Virtualização: Conceito Luciano Palma Microsoft Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

Redes Windows.
Encontro Computação em Nuvem
Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
Virtualização de serviços
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA:
Tópicos I – Prof. Eduardo Zagari Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA: Eduardo Stuchi RA: Rafael Curi RA:
Pode ser uma máquina emulada ou uma máquina real na rede.
Sistemas Operacionais
Virtualização de sistemas operacionais
Virtualização de sistemas operacionais
TC – DEI, 2005/2006.
Mecanismo de Proteção (Prevenção e Detecção)
Carlos Maziero PPGIA CCET PUCPR
Virtualização de Máquinas
Virtualização..
Aldo Aguiar Junior João Souto Maior
Adolpho Luiz Antonio Carlos Correia Maxwell Miranda Valdemar Bezerra
Prefeitura de Santo André
Cloud Computing.
Professora Vanessa Fonseca
Título do slide.
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
XEn Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sistemas Distribuídos
MPViCOS Multi Purpose Virtual Cluster Orchestration System II Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo São José dos Campos/SP Alexandre T.
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Virtualização.
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Introdução à Informática
Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Mainframe Universidade de Mogi das Cruzes Luis Felipe Yokomi RGM: Yuki Orimoto RGM: Professor: Luciano Gonçalves.
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Private Cloud na Prática VIR302
Processos.
Sistemas Distribuídos
Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico
Instalação, Configuração e Administração de Servidores
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Network Virtualization: Breaking the Performance Barrier Departamento de Eletrônica – Escola Politécnica Programa de Engenharia Elétrica – COPPE Rafael.
Gestão da Tecnologia da Informação
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Virtualização de Máquinas Uma visão geral e informal.
Definição um sistema de BD distribuído consistem em uma rede de várias ocorrências de bases de dados interligadas. característica principal para o usuário,
Intel Virtualization Technology (VT) Redes de Computadores II Felipe Figueira Horta Professores: Luis Henrique e Otto Carlos.
Áreas de atuação Análise do Comportamento Dinâmico de Equipamentos Rotativos através de Medição e Processamento de Sinais Desenvolvimento de Sistema de.
Segurança para o Datacenter Virtual com VMware
Virtualização Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Conceitos Básicos.
Disciplina: Sistema Operacional Professor: Luciano Ricardi Scorsin.
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows
Leandro Ramos  1 - Consolidação de servidores Reduzir a quantidade de servidores ajuda drasticamente a reduzir consumo de energia.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
VIRTUALIZAÇÃO - INTRODUÇÃO Na área de TI; O que é sistema legado? É o termo utilizado em referência aos sistemas computacionais de uma organização que,
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Sistemas Operacionais de Redes Virtualização IGOR ALVES.
Virtualização. Virtual Machine A virtualização pode ser vista como a capacidade de executar múltiplos Sistemas Operativos numa única plataforma física,
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Transcrição da apresentação:

Virtualização: Conceito Luciano Palma Microsoft Brasil

Virtualização – O Conceito O que é virtualização de Hardware?

Exemplo de Solução (Real) Redução da Infra-estrutura  54 servidores físicos  5  Espaço Físico  1 ½ rack  ½ rack  Quantidade de discos  108 discos  10  Consoles / Switches KVM (Keyboard, Vídeo, Mouse)  54 entradas  5  Estrutura de Rede  Número de pontos de rede  Cabeamento  3 switches  1 switch 3,5TB!3,5TB!

Vantagens da Virtualização Redução dos custos de manutenção  MTBF – Disponibilidade aumentada em 10x  Redução do consumo de energia (economia de R$ ,00 / ano) $62.500/ano!$62.500/ano! * Considerando o custo de R$0,287/KWh + impostos

Consolidação “Convencional” Diversas aplicações que rodam originalmente em servidores distintos são instaladas em um único servidor – normalmente mais potente do que os originais. Características  Redução dos custos de hardware;  Redução da infra-estrutura necessária (espaço físico, pontos de rede, infra-estrutura elétrica, etc);  Redução dos custos de manutenção;  Otimização da utilização dos recursos do(s) servidor(es);  Aumento do nível de criticidade do servidor consolidado (falhas no servidor geram impacto na disponibilidade de diversas aplicações);  Co-existência entre as aplicações num mesmo ambiente (sistema operacional).

Consolidação com Virtualização Diversas aplicações são instaladas em um único servidor, particionando seus recursos para diversas máquinas virtuais. Cada aplicação pode ser executada em uma máquina virtual distinta e isolada das demais (até mesmo com SO’s distintos). Características  Redução dos custos de hardware;  Redução da infra-estrutura necessária (espaço físico, pontos de rede, infra-estrutura elétrica, etc);  Redução dos custos de manutenção;  Otimização da utilização dos recursos do(s) servidor(es);  Aumento do nível de criticidade do servidor consolidade (falhas no servidor geram impacto na disponibilidade de diversas aplicações);  Isolamento entre as aplicações.

Desvantagens Análise de Performance  Testes de stress dos componentes de software. Devido ao compartilhamento dos recursos físicos, não é possível realizar testes de análise de performance. Dependência dos recursos físicos  No caso de falha de um componente ou de necessidade de reinicialização do sistema físico, todas as máquinas virtuais hospedadas no servidor serão afetadas. Homologação de hardware  O MS Virtual Server 2005 disponibiliza um hardware padronizado (emulado) para as máquinas virtuais, utilizando os drivers específicos para o hardware emulado.  Este fato impede a realização de homologação de hardware – mesmo que o hardware utilizado pela máquina física seja idêntico ao hardware que se deseja homologar.