Análise de Sensibilidade de Métrica de Disponibilidade aplicada em Serviços de Streaming de Vídeos usando Infraestruturas de Cloud Computing Rosangela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing
Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
Sistemas Distribuídos
Introdução a Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Análise de Sensibilidade de Modelos Hierárquicos para Computação em Nuvem Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Planejamento de data center, com ênfase em sistemas hardened para melhorias de dependabilidade focado em variação de temperatura Rafael Roque
Sistemas Distribuídos
Introdução Ligações inter-redes.
Avaliação de Sistemas Operacionais
Grid Anywhere Um Middleware Extensível para Grades Computacionais
Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Simple Network Management Protocol (SNMP)
Engenharia de Software
Fernando Seabra Chirigati
Cloud Computing Computação nas Nuvens Prof. Bruno Catiari.
Cloud Computing.
Professora Vanessa Fonseca
Felipe Bogossian Luiz Felipe Maciel Renato Sampaio Rodrigo Couto
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
Cloud Computing Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
Call Center de Emergência Marcus A. de Queiroz V. Lima
Avaliação energética e de dependabilidade de Data Centers.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Planejamento de Serviço de Vídeo Streaming e Análise de Performabilidade em um Ambiente de Nuvem Privada Jamilson Ramalho Dantas Orientador:
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,
Um estudo de estratégias de redundância para melhoria de dependabilidade em ambientes Openmobster mobile cloud computing Igor de Oliveira Costa
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Augusto Martins e José Luís Zem Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Utilização de Cluster de Computadores.
Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos para sistemas de cloud computing Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Alexandre Barbosa de Lima SF/PMSP
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Intercloud Cauê R P Moresi.
O primeiro passo para a nuvem
Conceito Cloud Computing
Conceitos Sistemas de Informação Prof. Marcelo Siedler
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Arcabouço Computacional para Construção de Crivos de Auxílio à Avaliação Cognitiva através de Jogos Psicopedagógicos Aluno: André Luiz Antunes de Moraes.
Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Modelos associados a Políticas de Escalonamento para Avaliação de Desempenho de Serviços em Nuvem Aluna: Ahyalla Riceli Orientador: Eduardo Tavares.
ITIL - Introdução Prof. Fabiano Sabha.
Abr-17 Projetar Processos Projetar distribuição.
Rede Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Backup  Um dos pontos importantes nos sistemas baseados em redes de computadores é a possibilidade de recuperação.
Sistemas Distribuídos
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução aos Sistemas Operacionais
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Conceitos Básicos.
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Windows Azure.
Projetar Processos. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar distribuição | 2 Descrição do Projeto.
CIn.ufpe.br Modelos de Desempenho para Aplicações de Sincronização de dados em Dispositivos Móveis Aluno: Carlos Alexandre Silva de Melo Orientador: Paulo.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
1 Modelagem e Avaliação de Dependabilidade de Infraestruturas de Mobile Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Orientador: Prof.
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:
Modelagem e Análise de Dependabilidade de um serviço de VoD streaming na nuvem Aluno: Jamilson Dantas Orientador: Prof. Paulo Maciel.
1 KICK OFF DIVISÃO APLICATIVOS R&D Janeiro, 2016.
Segurança Lógica e Física de Redes Gestão da Segurança da Informação Criptografia Proteção de Perímetro Anderson Aparecido Alves da Silva – Aula 12_2 1.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
ARMAZENAMENTO NAS NUVENS Proposição 2: Armazenamento em nuvens Companhias de grande porte, como Apple e Google, decidiram oferecer suas nuvens (na verdade,
Transcrição da apresentação:

Análise de Sensibilidade de Métrica de Disponibilidade aplicada em Serviços de Streaming de Vídeos usando Infraestruturas de Cloud Computing Rosangela Melo Orientador: Paulo Maciel

Questão de Pesquisa: Como considerar a análise de sensibilidade nas suas diversas estratégias existentes dentro do domínio de sistemas computacionais aplicados no serviço de streaming de vídeo. Pergunta: Inexiste algum tipo de metodologia que defina as estratégias de análise de sensibilidade no domínio dos sistemas computacionais aplicados em sistemas de vídeo streaming?

