REUSO DE EFLUENTES DE VEÍCULOS EM LAVA JATO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
Pós-graduação lato sensu em Saneamento e Meio Ambiente
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
No Estado de São Paulo e no Brasil os efluentes líquidos industriais e domésticos devem atender aos Padrões de Emissão (end of pipe) e simultaneamente.
MONITORAMENTO Os seguintes itens devem ser monitorados:
SEMANA DO MEIO AMBIENTE CERTIFICADO DE ANÁLISE N.º 4897 – 6/ 2009 Metodologia de análise aplicada coconforme Standard Methodes for the Examination.
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Disciplina: Sistema de Água
1º Encontro Técnico: Reúso da Água Newton Lima de Azevedo
enquadramento de corpos de água
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
Premissas Ambientais no desenvolvimento do Projeto
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
EQUALIZAÇÃO DE RESÍDUOS
OPERAÇÕES UNITARIAS EM MEIO AMBIENTE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE UBERLÂNDIA
Professor: Wanderson A7
Esgotos Planeta Água: poluição
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Título do Trabalho: “Avaliação da qualidade ambiental da água do Rio da Madre, da água do mar e da areia da Praia da Guarda do Embaú (Palhoça/SC) baseado.
SISTEMAS DE ESGOTOS E EFLUENTES
Marcos Leandro Marques (PUIC). Engenharia Química - Tubarão.
Tratamento de Esgotos Processo Anaeróbio.
Meio Ambiente Tratamento de Água Turma F Warlen Librelon.
Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos
1 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DA 1ª. TURMA DO PROGRAMA TRAINEE DO FUTURO DATA: 16/12/ H30 ÀS 12H30 LOCAL: AUDITÓRIO DO CDT TRAINEE DO.
MATÉRIA: TÓPICOS NO MEIO AMBIENTE – OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Curso sobre Pós-tratamento de Efluentes Anaeróbios
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Professora Luana Bacellar
Matéria Orgânica e Oxigênio Dissolvido.
REMOÇÃO DA COR DE CHORUME COM O EMPREGO DE COAGULANTES NATURAIS
Parâmetros - Qualidade de Água
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
Consiste no acompanhamento de vários compartimentos sócio- ambientais das áreas de influência de determinado empreendimento, com a finalidade de verificar.
Tratamento de Água e Esgoto
Estudo dos Resíduos Líquidos Gerados nas Principais Estações de Tratamento de Águas do Estado da Paraíba Gesivaldo Jesus Alves de Figueiredo
1. 2 Sumário 1 - Competências relacionadas 2 - Objetos do conhecimento associados às matrizes de referência 3 - Água 4 – Tratamento de Água 5 – Agradecimentos.
Água – fundamental para vida.
Nit-Dicla-057: Critérios para Acreditação da Amostragem de Águas e Matrizes Ambientais Victor Pavlov Miranda Gestor de Acreditação.
Tratamento Primário Ilustrações. A  Líquido limpo. B  Região de concentração constante. C  Região de concentração variável. D  Região de compactação.
Nutrientes Óleos e graxas.
Dragagem de Sedimentos Contaminados
SOLUÇÕES EM ENGENHARIA, SANEAMENO E MEIO AMBIENTE A LUSCHI é líder nacional de mercado em dragagem, destaca-se pela sua expertise técnica.
1 2 Samara Silva de Souza 1 (IC) e Jair Juarez João (PQ) 2 - PMUC Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Unidade Acadêmica de Ciências Tecnológicas.
Aula 5: Conservação e Reúso de Água PHA 2218 – Engenharia e Meio Ambiente Prof. Mierzwa Prof. Amarilis Prof. Joaquin.
Estudo das características e tratamento de efluente gerado por lavanderia/tinturaria na região sul de Santa Catarina. Grande área: Engenharias.
Tratamento de águas Prof. Dra. Elizabeth Halfeld da Costa
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
COMPARATIVO ENTRE A ÁGUA TRATADA E NÃO TRATADA EM ÁREA RURAL DE PELOTAS, RS SILVA,M.A.R.X.¹; ECCKER,F.M.; VIEIRA,H.T.; PERNAS,C.B.S.; PINTO,F.R. ¹Universidade.
TRATAMENTO DE EFLUENTES DE CURTUMES
Maria Roseli Pires Ribeiro Deverson Simioni
Avaliação da qualidade das águas do Distrito Federal frente às classes de enquadramento propostas Camila Aida Campos Welber F. Alves, Érica Y. Freitas,
TRATAMENTO DE EFLUENTES DE ABATEDOUROS E FRIGORÍFICOS
Implantação de unidade de tratamento físico-químico para remoção de fósforo no efluente da ETE CIVIT II Autores: João Luis Creto Binda Juliane Giacomin.
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Oxigênio Dissolvido em Águas
CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS ORGÂNICOS
ASSEMAE MAIO Tecnologia desenvolvida no Japão. Mais de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento Mais de 200 estações de tratamento Motivadores : Falta.
um estudo de caso no distrito de Porto Trombetas - PA
Transcrição da apresentação:

