BRASIL PERÍODO COLONIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O IMPÉRIO ENCOLHE Colonos sofriam com monopólio metropolitano. Eclodiram várias revoltas em diferentes regiões. Elemento comum: combate medidas Coroa que.
Advertisements

Crise Econômica Colonial
A formação do território brasileiro
Manifestações contra a Metrópole
CARACTERÍSTICAS DO ANTIGO REGIME:
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
Revoltas Nativistas e Anticoloniais
A DESCOBERTA DO OURO A Conjuração Mineira.
REBELIÕES COLONIAIS Profº Paulo Henrique.
BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:
2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS:
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
Colonização das Américas
Professor Bruno Barreira
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
A formação do território brasileiro
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
AS REVOLTAS COLONIAIS.
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
Movimentos nativistas e separatistas
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
As rebeliões coloniais
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA BRASILEIRO: O DECLÍNIO COLONIAL
Movimentos Nativistas
DAS CONJURAÇÕES À ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I
UNIÃO IBÉRICA ( ) Colégio da Polícia Militar – Unidade Centro
REVOLTAS COLONIAIS 1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
As Primeiras Reações contra a Metrópole
REVOLTAS NATIVISTAS NO BRASIL COLONIAL
Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição
Revoltas emancipacionistas
Movimentos nativistas e emancipacionistas
REVOLTAS COLONIAIS – SÉCULOS XVII E XVIII
1- O bandeirantismo: 1.1- O bandeirantismo é tradicionalmente dividido em quatro formas: O apresador; O sertanismo de contrato; O prospector; As monções.
Revisão P3 História pontos importantes!
Educação Ambiental Estado do Meio Ambiente I e II
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Colonização Portuguesa na América
O Período pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Escola: Coopen Alunos: André e João Pedro Série: 4° ano A
Brasil Colônia Estrutura Político-administrativa
Escola: Coopen Alunos:Pedro Miguel e Júlia Oliveira Série: 4° ano B.
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Escola: Coopen Alunas: Victoria e Geovana Série: 4º ano A.
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
DIT Período colonial Metrópole x Colônia.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Capítulo 01 A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
O OURO NO BRASIL.
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
Transcrição da apresentação:

BRASIL PERÍODO COLONIAL FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA BRASIL PERÍODO COLONIAL 1500-1815

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial CICLO DO PAU-BRASIL (1500 a 1530) Chegada dos portugueses ao Brasil em 22 de abril de 1500 Portugueses começam a extrair o pau-Brasil da região litorânea, usando mão-de-obra indígena. A madeira era comercializada na Europa; Os portugueses construíram feitorias no litoral para servirem de armazéns de madeira; Nesta fase os portugueses não se fixaram, vinham apenas para explorar a pau-Brasil e retornavam.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial CICLO DO AÇÚCAR (1530 até século XVII) Em 1530 chega ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Souza com objetivo de dar início a colonização do Brasil e iniciar o cultivo da cana-de-açúcar; A região Nordeste é escolhida para o cultivo da cana-de-açúcar em função do solo e clima favoráveis; Em 1534 a Coroa portuguesa cria o sistema de Capitanias Hereditárias para dividir o território brasileiro, facilitando a administração. O sistema fracassou e foi extinto em 1759

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial CICLO DO AÇÚCAR (1530 até século XVII) Em 1549 foi criado pela coroa portuguesa o Governo-Geral, que era uma representação do rei português no Brasil, com a função de administrar a colônia; A capital do Brasil é estabelecida em Salvador. A região nordeste torna-se a mais próspera do Brasil em função da economia impulsionada pela produção e comércio do açúcar.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial CICLO DO AÇÚCAR (1530 até século XVII) Nos engenhos de açúcar do Nordeste é usada a mão-de-obra escrava de origem africana; Invasão holandesa no Brasil entre os anos de 1630 e 1654, com a administração de Maurício de Nassau; Nos séculos XVI e XVII, os bandeirantes começam a explorar o interior do Brasil em busca de índios, escravos fugitivos e metais preciosos. Com isso, ampliam as fronteiras do Brasil além do Tratado de Tordesilhas. Acordo em 1494 as terras situadas até 370 léguas a leste de Cabo Verde pertenciam a Portugal, a oeste dessa linha pertenciam a Espanha.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial CICLO DO OURO (século XVIII) Em meados do século XVIII começam a serem descobertas as primeiras minas de ouro na região de Minas Gerais, tem inicio a "corrida do ouro"; O centro econômico desloca-se para a região Sudeste;

