Revisão aulas anteriores Neoclassicismo Romantismo Realismo
IMPRESSIONISMO FORMOU-SE EM PARIS 1860-1870
A Realidade e a consciência Primeira exposição 1874 – artistas independentes -no estúdio do fotógrafo Nadar, causou protestos entre a crítica, Admiração mútua entre o fotografo e os pintores, Necessidade de redefinir a função da arte, Outras exposições do grupo: 1877,1878, 1880, s1882, 1886 Todas provocando reações escandalizadas entre a crítica oficial e o público,
Pontos em comum A versão a arte acadêmica dos salões oficiais, Orientação realista, Total desinteresse pelo objeto, preferência pela paisagem e a natureza morta, Recusa dos hábitos de ateliê de dispor e iluminar os modelos, de começar desenhando os contornos para depois passar ao chiaroescuro e a cor,
Trabalho em plein-ar, o estudo das sombras coloridas e das relações entre cores complementares.
Manet – um precursor Éduard Manet, contemporâneo dos realistas, no entanto, não tinha afinidade revolucinária nem política, Filho de uma família burguesa, frequentava a alta sociedade, Como pintor se formou no estúdio de um acadêmico, e pesquisou no Louvre as obras de grandes mestres,
Seu propósito é ser do seu próprio tempo: “pintar o que vê”, Nào se preocupa apenas com o objeto enquanto ação, mas elabora uma composição temática que pertence a sua época, Recompõe uma imagem histórica segundo os valores modernos,
Observemos a imagem a seguir Le dèjeuner sur l`herbe – 1863 ( Almoço na relva)
Pesquisa de Manet para realizar a obra Almoço na relva (1863) O julgamento de Páris – Marcantonio Raimondi (1520) O concerto Campestre de Giorgione e Ticiano o Jovem (1510)
Olympia
Um bar na Foli-Bergere Barco
Grande Canal A casa do pai Lathuille
Principais Representantes Monet Renoir Degas Cézanne Pissarro Sisley Bazille
Apesar dos artistas pertencerem a um mesmo ao mesmo grupo os interesses e as motivações são diferentes, Monet, Renoir, Sisley e Pissarro: realizam estudo direto ao ar livre, principalmente as margens do Rio Sena, com técnica rápida e sem retoques Representam a luminosidade e transparência da atmosfera e d água com notas cromáticas puras, sem graduação de claro-escuro, Não utilizam preto para as sombras, Ocupam-se exclusivamente da sensação visual.
Já Cézanne e Degas, valorizam a pesquisa histórica, Cézanne se dedica a estudar obras dos grandes mestres, porém investiga as possibilidades das técnicas atuais.
Claude Monet 1840-1926 - Paris Considerado um dos mais importantes pintores da escola impressionista. A exposição realizada em 1874 no estúdio parisiense do fotógrafo Nadar foi pejorativamente qualificada pela crítica como "impressionista" devido ao quadro de Monet ali exposto, "Impressão: o sol nascente". O nome impressionismo tornou-se corrente e Monet passou a ser considerado o chefe dessa escola, uma das mais importantes da história da pintura.
Impressão, nascer do sol (1872)
Monet, pintando em seu jardim Terraço em Sainte
Mulheres no Jardim
Mulher com guarda-sol Mulher com um guarda-sol virada para a esquerda-1886
Catedral de Rouen
Os últimos dez anos de sua vida, com grave disturbio de visão, se dedica a pintar os jardins Construídos por ele. Ponte Japonesa de pedestres Ninféias
Pierre-Auguste Renoir 1841-1919 - Limonges As pinturas de Renoir são notáveis por sua luz vibrante e cor saturada, o que muitas vezes se concentrar em pessoas atirando situações insinuando. O nu feminino é um dos temas principais. Renoir sugeriu os detalhes de uma cena com toques livres e rápido de cor, de modo que seus números são baseados em tom baixao entre si e com o fundo.
Rosa e Azul- 1881 Foi uma encomenda do pai das meninas, Porém o mesmo não gostou e o quadro Ficou por muito tempo num lugar escu- Ro da casa.
O almoço da partido do barco
Meninas no piano Mulher com sombrinha
O balanço
Edgar Degas Paris- 1834-1917 Características de sua obra: - suavidade. - Uso de cores em tom pastel e suaves na primeira fase de sua vida artística. Na década de 1860, passou a utilizar tons mais vibrantes. - Abordagem de cenas do cotidiano, paisagens e retratos individuais. - Pintura de bailarinas, mulheres, concertos e óperas. - Pintura histórica, sobretudo a partir da década de 1860.
Para além de atraído pelo corpo feminino, Degas trabalhava muito o quotidiano, sendo este trabalho um exemplo do seu gosto pelo quotidiano mais "doméstico", digamos assim. É necessário afirmar que este trabalho é o melhor de toda a célebre série Mulheres no seu toillete. A banheira
A Primeira Bailarina, cerca de 1878, Museu de Orsay Dançarina
Série Bailarinas
As passadeiras
Jacob Abraham Camille Pissarro 1830-1903 Aldeia perto de Pontoise Paisagem de Pontoise
O boulevard des Italiens, manhã de sol” (1897
http://www.youtube.com/watch?v=hcDqgfbD7GI Video sobre Monet
Referências ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna, São Paulo: companhia das letras, 1992. http://www.cs.trinity.edu/~kharty/Eduardo%20Manet.htm http://www.e-biografias.net/claude_monet/ http://www.not1.xpg.com.br/monet-vida-e-obras-do-pintor-claude-monet/ http://oimpressionismo.wordpress.com/page/2/