Workshop de abertura Equipe: Professores Flavia Delicato Paulo F. Pires (coordenador) Thais Batista (coordenadora-adjunta) Pesquisadores Bruno Costa Everton.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
O Serviço Experimental MonIPÊ CACTISonar
UML Visões – Parte 2.
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
QoS para Realidade Virtual
Professor Victor Sotero
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Sistemas Operacionais de Rede
O Vote! é uma solução completa voltada para realização de pesquisas de qualquer tipo : Mercadológicas, Qualitativas, Quantitativas entre outras, de forma.
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
Ferramenta de Gerenciamento
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Remodelando a solução mais eficaz
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PROJETO DA LOUSA INTERATIVA COM TABLETES NO IB.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Groupware Departamento de Suporte a Informática.
Título do slide.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
Nova solução CRM da Riosoft
Marketing de Relacionamento
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Gerência de Configuração - GC
Professor: Márcio Amador
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
TREINAMENTO CFTV MONITORAMENTO
Marcio de Carvalho Victorino Processo Unificado. Unidade VI: Teste.
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Levantamento de Requisitos
Processos.
N.O.i.S Núcleo Operacional de Implementação de Sistemas
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Integração de Ferramentas CASE
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
1 Gerenciamento de Recursos em Sistemas de Grande Escala Jeferson R. Marques Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação IME-USP
Gerenciamento de e-Learning com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC Universidade de São Paulo – USP Apoio: Dilvan de Abreu Moreira,
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
Estrutura de Interconexão
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Wi-Fi Information Service Ademir José de Carvalho Junior Felipe Cavalcanti Ferreira.
Simple Network Management Protocol
Soluções para universidades corporativas
Laboratório B – Sistemas Supervisórios N8LB9 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Driver de Comunicação e Comunicação OPC.
Protótipo_001. Objetivos 1.Compreensão do domínio do problema 2.Análise de sistemas semelhantes 3.Estudo das tecnologias de desenvolvimento Arduino 4.Estudo.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Primeira iteração 04/12/12 a 21/12/12. Tarefas executadas 1.Aplicação modelo 2.Passo a passo para instalação de ferramentas 3.Definição, implementação.
Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Transferência de Tecnologia Equipe: Professores Flavia Delicato Paulo F. Pires (coordenador) Thais Batista (coordenadora-adjunta) Pesquisadores Bruno Costa.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
A Solução CFTV em Nuvem Visualização Acesso via browser a até 30 câmeras simultaneamente em cada monitor, mesmo em locais diferentes Gravação Remota e.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Matheus Stigger Sistemas operacionais em carros. Eletrônica Embarcada A eletrônica embarcada consiste da eletrônica desenvolvida para uma aplicação móvel.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Workshop de abertura Equipe: Professores Flavia Delicato Paulo F. Pires (coordenador) Thais Batista (coordenadora-adjunta) Pesquisadores Bruno Costa Everton Cavalcanti Thomaz Barros

Agenda Quarta-feira (28/11) 9:30hs Abertura - Visão geral Projeto 10 as 12 - Bruno e Thomaz apresentarão ao Everton tudo o que ja foi feito do projeto (arquitetura, casos de uso, portal web, etc) 14:00 - Apresentacao da Smart Sensor (Jesus) - visao geral dos componentes, arquitetura, etc e depois demonstracao completa da infra em funcionamento Quinta-feira (29/11) 10:00 hs - Paulo fará apresentação sobre a gerencia do projeto, uso do Redmine, proximos marcos, etc 11:00hs - Everton, Bruno e Thomaz - Fazer juntos a tarefa: " Elicitar os requisito do Módulo de Aplicações da EcoDiF e especificar todos os casos de uso desse modulo " Sexta-feira (30/11) - dia todo Tutorial de EMML dado pelo Jesus para os 3 Estudo e exercícios de EMML - tirar duvidas com Jesus

Objetivos Desenvolver a EcoDiF: Plataforma Web para conectar dispositivos e produtos com aplicações e/ou usuários finais, a fim de fornecer funcionalidades de controle, visualização, processamento e armazenamento de dados. A EcoDiF pode ser usada em diversos contextos, tais como: Aplicações de monitoramento ambiental, Monitoramento de infraestrutura pública, acompanhamento de trânsito e condições da estrada, Compartilhamento de dispositivos de sensoriamento entre laboratórios acadêmicos. Aplicações para redes sociais Ou seja, qualquer coisa !

EcoDiF: Rascunho da Arquitetura

EcoDiF: Módulo de conexão de dispositivos Visa fornecer funcionalidades para facilitar a conexão de dispositivos físicos a EcoDiF e, por consequência, a Internet. Funcionalidades previstas: (i)fabricantes configurem seus dispositivos de acordo com uma API específica da EcoDiF para permitir a integração padronizada com a plataforma; e (ii)usuários da EcoDiF conectem seus dispositivos já previamente habilitados a executar as operações da API provida.

EcoDiF: Módulo de manipulação de dados Visa fornecer funcionalidades para manipulação de dados em tempo real gerados pelos dispositivos cadastrados na plataforma. Este módulo permitirá a criação do conceito de "ambiente de sensoriamento" (feeds). Esse conceito visa à criação de uma abstração que abrange a representação de dados de um ambiente (físico ou virtual), seus fluxos de dados e seus metadados.

EcoDiF: Módulo de visualização e gerenciamento O objetivo deste módulo é fornecer um portal web que permita o fácil gerenciamento dos dispositivos conectados a EcoDiF pelos seus usuários. Funcionalidades de gerenciamento estão previstas: (i)acompanhamento do estado e localização dos dispositivos; (ii)criação de alertas e notificações a respeito do ambiente de sensoriamento; e (iii)visualização de dados históricos.

EcoDiF: Módulo de colaboração O objetivo deste módulo é facilitar a colaboração entre os usuários da plataforma EcoDiF. Funcionalidades: (i)busca pelos dispositivos registrados na plataforma a partir de seus metadados (tipo, usuário, localização, etc); (ii)busca e visualização de dados de interesse a partir de consultas geo- referenciadas; (iii)instalação de aplicações que manipulam dados produzidos e/ou consumidos na EcoDiF; (iv)busca pelas aplicações disponíveis na EcoDiF.

EcoDiF: Módulo de aplicações Visa prover um modelo e ambiente para programação e execução de aplicações que consumam dados disponíveis na EcoDiF e gerem novos dados/informações que também são disponibilizados nessa plataforma. O modelo de programação baseado na linguagem Enterprise Mashup Markup Language (EMML)

EcoDiF: Módulo de armazenamento Dois repositórios: (i) um para dados e outro para aplicações. Para garantir robustez, segurança, disponibilidade e escalabilidade desses repositórios, esse módulo pode fazer uso de uma infraestrutura de nuvem computacional. Instalado em alguma nuvem suportada pela RNP, por exemplo, como a proposta no GT-CNC – Computação em Nuvem para Ciência.  Analisar viabilidade com a RNP

EcoDiF: Casos de Uso

EcoDiF: Componentes