Na Educação Infantil e nos anos iniciais

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Transcrição da apresentação:

Na Educação Infantil e nos anos iniciais O uso da calculadora Na Educação Infantil e nos anos iniciais

Conhecendo a calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa. a) Quantas teclas existem na sua calculadora? b) Localize nas teclas: Os algarismos de 0 a 9 Os sinais das operações: +, -, x, : Qual a tecla que liga a máquina? Qual a tecla que apaga o que está no visor? Qual a tecla que desliga o visor?

Números digitais Para que servem os números? Onde encontramos os números? Todos os números são escritos da mesma maneira?

Utilidades e funções da calculadora Para que serve a calculadora? Quando podemos utilizá-la? Como realizar uma operação na calculadora?

Tabuada utilizando a tecla de operação constante A tecla de operador constante é a tecla [ = ] Teclar: 3 + 3 = O que apareceu no visor? Agora teclem o = novamente... O que apareceu? Que cálculo a calculadora está fazendo?

Refletindo Em uma calculadora, registrou-se o número 258. O que devemos fazer para encontrar nessa calculadora o número 238, sem apagar o número 258? Realize o menor número de manipulações possível. Escreva todos os passos seguidos

Encontre uma maneira de registrar o número 23 no visor da calculadora sem apertar as teclas 2 e 3. a) Escreva os passos que você utilizou para resolver a questão. b) Agora encontre uma maneira de registrar o número 167 sem apertar as teclas 1, 6 e 7. Escreva os passos que você utilizou para resolver o problema.

Expressões numéricas, utilizando as teclas de memória As calculadoras tem dispositivos conhecidos como Memória. As memórias da calculadora são ativadas através do teclado. Numa calculadora simples há 3 tipos de teclas de memória. A memória aditiva é ativada quando a tecla M+ é apertada. Ao apertar esta tecla pela primeira vez a calculadora guarda o número registrado no visor, na memória que funciona como uma espécie de acumulador. Quando apertada pela segunda ou terceira vez a calculadora adiciona o número registrado no visor ao conteúdo que está acumulado na memória.

Memória subtrativa A memória subtrativa, é ativada quando é apertada a tecla M- (M- ou M- dependendo do modelo). Esta tecla executa uma tarefa semelhante à anterior, entretanto ao acioná-la o valor registrado no visor é subtraído do conteúdo acumulado na memória. Como recuperar ou chamar o conteúdo acumulado na memória ? A tecla que recupera o acumulado na memória, pode ser identificada por qualquer uma das seqüências de letras seguintes, dependendo do modelo: RM, MR, MRC ou RCL.

Esclarecendo Algumas calculadoras exigem que, antes de enviar o resultado de uma operação para a memória deve-se teclar = para obter o resultado da operação, caso contrário ela envia o último registro. Há outras máquinas que efetuam o cálculo tão logo se tecla M+ ou M-.

Teclas de limpeza As teclas de limpeza, como está indicado pelo nome servem para limpar os conteúdos do visor ou da memória. As teclas C ou CE limpam a última entrada digitada. Para limpar o conteúdo acumulado na memória deve-se teclar MC ou CM. As teclas AC (All Clear) ou CA limpam todos os registros:

Resolução de expressões Rosa comprou três caixas com 12 garrafas de suco de maçã em cada uma e três caixas com 24 garrafas de suco de uva em cada uma. Quantas garrafas de suco Rosa comprou ao todo? 3 x 12 = M+ 3 x 24 = M+ MR

“Fui ao mercado e comprei 3 litros de leite por R$2,20 cada um, 2 pães integrais por R$3,50 cada e paguei com uma nota de R$20,00. Qual foi o meu troco?” 20 M- 3x2,2 M+ 2x3,5 M+ MRC

Hierarquia das operações Tente executar, na ordem em que estão escritas, as operações da expressão: 2 + 3 x 5 Um matemático seguro da velha ordem das coisas em que primeiro vem as operações multiplicativas e depois as aditivas esperaria 17 como resultado. Mas a maioria das calculadoras vai exibir o número 25, isto porque a arquitetura interna dos circuitos necessita de espaço de memória, assim as calculadoras estão programadas a executar os cálculos na ordem em que eles são teclados.

Vamos às compras? Dispomos de R$20,00 para fazer umas compras, mas não podemos gastar todo o dinheiro. Precisamos ficar com pelo menos R$5,00. Procedimentos a serem seguidos: a. Formar grupos de 5 participantes, no máximo. Cada grupo receberá um fôlder de mercado, farmácia para realizar sua compra. Um dos participantes do grupo fará o registro dos gastos e saldos após cada compra; o outro fiscalizará e os demais utilizarão a calculadora, que passará de mão em mão, para controle dos gastos. b. O professor deverá marcar um tempo para as compras (de 5 a 10 minutos). c. Terminado o tempo, cada grupo dirá com quanto ficou. Ganha o grupo que ficar com quantia mais próxima de R$ 5,00.

Descobrindo Efetue e observe as seguintes multiplicações (use a calculadora quando considerar necessário): a) 6 x 2 = b) 66 x 2 = c) 666 x 2 = d) 6 666 x 2 = e) 66 666 x 2 = Agora, sem usar a calculadora, escreva o resultado de 66 666 666 x 2 = Qual é a regra dessas multiplicações? Crie um problema semelhante a este multiplicando por 3.

Curiosidades Pegue a calculadora e some 88 com 209 e tecle = multiplique o resultado que aparece no visor por ele mesmo e tecle = . Qual é o resultado? O que você percebeu sobre o resultado?

Formando palavras com a calculadora Ela é deusa Egípcia: 101x51= Os terráquios só têm um: 235x3= Está entre o cinco e o sete: 79x65= É amarga como fel: 286x13= Assim são os pêlos da girafa: 1871x27= Toma-se um por vez: 527x7+20=