Maria Lucia Fattorelli “Comissão de Legislação Participativa” Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal Brasília, 22 de outubro de 2015 Por.

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Transcrição da apresentação:

Maria Lucia Fattorelli “Comissão de Legislação Participativa” Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal Brasília, 22 de outubro de 2015 Por uma Sociedade mais Justa Enfrentando o Sistema da Dívida e o Modelo Tributário

BRASIL 9ª Maior Economia Mundial IMENSAS POTENCIALIDADES - ABUNDÂNCIA Maior reserva de Nióbio do mundo Terceira maior reserva de petróleo Maior reserva de água potável do mundo Maior área agriculturável do mundo Riquezas minerais diversas e Terras Raras Riquezas biológicas: fauna e flora Extensão territorial e mesmo idioma Clima favorável Potencial energético, industrial e comercial Riqueza humana e cultural

CONJUNTURA BRASIL 2015 CRISES  Econômica seletiva Desindustrialização Queda da atividade comercial Desemprego Perdas salariais Privatizações: 2ª Fase do PIL Encolhimento do PIB  Social  Política AJUSTE FISCAL: Corte de investimentos e gastos sociais; aumento de tributos para a classe média e pobre; privatizações Crescimento acelerado da Dívida Pública

 Ambiente de Crise para a Economia Real  Avanço de Concessões ao Capital Financeiro Elevação das taxas de juros a patamares absurdamente elevados, sem justificativa, pois não servem para reduzir o tipo de inflação que temos no Brasil Elevação do lucros dos bancos Abuso na utilização de mecanismos financeiros, por exemplo “swap”, operações “compromissadas” Privatizações Contra reformas Benesses tributárias para ricos Acordos internacionais feitos com EUA em 2015

ROMBO NAS CONTAS PÚBLICAS: DÍVIDA PÚBLICA DÍVIDA INTERNA CRESCEU QUASE MEIO TRILHÃO EM 8 MESES

ROMBO NAS CONTAS PÚBLICAS: DÍVIDA PÚBLICA Taxa Básica (SELIC) 14,25% Títulos negociados a 16,4% Brasil mantém BASE MONETÁRIA inferior a 5% do PIB, enquanto em todas as demais grandes economias mundiais é de cerca de 40% do PIB. Deixamos de emitir moeda, mas emitimos dívida, que paga os juros mais elevados do mundo. Ver o artigo: “Por que os juros são tão elevados no Brasil”

CONGRESSO NACIONAL NÃO INTERFERE no patamar dos juros na destinação brutal de recursos para a dívida Art. 166, parágrafo 3º, inciso II, letra “b” Impede apresentação de emendas sobre o “serviço da dívida” Ver o estudo: “Anatomia de uma fraude à Constituição” Congresso Nacional tem o poder de fiscalizar atos do Executivo

Escandaloso crescimento do lucro dos bancos… Fonte:

DESCUMPRIMENTO DE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRANSPARÊNCIA MOTIVAÇÃO  Quem são os detentores dos títulos da dívida brasileira?  Por quê compramos títulos da dívida externa antecipadamente e com ágio que chegou a 70%?  Quais dívidas externas privadas foram transformadas em dívida pública?  Quem são os beneficiários dos contratos de swap? Qual o fundamento legal para se oferecer ração mensal ao mercado?  Quem são os beneficiários das operações de mercado aberto? Quais as condições financeiras oferecidas?  etc... ect... etc... ect... etc... ect... etc... ect... etc... ect...

Quem está pensando o BRASIL ?

Evidência revelada pela Auditoria Cidadã “SISTEMA DA DÍVIDA” Utilização do endividamento como mecanismo de subtração de recursos e não para o financiamento dos Estados Se reproduz internacionalmente e internamente, em âmbito dos estados e municípios: CRISE EM DIVERSOS ENTES FEDERADOS BRASILEIROS Dívidas sem contrapartida Maior beneficiário: Setor financeiro

“Sistema da Dívida” Como opera Modelo Econômico Privilégios Financeiros Sistema Legal Sistema Político Corrupção Grande Mídia Organismos Internacionais Dominação financeira e graves consequências sociais Seminário Nacional em SP dias 30 e 31 de outubro 2015

Fonte: Banco Central - Nota para a Imprensa - Setor Externo - Quadro 51 e Séries Temporais - BC Década de 70: dívida da ditadura Década de 80: Elevação ilegal das taxas de juros Estatização de dívidas privadas Pagamento antecipado ao FMI e resgates com ágio Década de 90: Plano Brady

Fonte: Banco Central - Nota para a Imprensa - Política Fiscal - Quadro 35. Graves indícios de ilegalidade identificados pela CPI: Juros sobre juros Conflito de interesses Falta de transparência

Dívida Externa US$ 554 bilhões ( R$ 1,476 trilhão, utilizando-se a cotação do dólar a R$2,66) Dívida Interna R$ 3,301 trilhões Dívida Brasileira R$ 4,777 trilhões 86,5% do PIB 2014 divulgado pelo IBGE, de R$ 5,52 trilhões Números da Dívida em 31/12/2014

