Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação

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Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação 02 – Constantes, Variáveis, Tipos de Dados, Operadores Aritméticos, Expressões e Atribuição Componente Curricular: Algoritmos e Lógica de Programação Professor: Jefferson Passerini | e-mail: jefferson.passerini@fatec.sp.gov.br

"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las "A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.“ (Aristóteles)

Tipos de Dados Para processar dados, o computador precisa armazená-los em sua memória temporária (RAM). Depois de armazenados, os dados são enviados ao processador que efetua os cálculos e gere a informação O computador trabalha somente com números binários e o ser humano não consegue processar números binários com a mesma velocidade e eficiência de um computador. Existem tipos de dados mais intuitivos, ou seja, permite escrever programas de maneira mais rápida e próxima da realidade do programador.

Adaptado de Pereira (2010, p. 25) Tipos de Dados Tipos de dados Numéricos Inteiro Real Alfanuméricos Caractere Cadeia Adaptado de Pereira (2010, p. 25)

Tipos de Dados Dados numéricos são usados para a realização de cálculos matemáticos e basicamente são: Inteiro: número inteiro sem casa decimal Real: número com casas decimais Dados alfanuméricos são usados para armazenar textos e números que não serão usados para cálculos Caractere: apenas um caractere Cadeia: uma cadeira de caracteres (string)

Constantes “Constantes representam dados cujos valores permanecem inalterados durante a execução do algoritmo. O tipo de uma constante é definido implicitamente, pela forma como ela é escrita. Em C, por exemplo, 3 é uma constante do tipo inteiro, 3.0 é uma constante do tipo real, ‘a’ é uma constante do tipo caractere e “abc” é uma constante do tipo cadeia de caracteres (também denominada string)” Pereira (2010, pág. 25)

Variáveis “Variáveis representam dados cujos valores podem ser alterados durante a execução do algoritmo. Mais precisamente, uma variável representa uma posição de memória que armazena um dado de um tipo específico. Variáveis são identificadas por nomes iniciando com letra e contendo apenas letras, dígitos e sublinhas (_). [...] O tipo de uma variável (int, float, char,...) deve ser explicitamente declarado quando esta é usada em um programa em C”. Pereira (2010, p. 26)

Variáveis Cada variável possui um tipo, então deve-se armazenar em cada variável um dado que seja do mesmo tipo. Ex.: Variável do Tipo Inteiro Só é possível armazenar valores inteiros, caracteres e/ou cadeia (string) não podem ser armazenados. Ex.: Variável do Tipo Cadeia (string) Aceita números, porém não os trata diretamente como números calculáveis, pois todo número também é um texto.

Operadores e expressões “Um operador é um símbolo usado para criar expressões, a partir de constantes e variáveis. Por exemplo, usando o operador aritmético +, a variável x e a constante 2, podemos criar a expressão x+2 [...]” Pereira (2010, p. 26) Operação Fluxograma Linguagem C Soma + Subtração - Multiplicação * Divisão Inteira div / Divisão Real Resto da Divisão Inteira mod % Tabela 01 – Operadores aritméticos – Adaptado de Pereira (2010, p. 26)

Operadores e expressões “Em C, o tipo do resultado obtido com a avaliação de uma expressão depende do tipo de suas componentes. Se a expressão é composta apenas por valores inteiros, então o seu resultado também será do tipo inteiro; caso contrário, se pelo menos um dos valores envolvidos na expressão for do tipo real, então o resultado de sua avaliação será do tipo real. Assim, por exemplo, a avaliação de 1+2 resultado no valor inteiro 3, enquanto a avaliação de 1+2.0 resulta no valor real 3.0” Pereira (2010, p. 26)

Atribuição r  a + b r = a + b O operador de atribuição simboliza, basicamente, o armazenamento de um dado mediante a avaliação de uma expressão. Esse operado é representado por uma seta para a esquerda: Exemplo: r  a + b A expressão a + b será processada e o seu resultado será armazenado na variável r. Na linguagem C o operador de atribuição é o sinal de igual: r = a + b

