodeado pelas autoridades o sábio subiu para um estrado. Ao seu lado estava o professor de música que tinha o anão escondido num bolso. Estavam os dois divertidíssimos embora a desafinação da banda municipal os arrepiasse um pouco. Mas depois os hinos calaram-se e o presidente da Câmara, o presidente da Academia das Ciências e o reitor da Universidade fizeram cada qual o seu discurso. O reitor que foi o último a falar terminou dizendo : - O Doutor Máximo é o máximo doutor. Houve muitas palmas e a música recomeçou a tocar com entusiasmo enquanto o presidente da Câmara colocava a grande condecoração de Mérito Público no peito do sábio inventor. Em seguida começou a distribuição do oiro. Em cima do estrado foram colocadas quatro arcas. O Doutor Máximo levantou as tampas e o tesoiro do anão brilhou à luz do Sol. Os guardas abriram uma ala no meio da multidão e os pobres principiaram a desfilar. Desfilaram homens, mulheres, velhos e crianças. Vinham descalços, vestidos de farrapos, os seus olhos brilhavam nos rostos pálidos e magros e tinham um ar de paciência e de esperança. Parecia impossível que numa cidade tão rica e tão bonita pudessem existir tantos miseráveis. E eram tantos que desfilaram até ao pôr do Sol. Com as suas próprias mãos o Doutor Máximo ia distribuindo o Tesoiro. E correu tudo tão bem que o número das pedras de oiro era exactamente igual ao número dos pobres. O Sol desapareceu ao longe para os lados do mar, o céu ficou todo vermelho desenhando o perfil escuro do casario. A cidade encheu-se de cantos e danças. As pessoas passavam a rir pelas ruas onde baloiçavam balões de papel colorido dentro dos quais ardiam velas. Nas varandas tocavam guitarras, nas praças dançava-se o vira. Mais tarde houve fogo-de-vista. No céu estalavam grandes flores de luz que logo se desfaziam em estrelas e caíam devagar, roxas, verdes, doiradas e azuis sobre a água escura do rio. O mundo parecia transformado numa festa. Sophia de Mello Breyner Andresen – A Floresta

Era visível a festa na cidade, porque… II  Responde ao que te é pedido sobre o texto que leste. 1 – Por que razão estava a cidade em festa ? 2 – Escreve V (Verdadeira) ou F (Falsa) nas afirmações que, de acordo com o texto, completam a frase. Era visível a festa na cidade, porque… havia colchas nas janelas. havia muitos carros na rua. a banda municipal tocava hinos. era o quinto dia da semana. a população estava apinhada na praça. ouvia-se o estalar dos foguetes. 3 – Quem estava a ser homenageado, naquele dia ? 4 – Que personalidades discursaram, durante a festa ? 5 – O reitor da Universidade, terminou o seu discurso, com uma frase de grande elogio ao cientista. Transcreve do texto essas palavras.

O anão assistiu à cerimónia… 6 – Assinala com  a frase que completa a afirmação, de acordo com o texto. O anão assistiu à cerimónia… do alto de uma varanda. encarrapitado num muro. escondido num bolso. às “cavalitas” do presidente da Câmara. 6.1 – Escreve uma razão provável para ele ter escolhido esse sítio. 7 – Escolhe do quadro a palavra que melhor completa a frase, de acordo com a ideia do texto. A banda de música era boa afinada agradável divertida fraca lenta 7.1 – Justifica a tua escolha, usando palavras do texto.

8 – Naquela cidade, havia muita gente pobre. Justifica esta afirmação com palavras tuas, ou com palavras do texto. 9 – Transcreve do texto, as palavras usadas pela autora, para demonstrar a pobreza daquelas pessoas. 10 – Não houve um único pobre que não tivesse recebido uma pedra de ouro. Qual é o parágrafo que melhor justifica esta afirmação ? 11 – Numera as frases de 1 a 6 de acordo com os acontecimentos de texto, correspondendo o número 1 ao primeiro acontecimento. Algumas personalidades da cidade discursaram. A população apinhou-se, na praça da Câmara. O Presidente da Câmara condecorou o cientista. As pessoas colocaram colchas, nas varandas. À noite houve fogo de artifício. O Doutor Máximo distribuiu o ouro pelos pobres. 12 – Com base no texto, qual era o estado de espírito manifestado pelas pessoas, no final do dia ?

