Visão espírita da BÍBLIA Escola de Estudos Espíritas

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Transcrição da apresentação:

Visão espírita da BÍBLIA Escola de Estudos Espíritas

Não foram dirigidas a uma comunidade específica, mas a todas, principalmente as mais próximas do autor EPÍSTOLAS GERAIS (Tiago, Pedro, João e Judas) Avivamento da fé diante das perseguições Todos queriam a interpretação dos que haviam conhecido Jesus A impossibilidade da presença pessoal PAULO E ESTEVÃO: PAGS 423/ 425

A temática principal da carta: DE TIAGO A temática principal da carta: Razões das Provações Como conseguir sabedoria A verdadeira religião Fé X Obras A língua e seus males Oração e fé Tiago escreveu sua epístola aos judeus convertidos que se dispersaram pelo mundo romano, após as perseguições de Herodes, provavelmente entre os anos de 45 a 48 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras? .... Vedes então que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé”. (Tiago 2:20-24) A carta se concentra num tratado sobre a fé e a ação (Muitos exegetas afirmam que ele queria confrontar o texto de Paulo aos Romanos (a fé que salva sem as obras da lei) “Abraão foi justificado pela fé, sem as obras da lei. Concluímos pois que o homem também é justificado pela fé sem as obras da lei”. Rom 3:28

Pedro escreveu duas cartas, já no final de sua vida, provavelmente entre os anos de 64 e 68, em Roma, auxiliado por João Marcos e Silvano, e é um apelo a todos os cristãos. “Aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa..." Poderão ter significado a herança final do apóstolo, atendendo a um anseio pessoal e de todas as igrejas. Diante das perseguições terríveis e dos perigos de fraquejamento na fé, o apóstolo exorta: Ao sentido do sofrimento: sofrer como cristão é uma honra! “fostes gerados para uma “viva esperança” e deveis viver de tal modo a torná-la atraente aos pagãos”. Denuncia, por fim, os falsos mestres (geradores de heresias e “moralidade frouxa”) Anuncia uma segunda vinda do Cristo e o “juízo” a que todos serão submetidos. AS CARTAS DE PEDRO

Diante das perseguições terríveis e dos perigos de fraquejamento na fé, o apóstolo percorre a mesma temática de Pedro: Encorajamento perante o sofrimento (sofrimento como honra pela causa); Esperança viva para exemplo aos pagãos; Denúncia aos falsos mestres (moralidade frouxa) Segunda vinda do Cristo Dos vários Judas, nome comum entre os judeus, o mais provável autor da carta tenha sido o “meio irmão de Jesus” e irmão de Tiago. A temática da carta de Judas é tão semelhante à de Pedro que é possível tenham sido articuladas para que mais rapidamente as comunidades fossem informadas. A CARTA DE JUDAS

Primeira Carta, a mais longa, denominada “carta das certezas”, na qual João afirma que os que crêem em Jesus sabem que ele vive em nós pelo espírito, veio tirar nossos pecados. O amor fraternal nos faz passar da morte para a vida. OS GRANDES TEMAS: Deus é vida e luz. - Cap. 1 e 2. Deus é perfeito amor. - Cap. 3 e 4. A fé e o amor são os princípios vencedores do conflito com o mundo e com os poderes do mal. - Cap. 5. A segunda carta João a dirige à “Senhora Eleita e seus filhos“, numa alusão às igrejas e membros. Traz advertências contra a heresia e os falsos mestres, os erros mundanos e a verdade divina. A terceira carta é dirigida a Gaio e centraliza-se ao redor de três personagens: Gaio, Diótrefes e Demétrio. Traz reconhecimento a Gaio e Demétrio, como cristãos exemplares, e advertências a Diótrefes (mau dirigente da igreja). AS CARTAS DE JOÃO

Socorro às diversas igrejas perante os problemas nascentes AS EPÍSTOLAS DE PAULO Orientação e avivamento da Boa Nova ante o paganismo A impossibilidade da presença pessoal PAULO E ESTEVÃO: PAGS 423/ 425 Interpretação e manutenção da legitimidade das idéias

Problemas vindos de todas as partes, Paulo não sabe como atender a todos. Sente-se cansado e ora. A voz branda de Jesus se faz ouvir, dizendo-lhe que ele poderia resolver os problemas escrevendo a todos os irmãos em seu nome. (Paulo e Estévão, 425)

