Concretismo Arte Concreta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE ABSTRATA Prof. Anderson Leitão
Advertisements

A Semana da Arte Moderna
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Vera Maria Pereira História da Arte
Escola Angelina Jaime Tebet.
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
Movimentos artísticos
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Os elementos básicos da linguagem visual
Fauvismo.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
Estética – Rubens Gerchman
AMBIENTE MODERNISTA BRASILEIRO.
Arte Déco.
Menu Anita Malfatti Di Cavalcante Candido Portinari Tarsila do Amaral
Cândido Portinari.
A Semana da Arte Moderna
ARTE NAÏF UMA VIAGEM ENCANTADA A UM MUNDO DE INGENUIDADE, COR E POESIA QUE IMORTALIZA O INSTANTE.
Piet Mondrian.
.: Concretismo MODERNISMO
RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE
Op-Art.
Biografia de Wassili Kandinsky
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
BARROCO.
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Como fazer a leitura de obra de arte?
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
ACADÊMICA BOLSISTA: CERENA BONOMINI
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Arte moderna e contemporânea catarinense
Arquitetura.
Minimalismo Termo designativo de uma tendência na pintura e, mais especificamente na escultura, surgida na década de 50, que pregava o uso apenas de formas.
Formadora: Janaína Lapuente
Construtivismo Russo, o neoplasticismo de Mondrian.
Anos 80 Os artistas que se descaram nos anos 80 se expressaram através dos meios consagrados: pintura, desenho, gravura e escultura, caracterizando uma.
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
Eu sou poeta.
Dada.
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
ROMANTISMO Profª: Indianara..
ARTE Formato do ENEM.
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
3º ENCONTRO DE ARTE – 1º Ano Bem –Vindos!.
Geraldo de Barros: jogo de dados + sobras
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
CUBISMO Profª Patricia.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DISCIPLINA: LAZER E ESPORTE.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
BEATRIZ MILHAZES Rio de Janeiro, 1960.
ALL STAR & MONET.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Criado por Ana Magalhães Abstração 1907: tese de doutorado do historiador da arte Wilhelm Worringer, Abstraktion und Einfühlung [Abstração e Empatia] –
FUTURISMO ALUNOS: EMERSON, EDSON, JOÃO PEDRO, LUIS EDUARDO, RILDO E RUBI PROFESSOR(A): LUCIANA MURA ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM TURMA: 3 ANO “A”
Transcrição da apresentação:

Concretismo Arte Concreta História da Arte e Estética Karen Kelles Arquitetura e Urbanismo - UNIARAXA - 2015

O Infinito dos Seus Olhos Décio Pignatari Haroldo Campos Poesia Fonte: http://poemassempressa.blogspot.com.br/2012/03/poema-concreto.html Haroldo Campos Poesia

BILL CULBERT JEFFREY STEELE, BILL CULBERT Fonte: http://www.concretosparalelos.com.br/?p=145 JEFFREY STEELE, Fonte http://www.concretosparalelos.com.br/?p=148 BILL CULBERT Fonte: http://www.concretosparalelos.com.br/?p=145

Surge como parte do movimento Abstracionista moderno. Tem raízes em experimentos do grupo De Stijl [O Estilo], criado em 1917, na Holanda. São nomes marcantes do movimento: Piet Mondrian (1872-1944), Theo van Doesburg (1883-1931), Gerrit Thomas Rietveld (1888-1964) e ainda outros nomes.

O movimento se populariza com Max Bill (1908-1994), que traz o movimento para a America Latina, mais especificamente Brasil e Argentina, no período da Segunda Grande Guerra. Max Bill, Unidade Tripartida, 1948-49, Aço Inoxidável, Essa obra encontra-se no MAC, USP, SP http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/internacional/images/bienal02.jpg Max Bill, designer gráfico, designer de produtos, arquiteto, pintor, escultor, professor e teórico de design. http://www.designerchairs.eu/our-designers/max-bill/

Representações construídas exclusivamente com elementos plásticos, planos e cores não trazem outras conotações senão por elas próprias A pintura concreta é "não abstrata", nos diz Van Doesburg em seu manifesto, "pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície“ O propósito da arte concreta não é ser um novo movimento e sim rediscutir a linguagem plástica moderna.

