CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Vianna Setembro de.
Advertisements

Equipamentos de perfuração
INFILTRAÇÃO.
MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Vianna Setembro de.
TECNOLOGIA DA PRÉ-FABRICAÇÃO CC-47C
FUNDAÇÕES – MÉTODOS CONSTRUTIVOS
MOVIMENTO DE TERRA 1ª Parte.
ENSAIOS DE COMPRESSÃO, DOBRAMENTO E FLEXÃO
INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO
FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS
PRODUÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO
Sondagem à Percussão.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Sondagem Prof. Giovani Antonangelo Engenheiro Civil FSP
FÔRMAS EXECUÇÃO DO SERVIÇO
O QUE É CONCRETO PROTENDIDO, OU MELHOR, O QUE É PROTENSÃO ?
Geotecnia ii Fundações
FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA
Prova de carga Prof.ªMSc. Deyse Macêdo.
AULA 4: Sondagem Tipo SPT.
Construção civil Fundações diretas
Condensadores resfriados a ar
Mecânica dos Solos Tensões nos Solos.
REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO E DRENAGEM
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
TIPOS COBERTURAS Estacas Indiretas ou Profundas Pegões Poços
TEMAS DE PLANEJAMENTO, TÉCNICAS CONSTRUÇÃO CIVIL
Fundações Aula III.
Tema IV Titulo : Cimentações o Fundação profundas.
CONFORMAÇÃO DE CHAPAS.
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Geotecnia II (Eng 1062)
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CALIBRADORES Seguindo as diretrizes da empresa para implantar um programa de qualidade e produtividade, um dos funcionários alertou o supervisor sobre.
Estacas SESI/ SENAI – CENTRO INTEGRADO HÉLCIO REZENDE DIAS
Cabos de aço 1. Introdução [1] Perna.
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Alvenaria Estrutural Execução das Paredes Portantes:
Bloco   Bloco de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
BATE ESTACA.
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos
Prof. José Antonio De Milito
PRÁTICAS DE ENGENHARIA CIVIL I 1.Concreto Armado – Domínios de Deformação 2. Concreto Armado – Flambagem 3.Concreto Armado – Flexão / Cizalhamento 4. Concreto.
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
CCA 039 – Irrigação e Drenagem
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Locação de obras.
Mecânica dos Sólidos Conhecendo o material (sólido) com o que se construiu uma estrutura-suporte, saberemos: Se com o material/sólido usado no suporte.
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL DE SAPATAS
BLOCOS DE APOIO Prof. Msc. Silvio Edmundo Pilz.
Elementos de Máquinas Um novo projeto de máquina aparece sempre para satisfazer uma necessidade. Surge da idealização de alguém transformada em um mecanismo.
Concreto Armado VIGAS Carregamentos Lineares
CAPÍTULO 04-RM.
CÁLCULO ESTRUTURAL GESTÃO DE OBRAS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Standard Penetration Test Principais Vantagens:  Custo relativamente Baixo;  Facilidade de execução e possibilidade em locais de difícil acesso;  Permite.
CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Introdução As fundações existentes, de uma forma geral em execuções de projetos de engenharia Civil, são elementos estruturais que tem o objetivo de.
Terraplenagem e Instalações Provisórias
ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.
FUNDAÇÕES Prof.º Talles Mello.
Transcrição da apresentação:

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I FUNDAÇÕES INDIRETAS OU PROFUNDAS:São fundações que tem o comprimento vezes maiores que a seção, podendo ser estacas ou tubulões como segue: Estacas manuais, escavadas por perfuratriz ou bate estacas. Estacas pré-moldadas de madeira, de concreto ou metálicas. Tubulões a céu aberto ou pneumático. ESTACAS:São elementos estruturais destinados a transmitir as cargas da estrutura para as camadas profundas do terreno. Duas são as razões para seu uso, técnicas e econômicas. Quando a taxa de carga admissível do terreno for inferior ao carregamento transmitido pela estrutura e quando a fundação rasa ficar sujeita a recalque incompatível com a estrutura a ser construída. Normalmente trabalham a compressão, com excessão das estacas prancha que trabalham a flexão.

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I ESTACAS PRÉ-MOLDADAS: Podem ser de concreto, madeira ou aço, as mais utilizadas são as de concreto armado, podendo ser protendidas ou não. ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO ARMADO: São peças de concreto armado, fabricadas no próprio canteiro ou em indústrias especializadas, cravadas por meio de bate-estacas, após a cura cdo concreto. As armaduras destas estacas são dimensionadas não só para as cargas que irão absorver mas, principalmente para absorver os esforços decorrentes do transporte e içamento para cravação. Vários são os sistemas de fabricação, podendo ser vibradas ou centrifugadas, podem ter armadura convencional ou protendidas. Podem ser de seção quadrada ou circular e com comprimentos que podem atingir até 14,00m. Para estacas mais profundas usam-se emendas metálicas, tipo luva. Na cravação a cabeça da estaca tem que ser revestida com um capacete de aço e apoiada sobre madeira para evitar a ruptura da cabeça das estacas.

