UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0479 – GENÉTICA QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS SEMINÁRIO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Meio ambiente e desenvolvimento
Advertisements

Poluição da Água Trabalho Realizado Por: Inês Monteiro Nº12
Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus
Poluição causada pelo petróleo
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Fontes e formas de energia
Petróleo Surgimento do petróleo
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ÁGUAS DOENTES.
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Saneamento ambiental Iana Alexandra
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
QUÍMICA VERDE.
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Energia Renovável e Não Renovável
Bruno Boni Guilherme Madalosso Renan Rodrigues Vitor Trigueirinho
O Setor Sucroalcooleiro
EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS
GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS
Exploração de recursos geológicos
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Energias renováveis e não-renováveis
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
Fontes de energia e impactos ambientais
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Ilha das flores.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
A exploração dos recursos naturais
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
AGRICULTURA PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Genética e Questões Socioambientais Professor(a):
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE Professora: Aline G. Monteiro Trigo Março / 2012.
Problemas Ambientais.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
ASPECTOS GERAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR E SEUS IMPACTOS: O CASO DOS RESÍDUOS (LIXO NUCLEAR) DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO.   Larissa Regina Gomes Garcia Nathalia.
GESTÃO AMBIENTAL A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização.
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Nomes: Carolina de Oliveira
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.
Solo: elemento esquecido
PETRÓLEO CONSUMO BPD BPD PRODUÇÃO BPD BPD REFINO BPD BPD.
Natureza e Tecnologia.
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
CAPACIDADE FOTOSSÍNTETICA
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
MEIO AMBIENTE.
Formação de Recursos Humanos para CTI: Programa Ciência sem Fronteiras Brasília, 22 de setembro de 2015 Mariano Francisco Laplane
QUÍMICA – APOSTILA 1 POR QUE ESTUDAR A QUÍMICA?. ONDE ESTÁ A QUÍMICA? Os conhecimentos químicos são fundamentais para a obtenção de muitos produtos presentes.
Importância da biodiversidade animal
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Geração e distribuição de energia elétrica
Poluição dos Recursos Hídricos
Prof: Ana Margarida S. Belo
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0479 – GENÉTICA QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS SEMINÁRIO: PRODUTOS TÓXICOS QUÍMICOS Charles Albert Medeiros Guilherme Gomes Zambelli Karla Beatriz F. S. Sturaro Piracicaba 2015

Definição/Composição Tem por definição, ser um produto que contém uma substância química que é capaz de causar danos a um sistema biológico. Este pode alterar uma função fisiológica. Passível de levar o sistema a falência e morte. Podem ser constituído de uma infinidade de materiais diferentes. Alguns possuem toxicidade muito baixa que seria preciso uma exposição prolongada ou ingestões em grandes quantidades. Outros são tão potentes que apenas uma única gota pode ocasionar sérias lesões.

Petróleo Contaminação da água e solo: → Lançamento de efluentes, águas de lavagem, águas de resfriamento e lixiviação das áreas de depósitos de materiais ou rejeitos; → Vazamentos de petróleo em águas oceânicas. → Contaminação do solo através da retirada. Figura 1. Mancha de petróleo no oceano.

Exploração: → intensiva sobre um recurso não renovável; → afeta a biodiversidade do entorno; → acidentes nas plantas de exploração e vazamentos. Figura 2. Planta de exploração após acidente de vazamento.

Uso do produto e derivados criam uma cadeia de ações poluentes: → Emissões de partículas para a atmosfera, provenientes de todas as operações da planta; → Emissões no processo de geração de novos produtos e de suas utilizações. Figura 3. Planta de exploração de petróleo em terra.

O Petróleo e o mundo Figura 4. Gráfico da distribuição de reservas petrolíferas no mundo.

→ Hoje, a economia mundial gira em torno de comércio sobre combustíveis fósseis. → Conflitos armados e guerras acontecem pela posse de territórios onde existem jazidas. → Poluição aumentou a níveis críticos, causando mudanças globais, alertando a comunidade científica.

No Brasil: → Recém descoberta do pre-sal: conflitos internos e degradação ambiental. Figura 5. Mapa da reserva de pre-sal em águas brasileiras.

Atrazina Herbicida usado em plantações de milho e cana de açúcar. Proceedings of the National Academy of Sciences. EPA 3 ppb

Problemas Redução de testosterona; Diminuição do tamanho das glândulas reprodutoras; Desenvolvimento feminizado da laringe; Supressão do comportamento de reprodução; Redução da produção de espermatozoides; Queda na fertilidade.

Pesquisa 10% Fêmeas funcionais, capazes de copular e botar ovos viáveis. 90% Apesar de se manterem com características masculinas, apresentaram baixos níveis de testosterona e fertilidade. Enzima Aromatase

Syngenta Principal fabricante do produto. Proibido na Europa desde No Brasil, não há restrição ao seu uso.

Figura 6.Herbicida

TALIDOMIDA Inserida na década de 1950 para combater enjoos em grávidas no Brasil No Final da década de 1950 Alemanha e Inglaterra já tinham relatos de bebes com malformações congênitas 10 mil bebês nasceram com defeitos físicos em todo o mundo até que a droga fosse tirada de circulação em Cientistas japoneses identificaram em 2010 como a talidomida interfere na formação fetal Figura 7. Efeitos da talidomida

Fonte Bibliográficas: MARIANO, Jacqueline Barboza. Impactos ambientais do refino de petr?leo Tese (Mestrado em Engenharia) - UFRJ. Rio de Janeiro own-data-shows-frogs-thriving-in-ag-regions/