Estratégias de Leitura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Advertisements

4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores
Verbos – Prova Bimestral
Vamos Relembrar o que vimos na última aula!!
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Resumo.
Redação de textos técnicos recomendações
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Dicas para apresentação em banca
Estratégias de leitura da língua espanhola
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
INGLÊS INSTRUMENTAL.
BORDADOS DA VIDA.
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Português/Redação Professora Pollyanna Mattos.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
Reading and the Communication Process
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
SELECIONANDO CLIENTES
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Técnico em Vendas “B” Rosangela Cabral Janeiro
Paradigma Bom proveito.
Uso do porquê Por que Porque Por quê.
L EITURA  Leitura é um fenômeno cultural que abrange uma variedade de habilidades, processos e ações que as pessoas empregam em diferentes contextos.
Estratégias de leitura
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
BORDADOS DA VIDA.
Dicas para Apresentações
Trabalho nas regras ABNT
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Técnicas de Leitura e interpretação em Inglês
Apresenta O Bordado da Vida Desconheço a Autoria Ligue o Som.
Estratégias de Leitura
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Ponto de partida Capítulo 3
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
COMO INTERPRETAR TEXTOS
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Resumo.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Correção da Atividade diagnóstica
As intervenções verbais do terapeuta
ESP-English for Specific Purpose
Atividades de Língua Portuguesa
Resumo.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Como redigir um bom texto?
ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSE - ESP or inglês instrumental
INTRODUÇÃO À LEITURA.
Introdução à Leitura.
Era uma vez... Um rapaz que era primeiro em tudo... Melhor atleta, melhor estudante, mas... Que nunca soube se tinha sido um bom filho...
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
DICAS DE PORTUGUÊS E INTERPRETAÇÃO. *Leia o enunciado e leia o comando sem desviar a atenção.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Apresentação. Prof. Esp. Bárbara Alves da Rocha Franco. Graduação – Licenciatura em Letras (UNIFEOB 2002);. Graduação em Pedagogia (UNINOVE 2014);. Pós.
Estratégias de Leitura. Qual a diferença entre ler e compreender?
Técnicas de Leitura. Curso Técnico em Vendas Aluna: Rosicler C. Chagas.
Apresentação . Prof. Esp. Bárbara Alves da Rocha Franco
Transcrição da apresentação:

Estratégias de Leitura LEITURA EM LÍNGUA INGLESA I Estratégias de Leitura

Abilities and other facilitators Prediction- significa inferir o conteúdo de um texto através de seu conhecimento prévio sobre o tema(background); através do contexto semântico (palavras de um mesmo grupo, por exemplo: hospital, nurse, doctor, ambulance); contexto linguístico (pistas gramaticais); contexto não-linguístico (gravuras, gráficos, tabelas, números, etc.); conhecimento sobre a estrutura do texto (lay out, título, subtítulo, divisão de parágrafos, etc.)

Cognates- são palavras de origem grega ou latina bem parecidas com as do português. Ex: different-diferente, infection-infecção. Obs: -Atenção com os falsos cognatos. Ex: “pretend” não significa “pretender”, mas sim “fingir”; é importante observar se a palavra se encaixa no contexto.

Repeated words – se uma palavra aparece várias vezes no texto, isto significa que ela é importante para a compreensão do mesmo.

Typographical evidences- são símbolos, letras maiúsculas, negrito, itálico, etc. que dão dicas úteis sobre o texto.

Dictionary – o dicionário deve ser utilizado como último recurso para se descobrir o significado de uma palavra ou expressão desconhecida. Isso para que a leitura não seja lenta demais, e para que o leitor não desanime tendo que parar toda vez que encontrar algo desconhecido.

Strategies Skimming – leitura rápida para ter-se uma idéia central do texto. Scanning – leitura com o objetivo de encontrar algumas informações específicas no texto. Selectivity – leitura seletiva, isto é, selecionar os trechos onde se quer encontrar uma determinada informação (parágrafos, por exemplo).

Exercício 1 - Text: Uma situação muito charocada Ontem eu estava na baca de mena zunica quando algo muito charocado me aconteceu. Estávamos em uma boletinha, quando resolvi ir ao tineiro; quando voltei percebi que todas as pessoas sulupiavam para mim e binavam; não me dolotei e continuei laninhando.

Já tinha lotuado uns dois cricks e laminhado por toda dara, quando uma zunica se aproximou e tritou que eu havia farenido de telar o cílter da malta quando fui ao tineiro; o pior de tudo é que eu estava felhando uma fubépa xelena!

objetivos Conscientizar o leitor das estratégias de leitura que ele inconscientemente já utiliza na leitura de um texto: conhecimento anterior, dedução, associação, etc. Levar o leitor a perceber que não é preciso conhecer todas as palavras de um texto para entender seu significado.

Exercício 2 Observe o texto a seguir, em dinamarquês, e veja se você consegue responder as questões: 1- Que tipo de texto é este? 2- Qual é o objetivo deste texto? 3- Quem você acha estaria interessado em ler um texto deste tipo? 4- Onde você acha que poderia encontrar este texto? 5- Há palavras parecidas com o português, ou com outra língua que você conhece? Quais são elas?

CASINO AALBORG

Casino aalborg Ved Stranden, 14-16 TIF. 98 10 15 50. Glaed dig til spaendende of morsomme timer i selskab med festlige mennesker i em international atmosfaere. Aben alle ugens dage fra kl. 20.00 – 04.00. Entré DKK 50,00,-.Der er legitimationspligt i henhold til dansk lov. Ingen adgang for unge under 18 ar.

Leia novamente o texto e tente encontrar respostas para estas perguntas: 1- Qual é o horário de atendimento do cassino? 2- Quanto custa o ingresso? 3- Qual é o telefone do cassino? 4- Quem pode frequentar o cassino?