BITS ++ E A CORREÇÃO GAMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

PROJETO GRÁFICO VISUAL
Monitor (Display).
A Imagem (Parte II) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Fundamentos da Representação de Informações em Computadores
Imagens Digitais na Agricultura de Precisão
DCA-0114 Computação Gráfica
PROJETO GRÁFICO VISUAL Projeto Gráfico Visual -> Aula 2 24/8/2009 (4-6 – noite) PROGRAMAÇÃO Aula 5 – 21/9 Imagem bitmap Imagem vetorial.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
Sistemas Operacionais
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Formação da imagem digital
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Visão Computacional Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
Historia, Evolução e Tecnologia
Quantização e Dithering
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Equipamentos 3/25/2017 Equipamentos Computação Gráfica - Gattass.
Ismael Andrade Pimentel Departamento da Eng. Mec
Maria Aparecida Castro Livi
Prof. Carlos H. Marcondes
Esquema básico do hardware
Robótica MO810/MC959
Tricromia e aditividade
ROB 553.
Fundamentação Teórica
Como a matemática participa da informática?.
Utilização do Scanner Trabalho realizado por: Fábio Santos nº 1
COMPUTAÇÃO GRAFICA DAVIDE MOURO SALGUEIRO.
Teoria da Cor.
7. Color Image Processing
Redes de Computadores Transmissão da Informação.
Processamento Digital de Imagens
Reconhecimento de códigos QR
Módulo 1 Expressão Digital Artística II
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS Prof. Dr. Antônio Nuno de Castro Santa Rosa.
Ferramentas de Multimídia e Internet
Computação Gráfica - Cor
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Sistema Visual Humano Anatomia e Processamento de Sinais
Guilherme Defreitas Juraszek
Prof. Leandro da Silva Taddeo
Computação Gráfica Aula 2 – Conceito de Resolução
GEOPROCESSAMENTO Aula 5: Processamento de imagens e fotointerpretação
Multimédia Imagem digital
Processamento de Imagens
Capítulo II – Imagem Digital
A Imagem (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Processamento Digital de Imagens
Sensoriamento Remoto e Realce de Imagem
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II Vídeo Fundamentos Desde a primeira interface de vídeo criada pela IBM para o seu primeiro PC — a MDA (Monochrome Display.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. Rafael Andrade
Introdução à Informática
Teoria da Cor Trabalho realizado por: Catarina Ferreira nº4 12ºB.
Manutenção e Suporte em Hardware - II
Características do Hardware Para Multimídia.
Sistemas Operacionais Multimídia
Diagrama em blocos: Hardware de Computadores
Processamento de Imagens e Computação Gráfica
Instalação e Manutenção de Computadores
1  Integração de Pontos  Aspectos técnicos  Discriminação baseada na entidade em movimento  Fonte de iluminação  Sensor  Objeto imageado  Uso sobretudo.
Pesquisa Aplicada à Computação utilizando MatLab® Anderson Vinícius Alves Ferreira Leonardo Vidal Batista (Tutor)
Aplicações Informáticas A 11º Ano Unidade 3 – Utilização do Sistema Multimédia.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Processamento de imagens  Trabalhando com imagens  Problemas típicos  Aplicações  Comandos básicos matlab.
1 Computação Gráfica Prof. Dr. Júlio C. Klafke UNIP-Objetivo
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

BITS ++ E A CORREÇÃO GAMA Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento – LPNeC BITS ++ E A CORREÇÃO GAMA Maria José Nunes Gadelha Michael Jackson Oliveira Andrade Orientador: Natanael Antonio dos Santos 17.07.2009

Conceitos básicos O que significa intensidade? É a quantidade de energia radiante por unidade de espaço. O que significa brilho? Atributo de uma sensação visual.