Fluxograma Símbolo Descrição Terminal (início e final do algoritmo) Entrada de Dados (via teclado) Processamento de dados (cálculos) Saída de dados (via vídeo) Tomada de decisão (condição) Execução de processo definido Ponto de conexão Ponto de conexão para fora da página Adaptado de Pereira (2010, pág. 16)

Entrada de Dados A operação de entrada de dados é a leitura de valores digitados no teclado. Após a digitação, tais valores são armazenados em posições específicas na memória do computador (variáveis). Em um fluxograma essa operação é representada pelo símbolo de entrada de dados e deve ser anotado com uma lista dos nomes das variáveis que serão lidas do teclado. Início n1, salario, valor

Processamento de Dados Processar dados significa realizar cálculos matemáticos e/ou armazenar valores em variáveis. Em um fluxograma, o processamento de dados é representado por um retângulo onde são anotados cálculos e atribuições. Início R  salario - desconto

Saída de Dados A operação de saída de dados consiste em apresentar valores no vídeo, ou seja, após os dados serem lidos e processados, o resultado disso representa uma informação e deverá ser exibida ao usuário. Em um fluxograma o símbolo de saída de dados é o do exemplo ao lado. Observe que há as anotações de quais variáveis serão exibidas. salario

Algoritmo Exemplo 01 Faça um algoritmo para calcular o valor da parcela de um produto. O algoritmo deverá ler 02 variáveis: o valor do produto e a quantidade de parcelas. Após isso, o algoritmo deverá dividir o valor do produto pelo número de parcelas e apresentar o valor da parcela. Dados de entrada: Valor do Produto Quantidade de parcelas Dados de saída Valor da parcela

Fluxograma Início “Valor do Produto?” valorParcela  valorProduto / qtdeParcelas valorProduto “Valor da Parcela:” , valorParcela “Qtde de Parcelas?” Fim qtdeParcelas

Pseudocódigo programa parcela var valorParcela, valorProduto: real qtdeParcelas: inteiro Inicio escreva(“Valor do Produto? ”) leia(valorProduto) escreva(“Qtde de Parcelas? ”) leia(qtdeParcelas) valorParcela  valorProduto / qtdeParcelas escreva(“Valor da Parcela: ”, valorParcela) Fim

Algoritmo Exemplo 02 Faça um algoritmo que calcule a média de notas de um aluno. O programa deverá ler o nome do aluno e 4 (quatro) notas (valores com casas decimais). No final o programa deverá exibir o nome do aluno e a média.

Fluxograma Início nome, n1, n2, n3, n4 media (n1+n2+n3+n4)/4 nome, media Fim

Pseudocódigo programa media var nome: cadeia n1,n2,n3,n4, media: real Inicio leia(nome, n1, n2, n3, n4) media  (n1+n2+n3+n4)/4 escreva(nome, media) Fim

Exercícios Dada uma distância percorrida (em quilômetros), bem como o total de combustível gasto (em litros), informe o consumo médio do veículo. Dadas as medidas de uma sala em metros(comprimento e largura), bem como o preço do metro quadrado de carpete, informe o custo total para forrar o piso da sala. O índice de massa corpórea (IMC) de uma pessoa é igual ao seu peso (em quilogramas) dividido pelo quadrado de sua altura (em metros). Dados os peso e a altura de uma pessoa, informe o valor de seu IMC. Dados um capital C, uma taxa de juros mensal fixa J e um período de aplicação em meses M, informe o montante F no final do período. F = C * (1+J/100)M Extraído de Pereira (2010, p. 33)

Referências Bibliográficas Michaelis – Dicionário de Português Online. Disponível em <http://michaelis.uol.com.br>. Acesso em 10 fev. 2013. MANZANO, José Augusto N. G.; OLIVEIRA, Jair Figueiredo de. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. 25 ed. rev. São Paulo: Érica, 2011. PEREIRA, Silvio do Lago. Algoritmos e Lógica de Programação em C: uma abordagem didática. São Paulo: Érica, 2010.