ESTÉVÃO TITO TIMÓTEO Os grandes auxiliares Lucas

PEDRO SOBRE AS CARTAS DE PAULO: “ ---- AS CARTAS DO CONVERTIDO DE DAMASCO DEVIAM SER INTERPRETADAS COMO CARTAS DO CRISTO AOS DISCÍPULOS E SEGUIDORES, E QUE AS MESMAS ASSINALAVAM UM NOVO PERÍODO LUMINOSO DO EVANGELHO.” PAULO E ESTEVÃO: Pg 427

ROMANOS FILIPENSES ROMANOS 1 e 2 CORÍNTIOS TESSALONICENSES GÁLATAS EFÉSIOS CORÍNTIOS GÁLATAS EFÉSIOS 14 CARTAS FILIPENSES HEBREUS COLOSSENSES COLOSSENSES TESSALONICENSES 1 e 2 AS PRINCIPAIS CARTAS 1 e 2 TIMÓTEO FILÉMON TITO HEBREUS

Não são tratados de teologia Ano 96: Reunidas num só documento AS CARTAS Não são tratados de teologia São escritos de ocasião para as igrejas Ano 96: Reunidas num só documento “Corpus paulinus” Vida/morte Carne/espírito luz/trevas Sono/vigília Sabedoria/loucura Letra/espírito Lei/graça Séc IV: passaram a integrar a BÍBLIA Elas foram escritas entre 50 e 67 Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou a vós a cujos olhos se apresentou Jesus crucificado? Tão insensatos sois? Começando pelo espírito terminais agora em carne? Cartas anteriores perdidas (1 Cor 5.9, 2 Cor 2.4 e Cl 4.16) Espécie de debate judiciário, no qual o interlocutor, imaginário, é vivamente contestado Todas foram escritas em grego Uso frequente de antíteses Linguagem da diatribe cínico-estóica

Rejeitada: Aos ROMANOS Aos GÁLATAS 1ª aos TESSALONICENSES A TITO PENSAMENTO TEOLÓGICO PROTO PAULINAS DÊUTERO PAULINAS Segundo Emmanuel, em Paulo e Estévão, as 4 cartas rejeitadas são absolutamente genuínas. Rejeitada: AOS HEBREUS A Epístola aos Hebreus, segundo Emmanuel, é o mais autêntico dos escritos de Paulo, justamente pela diferença de estilo, linguagem e abordagens. “Temos a consciência em paz, decididos a procurar o bem em tudo. Com maior instância, rogo-vos que façais isto, para que mais depressa eu vos seja restituído”. Nela Paulo valeu-se de linguagem, conceitos e formas-pensamento mais familiares aos antigos companheiros de crença. Ali está o seu pensamento para judeus e ali estão também suas lágrimas. As frustrações com seus irmãos de raça levaram Paulo a uma decisão: “Quis fixar o meu pensamento de maneira ordenada e precisa. Fiz questão de escrevê-la com meus próprios recursos, pois que a dedico aos meus irmãos de raça. Procurei escrevê-la com o coração”. Jesus é superior aos anjos Sua mensagem e sua “humilhação” Cristo é superior a Moisés Não endurecer-se à nova verdade Consequências do abandono da fé Superioridade da “Nova Aliança” (O AT é apenas sombra do NT) “Muitas vezes e de muitos modos falou Deus, outrora, aos nossos pais pelos profetas; ultimamente falou-nos por seu Filho, herdeiro de tudo, por quem igualmente criou o mundo”. Aos ROMANOS Aos GÁLATAS 1ª aos TESSALONICENSES 1ª e 2ª aos CORÍNTIOS Aos FILIPENSES A FILÉMON AS CARTAS Aos EFÉSIOS Aos COLOSSENSES 2ª aos TESSALONICENSES A TITO 1ª e 2ª a TIMÓTEO PASTORAIS (REJEITADAS)

A PREDESTINAÇÃO PELA SALVAÇÃO A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ A TEOLOGIA DE PAULO Aos Efésios 1:3: Bendito seja Deus que nos abençoou com toda classe de bênçãos espirituais, porquanto nos elegeu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e imaculados em sua presença e em seu amor, elegendo-nos de antemão para sermos seus filhos adotivos, por meio de Jesus Cristo. Aos Romanos 8:28: Sabemos que em todas as coisas intervém Deus em benefício daqueles que o amam, que foram chamados segundo seu desígnio. Pois, aos que de antemão conheceu, também os predestinou, a esses também chamou, e aos que chamou, também justificou e aos que justificou, também os glorificou.