A população apinhou-se na praça. III  Responde ao que te é pedido sobre o funcionamento da Língua. 1 – Assinala com  a frase que tem o mesmo significado que a frase seguinte. A população apinhou-se na praça. A população divertiu-se na praça. A população zangou-se na praça. A população juntou-se na praça. 2 – Contorna as palavras sinónimas. colcha cobertor coberta lençol arca caixote jarrão lençol farrapos trapos fitas laços 3 – As palavras destacadas no rectângulo pertencem todas à família de festa. Coloca-as no quadro, tendo em conta a classe a que pertencem. festejar festança festivo festarola festejo festejável Nome Adjectivo Verbo

4 – Completa com palavras do texto. nomes próprios comuns colectivos 5 – Ordena as palavras e organiza uma frase. oiro alegria o distribuiu Doutor com Máximo o 6 – Divide as sílabas das palavras seguintes e classifica-as quanto ao número de sílabas. foguetes flores palmas vermelho 7 – Assinala o grupo em que as palavras, quanto à acentuação, são todas exdrúxulas. inventor impossível guardas público Câmara sábio Máximo Universidade Mérito músical número Ciências

8 – Coloca por ordem alfabética as palavras. cidade oiro colchão anão professor doutor 8.1 – Das palavras anteriores, escreve as que têm ditongos. 9 – Considera a frase “O sol desapareceu ao longe.” e escreve : ● o tempo verbal da frase - ● a frase, no Futuro do Indicativo - ● a frase, na forma negativa - 10 – Assinala com  os sinais de pontuação utilizados no texto. Vírgula. Ponto de exclamação. Ponto final. Dois pontos. Ponto de interrogação. Travessão. Reticências. Ponto e vírgula

PÁRA AQUI! STOP Não avances na prova até o professor dizer. Podes aproveitar o tempo para rever o que já fizeste. Vais, agora, iniciar a 2.ª parte da prova. (45 minutos) Durante este tempo, vais escrever uma pequena história. Toma atenção às instruções : Lê atentamente a página seguinte. Respeita o que te é pedido. Faz um rascunho a lápis, na folha própria. Escreve um mínimo de 15 e um máximo de 25 linhas. Dá um título à história. Revê com cuidado o rascunho e corrige o que achares que deve ser corrigido. Copia o texto para a folha da prova, em letra bem legível, a tinta azul ou preta. Se, por acaso, te enganares, risca e escreve de novo. Não uses corrector.

Imagina que és uma das pessoas que receberam uma pedra de oiro. Escreve uma história em que contes o que fizeste com a pedra, e o que mudou na tua vida, a partir desse momento. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

1 MATEMÁTICA Escola Nome PROVA DE AVALIAÇÃO DO 4.º ANO – 1º PERÍODO Idade SEXO : M F Data Escola Nome INSTRUÇÕES GERAIS Nesta prova vais encontrar perguntas de Matemática. Precisas de : lápis, uma borracha e uma régua graduada. As perguntas desta prova são de vários tipos. - Perguntas para as quais deves escolher uma só das respostas que te são apresentadas. - Perguntas em que te pedimos que completes a resposta. - Perguntas em que terás apenas de escrever a tua resposta. - Perguntas em que terás de escrever a tua resposta da forma mais completa possível, fazendo cálculos, desenhos, esquemas, ou explicando, por palavras tuas, os teus raciocínios. Não apagues os cálculos, os esquemas e/ou os desenhos que utilizares. Se precisares de alterar o que escreveste, apaga e escreve de novo. Responde a todas as perguntas com a máxima atenção. Se acabares antes do tempo previsto, deves aproveitar para rever a tua prova. A prova tem duas partes, A e B. Tens 45 minutos para responderes a cada uma delas.

PARTE A 1 – A expressão «vinte mil e trinta e quatro» representa a leitura de qual dos números seguintes ? Assinala-o com . 2034 20034 2304 20304 2 – A família Lopes tem cinco pessoas. Sara, a mãe, tem 35 anos. A avó Júlia tem o quádruplo da idade da neta Inês, que tem menos 20 anos que a mãe. O Luís tem a terça parte da idade da irmã e o Miguel tem o dobro da idade do Luís. O pai, João, tem o quádruplo da idade do filho do meio. 2.1 – Observa o gráfico de idades dos membros da família Lopes. Escreve a quem corresponde cada uma das barras. Anos 60 50 40 30 20 10 2.2 – Coloca, os nomes dos membros da família por ordem decrescente de idades.

3 – Completa, a figura A, considerando como eixo de simetria a recta r. Figura B 3.1 – Descobre na figura B, dois eixos de simetria. Traça-os. 4 – Assinala com  o grupo que representa uma sequência crescente de números pares. 562 566 570 578 576 610 620 630 640 650 354 357 360 363 366 5 – O Manuel quer cobrir com cartolina, um sólido geométrico que tem duas bases de forma pentagonal. Das figuras representadas escolhe as que ele vai precisar, e escreve a quantidade necessária.

