Descrição dos órgãos reprodutores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
Unidade 8 Reprodução Humana. Unidade 8 Reprodução Humana.
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Sistema Reprodutor Masculino
BIOLOGIA Prof. Fábio Guerra Sexualidade e Reprodução Humana.
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema Reprodutor Masculino
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema reprodutor masculino
Aparelho reprodutor masculino
A Reprodução.
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
Transmissão da vida.
Reprodução.
O Corpo Humano Milagre de Deus
Sistema Reprodutor.
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Sistema Reprodutor Bases fisiológicas da Reprodução
Reprodução e Sexualidade
Dimorfismo sexual A espécie humana é uma espécie com dimorfismo.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Reprodução humana.
Sistema humano responsável por esta função:
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
Uma Viagem maravilhosa!
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
Sistema Reprodutor Masculino
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Aparelho Reprodutor Masculino, Feminino e Métodos Contraceptivos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Todas as imagens a seguir foram retiradas da wikipedia
CONTROLAR O VOLUME E A COMPOSIÇÃO DO SANGUE
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
Tema 2 – Crescimento e mudanças no corpo humano
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
Estruturas Anatômicas dos Genitais Femininos Internos e Externos
ASSER Profa Camila Papini
COLÉGIO SÃO JOSÉ BIOLOGIA- PROFESSORA VANESCA 2º ano Ensino Médio 2015.
Sistema Reprodutor.
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Transmissão da vida
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
dos órgãos reprodutores
EMBRIOLOGIA HUMANA Profª. Ms.Dulci Leite.
Fonte: slideshare (Adaptado)
Transcrição da apresentação:

Descrição dos órgãos reprodutores Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Descrição dos órgãos reprodutores e suas funções

Reprodução Humana Para que haja o surgimento de um novo ser – em seres que se reproduzem sexuadamente – é necessário a união de duas células germinativas ou sexuais. Em 1667, Leeuwenhoek observou pela primeira vez os espermatozoides com auxílio de um microscópio rudimentar e concluiu que essas células estavam diretamente ligadas à reprodução. Com o avanço da ciência, isso foi confirmado no século XIX.

Ser Humano em Foco

Sistema Genital Masculino O sistema genital masculino é composto por: Escroto e Pênis (externo); testículos, epidídimo, ductos deferentes, Glândula bulbouretral, próstata, vesículas seminais, uretra. Sistema Genital Masculino

Sistema Reprodutor Masculino Aparelho reprodutor masculino e órgãos próximos: 1-Bexiga; 2-Osso púbico; 3-Penis; 4-Corpo cavernoso; 5-Glande; 6-Prepúcio; 7-Abertura uretral; 8-Cólon sigmóide; 9-Reto; 10-Vesícula seminal; 11-Conduto ejaculador; 12-Próstata; 13-Glândula de Cowper (glândula bulbouretral); 14-Ânus; 15-Vaso deferente; 16-Epidídimo; 17-Testículo; 18-Escroto.

Testículos Glândulas sexuais masculinas. Produzem os espermatozóides e o hormônio sexual masculino, a testosterona. Bolsa escrotal: A bolsa escrotal é uma seculação pendente da junção entre o períneo e a região abdominal inferior. Sua função é conter os testículos fora da cavidade corporal, cuja temperatura ideal é ótima para a manutenção dos espermatozóides.

Epidídimos Os epidídimos são estruturas com formato de vírgulas ou C situadas sobre os testículos. São formados pela reunião dos pequenos tubos testiculares. No seu interior, acabam de amadurecer os espermatozóides. Os espermatozóides permanecem por pelo menos 3 dias para receberem as caudas e os nutrientes dentro dos canais enrolados dos epidídimos.

Epidídimo e testículo em secção transversal evidenciando os túbulos seminíferos.

Testículo humano adulto com epidídimo: A. Cabeça do epidídimo , B. Corpo do epidídimo, C. Cauda do epidídimo e D. Vaso deferente.

Canais Deferentes Os canais deferentes Saem de cada epidídimo, sobem, comunicam com as vesículas seminais, entram na próstata e, no seu interior, desembocam na uretra.

