Existência e Sobrevivência do Espírito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus Módulo III Objetivo Geral
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Existência e Sobrevivência do Espírito
Existência e Sobrevivência do Espírito
Módulo V: Objetivo Geral: Comunicabilidade dos Espíritos
Pontos Principais da Doutrina Espírita
As Leis Morais: ensino e prática
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
MÓDULO VIII LEI DIVINA OU NATURAL
Programa III Roteiro 21.
Programa IV Roteiro 12.
Programa III Roteiro 08.
Programa III Roteiro 01.
Programa II Roteiro 11.
Federação Espírita Brasileira Módulo XVII: A Perfeição Moral
Federação Espírita Brasileira Módulo XI: Lei do Progresso
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
Escala Espírita 25/03/2017.
Livre Arbítrio e Determinismo.
Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
SAÚDE ESPIRITUAL.
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
Nucleo Espirita “A Caminho da Luz”
ESCALA ESPÍRITA.
O Espiritismo.
OS DIFERENTES MUNDOS HABITADOS
Erraticidade.
CICLO I ESPÍRITOS 24 AGOSTO ROSANA DE ROSA 28 AGOSTO ROSANA CARDOSO.
Encarnação e Reencarnação
Terra - escola dos Espíritos
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 6ª AULA
PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS. PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
Capítulo x natureza das comunicações
Do Princípio Inteligente à Angelitude
Nascer num outro corpo, novamente constituído, e que nada tem a ver com o antigo.
01/21.
Os Espíritos e Sua Morada
Aprender a ser, é educação transdisciplinar.
Deus Módulo III Objetivo Geral
Existência e Sobrevivência do Espírito
Existência e Sobrevivência do Espírito
Resumo da Doutrina dos Espíritos
“Há muitas moradas na casa de meu Pai” Capítulo III itens 1 a 7
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Livre Arbítrio e Determinismo.
Classificação dos Espíritos
Reencarnação Missão dos Espíritos
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Nenhum livro deve ser fechado ou ignorado antes
ROTEIRO ESCOLHA DAS PROVAS MISSÃO E OCUPAÇÃO DOS ESPÍRITOS
OS DIFERENTES MUNDOS HABITADOS
Intervenção dos Espíritos no Mundo Corpóreo Capítulo IX Itens 1 e 2 questões 456 a 472 Allan Kardec.
Reencarnação: Lei da Natureza janemaiolo.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Objetivo Geral Existência e Sobrevivência do Espírito
Centro Espírita Allan kardec
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
CICLO II 18 de Julho PM Quarta Marisa Libório
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
LEI DO TRABALHO Quando eu mudo o mundo muda
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
Estudo de Outubro de Outubro
Módulo I – Vida no mundo espiritual
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
GECAF - Grupo Espírita Caminho da Felicidade
A justiça de Deus e a reencarnação
PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS
Transcrição da apresentação:

Existência e Sobrevivência do Espírito Módulo IV Existência e Sobrevivência do Espírito Propiciar conhecimento a respeito da existência e da sobrevivência do Espírito. Objetivo Geral

Existência e sobrevivência do Espírito Módulo IV Existência e sobrevivência do Espírito Roteiros Perispírito: conceito. Origem e natureza do Espírito. Provas da existência e sobrevivência do Espírito. Progressão dos Espíritos.

Roteiro 4: Progressão dos Espíritos Objetivos específicos: Explicar, em linhas gerais, como se dá a progressão dos Espíritos. Identificar a hierarquia dos Espíritos, segundo a escala espírita.

Progressão dos Espíritos CONCEITO Progresso – O termo designa uma interpretação da evolução segundo a qual esta se faz no sentido do melhor, tal forma que o antes é sempre inferior ao depois. Inferior ao depois Polis – Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado.

Progressão dos Espíritos CONCEITO No contexto da Doutrina Espírita, progressão equivale à evolução. É o somatório dos acréscimos de qualidades morais e intelectuais obtidos pelo Espírito em cada uma de suas encarnações. Inferior ao depois

Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Pergunta 115. Conteúdo Básico Ensina a Doutrina Espírita que Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem [nenhum] saber, no entanto, sujeitos ao progresso. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-lo de si. [...] Simples – Sem malícia, singelo, puro, sincero. Simples como uma criança. Ignorantes – Falta geral de conhecimento, de saber, de instrução. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Pergunta 115.

Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115, 117, 121, 127. Conteúdo Básico No desempenho de sua missão, os Espíritos passam por provas e adquirem conhecimento, acertando ou errando, percorrem o caminho rumo à perfeição. Com a liberdade de que dispõem os Espíritos para decidir como realizar suas tarefas, podem escolher alternativas mais ou menos felizes, retardando ou não seu progresso. Inferior ao depois Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115, 117, 121, 127.

LE: Questão 96 São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia? “São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado.”

CLASSIFICAÇÃO DOS ESPÍRITOS TRÊS ORDENS 3ª ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS 2ª ORDEM – BONS ESPÍRITOS 1ª ORDEM – ESPÍRITOS PUROS

Características gerais 3ª ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS (Predominância da matéria sobre o espírito; propensão ao mal) Características gerais Cultivam a ignorância, orgulho, egoísmo e outras más paixões; Têm intuição de Deus, mas não o compreendem; Nem todos são essencialmente maus; Em alguns há mais leviandade, inconsequência e malícia do que verdadeira maldade; Uns não fazem o bem nem o mal; Podem aliar a inteligência à maldade ou à malícia; Percebem a felicidade dos bons e isso os atormentam.