Introdução: Sistemas computacionais confiáveis, com alta disponibilidade com baixo tempo de recuperação são exigências dos usuários de uma forma geral em virtude da diversificação do mercado que mudou com o processo de privatização das empresas de telecomunicações que favoreceu a ampla concorrência e permitiu uma oferta maior de produtos e serviços para a sociedade. Novo perfil de usuário; Computação na nuvem; Existem vários serviços ou produtos que estão associados a infraestrutura de Computação nas nuvens como por exemplo Google Compute Engine, Gogrid e os Serviços de Streaming de Vídeo; Netflix e o Youtube são os dois maiores provedores de entretenimento de serviços de streaming de vídeo; Estrátégias e a modelagem hierárquica;

Motivação: Ao longo dos últimos anos, o uso de voz e dados na internet aumentou significativamente. Este considerável crescimento é algo relacionado com a interoperabilidade oferecida por voz, imagem e serviços de dados e os seus custos baixos. Estes serviços devem ser continuamente fornecido, mesmo quando eventos como falhas de hardware ou software acontecer, afetando a disponibilidade da rede ( FURTADO; REGO; LOURAL,2005). Em abril de 2014, a Netflix atraiu mais de 35 milhões de assinantes em os EUA sozinhos e cerca de 48 milhões em todo o mundo. É a maior fonte de tráfego de Internet, consumiu 29,7% do tráfego downstream em Como Netflix, Hulu também tem uma grande base de clientes, com 38 milhões de clientes que assistem Hulu ( ADHIKARI et al.,2014 ).

Objetivo Geral O principal objetivo deste trabalho é uma proposição de novas estratégias de análise de sensibilidade para sistemas computacionais aplicadas em serviços de streaming de vídeo.

Objetivo Específicos Construir modelos para avaliação de disponibilidade de arquiteturas para o provimento de serviço de vídeo streaming na nuvem, baseadas na plataforma Eucalyptus; Elaborar um baseline para coletar o tempo médio de instanciação de máquinas virtuais (Virtual Machines (VM s) - Virtual Machine ) para o provimento do serviço no Eucalyptus; Elaborar modelos de redundância (Warm Standy,Ativo-ativo, e Cold Standby) de arquitetura para a disponibilização do serviço de vídeo Streaming na nuvem, baseadas na plataforma Eucalyptus; Aplicar estratégias de análises de sensibilidade nas arquiteturas existentes; Propor alteração de estratégias de análises de sensibilidade; Propor uma metodologia para aplicação das estratégias de análise de sensibilidade numa arquitetura de nuvem privada para o serviço de streaming de vídeo;

Metodologia

Modelos: Disponibilidade do Sistema (Figura 2) : 0, CTMC Modelo: Baseline Arquitetura : Não-redundante RBD Modelo As = µ in(λ apλ vm(β ) + λ ap(β1)µ vlc + (β1)(β2)(β + µ vlc)((λ ap + β1)(λ vm + µin)(β )(λ ap + β + µ vlc)), (I) Figura 2: Arquitetura RDB Não-redundante Figura 3: Modelo de Serviço CTMC MC (Figure 7).

Estratégia NSP Figura 2: Arquitetura RDB Não-redundante

Estratégia CRI Figura 2: Arquitetura RDB Não-redundante Kuo e Zuo (2003)

Resultados Preliminares Componentes comuns: λf, µn e λvlc

Modelos de Redundância: Cold standby Nó principal UP; Nó secundário offline; Status inicial do Frontend: UP ou Down;

Modelos de Redundância: Cold standby Modelos de Redundância: Ativo-Ativo

Modelos de Redundância: Warm Standby As três letras do modelo representam, o serviço, o primeiro nó, e o segundo nó.

Próximos Passos: Alterar mais uma estratégia; Realizar novos estudos de casos; Concluir o artigo em andamento.