Professora Ana Alice Bueno. Um texto não é somente um amontoado de frases. Para se constituir um texto, é necessário que haja:  Unidade temática (tratar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
VENCEDOR E PERDEDOR Autor Anônimo.
Música: Frank Sinatra - My Way
PEGADAS NA AREIA S Gotas de Carinho. PEGADAS NA AREIA S Gotas de Carinho.
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
CLIK PARA MUDAR OS SLIDES
Andava eu pela estrada da vida tempos atrás.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
O Bosque. O Bosque Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Às vezes observava da.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen. UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
A VAQUINHA.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Um Irmão Especial.
Produção Textual.
Orientações para a dissertação
A Razão e a Emoção S Gotas de Carinho.
Ligue o som Ligue o som Gosto de uma música que Frank Sinatra costumava cantar, My way. O curioso é que só fui prestar atenção na letra dessa canção.
AJUDA-ME SENHOR.
A RAZÃO E A EMOÇÃO A RAZÃO E A EMOÇÃO.
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
A Forja das Almas.
Oi sou Jesus!.
Estatística de Resposta T.1
O que mantem um casal Uma Lição de Vida.
Andava eu pela estrada da vida tempos atrás.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Prado Slides – Cidreira / RS Outro dia, um amigo fez um comentário que me deixou pensativo... disse que eu era um eterno sonhador e que deveria pensar.
Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Jesus Eu quero ser como as crianças
A ÚLTIMA PEDRA Roberto Shinyashiki.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
O Bosque RECEBIDA NO ... (SEM AUTOR) Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Carta pessoal.
1ª História. Certa vez um garoto entrou na sala de emergência de um hospital depois de ter sido atropelado.   
A narrativa que vocês irão ler é conhecida de muitos e é um acontecido em minha vida pessoal. Vale a pena ler até o fim. Vocês entenderão o poder de.
DUAS HISTÓRIAS. DOIS DESTINOS. 1º História:
O pequeno gauchão. Esse carro foi inventado, criado e construído na cidade de Lajeado, RS. Observem o tamanho em relaçao aos outros.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
SOU SEU MELHOR AMIGO... Ligue seu som.
Nada na vida acontece em vão
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Diário e Blog.
Processo de Decisão de Tomadas
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Ligue o Som.
Frases Carmesim 201ª Semana Extraídas do Site:
O Bosque O Bosque Tempos atrás, tive um vizinho, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Algumas vezes eu observava de minha.
Luiza Monteiro.  Com o advento da internet e dos recursos tecnológicos de uma maneira geral, a forma de comunicação entre as pessoas mudou consideravelmente.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
Clique aqui para ver o resto da mensagem
PEGADAS NA AREIA.
PEGADAS NA AREIA Clicar Slides.
Escola Municipal Monteiro Lobato
Ajuda-me Senhor! Tira de mim o peso desta imensa dor Carrega pra longe essa mágoa A vida comigo, não tem sido um imenso jardim florido E ensina-me a aceitar.
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

Professora Ana Alice Bueno

Um texto não é somente um amontoado de frases. Para se constituir um texto, é necessário que haja:  Unidade temática (tratar do mesmo assunto),  Unidade estrutural (boa sequência de ideias e boa costura entre as partes).

 O texto apresenta uma unidade temática?  O texto apresenta unidade estrutural?  Reconheça a estrutura do texto – sintetize o assunto de cada parágrafo.  Como o autor costura os diferentes parágrafos e partes do texto?  O assunto progride segundo algum esquema ou plano?

Para planejar um texto, é importante responder com clareza as seguintes questões: 1. Sobre o que vou escrever? (assunto) 2. Para quem vou escrever? (destinatário – adequação à linguagem) 3. Com que finalidade? (objetivo) 4. Quais informações mais relevantes devem estar no meu texto? (seleção de ideias) 5. Qual a melhor sequência de ideias?

Imagine a seguinte situação: sua casa está sem água porque houve um problema nas tubulações. Escreva uma carta à autoridade encarregada do abastecimento de água, solicitando providências no sentido de que o defeito seja reparado e pedindo urgência no conserto porque a falta de água causa inúmeras dificuldades no seu cotidiano.

 (LOCAL E DATA) Porto Alegre (RS), 1º de fevereiro de  (VOCATIVO) Senhor Diretor do Departamento de Trânsito de Porto Alegre,

No último dia 20, recebi uma multa relativa a uma infração cometida em 1º de dezembro de A multa foi lavrada no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Freitas Coutinho, às 15 horas, e se deu pelo fato de ter sido avançado o sinal vermelho. Recordo-me bem da ocasião e admito que infringi uma norma do trânsito; aliás, uma “infração gravíssima”, de acordo com o novo Código de Trânsito. Porém, V.S.ª já viveu a desagradável situação de cruzar um semáforo, estando atrás de um ônibus de três metros de altura? Pois foi o que me aconteceu. Embora guardasse uma distância razoável do ônibus, sua altura não me permitia ver se o sinal estava ou não aberto. Como o ônibus não parou nem diminuiu a velocidade, achei que estivesse aberto e segui em frente.

Além disso, notei que o motorista que vinha atrás de meu veículo acelerou seu automóvel ao nos aproximarmos do cruzamento, o que me impediu completamente de parar ou esperar que o ônibus se afastasse para poder ver o semáforo, pois do contrário corria o sério risco de ter meu carro colidido na parte traseira. Por outro lado, será que o ônibus ou o veículo de trás também foram multados? Ou será que o policial de trânsito não teve tempo de anotar a chapa dos outros dois veículos, fazendo-me sua única vítima? Teria havido coerência por parte do policial ao lavrar essa multa?

Gostaria de lembrar ainda que, em mais de vinte anos como motorista, jamais fui multado, o que comprova o quanto minha conduta tem sido correta no trânsito e o quanto essa multa é injusta. Peço a V.S.ª que examine esse caso de uma forma mais ampla, distinguindo, de forma clara, aqueles que realmente merecem ser multados daqueles que merecem ser compreendidos e, portanto, perdoados. Sem mais para o momento, agradeço sua compreensão, Victor Hugo Sanches

 Descrever claramente o problema ocorrido, assim como os motivos que o geraram e as consequências se não for resolvido.  Convencer o receptor da mensagem a encontrar uma solução para o problema apontado na carta.  Apontar as possíveis soluções para que haja entendimento entre as partes.  Usar linguagem de acordo com o padrão culto e formal da língua.