6 – O João foi a casa do Pedro que mora num prédio de 12 andares. No rés-do-chão do prédio, entrou no elevador, que já tinha pessoas, e carregou no botão. O elevador parou no 7.º andar, onde saíram algumas pessoas. Depois desceu 2 andares e depois mais 3. Voltaram a subir 2 andares e por fim 6, onde finalmente chegaram ao andar que o João queria. Em que andar mora o Pedro ? R.: Explica como descobriste a tua resposta, usando desenhos, palavras ou contas. 7 – Assinala o grupo em que todos os números são múltiplos de 7. 21 28 63 56 7 56 14 42 20 84 35 48 70 81 24 77 49 64 8 – Considera os números 3, 5, 6, 0 e 8. 8.1 – Escreve o número em que : o algarismo das unidades seja o maior dos números ímpares representados. o 6 seja o algarismo das unidades de milhar. o algarismo das centenas seja o 8. o algarismo de maior valor absoluto não seja o 0. os algarismos sejam todos diferentes. R.: 8.2 – Escreve o maior número possível.

9.1 – Constrói dentro dos quadrados as duas figuras seguintes. 9 – Observa com atenção o início da construção de uma sequência de figuras. 9.1 – Constrói dentro dos quadrados as duas figuras seguintes. 10 – A Sofia saiu de casa às 17h 30m para ir ao cinema. Chegou 45 minutos depois, mas ainda faltavam 10 minutos para começar o filme. 10.1 – Desenha, no relógio de forma circular, os ponteiros indicando a hora de chegada ao cinema. 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 10.2 – Desenha, no relógio de forma quadrangular, os ponteiros indicando a hora do início do filme. 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5

10.3 – Que nome dás ao ângulo formado pelos ponteiros de cada relógio ? relógio circular - relógio quadrangular - 11 – Um dia, 7 macacos, 4 girafas, 3 veados, 1 elefante e 5 zebras fugiram do Jardim Zoológico. Em cada um dos dois dias seguintes capturou-se metade dos animais que ainda estavam à solta. Quantos animais continuaram em liberdade ao fim do segundo dia ? R.: Explica como descobriste a tua resposta, usando desenhos, palavras ou contas. STOP PÁRA AQUI! Não avances na prova até o professor dizer. Podes aproveitar o tempo para rever o que já fizeste.

PARTE B 12 – Pinta com o lápis a parte indicada em cada figura. pinta a terça parte pinta metade pinta a quarta parte 13 – A Mafalda participou numa corrida de bicicletas em que entraram 40 ciclistas. A seguir a ela, cortaram a meta mais 14 ciclistas. Assinala com  o lugar em que ficou a Mafalda. 18.º lugar 20.º lugar 26.º lugar 32.º lugar 14 – Na figura, a Marta contou 7 quadrados, a Daniela contou 9 e a Ana contou 8. Qual das meninas tem razão ? 14.1 – Descobre quantos rectângulos há na figura. 15 – Numa prova de salto em comprimento, a Maria saltou 105 cm, a Luísa saltou 1,42 m, a Inês saltou 13 dm e a Filipa saltou mais 10 cm do que a Maria. 15.1 – Escreve por ordem decrescente, as medidas dos comprimentos dos saltos.

15.2 – Na caixa de areia estão marcados os comprimentos correspondentes ao salto de cada menina. Escreve o nome de cada uma delas à frente de cada segmento de recta. 16 – Descobre os algarismos que faltam e completa as operações. 6 2 9 1 A - 4 4 8 4 2 4 3 2 7 7 5 2 + 0 0 0

17 – Na planta, está representada a casa da Mariana e a das suas três amigas. Lê o que elas te dizem e localiza, na planta, a casa de cada uma. Escreve a letra inicial de cada nome na respectiva casa. 18 – Completa o padrão, desenhando mais seis peças.

19 – A mãe do André deu-lhe, na 6ª feira, 5 moedas de chocolate e ele comeu 3. No Sábado, deu-lhe 5 e ele comeu 6. No Domingo, deu-lhe 5 e ele comeu 2. Quantos chocolates tem ainda o André ? R.: Mostra como chegaste à tua resposta usando desenhos, palavras ou contas. 20 – Observa o calendário dos meses de Novembro e Dezembro. Novembro Dezembro Seg. 3 10 17 24 Seg. F F 15 22 29 Ter. 4 11 18 25 Ter. 2 9 16 23 30 Qua. 5 12 19 26 Qua. 3 10 17 24 31 Qui. 6 13 20 27 Qui. 4 11 18 25 Sex. 7 14 21 28 Sex. 5 12 19 26 Sáb. F 8 15 22 29 Sáb. 6 13 20 27 Dom. 2 9 16 23 30 Dom. 7 14 21 28 Vinte e um dias depois do aniversário do João, é Natal. O aniversário do seu irmão Alexandre é quatro semanas antes do seu. 20.1 – Assinala com  a resposta certa. O João faz anos no dia… O Alexandre faz anos… 10 de Dezembro na segunda 5ª feira de Novembro 6 de Dezembro no primeiro sábado de Novembro 4 de Dezembro na primeira 5ª feira de Novembro 30 de Dezembro no terceiro Domingo de Novembro