Dicas para apresentação do TCC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
Elaborado por: Profa. Ms. Elaine Ap. Barreto Gomes de Lima
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Como Preparar Seminários
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
Gerenciamento do Tempo.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Dicas para apresentação em banca
Dicas para Apresentações
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
Atualidades Entrevista de emprego.
Erros mais comuns do Instrutor
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Introdução ao Secretariado Aula 3
Técnicas dos alunos de sucesso
Oficina de Oratória Falar e Falar.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
IFSC Curso de Técnico em Informática
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Dicas para Apresentação em Banca
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CAMINHOS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO
Dicas para Apresentações
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
WORKSHOP DE ORATÓRIA Temas:
A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Metodologia e Redação Científica
Apresentações em PowerPoint
APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
COMO INTERPRETAR TEXTOS
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO FEEDBACK TRABALHOS EXPERIMENTAIS DE RECREAÇÃO POR ESPAÇO - MATUTINO.
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
Desafio Pré-vestibular
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
Exemplos de atividades por videoconferência
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
REUNIÕES DE TRABALHO.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Técnicas de Apresentação
Profª. Especialista Mirian Leite
Como apresentar meu TCC ? Boa tarde a todos.
CURRÍCULO E ENTREVISTA PROFISSIONAL
Preparação para apresentação do TCC
Dicas para apresentação do TCC
Utilização Eficaz do PowerPoint
Como se apresentar na banca
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS Prof. Mauricio de Araujo Mendes.
Formação e Aperfeiçoamento
Dicas para uma boa apresentação
ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS
Transcrição da apresentação:

Dicas para apresentação do TCC CURSO: ENFERMAGEM NÚCLEO 16 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PROFESSORA: TERESINHA RITA BOUFLEUER

OBJETIVO Auxiliar no enfrentamento da ansiedade diante da apresentação do TCC; Preparar para falar em público, conduzir reuniões, facilitar capacitações...

APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES Ninguém pode falar em público, sem falar em público. Apresentação de trabalhos de aula. Aproveitar as oportunidades que aparecem!

É NORMAL FICAR NERVOSO? Natural a sensação de “frio no estômago”, “tremura nas pernas”. Os 5 primeiros minutos são os mais difíceis. Indica sua responsabilidade e respeito com seu público. Preparar-se é fundamental. Cada vez que fala, perderá um pouco de nervosismo.

SOLUÇÕES A nível mental A nível físico A nível elaborativo Mudar seu estado de ânimo, desenvolvendo a autoestima Vencer as inibições falando. A nível físico Respirar lentamente Exercício de relaxamento - Cantarolar ou assobiar em voz baixa A nível elaborativo - Preparar o tema Estudar o conteúdo Conhecer o público, grupo Planejar a atividade

PLANO DE APRESENTAÇÃO O que ... CONTEÚDO/TEMA Quando... DATA E HORÁRIO Local... CONHECER O ESPAÇO Público... BANCA, CONVIDADOS, COLEGAS Tempo... LIMITE MÍNIMO E MÁXIMO Para que .. OBJETIVOS Como ... METODOLOGIA O que usar... RECURSOS Quanto... INVESTIMENTO / CUSTO Como avaliar .... CRITÉRIOS E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

FASES DA APRESENTAÇÃO 1 Introdução 2. Desenvolvimento 3. Fechamento Despertar a curiosidade; Apresentar tema e objetivos; Aquecimento, quebra-gelo; Evitar comentários sobre política, religião e time de futebol. 2. Desenvolvimento Conteúdo abordado com o uso de técnicas, recursos, instrumentos... 3. Fechamento Síntese geral (certificar-se se ficou alguma dúvida); Elo para situações futuras (caso haja maiores informações entrar em contato, bibliografia, email).

DICAS .... Um dia antes: revisar todo material, levar em mais de uma forma de apresentação. Verificar se não há erro na escrita ou digitação. No dia: chegar antes dos particiapantes para se familiarizar com o local, instalar equipamentos, verificar se está tudo funcionando, receber as pessoas. Durante a apresentação: Estar atento a sua volta, saber o que está acontecendo com as pessoas. Evitar a impressão de “sabe-tudo” tipo dono da verdade. Não se desculpar ou dar a impressão de que não sabe nada. Ao terminar a apresentação, capacitação, reunião: Apagar anotações do quadro Desligar e recolher equipamentos Deixar a sala organizada.

MAIS DICAS... Olhar nos olhos mas sem embaraçar os ouvintes. Caminhar e falar naturalmente. Cuidar com vícios tipo “né”, “certo”... Manter as mãos acima da cintura. Evitar gestos repetitivos. Usar roupa confortável e evitar adornos chamativos Atente para seu estilo (autoconhecimento); Capte a atenção da plateia; Use linguagem clara, objetiva e correta adequada ao público; Use recursos audiovisuais para ilustração; Termine antes que a plateia deseje.

Técnicas e recursos didáticos Escolher os recursos didáticos de acordo com as possibilidades do espaço, do tipo de público e com o qual se sinta seguro.

Recursos didáticos Não substitui o instrutor Letra legível Apenas pontos chaves Ficar ao lado para não prejudicar a visão Falar sempre voltado para o grupo e não para o quadro/tela Testar o equipamento antes do público chegar deixando tudo preparado Filme: Preparar os participantes para assistir o filme, quanto tempo tem de duração e com que finalidade será apresentado

FALHA NOSSA ... Apresentar ou distribuir material sem comentá-lo. Prometer distribuição de material complementar e não cumprir. Restringir a exposição a uma simples leitura. Comunicar-se com deficiência, articulando mal as palavras ou dificuldades de controle da saliva. Não respeitar horários de início e término. Olhar a todo instante para o relógio. Cometer erros graves de gramática. Utilizar em excesso expressões vulgares ou gírias. Trajar-se inadequadamente. Fixar o olhar em um único ponto da sala. Continuar expondo enquanto o grupo está distraído por um determinado fato. Responder evasivamente as questões formuladas.

LEMBRE-SE... Você é o que mais sabe sobre o tema; O trabalho é seu e o momento é de compartilhar o que construiu; É momento de mostrar que está pronto para assumir o desafio de ser Enfermeiro(a);

VAMOS NOS ARRISCAR? Preparar para a próxima aula; Apresentação de 5 minutos; Tema livre (preferencialmente não na área técnica); Usar a criatividade; Usar algum recurso audiovisual;

PARA INICIAR Respiração Alongamento Relaxamento

APRENDEMOS A FALAR, FALANDO...

APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO 5 min. para cada um Enquanto o colega fala, os demais fazem anotações. Ao final daremos feedback a todos.

DINÂMICA FINAL