O REAL CONCEITO DE NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: CONCEITOS, VIVÊNCIA E COMPORTAMENTO. SOUZA, Marcos de; MACHADO, Diogo; GIL,

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Transcrição da apresentação:

O REAL CONCEITO DE NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: CONCEITOS, VIVÊNCIA E COMPORTAMENTO. SOUZA, Marcos de; MACHADO, Diogo; GIL, Pablo Pereira; MEZADRE, Simone De Bruim Babisk. Introdução Como se apresenta o real conceito de Nativo e Imigrante Digital dos usuários que frequentam as RSDs? A diferença entre Nativos e Imigrantes Digitais não estaria relacionada à faixa etária e ao ano de nascimento, e sim ao contato e ao uso que ambos fazem das TICs. Vivência, e convivência em redes; experiência / maturidade; navegabilidade / conectividade; Banalização no meio acadêmico; Além disso, Prensky desenvolveu tais conceitos levando em consideração a realidade nas escolas. A Educação, apesar das enormes mudanças na sociedade, não vem acompanhando essas mudanças no mesmo ritmo que as tecnologias evoluem. Objetivos Identificar se a conceituação de Marc Prensky sobre “Nativos” e “Imigrantes Digitais” se confirma após doze anos de sua divulgação; Conhecer os conceitos de Nativos e Imigrantes Digitais na percepção dos internautas da RDS Facebook. Verificar como os conceitos de Prensky podem ter se banalizado em pesquisas nas áreas das TICs; Metodologia Classificação da pesquisa: Do ponto de vista da pesquisa: Básica; Do ponto de vista da forma de abordagem do problema: Quali-quantitativa; Do ponto de vista dos objetivos: Descritiva; Do ponto de vista dos procedimentos técnicos: Bibliográfica; Universo: Google Acadêmico (2007/2012) e Banco de Teses (2009/2012) da CAPES; 13 artigos, 12 dissertações e 16 teses; Língua Portuguesa utilizando os termos "Nativos" e "Imigrantes Digitais"; Março de 2013; objetivo; Questionário: Google Drive; Quinze perguntas; 209 respondentes; Não probabilística; 10 a 24 de junho; Facebook; 2 tapas; objetivos; Principais resultados Ao serem questionados sobre quais RSDs os entrevistados utilizam ou já utilizaram, é possível observar no Gráfico 13 que o Facebook obteve o maior resultado, com187 respondentes, seguido de 173 assinalaram o Orkut,170 para o Youtube, 117 para o Google +, 112 para o Twitter, 87 para Blogger, 81 para Linkedin, 49 para Instagran, 29 para MySpace, 27 para Flickr, 23 para Tumblr, 18 para SecondLife, 12 para Latitude, 7 para Pinterest, 5 para outras redes como Busuu, Gengibre, e-familynet e Flogão e 5 respondentes não utilizam nenhuma RSD. Os percentuais são apresentados na Tabela 4 em duas maneiras: a primeira trabalha porcentagens referente ao total de 1112 respostas, obtendo-se os resultados: Blogger com 7,8%, Facebook com 17,7%, Flickr com 2,5%, Google + com 10,5%, Instagram com 4,4%, Latitude com 1,1%, Linkedin com 7,3%, MySpace com 2,6%, Orkut com 15,6%, Pinterest com 0,6%, Tumblr com 2,1%, Twitter com 10,1%, Y. Conclusão Os conceitos criados por Marc Prensky sobre Nativos e Imigrantes, na percepção dos próprios usuários, não definem os indivíduos apenas por uma questão comportamental associada à faixa etária. O que se observou com a pesquisa é que o conceito de Prensky não se confirma, uma vez que a idade não pode ser o único fator que apontará se um indivíduo frequenta ou não as RSDs. Este em que os conceitos foram elaborados. Corroborou para isso o fato de ter sido percebido na a qualquer sobre perfis falsos, inclusive com capacidade de criar um fake para diferentes fins. Referências DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Editora. 34, (Coleção TRANS). GUATARRI, Félix. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, A. (org.). Imagem máquina a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro - RJ: Editora HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª Edição Rio de Janeiro - RJ: Editora Dp&a, p. LÉVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço. São Paulo - SP: Editora Paullus, p. ______. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3ª Edição São Paulo - SP: Editora Loyola, p.