Reunião de trabalho MoU Curitiba-Holanda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

O SETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DAS IFES E SUAS INTERFACES NO ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL Emilio Silva – Assessor Internacional UFBA Curso CRIA.
I SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA NAS RODOVIAS
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Cristiane jonas Francisconi
Educação Ambiental - GPEEA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Programa Segundo Tempo e Programa Mais Educação Encontro Nacional de Avaliação do PST São Paulo (SP) - Dezembro/2010 Encontro Nacional de Avaliação do.
Candidata a Sede UFSCar Campus Sorocaba
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
Universidade Federal do Amapá
A luta pela moradia: o caso das Moradias Sabará em Curitiba
Maria Antônia Goulart BAIRRO-ESCOLA NOVA IGUAÇU Maria Antônia Goulart
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Metodolgia de Elaboração de Projeto Arquitetônico
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Tipo de leitor (n=248). FREQUÊNCIA DE LEITURA POR TIPO DE LEITOR.
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Plano de Gestão da Escola
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Ventura Office / Metron e Unimov CATEGORIA 15 – LANÇAMENTO COMERCIAL.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
MODAIS ALTERNATIVOS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Consórcio Energético do Rio Uruguai
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
TERRITORIALIZAÇÃO.
Programa 15:00 – Receção aos Participantes 15:30 – Sessão de Abertura Rui Lopo, Vereador da Câmara Municipal (CM) Barreiro Carlos Humberto, Presidente.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
INTERNACIONALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU): RACIONALIDADE HEGEMÔNICA E RESSIGNIFICAÇÕES NO LOCAL Jozeane Iop – Mestranda na UTFPR/PPGDR.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
CICLOVIDA PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. União dos ciclistas do Brasil Sociedad Peatonal Bicicletada ONG’s Ciclo Iguaçu Instituto Energia Humana.
Coordenação de Ciclomobildiade MAPA ESTRATÉGICO PLANO DE TRABALHO.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.
5º Seminário Técnico Institucional Belo Horizonte, 18 de Novembro de 2014.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA Janeiro 2016 Treinamento do Núcleo Gestor.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL. SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL Nomes dos Participantes: Ana Paula Pinheiro Marques Rosinete Aparecida Machado.
2ª REUNIÃO DA CÂMARA TEMÁTICA MOBILIDADE URBANA – CTMOB 2ª Reunião CÂMARA TEMÁTICA MOBILIDADE URBANA – CTMOB 13/maio/2014 Sala Redonda.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
Transcrição da apresentação:

Reunião de trabalho MoU Curitiba-Holanda Diretrizes de Pesquisa Universidade Positivo Reunião de trabalho MoU Curitiba-Holanda 17/12/2017 Prof.ª Renata Satiko Akiyama akiyama@up.edu.br

Area de Abrangencia CENTRO ESCALA URBANA CAMPO COMPRIDO/CIC CIC LINHA VERDE

UP CAMPO COMPRIDO/CIC CENTRO CIC LINHA VERDE

Como a universidade pode contribuir para a melhoria da mobilidade em seu bairro e qual o impacto destas ações para a cidade? UNIVERSIDADES CENTRO DE EXPOSIÇÃO ESPAÇOS CULTURAIS REGIÃO CENTRAL PRINCIPAL EIXO VIÁRIO CENTRO- OESTE

CONTEXTO A região do Campo Comprido caracteriza-se como um polo educacional e cultural: Universidade Positivo, UTFPR, Teatro Positivo, Centro de Convenções. Todos estes equipamentos atraem grande número de usuários UTFPR ESCOLA INTERNACIONAL CENTRO DE EXPOSIÇÕES UP TEATRO POSITIVO

CONTEXTO O campos da UP se localize em um dos eixos estruturais de Curitiba com facilidade de acesso ao transporte público, atraem diariamente cerca de 5 mil veículos concentrados nos horários de início e fim de período de aula O Teatro Positivo – Grande Auditório é o maior teatro do Paraná, com 2.400 lugares e o Teatro Positivo – Pequeno Auditório, com 714 lugares Pesquisa 2007

CONTEXTO Os bairro sCampo Comprido e CIC estão entre os dez bairros com maior crescimento populacional absoluto, de acordo com o Censo Demográfico 2000-2010

PROPOSTA Propõe-se estudar medidas para a redução do transporte veicular particular e o incentivo à ciclomobilidade e ao transporte coletivo. Para isso, serão analisadas e propostas intervenções internas e externas ao campus universitário da UP, com especial atenção ao percurso Sede UP - área central.

FASES A atividade será realizada em duas fases: Fase 1 - Levantamento e diagnóstico Fase 2 - Projeto de mobilidade no Campus da UP e entorno 2015 2016 ATIVIDADES SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO Seminário MOU ? Preparatória Fase 1 Fase 2 Reuniões MOU 2 1

OBJETIVO PRIMEIRA FASE Desenvolver e propor um Termo de Referência para diagnosticar o impacto de grandes equipamentos de uso coletivo na mobilidade urbana de Curitiba, tendo a região do Campo Comprido como estudo de caso, parte integrante dos estudos promovidos pelo grupo de trabalho formado para o Convênio Internacional MOU.

OBJETIVOS ESPECÍCIFOS Descrever um processo metodológico para a leitura técnica do impacto de grandes equipamentos de uso coletivo na mobilidade urbana de Curitiba; Analisar a configuração urbana e a sua contribuição para a situação da mobilidade no bairro Campo Comprido; Analisar a situação da mobilidade dentro do campus da UP; Propor medidas de incentivo à ciclomobilidade nas áreas de acesso aos equipamentos do Campo Comprido; Propor medidas para diminuir o fluxo de veículos na região do Campo Comprido; Realizar o projeto de mobilidade do campus da UP e entorno; Promover encontros e palestras, com a comunidade acadêmica da UP, sobre o uso da bicicleta na cidade de Curitiba

MÉTODO Pesquisas e análise a partir de dados secundários e pesquisas de campo: Ambiental: geomorfologia, declividades, áreas verdes, etc. Perfil dos usuários: alunos, usuário do Centro de Eventos e Teatro Positivo e moradores Viário: estrutura viária - características das vias de acesso à região; Transporte: identificação e caracterização dos tipos de modal utilizado. itinerário, frequência, tempos de deslocamento, problemas Paisagem e ambiência urbana. Sintaxe urbana.  Elaboração do Projeto de Mobilidade do Campus da UP e entorno Definição de indicadores de monitoramento e avaliação, comum aos demais projetos e específicos do bairro/usuários: Os indicadores serão acompanhados pelo grupo de pesquisa da Universidade Positivo Ambiência Urbana

EQUIPE Professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo: Profª Dra. Jussara Maria Silva Profª Dra. Renata Satiko Akiyama Profº Ms.Alexandre Ruiz da Rosa Profª Ms.Marilice Casagrande Lass Botelho Profª Ms.Tami Szuchman   Alunos da Universidade Positivo, sendo 2 alunos com bolsa de estagiário Representantes do MOU, professores e alunos de outras instituições interessadas.