Orçamento Geral da União 2014 (Executado) Total = R$ 2,168 trilhão Fonte: SIAFIElaboração: AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA

MODELO TRIBUTÁRIO CONCENTRADOR DE RENDA Privilégios: Baixa tributação sobre lucros exorbitantes, fortunas, heranças, latifúndios, rentistas, bens supérfluos de luxo Isenção sobre lucros e dividendos distribuídos Isenção nas remessas para o exterior Isenção para exportações Aberrações: Dedução dos juros sobre o capital próprio Impunibilidade

CONCENTRAÇÃO DE RENDA NO BRASIL 0,05% da população economicamente ativa no Brasil concentra: 14% da renda total e 22,7% de toda riqueza declarada em bens e ativos financeiros. 0,5% da população ativa (renda acima de 40 salários mínimos mensais, ou R$ 325 mil anuais) concentra: 30% da renda total e 43% de toda riqueza declarada em bens e ativos financeiros. Fonte: IPEA - Sérgio Wulff Gobetti e Rodrigo Octávio Orair – com base em dados divulgados pela Receita Federal do Brasil

SISTEMA DA DÍVIDA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS Gênese em Carta de Intenções com o FMI Endividamento sem contrapartida: mecanismos financeiros Refinanciamento pela União Lei 9.496/97: Pacote Plano de Ajuste Fiscal Privatizações do patrimônio dos estados Assunção de passivos de bancos – PROES Condições onerosas empurram para Endividamento com Banco Mundial e bancos privados internacionais para pagar à União Ilegalidades. Ilegitimidades. Abusos. Fraudes SACRIFÍCIO SOCIAL

PARADOXO BRASIL Estamos muito distantes do Brasil que queremos 9ª ECONOMIA MUNDIAL Pior distribuição de renda do mundo COMPARADO COM GINI index | Data | Table index | Data | Table 79º no ranking de respeito aos Direitos Humanos – IDH Penúltimo no ranking da Educação (Índice Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Educacionais ) 128 o no ranking do crescimento econômico

DÍVIDA: impede a vida digna e o atendimento aos direitos humanos De onde veio toda essa dívida pública? Quanto tomamos emprestado e quanto já pagamos? O que realmente devemos? Quem contraiu tantos empréstimos? Onde foram aplicados os recursos? Quem se beneficiou desse endividamento? Qual a responsabilidade dos credores e organismos internacionais nesse processo? Somente a AUDITORIA responderá essas questões

AUDITORIA DA DÍVIDA Prevista na Constituição Federal de 1988 Plebiscito popular ano 2000: mais de seis milhões de votos AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA CPI da Dívida Pública Passo importante, mas ainda não significa o cumprimento da Constituição

PROPOSTAS DE AÇÕES LEGISLATIVAS SEPARAR O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL CONSAGRADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL o GARANTIR A DESTINAÇÃO DE RECURSOS PARA SAÚDE, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CUMPRIR O ART. 6º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL o PRIORIZAR INVESTIMENTOS EM DIREITOS SOCIAIS REGULAMENTAR ART. 192 E ESTABELECER LIMITE PARA JUROS AUMENTAR A BASE MONETÁRIA o Base monetária no Brasil inferior a 5%. China, Japão, Europa e Estados Unidos 40%. o Acabamos emitindo dívida, em vez de emitir moeda REVER REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO

PROPOSTAS para uma TRIBUTAÇÃO JUSTA Atualização da tabela do imposto de renda das pessoas físicas; aumento da progressividade de alíquotas (iniciando a incidência acima do mínimo existencial e distanciando as faixas de renda). Possibilitar deduções relativas a pagamentos de outros tributos, medicamentos, moradia Regulamentar a tributação sobre grandes fortunas Aumentar a alíquota de imposto sobre heranças Revogação do privilégio da dedução dos juros sobre o capital próprio Revogação da isenção de Imposto de Renda sobre a distribuição de lucros e remessas ao exterior Revogação da isenção de Imposto de Renda sobre os ganhos dos estrangeiros com títulos da dívida interna e isenção de IOF para rentistas estrangeiros Revogação da isenção de ICMS e outros tributos para os exportadores (danos aos estados com a Lei Kandir), além de incentivos fiscais Rever a tributação do ITR, pois a legislação atual arrecada pouquíssimo e beneficia a acumulação de terras e latifúndios FORTALECER A ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA e estabelecer mecanismos para controle de capitais

AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA Prevista na Constituição Federal de 1988 Fortalecer a Subcomissão da Dívida Pública no âmbito da CFT da Câmara Criar Frente Parlamentar Mista para Auditoria da Dívida com Participação Cidadã

Agradecimentos Maria Lucia Fattorelli “A emancipação dos oprimidos será obra deles mesmos.” Karl Marx