REUSO DE EFLUENTES DE VEÍCULOS EM LAVA JATO Thais Caroline Costa Carolina Oliveira Pinto Renato Bortocan

INTRODUÇÃO CENÁRIO ATUAL Crise hídrica Aumento geração de resíduos Aumento potencial degradador Controle de uso

INTRODUÇÃO CENÁRIO FUTURO ÁGUA EM QUANTIDADE E QUALIDADE CONSUMO SUSTENTÁVEL LOGISTICA REVESA

INTRODUÇÃO CENÁRIO ATUAL CENÁRIO FUTURO USO RACIONAL ÁGUA REUSO DA ÁGUA EM DIVERSOS SEGMENTOS

INTRODUÇÃO De acordo com Teixeira (2003), o sistema de tratamento a ser implantado para viabilizar a REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA de lavagem de carros deve ATENDER à algumas PREMISSAS, como ELIMINAR OS RISCOS À SAÚDE dos usuários e operadores e evitar danos aos veículos e a minimização da necessidade de diluição dos efluentes tratados e de seu lançamento na rede esgotos em águas superficiais ou em fossas.

OBJETIVO Caracterizar amostras coletadas da água bruta de um lava jato, visando uma proposta de projeto de reuso para este.

MATERIAL E MÉTODOS Foram coletadas três amostras com espaçamento de quatro dias entre elas em um lava jato em Uberaba, MG. A amostra coletada foi água retirada da caixa de armazenamento do efluente líquido bruto escoado da atividade de lavagem dos veículos.

MATERIAL E MÉTODOS As amostras foram enviadas ao laboratório de análise físico-químico para análise de Sólidos Totais, pH a 25ºC, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO), óleos-graxas e surfactantes. Os métodos utilizados para este estudo contam do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMEWW) e recebem os códigos SMWW 2540 B, SMWW 4500 - H+H, SMWW 5120B, SMWW 5220 D, SMWW 5520 D, e SMWW 5540 C respectivamente

RESULTADOS E DISCUSSÃO Caracterização do Efluente PARÂMETROS ANALISADOS N 1 N 2 N 3 MÉDIA VRa VRb Sólidos Totais 576 mg/L 124 mg/L 168 mg/L 289,33 mg/L X Virtualmente ausentes pH a 25 °C 6,7 9,6 6,8 7,7 6 - 9 DBO 236,4 mg/L 941,4 mg/L 405,7 mg/L 527,833 mg/L 60 10 DQO 729,6 mg/L 1.584,9 mg/L 917,6 mg/L 1.077,36 mg/L 180 - Oleos e Graxas 274 mg/L 111 mg/L 30 mg/L 138,33 mg/L 20 Surfactantes 10 mg/L 9,3 mg/L 6,09 mg/L 8,4633 mg/L 2 Legenda Vra Parâmetros físico-químicos analisados em amostras de água e valores de referência COPAM/CERH-MG nº 01/05/008. VRb -Parâmetros físico-químicos analisados em amostras de água e valores de referência Resolução CONAMA Nº 357, de 17/03/2005

RESULTADOS E DISCUSSÃO Proposta de Reuso

RESULTADOS E DISCUSSÃO Proposta de Reuso

RESULTADOS E DISCUSSÃO Proposta de Reuso FLOCULAÇÃO DECANTAÇÃO FILTRAÇÃO

CONCLUSÃO O projeto de reuso da água e seus tratamentos específicos é uma alternativa de extrema importância, em que deve ter como base uma boa caracterização do efluente a ser tratado, visando uma melhor eficiência do mesmo