Revisão aulas anteriores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPRESSIONISMO E POS-IMPRESSIONISMO
Advertisements

Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Claude Monet Pierre Auguste Renoir Edgar Degas
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
6º ano 1º Volume.
O Impressionismo.
Impressionismo.
Tintoretto.
Arte e Interpretação em Ação: Leitura de Textos Não-Verbais.
Início às grandes tendências da arte do século XX
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Impressionismo 02/04/2017
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Cor Contraste.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Arte Moderna: As Vanguardas
A ARTE NO SÉCULO XIX NA EUROPA (II) As inovações na arte.
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Como fazer a leitura de obra de arte?
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Formadora: Janaína Lapuente
5 perguntas sobre os textos lidos.
Arte século XIX.
…um pintor que se chamava…
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
ROMANTISMO.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Fauvismo.
Pintura Pós-impressionista
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
Denise Dubiella.
Impressionismo.
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
Impressionismo.
EXPRESSIONISMO NO BRASIL
REALISMO.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Sec. XX Aproximadamente em 1907
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.
ALL STAR & MONET.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
IMPRESSIONISMO.
Impressão, nascer do sol (1873) de Claude Monet.
Transcrição da apresentação:

Revisão aulas anteriores Neoclassicismo Romantismo Realismo

IMPRESSIONISMO FORMOU-SE EM PARIS 1860-1870

A Realidade e a consciência Primeira exposição 1874 – artistas independentes -no estúdio do fotógrafo Nadar, causou protestos entre a crítica, Admiração mútua entre o fotografo e os pintores, Necessidade de redefinir a função da arte, Outras exposições do grupo: 1877,1878, 1880, s1882, 1886 Todas provocando reações escandalizadas entre a crítica oficial e o público,

Pontos em comum A versão a arte acadêmica dos salões oficiais, Orientação realista, Total desinteresse pelo objeto, preferência pela paisagem e a natureza morta, Recusa dos hábitos de ateliê de dispor e iluminar os modelos, de começar desenhando os contornos para depois passar ao chiaroescuro e a cor,

Trabalho em plein-ar, o estudo das sombras coloridas e das relações entre cores complementares.

Manet – um precursor Éduard Manet, contemporâneo dos realistas, no entanto, não tinha afinidade revolucinária nem política, Filho de uma família burguesa, frequentava a alta sociedade, Como pintor se formou no estúdio de um acadêmico, e pesquisou no Louvre as obras de grandes mestres,

Seu propósito é ser do seu próprio tempo: “pintar o que vê”, Nào se preocupa apenas com o objeto enquanto ação, mas elabora uma composição temática que pertence a sua época, Recompõe uma imagem histórica segundo os valores modernos,

Observemos a imagem a seguir Le dèjeuner sur l`herbe – 1863 ( Almoço na relva)

Pesquisa de Manet para realizar a obra Almoço na relva (1863) O julgamento de Páris – Marcantonio Raimondi (1520) O concerto Campestre de Giorgione e Ticiano o Jovem (1510)

Olympia

Um bar na Foli-Bergere Barco

Grande Canal A casa do pai Lathuille

Principais Representantes Monet Renoir Degas Cézanne Pissarro Sisley Bazille

Apesar dos artistas pertencerem a um mesmo ao mesmo grupo os interesses e as motivações são diferentes, Monet, Renoir, Sisley e Pissarro: realizam estudo direto ao ar livre, principalmente as margens do Rio Sena, com técnica rápida e sem retoques Representam a luminosidade e transparência da atmosfera e d água com notas cromáticas puras, sem graduação de claro-escuro, Não utilizam preto para as sombras, Ocupam-se exclusivamente da sensação visual.

Já Cézanne e Degas, valorizam a pesquisa histórica, Cézanne se dedica a estudar obras dos grandes mestres, porém investiga as possibilidades das técnicas atuais.

Claude Monet 1840-1926 - Paris Considerado um dos mais importantes pintores da escola impressionista. A exposição realizada em 1874 no estúdio parisiense do fotógrafo Nadar foi pejorativamente qualificada pela crítica como "impressionista" devido ao quadro de Monet ali exposto, "Impressão: o sol nascente". O nome impressionismo tornou-se corrente e Monet passou a ser considerado o chefe dessa escola, uma das mais importantes da história da pintura.

Impressão, nascer do sol (1872)

Monet, pintando em seu jardim Terraço em Sainte

Mulheres no Jardim

Mulher com guarda-sol Mulher com um guarda-sol virada para a esquerda-1886

Catedral de Rouen

Os últimos dez anos de sua vida, com grave disturbio de visão, se dedica a pintar os jardins Construídos por ele. Ponte Japonesa de pedestres Ninféias

Pierre-Auguste Renoir 1841-1919 - Limonges As pinturas de Renoir são notáveis ​​por sua luz vibrante e cor saturada, o que muitas vezes se concentrar em pessoas atirando situações insinuando.  O nu feminino é um dos temas principais.  Renoir sugeriu os detalhes de uma cena com toques livres e rápido de cor, de modo que seus números são baseados em tom baixao entre si e com o fundo.

Rosa e Azul- 1881 Foi uma encomenda do pai das meninas, Porém o mesmo não gostou e o quadro Ficou por muito tempo num lugar escu- Ro da casa.

O almoço da partido do barco

Meninas no piano Mulher com sombrinha

O balanço

Edgar Degas Paris- 1834-1917 Características de sua obra: - suavidade. - Uso de cores em tom pastel e suaves na primeira fase de sua vida artística. Na década de 1860, passou a utilizar tons mais vibrantes. - Abordagem de cenas do cotidiano, paisagens e retratos individuais. - Pintura de bailarinas, mulheres, concertos e óperas. - Pintura histórica, sobretudo a partir da década de 1860.

Para além de atraído pelo corpo feminino, Degas trabalhava muito o quotidiano, sendo este trabalho um exemplo do seu gosto pelo quotidiano mais "doméstico", digamos assim. É necessário afirmar que este trabalho é o melhor de toda a célebre série Mulheres no seu toillete. A banheira

A Primeira Bailarina, cerca de 1878, Museu de Orsay Dançarina

Série Bailarinas

As passadeiras

Jacob Abraham Camille Pissarro 1830-1903 Aldeia perto de Pontoise   Paisagem de Pontoise

O boulevard des Italiens, manhã de sol” (1897

http://www.youtube.com/watch?v=hcDqgfbD7GI Video sobre Monet

Referências ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna, São Paulo: companhia das letras, 1992. http://www.cs.trinity.edu/~kharty/Eduardo%20Manet.htm http://www.e-biografias.net/claude_monet/ http://www.not1.xpg.com.br/monet-vida-e-obras-do-pintor-claude-monet/ http://oimpressionismo.wordpress.com/page/2/