Rendimento Básico Incondicional e Estado António Pedro Dores – Novembro 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

Teorias Sociais: controlos e exclusões sociais
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
I ENCONTRO REGIONAL DO NORDESTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JOÁO PESSOA – 25 A 27 DE NOVEMBRO Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho:
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Capitalismo / Socialismo
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Comentários teóricos aos livros tratados Laboratório do Mestrado Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento 2006/07.
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Sociologia DURKHEIM.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
Teorias Sociais: controlos e exclusões sociais
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Direito Penal Proposta sociológica de investigação e pedagogia António Pedro Dores/Dep. Sociologia ISCTE/CIES Junho 2005
O espírito dos Direitos Humanos e a identidade dos povos António Pedro Dores Abril2013.
CIDADANIA.
O espírito dos direitos humanos nas sociedades modernas António Pedro Dores Março 2013.
Abolição da dívida e da perversidade António Pedro Dores Ciclo Radiografias do nosso Tempo 26 de Maio de 2014.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
Refletindo sobre a solução de conflitos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Karl Marx Unidade 1, capítulo 5: p. 63
Introdução à Microeconomia
Sociologia – Prof. Gildo Júnior
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
AFRODESCENDENTES.
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
A formação da sociedade moderna.
Dádiva e dívida Porto, 1 de Fevereiro de 2014 António Pedro Dores.
Karl Marx (1818 – 1883).
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
Avaliação de Geografia
Contexto Histórico - O Estado Novo ( )
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Consequências da violação dos direitos sociais
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
Conectando Mundos Grupo 2 – Tema 2
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
Marx e a educação.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Desigualdade e Globalização;
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Perspectivas financeiras de combate à discriminação Associação Portuguesa de Adictologia António Pedro Dores, 19 de Maio de 2016.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
CONFLITOS URBANOS SOBRE A ÁGUA PHD 2537 – ÁGUAS EM SISTEMAS URBANOS Prof. Dr. Kamel Zahed Filho André Luiz Miranda Miziara Bruno Abrahao de Barros Diana.
Aula 11: desenvolvimento como liberdade.  Retomar aulas anteriores  Avaliação da atividade: uso da tecnologia na EI  Filme Margin Call  Bases informacionais.
Transcrição da apresentação:

Rendimento Básico Incondicional e Estado António Pedro Dores – Novembro 2015

Financiamento é secundário e simples Pode haver RBI com neutralidade financeira Por exemplo, taxa de IRS de 50% + RBI custa 9 mil milhões de euros Esse valor pode ser compensado de muitas maneiras, 2/3 é pago pelas prestações redundantes. 1/3 por redução de custos de saúde, segurança e serviços sociais. Há muitas outras formas de financiamento: IVA, IMI, Taxa Tobin, quantitative easing para as pessoas, etc.

Estado polissémico DireitaEsquerda “nossos”RepressãoTrabalhadores “outros”ImpostoDireito PolíticasFalências (cedências) Conquistas (justiça)

Funções dos Estados modernos a)a dominação de poucos sobre tudo o resto; b)a organização de registos estatísticos; c)a história edificante, como a educação e as universidades; d)o bem-estar de saúde, de trabalho, e preços.

Fim da Guerra Fria O pior do capitalismo (liberdade como alienação da Terra e da Humanidade) + o pior do comunismo (igualdade como exclusão das oportunidades de decisão) Lutas contra a misoginia e a hierarquização estão a ser desbaratadas pela proliferação de sistemas de dissimulação, mediáticos e científicos

Não há alternativa ao desenvolvimento pelo crescimento Estado magro e repressivo ou Estado social e tolerante são imagens gémeas do Estado falido, sem poder de representação e cada vez com mais dificuldade em manter os caciquismos próprios do keynesianismo. Hiper-burocracia kafkiana ignora os méritos individuais (migrações e terrorismo)

Questão Social Vários aspectos do Estado: espectáculo (política), comentários (cultura), espírito do capitalismo (economia), apoio social (sociologia) A questão social do final do século XIX voltou, mas em novas bases. - - Do miserabilismo que o salário e a solidariedade operária poderia superar – De uma classe média desorientada pelo evidência do fim da meritocracia (empreendedorismo) A sociologia deve adaptar-se aos novos tempos e passar a dar prioridade à igualdade e à liberdade – continuar a verificar como as instituições reproduzem as desigualdades sociais – ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres

Vamos simplificar É a consciência colectiva, o estado de espírito social, que determina a possibilidade de abertura a novos modos de organizar a vida social e produzir as tecnologias – Durkheim RBI é o teste e a confirmação dessa mudança de estado de espírito Aceitar sofrer as consequências de libertarmos as pessoas más para construir sociedades boas, em vez de esperar que quem se governa seja boa pessoa (Weber) O individuo pode e deve passar a ser complexo, instável, livre.

Utopia Revalorização geral do valor dos diferentes trabalhos Utopia em vias de extinção Sociedade da sabedoria, depois da passagem pelas sociedades indústrias e da informação&conhecimento. Reconhecer e denunciar a misoginia e a hierarquização dissimuladas Anti-Descartes Espírito científico pós-Bolonha

A moral e o moralismo A escassez do trabalho é produto da necessidade da sua valorização, como condição de superioridade social dos trabalhadores (versão de esquerda do empreendedorismo) Os ciclos Ponzi de valorização e desvalorização do capital (incluindo o capital variável) destrói trabalho – por exemplo, através das guerras – para poder voltar a “crescer” A ética do trabalho é mantida por contraste moralista contra os desocupados e proibidos de trabalhar. E pelos genocídios também.

Espírito de liberdade Quem está preso não precisa de ser libertado. Precisa de se libertar. O RBI pode dar uma ajuda. A promoção da liberdade e da igualdade justifica a mobilização de recursos? Continuarão as disputas por apropriação dos recursos. Mas em liberdade de entrar ou não nessas disputas.

Fim