Alienação Mental Nomes dos componentes do grupo: Aline Santiago n°: 01 Danilo n°: 10 Gabriela n°: 17 Gean n°: 18 Laís n°: 29 Priscila n°: 37 2° A. EE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

Grupo 5 Alienação no trabalho
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
O QUE É ÉTICA?.
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
Sexta Maravilha 2008 Monumento à Mãe Preta Escultura de Julio Guerra
John Locke Empirismo.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
Alienação no Trabalho 2ºE Sala 04 DANIEL DO VALLE N°06
TRABALHO DE FILOSOFIA ALIENAÇÃO RELIGIOSA
ALIENAÇÃO POLÍTICA 2ºA EE “Dom José de Camargo Barros” – Indaiatuba
EE “Dom José de Camargo Barros” Alienação Religiosa
Idéias de Descartes A Busca pela Verdade.
EE Dom José de Camargo Barros
Drogas na adolescência
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
O que é se colocar no lugar do outro?
A ética Kantiana.
A atitude e a experiência filosófica
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
Revisão para Avaliação I
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Empreendedorismo pode ser aprendido
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
O OUTRO LADO DA HISTÓRIA
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
O Homem como animal político – definição aristotélica -O objetivo desse trabalho é demonstrar como é a vida em nossa cidade, Indaiatuba, através do nosso.
IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Sistema Piaget de Ensino
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
Família e Inclusão: entrelaços entre família e escola
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Profª. Taís Linassi Ruwer
Segundo as Teorias de Wallon
Música::Nossa Senhora Transiçã o: Automática Criação: Adolfo Arend
O QUE É FILOSOFIA ?.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
- Homem como animal político
O Papel Social do Professor
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
A ética Kantiana.
FILOSOFIA.
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015
Marjorye, Bruno lopes e Bruno Novaes- 2 PPN
E.E. DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS Filosofia 3ºD Bianca Steffen Simes nº05 Larissa Castro nº16 02/09/2013.
Alienação Jurídica Nomes: Dayane Basílio nº10 Fernanda Berti nº17
Disciplina: Técnicas de Negociação
REUNIÃO DE PAIS Turma Professoras:.
ENFRENTANDO OBJEÇÕES.
S EMINÁRIO ÉTICA JORNALÍSTICA Grupo: Aline Michelle, Arthur Thiago, Janyara Lima e Luiza Gualberto Professora: Aparecida Ramos.
Moral e Ética: uma leitura psicológica
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Dicas para entrevistas
E.E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Filosofia Série: 3º G Nomes: Marcos Paulo Marossi Nº 23 Matheus Arantes Furgei Nº 25 Andre Willian Nunes dos.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Ludwig Wittgenstein ( )
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba, disciplina de Filosofia TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007 Pitágoras de Samos Nomes: Camila nº06.
Noções de ética.
Transcrição da apresentação:

Alienação Mental Nomes dos componentes do grupo: Aline Santiago n°: 01 Danilo n°: 10 Gabriela n°: 17 Gean n°: 18 Laís n°: 29 Priscila n°: 37 2° A. EE. “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4° BIMESTRE DE 2007

Alienação Mental: pode ser vista de diferentes formas e ter várias definições, uma delas é o distúrbio mental grave e persistente, em que a pessoa vive fora da realidade, comprometendo sua personalidade.

Está ligada também no caráter doentio, fuga da realidade, anulação da mesma, em que o indivíduo tem atitudes que não demonstram sua verdadeira personalidade e sim, comportamentos que indicam que ela esta esquecendo de si, de quem é, e passando a assumir outra identidade.

Podemos considerar que a alienação mental se estende por todos os lados, gera perturbações, loucura, um estado de ser ou não ser, que impede o raciocínio real. Um indivíduo alienado foge de si mesmo, vira sua própria negação. Essa é uma forma de alienação, mas existem outras.

Na filosofia a alienação mental é comparada a falta de crítica, influências e decisões de classes dominantes que nos fazem acreditar em suas idéias – propostas para seus próprios privilégios e interesses, e que se torna realidade para as outras classes. Viver em uma farsa sem buscar a verdade. A sociedade também tem uma maneira alienada de avaliar o que ocorre em sua volta, estabelecendo críticas e idéias já compostas para favorecer outra classe de pessoas, mas com o simples pensamento de que “se todos fazem assim tenho que ser igual” sem a menos buscar a real.

Um exemplo bem accessível a nossas vidas é a mídia e comunicação, uma forma bem clara de alienar as pessoas, concordar com seus interesses, e aceitar suas condições em questioná-las.

Os programas de tv, as novelas, revistas, jornais, enfim, muitos meios de comunicação não mostram a verdade, e sim, a esconde, colocando em evidência “suas verdades” e opiniões, em que as classes menos favorecidas acreditam sem buscar informações definidas, concretas e reais. Uma “verdade” que somos obrigados a acreditar.

A filosofia busca ajudar a evitar as alienações presentes no nosso cotidiano, mostrando a realidade, uma maneira certa de pensar, criticar os pontos já estabelecidos, buscar informações e não apenas viver influenciados, o querer saber mais do que um simples “tem que ser assim”, mas sim, questionar sobre tudo que existe. Criar seus próprias conceitos e opiniões.

Sintetizando: palavra Alienação tem várias definições, comportamentos, teorias etc. Mas a filosofia sempre está propondo o estudo mais elevado do ser humano e de tudo o que o rodeio, o afeta, o faz viver.

Biografia CARVALHO SANTOS, J. M. de. Código civil brasileiro interpretado – v.1. 5 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, CARVALHO SANTOS, J. M. de. Código civil brasileiro interpretado – v.1. 5 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 3. ed. tradução Mário da Gama Kury, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.( o1.htm) ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 3. ed. tradução Mário da Gama Kury, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.( o1.htm)