3ª ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS Classes de Espíritos Impuros Levianos Pseudo-sábios Neutros Batedores e perturbadores

Características gerais 2ª ORDEM – BONS ESPÍRITOS (Predominância do espírito sobre a matéria; desejo do bem) Características gerais Suas qualidades e poderes para fazer o bem dependem do seu grau de adiantamento; Uns são avançados em ciência, outros em sabedoria e bondade; Os mais adiantados aliam o saber às qualidades morais; Compreendem Deus e o infinito e já gozam da felicidade dos bons; São felizes pelo bem que fizerem e pelo mal que impedem; Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem.

2ª ORDEM – BONS ESPÍRITOS Classes de Espíritos Espíritos benévolos Espíritos de ciência Espíritos de sabedoria Espíritos superiores

Características gerais 1ª ORDEM – ESPÍRITOS PUROS – Classe Única (Nenhuma influência da matéria.) Características gerais Superioridade intelectual e moral, com relação aos Espíritos das outras ordens; Não têm que sofrer mais provas, nem expiações e não estão mais sujeitos à reencarnação; Gozam de inalterável felicidade e realizam a vida eterna no seio de Deus; São os mensageiros e ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal; Comandam todos os Espíritos que lhe são inferiores.

Os Espíritos podem degenerar? LE: Questão 118 Os Espíritos podem degenerar? “Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. Quando o Espírito termina uma prova, fica com o conhecimento que adquiriu e não o esquece mais. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.”

LE: Questão 120 Todos os Espíritos passam pela fieira do mal para chegar ao bem? “Não pelo fieira do mal, mas pela da ignorância.”

LE: Questão 121 Por que é que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal? “Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não criou Espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, com igual aptidão para o bem e para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por sua vontade.”

Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115 e 118. Pontos para nossa reflexão Todos os Espíritos partem do mesmo ponto. São criados simples e ignorantes. Isto é, sem saber, mas são impulsionados a progredirem sempre. Os Espíritos jamais perdem ou esquecem o conhecimento que adquiriram. Podem permanecer estacionários, mas não retrogradam. Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 115 e 118.

Atividades Em pequenos grupos

TAREFAS a) Ler os subsídios do roteiro; b) Listar as principais características da classe de Espíritos indicada para seu Grupo.

Formação dos Grupos GRUPO 1 – Espíritos impuros. GRUPO 2 – Espíritos levianos. GRUPO 3 – Espíritos pseudo-sábios. GRUPO 4 – Espíritos neutros. GRUPO 5 – Espíritos batedores e perturbadores.

Formação dos Grupos GRUPO 6 – Espíritos benévolos. GRUPO 7 – Espíritos de ciência. GRUPO 8 – Espíritos de sabedoria. GRUPO 9 – Espíritos superiores. GRUPO 10 – Espíritos puros.

Resultados do estudo em grupo

CONCLUSÕES DO ESTUDO

Ciência + sabedoria + bondade Conhecimento + bom juízo ORDEM CLASSE CARACTERÍSTICA 1ª ESPÍRITOS PUROS 1ª ÚNICA Ministros de Deus 2ª ESPÍRITOS BONS 2ª SUPERIORES Ciência + sabedoria + bondade 3ª DE SABEDORIA Conhecimento + bom juízo 4ª DE CIÊNCIA Conhecimento científico 5ª BENÉVOLOS Bondade + conhecimento limitado 3ª ESPÍRITOS IMPERFEITOS 6ª BATEDORES E PERTURBADORES Atitude para efeitos físicos 7ª NEUTROS Nem bons e nem maus 8ª PSEUDO-SÁBIOS Conhecimento + orgulho 9ª LEVIANOS Ignorância + malícia 10ª IMPUROS Inclinação ao mal Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Perguntas: 100 a 113. RIVAS, Luis Hu. Doutrina Espírita para principiantes. Brasília, DF: CEI, 2007.p.54

Testando nosso aprendizado!

A Doutrina Espírita nos ensina que Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes e a cada um deu uma determinada missão, com o fim de esclarecê-lo e o de fazê-lo chegar progressivamente à perfeição. Desse modo, podemos entender que (Módulo IV, Roteiro 4): a) Alguns Espíritos são destinados a uma evolução mais rápida que outros menos privilegiados. b) Todos os Espíritos aceitam, sem retrucar, as provas que Deus lhes impõe. c) A passagem dos Espíritos pela vida corporal é necessária para que eles possam cumprir os desígnios cuja execução Deus lhes confia. d) Para todos os Espíritos, a encarnação é apenas um estado transitório. É uma tarefa que Deus lhes impõe, com o fim de fazê-los chegar à perfeição. F F V V

Os Espíritos, ao progredirem, ganham em conhecimento e moralidade, podendo ser classificados, segundo a Doutrina Espírita, nas seguintes ordens (Módulo IV, Roteiro 4): a) Espíritos imperfeitos (impuros, levianos, pseudo-sábios, neutros, batedores e perturbadores) que se caracterizam pela predominância da matéria sobre o espírito e pela propensão ao mal. b) Bons Espíritos (benévolos, de ciência, de sabedoria e superiores) que se caracterizam pela predominância do espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem. c) Espíritos puros são aqueles que já atingiram o grau supremo da perfeição e que não têm mais que sofrer provas, nem expiações. d) Espíritos divinos são aqueles que atingiram a perfeição absoluta. V V V F

Atividades extraclasse Dia 18 de abril de 2009 Divisão de tarefas GRUPO 1 – Origem do Livro dos Espíritos: como e porquê. GRUPO 2 – Impacto de seu lançamento e consequências. GRUPO 3 – 1ª e 2ª edições: Comparação e repercussão. GRUPO 4 – Estrutura do livro dos Espíritos e sua relação com as demais obras da codificação. GRUPO 5 – Atualidade do Livro dos Espíritos.

FIM