Ivan Serpa. Max Bill, Formas, 1951. Óleo sobre tela. Fonte: http://www.diretoriodearte.com/historia-da-arte/concretismo/ Max Bill, Double surface with six rectangular corners (Moebius), 1948-78. Granito. Fonte: hhttp://www.diretoriodearte.com/historia-da-arte/concretismo/

O Concretismo é um abstracionismo geométrico que procura, através de cores e linhas, um movimento perceptivo vibratório. O espectador, ao contemplar a obra, vai sentir certas vibrações e modificações perceptíveis nas imagens da composição. Kandinsky, Moscovo I, 1916, óleo sobre tela Fonte: https://arteconcretista.wordpress.com/inicio/ Kandinsky, Fuga, 1914, óleo sobre tela Fonte: https://arteconcretista.wordpress.com/inicio/

Pôster de Bill para as Olimpíadas de 72 em Munique LOTHAR CHAROUX Fonte: http://www.concretosparalelos.com.br/?p=137 LOTHAR CHAROUX Fonte: http://www.concretosparalelos.com.br/?p=137 Pôster de Bill para as Olimpíadas de 72 em Munique Fonte: http://www.flickr.com/photos/97398637@N00/7241270662/www.concretosparalelos.com.br/?p=4

Theo van Doesburg ANTHONY HILL “Relief Construction”, 1962 Fonte: https://arteconcretista.wordpress.com/inicio/ ANTHONY HILL “Relief Construction”, 1962 Fonte: https://arteconcretista.wordpress.com/inicio/

Concretismo na América Latina. Argentina e Brasil Período pós Segunda Guerra Mundial, Principal responsável: Max Bill Exposição do MASP, SP

Foi marcante sua presença Exposição no MASP, em 1950 As ideias de Max Bill impactaram o Brasil, do início da década de 1950. Foi marcante sua presença Exposição no MASP, em 1950 Prêmio em sua participação na primeira Bienal de São Paulo em 1951 Max Bill, Fonte: hhttp://www.diretoriodearte.com/historia-da-arte/concretismo/

Vale ressaltar a presença da delegação suíça na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951 que provoca a que abrem as portas do país para as novas tendências. Nesse contexto o movimento concretista começa a surgir no país. Geraldo de Barros, Composição geométrica Fonte: http://www.raulmendessilva.com.br/brasilarte/temas/concretismo_no_brasil.html Waldemar Cordeiro, Broadway Fonte: http://www.raulmendessilva.com.br/brasilarte/temas/concretismo_no_brasil.html

Grupo do Rio, que é menos rígido às formas geométricas Principais nomes: Lygia Clark (1920-1988), Hélio Oiticica (1937-1980) e outros Lygia Clark, pintora e escultora mineira (23/10/1920-25/4/1988). Belorizontina, aluna de Burle Marx. Em 1952 transfere-se para Pariz e então aperfeiçoa suas técncas. Abandona o Abstratismo em 57 e nesse mesmo ano participa da I Exposição Nacional de Arte Concreta, no Rio de Janeiro. Dois anos depois assina o Manifesto Neoconcreto e inicia a produção de obras tridimensionais de madeira. https://www.algosobre.com.br/biografias/lygia-clark.html Pintor, escultor e artista multimídia fluminense (26/7/1937-22/3/1980). Aprendeu muito com Ivan Serpa. Juntamente com o mestre, Lygia Clark e Franz Weissmann funda o grupo Frente, movimento que atua de 1954 a 1956. Mais tarde se liga ao neoconcretismo, participando de exposições em São Paulo, no Rio e em Salvador. Espírito de vanguarda, no final da década de 50 abandona a superfície plana do quadro. Em 1963 cria os bólides, caixas-construções feitas de diversos materiais. Fonte: https://revistaengrenagem.wordpress.com/category/torquato-netohelio-oiticica/