Vasectomia Método de Esterilização Masculino, em que são realizados a secção dos Ductos deferentes, impedindo a ligação do mesmo com a Uretra.

Secção em ductos deferentes Imagem : Rhcastilhos / Domínio Público

Vesículas seminais As vesículas seminais Pequenos sacos que contêm os espermatozoides maduros. Estão situados debaixo da bexiga. Fabricam um líquido viscoso que protege os espermatozoides, alimenta-os e facilita o seu deslocamento.

Próstata A próstata é uma estrutura única situada perto das vesículas seminais e por debaixo da bexiga. No interior da próstata, os canais deferentes desembocam na uretra. A próstata produz também um liquído que protege, alimenta e facilita a mobilidade dos espermatozoides. As glândulas de Coowper são duas pequenas glândulas situadas por baixo da próstata. Segregam um pouco de líquido que limpa a uretra, neutralizando os resíduos da urina.

Uretra A uretra é o canal por onde passam o sêmen e a urina. O seu funcionamento é regulado por um pequeno músculo que impede a saída dos dois líquidos ao mesmo tempo. Fonte: CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia integrada: Volume único. São Paulo: FTD, 2010.

Sistema genital masculino em secção longitudinal Aparelho reprodutor masculino e órgãos próximos: 1-Bexiga; 2-Osso púbico; 3-Penis; 4-Corpo cavernoso; 5-Glande; 6-Prepúcio; 7-Abertura uretral; 8-Cólon sigmóide; 9-Reto; 10-Vesícula seminal; 11-Conduto ejaculador; 12-Próstata; 13-Glândula de Cowper (glândula bulbouretral); 14-Ânus; 15-Vaso deferente; 16-Epidídimo; 17-Testículo; 18-Escroto.

Sistema Genital Feminino O sistema genital feminino é composto por: Vagina, Ovários, Tubas Uterinas e Útero. .

Vagina e Ovário A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém lábios grandes e pequenos de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin,  que secretam um muco lubrificante. Ovários são as gônadas femininas. Produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos.

Anatomia do Sistema Genital Feminino Imagem : Jesielt/GNU Free Documentation License

Tubas Uterinas Tubas uterinas são dois ductos que unem o ovário ao útero. Seu epitélio de revestimento é formado por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino até o útero.  

Laqueadura Método de esterelização Femino. Realiza- se uma secção nas Tubas Uterinas, impedindo que o Ovócito II chegue até o Utero. Fonte: secretaria de educação: programa professor conectado/educandos 2009.

Laqueadura

Útero Útero é um órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miométrio) e com formato de pera.  É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas – o endométrio.

Sistema R. Feminino em vista longitudinal Imagem: Sistema reprodutor Feminino, 1908 / Disponibilizado por Haabet / Domínio Público.

Sistema R. Feminino em vista longitudinal Clítoris Uretra Vagina Lábio maior Imagem : pussylover/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Lábio menor Ânus

Adolescência # Puberdade Puberdade: Mudanças biológicas, produção de hormônios sexuais. Meninas: crescimento dos pelos pubianos e axilares, aumento dos seios, menstruação, capacidade de reprodução. Meninos: Crescimento dos testículos, aparecimento dos pelos pubianos, aumento do pênis, mudança na voz, ejaculações, produção de espermatozoide, capacidade de reprodução.

Ciclo Menstrual O ciclo menstrual regular dura em média 28 dias, contados a partir do primeiro da menstruação propriamente dita. Os hormônios relacionados neste processo são: Progesterona e Estrógeno. FSH – Hormônio Folículo Estimulante LH – Hormônio Leitunizante.

Métodos contraceptivos Camisinha Coito interrompido Vasectomia Abstinência Saída dos gametas Deposição dos espermatozóides na vagina HOMEM Produção de gametas Entrada dos espermatozóides nas trompas Fecundação MULHER Produção de gametas Diafragma Geléia Espermicida DIU Ducha vaginal Laqueadura Pílula