O Processo de Trabalho em Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Advertisements

Educação Permanente como estratégia de gestão
DIREITO E PODER: Força, Sanção, Coerção e Relações Jurídicas
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
A perda da identidade do trabalho por causa do capitalismo
Quais os conceitos científicos? E situações?
“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
A ÁGUA E A ENERGIA ELÉTRICA
Origem da diversidade biológica
Prof. Everton da Silva Correa
A GESTÃO E SUAS MULTIPLICIDADES
Industrialização e Novas Relações de Trabalho
A análise do capitalismo por Karl Marx
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
Do Meio Natural ao Meio Técnico-Científico e Informacional
Cícero paulino dos santos costa
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Intencionalidade discursiva
ATIVIDADES ECONOMICAS
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA SOCIEDADE
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
As bases do trabalho na Sociedade Moderna
Poder e sociedade: Foucault (1926 – 1984)
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
Karl Marx e a História da Exploração
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Ensino Médio Integrado: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA SUA EFETIVA IMPLEMENTAÇÃO Professora: Elisangela Tosetto Teixeira Orientador: Adnilson José da Silva.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos.
Fundamentos de economia
A Estratégia Saúde da Família: Mudanças no processo de trabalho?
Karl Marx (1818 – 1883).
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
IDEOLOGIA.
Revolução Industrial Slide já disponível em
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Karl Marx e as modos de produção social
MARX Revolução para ver o mundo e a si mesmo o ser humano visto a partir de sua essência histórica a própria consciência do S.H. está imersa na concretude.
Relação Jurídica É o vínculo entre pessoas, por força do qual uma pode pretender um bem a que outra é obrigada – Sujeito ativo – aquele que exige – Sujeito.
UMA REVISÃO ACERCA DOS CONCEITOS/CATEGORIAS DE ANÁLISE ESPACIAL
ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E MOVIMENTO DO CAPITAL
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
IDEOLOGIA.
“Mais-valia” Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
RELAÇÕES DE PODER.
O trabalho em Marx A ontologia do ser social
O Fluxograma Analisador
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Trabalho Assalariado e Capital
Ursula Martins Catarino
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Força Vital princípio, espírito, poder vital
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Karl Marx.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
O TRABALHO Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano, em sua própria ação, impulsiona,
Transcrição da apresentação:

O Processo de Trabalho em Saúde Ursula Martins Catarino Médica Sanitarista

O trabalho O TRABALHO: “é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza. Defronta-se com a natureza como uma de suas forças. Põe em movimento as forças naturais de seu corpo, braços e pernas, cabeça e mãos, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana. Atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica sua própria natureza. Desenvolve as potencialidades nela adormecidas e submete ao seu domínio o jogo das forças naturais. Não se trata aqui das formas instintivas, animais, de trabalho”. (Karl Marx – O Capital Vol I Capítulo VII)

X

O que é necessário para que exista TRABALHO??? FINALIDADE – Para quê? (que não são estanques, são relativos e dependem do lugar que se ocupa) Instrumentos Matéria Prima (ferro é matéria prima?) Conhecimento Trabalhador Processo de Fabricação (de trabalho)

Trabalho sendo realizado O Bolo Sentido/Finalidade Organização Matéria Prima Ferramentas Conhecimento Produto do trabalho Trabalho sendo realizado (trabalho VIVO) Trabalhador Potência do trabalho vivo em ato Trabalho anterior (trabalho MORTO) O Processo de Trabalho

O Trabalho em Saúde FINALIDADE – Para quê? (que não são estanques, são relativos e dependem do lugar que se ocupa) Instrumentos (tecnologias/ferramentas) Matéria Prima (ferro é matéria prima?) Conhecimento Trabalhador Processo de fabricação (de trabalho)

Finalidade Igreja Fé – Salvação Centro de Saúde Cuidar - Saúde

Tecnologias (Merhy) Agir tecnológico – encontro dos processos de trabalho com o objetivo de produzir “valor de uso” – MERCADORIA Na saúde a MERCADORIA produzida pelo trabalhador é consumida durante o ato... Por isso Merhy enfatiza chamando o trabalho em saúde de: TRABALHO VIVO EM ATO

Valises Tecnológicas DURAS Valise das Mãos São as tecnologias ligadas a insumos e equipamentos Tecnologias que tem materialidade Essencialmente Trabalho MORTO

LEVE-DURAS Valise da Cabeça São os saberes tecnológicos Conhecimento Trabalho MORTO + Trabalho VIVO

LEVES Valise das Relações São os saberes relacionais – responsabilização, vínculo... Trabalho VIVO EM ATO

O Micro e o Macro “De fato, o poder em seu exercício vai muito mais longe, passa por canais muito mais sutis, é muito mais ambíguo, porque cada um de nós é, no fundo, titular de um certo poder e, por isso, veicula o poder. O poder não tem por função única reproduzir as relações de produção. As redes da dominação e os circuitos da exploração se recobrem, se apoiam e interferem uns nos outros, mas não coincidem”. (M. Foucault)

Os Micro Poderes A idéia de Vigilância Reprodução da lógica dos Macro Poderes Relação entre sujeitos reais relativizados pela sua escala Cada sujeito governa e é governado - ARENA

Tá... E o que isso tem a ver com o meu dia a dia????