Waldemar Cordeiro (1925-1973), Luiz Sacilotto (1924 – 2003) Grupo de São Paulo, mais rígido aos princípios matemáticos da arte concreta e ainda aos efeitos ótico de linhas e cores. Nesse grupo citamos: Waldemar Cordeiro (1925-1973), Luiz Sacilotto (1924 – 2003) entre outros nomes marcantes da época. Waldemar Cordeiro. Artista plástico, designer, ilustrador, paisagista, urbanista, jornalista e crítico de arte. Nascido em Roma filho de italiana e brasileiro. Estuda no Liceu Tasso e na Accademia di Belle Arti. No início da década de 1940, durante o regime fascista, convive com membros do Partido Comunista italiano, vinculo que manteve por toda a vida. Trabalha como caricaturista em 43, para o jornal satírico Petirosso. Vem ao Brasil em 46 para conhecer o pai. Em São Paulo, trabalha como jornalista e crítico de artes na Folha da Manhã. Em 1947, pinta, com Bassano Vaccarini (1914-2002), os murais de Santa Rita, na Igreja Bom Jesus do Brás, em São Paulo Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa297/waldemar-cordeiro

Um expoente a escultura Concreta. Amilcar de Castro. Um expoente a escultura Concreta. Amilcar Augusto Pereira de Castro (Paraisópolis MG 1920 - Belo Horizonte MG 2002). Desenhista, escultor, gravador, diagramador, professor, cenógrafo. Foi aluno de Guignard. Através das obras de Max Bill, conhece o Concretismo. Expõe sua primeira escultura construtiva, na Bienal Internacional de São Paulo, em 53. Assina o Manifesto Neoconcreto em 59. Em 60, participa em Zurique da Mostra Internacional de Arte Concreta, organizada por Max Bill. Em 1968, vai para os Estados Unidos, com o prêmio de uma viagem ao exterior que ganhou da Guggenheim Memorial Foundation que ganhou em 67 Volta a Belo Horizonte em 71 onde torna-se professor de composição e escultura da Escola Guignard, na qual trabalha até 77, inclusive como diretor. Leciona na Faculdade de Belas Artes da UFMG de 70 a 80 e em 90 aposenta-se da docência e passa a dedicar-se com exclusividade à atividade artística. Fonte: http://estudandoaarte.blogspot.com.br/2011/11/concretismo-brasileiro-e-amilcar-de.html

Obras de Amilcar de Castro Acrílico sobre tela Fonte: http://estudandoaarte.blogspot.com.br/2011/11/concretismo-brasileiro-e-amilcar-de.html

Obra de Amilcar de Castro Acrílico sobre tela Fonte: http://estudandoaarte.blogspot.com.br/2011/11/concretismo-brasileiro-e-amilcar-de.html

Amilcar de Castro – O Escultor de Metais Chapas de Ferro Dobradas Fonte: http://estudandoaarte.blogspot.com.br/2011/11/concretismo-brasileiro-e-amilcar-de.html

Os Poemas Concretos Os poemas concretos ou cinéticos são aqueles criados não só para serem lidos, mas para serem vistos, como uma fotografia, uma pintura. Por  meio do trabalho com letras, palavras e seu significado, procuram transmitir, além de sentimentos e emoções, movimentos, cor,  forma, etc. O poema cinético dá a ideia de velocidade,  é   um  futurismo literário. São usadas várias imagens  poéticas na construção da poesia, usando a  palavra como se ela fosse capaz de se l-o-c-o-m-o-v-e-r. Observe alguns  e busque  inspiração para criar o s e u Fonte: http://geniosegeneros.blogspot.com.br/2013/03/poemas-concretos-e-cineticos.html

O Infinito dos Seus Olhos Décio Pignatari Fonte: http://poemassempressa.blogspot.com.br/2012/03/poema-concreto.html

Augusto de Campos Olho por Olho, 1964 Fonte: http://poemassempressa.blogspot.com.br/2012/03/poema-concreto.html

O Concretismo na música O Infinito dos Seus Olhos Décio Pignatari Fonte: http://poemassempressa.blogspot.com.br/2012/03/poema-concreto.html

O Concretismo na música O Infinito dos Seus Olhos Décio Pignatari Fonte: http://poemassempressa.blogspot.com.br/2012/03/poema-concreto.html

Araxá, Novembro de 2015 Adriana Julio Maicon Thatiane Thais

Oficina – Corte e Colagem Lygia Clark

Oficina – Corte e Colagem Hélio Oiticica