A fé é a garantia do que se espera; a prova das realidades invisíveis. A PREDESTINAÇÃO PELA SALVAÇÃO A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ A TEOLOGIA DE PAULO Aos Hebreus 11:1: A fé é a garantia do que se espera; a prova das realidades invisíveis. E complementa, a seguir: Aos que, pela perseverança no bem, busquem a glória, a honra e a imortalidade: vida eterna. Mas, aos rebeldes, indóceis à verdade e dóceis à injustiça: cólera e indignação. Aos Romanos 3:27: Onde está, então, o direito de glorificar-se? Fica eliminado. Por que lei? Pela lei das obras? Não. Pela lei da fé. Porque pensamos que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei. Aos Romanos 2:5: Pela dureza e impertinência de teu coração, vais entesourando contra ti a cólera, para o dia da cólera e da revelação do justo juízo de Deus, o qual dará a cada um segundo suas obras. Aos Romanos 1:16: não me envergonho do Evangelho, que é uma força de Deus para a salvação de todo o que crê. Porque nele se revela a justiça de Deus, de fé em fé, como diz a Escritura (Habacuc): o justo viverá pela fé

ROMANOS GÁLATAS A TEOLOGIA DE PAULO 1 e 2 CORÍNTIOS EFÉSIOS HEBREUS

Foi auxiliado por Tércio e Febe foi a emissária ROMANOS Escrita no inverno de 57/58, em Corinto, na casa de Gaio, pouco antes da 3ª viagem Foi auxiliado por Tércio e Febe foi a emissária Fazia parte dos planos visitar Roma em breve Foi denominada de: “O Evangelho segundo Paulo” “A teologia paulina” Temas centrais: Justiça de Deus Judeus e gentios serão justificados mediante a fé em Jesus. A certeza da salvação adquirida por meio da graça de Deus Escreve de próprio punho, quando estava em Éfeso ou Macedônia, por volta do ano 57/58 (logo após 1ª viagem e antes do concílio de Jerusalém) GÁLATAS Provavelmente, se destinava às igrejas do sul da província da Galácia (Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe), estabelecidas em sua 1ª viagem (conf. Atos 13-14). É a única dirigida a várias igrejas A temática central é a mesma de Romanos: a salvação pela graça mediante a fé Os frutos do espírito x obra da carne Defesa de seu apostolado A autoria de Paulo é contestada entre os especialistas Foi escrita entre 61 e 63, quando estava preso em Roma. Lucas poderá tê-lo auxiliado TEMAS: As bênçãos espirituais e a paz em Cristo A primazia de Jesus Cristo A salvação pela graça mediante a fé O plano eterno de Deus p/ hum. Pode ser considerada, pela temática, de carta circular às igrejas de toda a província da Ásia e não apenas aos efésios Alguns teólogos defendem que esta carta seja a mesma aos Laodicenses, mencionada por Paulo em Cl.4.16 EFÉSIOS Dualismo corpo/espírito (antítese) Cristo venceu a morte: a ressurreição de Jesus como base da fé 2ª CARTA: Ministério apostólico Nova defesa de Paulo Escrita em Éfeso, por volta de 55dC, durante sua terceira viagem missionária. O portador é Timóteo O tom é de duras advertências Notícias e perguntas trazidas por Estéfana, Fortunato e Acaico sobre contendas internas, autoridade de Paulo contestada e costumes dissolutos de membros da comunidade Problemas da comunidade: A divisão em partidos, incesto; processos jurídicos contra irmãos; Prostituição; Mau uso dos dons espirituais. Coleta em favor da comunidade de Jerusalém O ministério da nova aliança e da reconciliação 1 e 2 CORÍNTIOS

“Paulo ignorava que as cartas amadas e célebres tesouros de vibrações de um mundo superior, escritas muita vezes em horas de angústia extrema, não se destinavam a uma igreja particular, mas sim à cristandade universal” PAULO E ESTEVÃO: pgs 426/427