Conceitos básicos Iluminação Luminância

Conceitos básicos O que significa Gama? Descreve a relação não linear entre o níveis de pixel no computador e da luminância do monitor (a luz que emite energia). O gama pode ser visto pela inclinação da curva, intermediária entre o preto e o branco.

Conceitos básicos O que significa Bit? É a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida; Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, verdadeiro ou falso, sendo a base da matemática binária. O que significa Pixel? É o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor ao qual é possivel atribuir uma cor.; Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul ; Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits); Ex.: 8 bpp, 28 = 256 cores (RGB) 14 bpp, 2¹ = 16.384 cores. 4

Bits ++ É um hardware que permite a execução de um nível elevado de cor e contraste a partir de um conjunto de softwares, o PsycoToolbox e o VideoToolbox. Pode ser usado para medir limiares psicofísicos, como por exemplo detecção de grades ou experimentos eletrofisiólogicos;

Bits ++ O alcance dinâmico do monitor é ampliado mais de 64 vezes, por um processador de vídeo digital; Os 8 bits existentes no monitor, que equivalem a 256 cores ou escalas de cinza, são ampliados para 14 bits, que equivalem a mais de 16.000 cores, ou escalas de cinza.

Bits ++ O Bits ++ transforma a “resolução de 8 para 14 bits”; Bits + + tem uma alta velocidade, em tempo real; Placas de vídeo de Interface Digital Visual (DVI); Look-Up-Table (LUT); Conversor de sistema digital para analógico (DAC);

Bits ++ PsycoToolbox e VideoToolbox são softwares psicofísicos com linguagem de programação especial (MATLAB) para um sitema operacional. A MATLAB transcreve códigos para descrever uma imagem, controlando a luminância de todos os pixels da imagem exibida. O MEX (arquivo de extensão MATLAB) permite que o bits ++ seja facilmente integrado com os softwares associados (Brainard, 1997; Pelli, 1997).

Bits ++ MATLAB: exibição Framerbuffer e (LUT); O Toolbox inclui programas para medir o fator e a correção gama.

Correção Gama A correção gama é realizada para corrigir a intensidade luminosa do monitor. O fator gama diz respeito ao parâmetro que define o caráter não linear da intensidade luminosa de um elemento; O valor de gama define a inclinação de uma curva num eixo de coordenadas;

Curvas correspondente ao fator gama.

Correção Gama

Modelo Macintosh maior resolução correção 1.8; Correção Gama Modelo CTR menor resolução correção 2.2; Modelo Macintosh maior resolução correção 1.8;

Macintosh. CRT.

Correção Gama A calibração do monitor envolve o ajuste das configurações de vídeo, isso permite a descrição da reprodução de cores feita pelo monitor; Para calibrar a correção gama do monitor precisa-se adaptar o modelo CRT para luminância de dados reais e estimar a configuração para parâmetros do gama;

Correção Gama Dois modelos importantes são o LUT e DAC; O LUT possue 256 entradas correpondente a cada nível dos pontos RGB;

Correção Gama O LUT controla o contraste da imagem, e realiza a correção gama ao mesmo tempo; Os valores da imagem digital são enviados da placa gráfica para o LUT, que faz a tradução dos códigos da escala de cinza (256 níveis) e envia para o DAC; A amostra para a correção gama é feita a partir de 24 ou 48 valores.

(Cambridge Research Systems, Rochester, Kent, England, 2002).

Correção Gama O DAC converte linearmente os códigos digitais para voltagem analógica, resultando na luminância do pixel; A relação entre os valores de DACe os valores de saída (LUT) determinam a correção gama.

(Cambridge Research Systems, Rochester, Kent, England, 2002).

Modelo Bits ++ e Mono ++ O modelo mono ++ não possue LUT, por isso a correção gama da imagem digital é feita através de outros programas, como por exemplo o Psycotoolbox de linguagem MATLAB; Já no modelo Bits ++ com o LUT o RGB é é combinado diretamente para formar o 14 bits.

Obrigado!