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial CICLO DO OURO (século XVIII) A Coroa Portuguesa cria uma série de impostos e taxas para lucrar com a exploração do ouro no Brasil; Grande crescimento das cidades na região das minas, com grande urbanização, geração de empregos e desenvolvimento econômico. A capital é transferida para a cidade do Rio de Janeiro.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial O PACTO COLONIAL Um sistema pelo qual os países europeus que possuíam colônias americanas mantinham a exclusividade: exportação; importações; As exportações para Colônia pelo preço mais caro; As importações da Colônia pelo preço mais barato.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial A exploração excessiva que era feita pela metrópole portuguesa teve seus reflexos de descontentamento a partir do final do século XVII; Entre todos esses movimentos, podem-se distinguir duas orientações nas revoltas: tipo nativista tipo separatista

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial Entre as revoltas nativistas mais importantes estão: Revolta de Beckman; Guerra dos Emboabas; Guerra dos Mascates; Revolta de Felipe dos Santos

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial REVOLTA DE BECKMAN A Revolta dos Beckman ocorreu no ano de 1684 sob liderança dos irmãos Manuel e Tomas Beckman; O evento que se passou no Maranhão reivindicava melhorias na administração colonial; Os portugueses que reprimiram os revoltosos violentamente; Foi a única revolta do século XVII.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial GUERRA DOS EMBOABAS A Guerra dos Emboabas e Bandeirantes paulistas foi um conflito que ocorreu entre 1708 e 1709; O confronto em Minas Gerais aconteceu porque os bandeirantes paulistas queriam ter exclusividade na exploração do ouro recém descoberto no Brasil; A tensão culminou em conflito entre as partes.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial GUERRA DOS EMBOABAS Os embaobas dominaram a região das minas e os paulistas se refugiaram na área do Rio das Mortes; Consequências: Os paulistas foram derrotados e a Coroa Portuguesa criou a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro; A cobrança do quinto foi regulamentada.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial GUERRA DOS MASCATES A Guerra dos Mascates aconteceu entre 1710 e 1711; O confronto em Pernambuco envolveu senhores de engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife; A elevação de Olinda à categoria de vila desagradou os comerciantes enriquecidos de Recife, gerando um conflito; O embate chegou ao fim com a intervenção de Portugal e equiparação entre Recife e Olinda.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial REVOLTA DE FELIPE DOS SANTOS A Revolta de Filipe dos Santos aconteceu em 1720; O líder Filipe dos Santos Freire representou a insatisfação dos donos de minas de ouro em Vila Rica com a cobrança do quinto e a instalação das Casas de Fundição; A Coroa Portuguesa condenou Filipe dos Santos à morte e encerrou o movimento violentamente.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial Entre as revoltas separatistas mais importantes estão: Inconfidência Mineira; Conjuração Baiana.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial INCONFIDÊNCIA MINEIRA A Inconfidência Mineira, já com caráter de revolta separatista, aconteceu em 1789; A revolta dos mineiros contra a exploração dos portugueses pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal, mas o movimento foi descoberto antes de ser deflagrado e acabou sendo punido com rigidez pela metrópole;

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial INCONFIDÊNCIA MINEIRA TIRADENTES foi morto e esquartejado em praça pública para servir de exemplo aos demais do que aconteceria aos descontentes com Portugal.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial CONJURAÇÃO BAIANA Conjuração Baiana, também separatista, ocorreu em 1798 e o principal líder da Conjuração Baiana, também chamada Revolta dos Alfaiates, foi Cipriano Barata; O movimento ocorrido na Bahia pretendia separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo; O movimento se caracterizou por ser o mais amplo e democrático que existiu no Brasil colonial, junto com Cipriano estavam pessoas dos mais diversos setores sociais, com a participação inclusive de mulheres negras.

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial A punição da coroa portuguesa foi rígida, ordenou que alguns envolvidos fossem enforcados e esquartejados para que seus restos, espalhados pela Bahia, servissem de exemplo; Os quatro que sofreram a pena capital, no dia 8 de novembro de 1799, foram: Lucas Dantas do Amorim Torres (soldado); Manuel Faustino dos Santos Lira (aprendiz de alfaiate); Luís Gonzaga das Virgens (soldado); João de Deus Nascimento (mestre alfaiate).

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA Brasil período colonial Em 1808, a Família Real portuguesa chegou no Brasil, fugida dos ataques de Napoleão Bonaparte; Em 1815, o Brasil deixa de ser colônia e é elevado a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.