FICHA DE AVALIAÇÃO GRAMATICAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Advertisements

Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
Agrupamento de Escolas Martim de Freitas
Funcionamento da Língua FICHA
A gota de água que precisava de tomar banho
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Classes Gramaticais.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Dedica 2 minutos da tua vida a esta leitura,
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
INICIAR.
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
O EGA chega à Escola.
Língua Portuguesa Nome : ______________________________________
- Quando for grande quero ser maçã!
Uma História Indiana: Era uma vez um amigo meu...
Dedica 2 minutos da tua vida a esta leitura,... é muito linda!
ROSAS VERMELHAS Por:
MORAL DA HISTÓRIA.
VERMELHO CHAPEUZINHO LIGAR O SOM PARA OUVIR AS FALAS
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Uma linda idéia á ser imitada......
Eufrásia Bica.
A coleção de bonecas Vitor e Maria
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Brincando Olá! Bem-vindos ao jogo.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O QUE FARIAS...?.
Ética e Moral na formação dos filhos
Diálogos, 5.º ano, Porto Editora
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Clica para continuar.
Os adjectivos 2º ano Agrupamento de Escolas Elias Garcia
A CASTANHA CAROLINA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS LAYS MARIA SOBRINHO CARVALHO SOUZA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Os dois amigos.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A felicidade Compartilhada
• O complemento indireto
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
Era uma vez uma menina chamada Flori.
DIA DAS BRUXAS.
A BOA SORTE.   Dois  homens, ambos  gravemente  doentes, estavam no  mesmo quarto de hospital. Um  deles  podia sentar-se na sua cama durante uma hora,
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA
Língua Portuguesa I Um rato na máquina de café
A árvore que floresce no Inverno Rubem Alves.
Língua Portuguesa Livro Ilustra 
Agrupamento de Escolas
Ficha Final de Funcionamento da Língua
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
O boneco de gengibre História traduzida e adaptada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de
Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME
Diálogos – Português, 2.º ciclo
Protocolo de Leitura Ana Paula Soares Gontim, estudante do 4º ano da Escola Classe 18, de Ceilândia. Texto: O sonho de Ícaro Autor: Paulo Netho Fonte:
Um monstrinho no jardim…
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
 Lê o texto com atenção. Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________ A Lenda de.
Transcrição da apresentação:

FICHA DE AVALIAÇÃO GRAMATICAL Nome : ____________________________________________ Professor(a) : ______________ Informação : ______________

Ficha Final de Funcionamento da Língua 3.º ano 1 – Relaciona de maneira correcta. Descreve notícias, ideias, histórias e respeita as regras gramaticais. Texto Oral Às vezes não tem pontuação, fala de coisas muito importantes em poucas palavras. Prosa Não é escrito, modificando-se conforme vai passando de pessoa para pessoa. Poesia 2 – Coloca nos ○ os sinais de pontuação que faltam : Um pouco mais adiante○ o urso encontrou um seu companheiro de floresta○ Disse-lhe então○ ○Ainda dizem que nós, os animais é que somos estúpidos○ ○Porquê○ perguntou o amigo○ ○Vê lá tu que encontrei dois rapazes que○ ao verem-me○ se portaram como tu nem calculas ○ ○ Sim ○ ○Tiveram tanto○ tanto medo que um deles subiu a uma árvore e o outro fingiu estar morto○ ○Tens razão○ Que medrosos○

3 – Divide e classifica as palavras quanto ao número de sílabas : Divisão silábica nº de sílabas Classificação provérbio garfo arquipélago rã 4 – Expande as frases tornando-as mais completas. A flor nasceu. O gato fugiu. O menino brinca. 5 – Classifica as seguintes frases quanto à forma. Este jardim não tem flores. Forma ___________________ O Verão faz lembrar férias. Forma ___________________ A chuva é triste, mas necessária. Forma ___________________ Os animais não falam. Forma ___________________ 6 – Copia as frases, substituindo as palavras sublinhadas por palavras sinónimas. O Bruno iniciou o seu trabalho. A nossa maior fortuna é a saúde. O meu gato é negro.

7 – Escreve antónimos de : magra - verdade - leva - velhos - amargo - alto - 8 – Assinala com C os substantivos comuns e com P os substantivos próprios. livro Primavera Angola afia Helena mochila planta Junho menino Évora passeio papel 9 – Faz corresponder os nomes colectivos aos seus conjuntos. multidão conjunto de peixes rebanho conjunto de pássaros bando conjunto de pessoas manada conjunto de bois cardume conjunto de ovelhas 10 – Escreve no plural os nomes destacados, fazendo as outras alterações, de modo a obter frases gramaticalmente correctas. Este papel está mal dobrado. O açúcar agrada às formigas. Aquele botão está a cair. O camarão é muito bom. O menino foi passear.

11 – Escreve os adjectivos utilizando os diferentes graus. Diminutivo Normal Aumentativo gata portão florinha rapagão rico 12 – Sublinha, a cores diferentes, os nomes e os adjectivos que as caracterizam. A casa amarela tem um jardim. Que carro lindo ! A boneca é engraçada. As camisas sujas são tuas. 13 – Completa as frases com os pronomes pessoais convenientes : - ____ sabes onde vive o Mauro ? Sim, ____ vive perto da casa da Mariana. É por isso que ____ chegam sempre juntos à escola. ____ nunca tinha reparado nesse pormenor. Não ____ esqueçais que amanhã ____ iremos todos à biblioteca municipal. 14 – Completa o quadro com os verbos nos tempos correctos. PASSADO PRESENTE FUTURO INICIAR Eu Eles Ela LER Ele Tu Nós ESTAR Nós Ele Ele VIVER Elas Eu Tu BRINCAR Tu Nós Eles TER Ela Eles Eu

“O Daniel atravessa a estrada, com cuidado.” 15 – Escreve o GN e o GV das frases no local correcto : Grupo Nominal Grupo Verbal A Maria apanha flores. O Ricardo pratica atletismo. A Joana e o Rui fazem natação. O Inverno é triste. A Sónia está triste. O Zé e a Tozé foram a Faro. 16 – Elimina o grupo móvel das seguintes frases e reescreve-as. Ao meio-dia, o meu pai virá buscar-me. O trânsito, nesta rua, é intenso. A Margarida vê o jogo, sem entusiasmo. 17 – Completa : “O Daniel atravessa a estrada, com cuidado.” O GN desta frase é ___________________. O GV é ____________________ e o GM é __________________________. 18 – Completa a escrita das palavras na linha seguinte, utilizando as regras translineação. cilindro enquanto guarda-redes cilin en guarda corrida fez-lhe coelho cor fez coe

19 – Rodeia a vermelho a sílaba tónica e a azul a(s) sílaba(s) átonas. e x é r c i t o e s c o l a f u n i l b r a s i l e i r o s e c r e t á r i a p ú b l i c o p a r a b é n s J o s é e s t u d a 19.1 – Escreve no local certo as palavras do exercício anterior. a g u d a s g r a v e s e s d r ú x u l a s 20 – Coloca os sinais gráficos de acentuação ( acento agudo, grave, circunflexo e til) no poema. Uma vez a Ines Para a sua merendinha Deram-lhe um bolo tao belo, Que ela quis logo come-lo. Nisto batem a janela, Truz, truz, truz ! E que ve ela ? Uma pobre, uma infeliz Que tristemente lhe diz : Ai, minha rica menina, Tenha do de quem se fina Porque não tem de comer, Nem com que ao filho valer ! Condoida a Ines, Da o bolo a pobrezinha : Toma la, pobrezinha, come ! Já alivia a tua fome.