BATE-ESTACAS

BATE-ESTACAS

BATE-ESTACAS

BATE-ESTACAS

BATE-ESTACAS

BATE-ESTACAS

BATE-ESTACAS

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I IÇAMENTO DAS ESTACAS : É importante seguir as recomendações de norma e dos fabricantes no momento do içamento das estacas para evitar a fissuração ou até a ruptura da estaca. Recomenda-se içar a estaca a 0,3L da cabeça da estaca, sendo L o comprimento da mesma. Em caso de estacas muito longas o içamento dedve ser feito por dois pontos de modo que os momentos positivos sejam iguais aos momentos negativos (2 partes no meio e uma em cada ponta). Cuidados especiais devem ser dispensados quando as estacas são cravadas em ambientes com águas agerssivas. A água penetrando através do concreto corroe as armaduras, elas aumentas de volume e irrompem através do concreto podendo comprometer a estrutura. NEGA DE ESTACAS: Recalque máximo sofrido para um determinado número de golpes para um determinado martelo e para uma altura específica de queda. Estes conceitos podem ser aplicados para estacas de concreto, de madeira ou aço, cada um com suas características próprias.

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I NEGA DE ESTACAS Fórmula dos holandeses:  R = P².h / [(P + p).s], onde:  R = resistência oferecida pelo solo à penetração da estaca;  P = peso do pilão;  p = peso da estaca;  h = altura de queda do pilão;  s = nega da estaca.  Dados:  R = 12.000 kN  P = 40 kN  p = 60 kN  h = 1m  Substituindo os dados na fórmula achamos:  s = 0,00133 m (para um golpe)  s = 0,0133 m = 1,33 cm (para dez golpes)

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I criatividade bate estaca humano.mp4

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I TUBULÕES : Podem ser construídos a céu aberto ou pneumáticos. São estruturas de fundação dimensionadas levando-se em conta o atrito de ponta da estrutura sobre o solo da base, diferentemente das estacas onde as cargas da estrutura são absorvidas e distribuídas pelo atrito lateral das paredes da estaca com o solo. A CÉU ABERTO: Podem ser executados em terrenos suficientemente coesivos e com sua base acima do nível do lençol freático, dispensando-se escoramentos nas seções circulares. O fuste pode ser aberto manualmente ou mecanicamente e a base é alardgada manualmente, sendo assim, seu diâmetro mínimo é de 70cm, podendo chegar a 1,40 ou 1,50m. Podem ser armados só no topo quando trabalham só à compressão ou armados até o fundo no caso de trabalho a tração. Usados sempre para grandes cargas sendo estas as referências para o dimensionamento do fuste, estas e a resistência do solo na altura da base vai determinar a área da base. As armaduras nunca comtemplam as bases, sendo assim, os ângulos de abertura para o alargamento da base não devem ultrapassar os 30º, logicamente, podendo variar em função da coesão do solo onde a base será construída, daí a importância da sondagem prévia do solo pra orientar o projetista de fundações.

TUBULÃO A CÉU ABERTO

TUBULÃO A CÉU ABERTO

TUBULÃO A CÉU ABERTO

TUBULÃO A CÉU ABERTO

TUBULÃO A CÉU ABERTO

TUBULÃO A CÉU ABERTO

TUBULÃO A CÉU ABERTO

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I TUBULÃO ACA 06.MPG

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I TUBULÕES TIPO CHICAGO : O poço é aberto até certa profundidade e depois é escorado com pranchas de madeira que são mantidas na posição por meio de anéis metálicos. A operação se repetesucessivamente até atingir o nível da base, estando concluída, procede-se a concretagem. TUBULÃO TIPO GOW: Após a cravação de um tubo metálico de 200mm de diâmetro, escava-se o seu interior, crava-se por dentro deste um tubo de diâmetro menor, escava-se por dentro deste e assim sucessivamente até atingir o nível da base. Os tubos são recuperados à medida que a concretagem progride. A principal vantage deste sistema é que é possível atravessar uma camada de areia abaixo do nível da água, desde que exista uma camada mais resistente abaixo onde a base possa ser apoiada.

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I TUBULÃO PNEUMÁTICO: Para terrenos onde há muita água, tornam-se inviáveis todos os tipos de fundação citados anteriormente. São usadas, para este caso, estacas de tubulões pneumáticos. Consiste no uso de ar comprimido após a cravação do tubo antes da escavação de seu interior. A finalidade do ar comprimido é a de manter a água afastada através do aumento da pressão no interior do tubo. O trabalho é de extrema responsabilidade e de muito risco. O conjunto transforma-se em um sistema fechado, cujas portas, para entrada e saída de material, são abertas e fechadas de acordo com um código “Morse”, convencional, para evitar a perda da pressão. A descompressão é feita, gradativamente, após a conclusão da concretagem da estaca.

TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I ESTACA TIPO HÉLICE CONTÍNUA: Sistema de perfuração com equipamentos de grande porte onde a estaca é perfurada de uma única vez e a concretagem se dá por meio de um tubo que desce pelo eixo do trado e o concreto é injetado assim que o equipamento vai retirando o trado. Normalmente utilizado onde se tem terrenos superficiais ou intermediários de pouca resistência e/ou com presença de água. É um sistema caro pelo custo dos equipamentos e transporte dos mesmos.

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I ESTACÃO: Sistema de perfuração com equipamentos de grande porte onde a estaca é perfurada até se atingir terreno de grande resistência. No processo se usa lama betonítica ou polímero com o objetivo de se “cimentar” as paredes do poço e evitar desmoronamentos. É uma opção ao uso de tubulões a céu aberto devido as dificuldades em se conseguir mão de obra e aos riscos envolvidos nos processos de alargamento das bases dos tubulões, visto que este processo é feito inteiramente manual. Os equipamentos são pesados e impedem a perfuração aos níveis dos subsolos, principalmente em obras onde estes são de 03 ou 04 subsolos, obrigando a perfuração do nível da rua o que pode gerar imprecisões nas locações.

ESTACÃO ESTACÃO 01.MOV ESTACÃO 02.MOV ESTACÃO 03.MOV